quarta-feira, 28 de setembro de 2016

EM FORTALEZA E SOBRAL

Feira da Música faz festa de aniversário e celebra sua 15ª edição com uma programação especial, para os profissionais e amantes da boa música

Evento comemora 15 anos de pioneirismo e criatividade, mostrando que o cenário independente pode, e deve, ser ainda mais valorizado  

A 15ª edição da Feira da Música, que acontece de 12 a 15 de outubro, reunirá espectadores, expositores e músicos de todo o País, que serão brindados com uma programação para lá de especial comemorando o aniversário do evento. Com apresentações musicais, rodada de negócios, entre outras ações. A Feira da Música chega ao seu debute com edições consecutivas, lançando ideias, buscando novas tendências e reinventando-se a cada ano. Essas são apenas algumas das características da Feira, evento que ajudou a fomentar o mercado da música independente, incentivando centenas de artistas e produtoras em toda a América Latina. E em 2016 não poderia ser diferente.  

Ao longo desses 15 anos ininterruptos, a Feira da Música se destacou por ser um espaço de convergência de interesses, que, de forma democrática e criativa, estimula a troca de informações e conhecimento, intercâmbio, circulação e geração de negócios para o setor. Também deu visibilidade para uma centena de artistas e bandas que subiram ao palco do evento para mostrar o seu talento para um público cada vez mais vibrante e entusiasmado pelo que é produzido dentro da cena independente.  

“Percebemos que, desde 2002, quando foi realizada a primeira edição, houve um processo de amadurecimento desse mercado, tanto no Ceará quanto nos outros estados, uma vez que foi a partir desse ano que se começou a pensar a música enquanto negócio. Para além dos profissionais, a Feira da Música também deixa como legado uma programação cultural totalmente gratuita, tornando, assim, um patrimônio para o cenário da música local e nacional”, explica Ivan Ferraro, coordenador geral do evento.

A Feira da Música também foi pioneira no modelo de atividades estratégicas, realizando atividades fora de Fortaleza. Assim, abriu espaço em outros locais, como forma de fortalecer o relacionamento entre as cidades. Prova disso é que neste ano, além da capital, o evento também será realizado em Sobral, nos dias 14 e 15 de outubro.

E ainda dentro da proposta de fomento ao setor e à capacitação de profissionais que atuam ou desejam atuar nesse vibrante mercado, aFeira também desenvolve o Laboratório de Produção, com uma série de ações voltadas para a formação de jovens de todo o País. O Entrepontos, por exemplo, é o programa de interiorização da Feira da Música, com cursos e oficinas, técnicas, produção e gestão. O resultado dessas aulas é a própria realização de um evento nas cidades por onde o projeto passa, como Tauá, Quixadá e Pacatuba, sob o comando dos próprios alunos. Há ainda ações desenvolvidas com comunicadores e agentes de todo o Brasil, que passam porvivências dentro da própria Feira, como forma de promover o intercâmbio e o aprendizado desses jovens.   

Também merece destaque o Lab Feira da Música, evento realizado em parceria com o Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação – IATEC, escola que que atua na formação de profissionais em diversos setores do entretenimento, e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O pioneirismo, no entanto, vai além. “Hoje, é comum haver feiras de negócios nos festivais de música, prova de que o modelo daFeira da Música não foi apenas aceito, mas também replicado em todo o País, de Roraima ao Rio Grande do Sul”, reforça Ivan Ferraro.

15ª Edição
Assim como nas últimas edições, a 15ª Feira da Música promoverá o Encontro Internacional da Música, promovendo debates, rodadas de negócios e rodas de conversas com produtores, músicos e público participante. E, como não poderia deixar de ser, dois palcos - localizados na Praça dos Leões, dentro da proposta de ocupação do centro da cidade, e no Anfiteatro do Dragão de Mar -receberão mais de 30 bandas e artistas de todo o Brasil. A Feira de Negócios ocorrerá na sede da Prodisc (Travessa Morada Nova, Sala 11, segundo andar, Praça dos Leões, Centro, Fortaleza), com o objetivo de oferecer aos participantes uma oportunidade de fechar parcerias no setor de entretenimento, produção, comercialização, industrialização e demais atividades do setor musical. E para contar sempre com uma inovação, nesta edição especial de aniversário, o evento contará com um espaço dedicado totalmente à gastronomia sob comando de um chef local.

Serviço - 15ª Feira da Música

Fortaleza – 12 a 15 de outubro
Local: Praça dos Leões, Dragão do Mar e Prodisc

Sobral – 14 e 15 de outubro
Local: à definir

Nenhum comentário: