domingo, 10 de agosto de 2008

POLÍTICA, EDUCAÇÃO, ECONOMIA E OUTRAS NOTÍCIAS

E tem índio no Ceará? (documentário)

“Governador e Deputados estão longe da realidade” (Aurinete de Castro, índia Tremembé)

Há um mês o governador do estado do Ceará, Cid Gomes, juntamente com os deputados Albano Franco (PSDB/SE), Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE) e a deputada Gorete Pereira (PR/CE), além do embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró, foram às terras de São José e
Buriti (Itapipoca/CE) com os espanhóis do grupo empresarial imobiliário para vislumbrar a viabilidade de execução do complexo turístico Cidade Nova Atlântida. Na área vivem os índios Tremembé que lutam lá trinta anos contra o avanço da especulação imobiliária.

Na referida visita, a comitiva afirmou que não havia rastro de de indígenas no local e que as pessoas que "se passam por índios" estão sendo aliciadas por uma ONG.

Fomos conferir esta história em São José e Buriti. Pela urgência do caso, não foi possível finalizar o vídeo que chamamos, inicialmente, de E TEM ÍNDIO NO CEARÁ? - mas estamos disponibilizando algumas falas
que colhemos na comunidade. Em breve este vídeo estará circulando no ritmo do torém. Por enquanto, um pouco da pré-edição:

Índia Tremembé Aurinete de Castro
http://br.youtube.com/watch?v=9kVSid6CbCY
Índio Tremembé Francisco Teixeira
http://br.youtube.com/watch?v=Fzebj96a7ek
Índia Tremembé Fabiana de Castro
http://br.youtube.com/watch?v=tYBAezb9wpM
Índio Tremembé Manoel de Lima
http://br.youtube.com/watch?v=v7ozFzR4YKw
Índia Tremembé Adriana de Castro
http://br.youtube.com/watch?v=6MAJYckwoJg
Índio Tremembé José Lino da Silva
http://br.youtube.com/watch?v=SCjc9YsPZ6s
Índio Tremembé Manoel Ferreira
http://br.youtube.com/watch?v=SgIG4vNubSM

Para acompanhar o desenvolvimento do documentário, acesse: www.culturalivre.org/sao-jose-e-buriti


O pontapé foi dado. E agora?
Dia 21 de agosto de 2008, quinta-feira, haverá um ato em solidariedade às comunidades indígenas no Ceará com o título de "Nossos direitos estão sendo violados! Vamos lutar juntos! Não nos rendemos, nem nos vendemos!". A concentração será às 16h na praça José de Alencar e haverá uma caminhada até a praça do Ferreira, finalizando no Dragão do Mar.


mais info: culturalivre.org >
Saiba mais sobre os Tremembé >




Brasil participa do Fórum Mundial de Energia do Futuro 2009

Evento promove a discussão sobre tecnologia baseada em energia renovável

Nos dias 19, 20 e 21 de janeiro de 2009, Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, sediará o Fórum Mundial de Energia do Futuro em 2009. O evento, que teve a sua primeira edição em fevereiro deste ano, tem o objetivo de reunir os melhores fornecedores, investidores e experts em tecnologias baseadas em energia renovável e sustentável para alcançar as metas de longo prazo da Masdar. Esta conferência reuniu, no Fórum 2008, a elite global de talento e expertise, oriunda de diversos setores como ciências, indústrias e, é claro, governos, de mais de 40 países.



A Masdar é uma iniciativa do governo de Abu-Dhabi, em resposta ao futuro da questão energética global. “Pelo menos U$15 bilhões serão investidos nos próximos 5 anos em projetos que se abranjam educação, pesquisa, indústria, redução de emissões e vida urbana sustentável”, explicou o Altíssimo Príncipe da Coroa Xeque Mohammed Bin Zayed Al Nayhan, durante o evento de 2008. Pensando nisto a Interaction Times é a primeira companhia brasileira a levar uma delegação ao Fórum a fim de aproximar os Emirados Árabes Unidos do Brasil.



Em tempos de discussão sobre os grandes problemas da humanidade como segurança energética, mudança climática e desenvolvimento humano sustentável, a plataforma cooperativa global Masdar, que significa “a fonte” em árabe, busca o compromisso aberto de procurar soluções para todas as questões.



Portanto, o Fórum Mundial de Energia do Futuro 2009 será um marco inicial e um evento de grande relevância para a agenda internacional brasileira, pois o País já demonstrou, em outros foros internacionais, a sua intenção de aprimorar e investir fortemente no mercado de energias renováveis e diversificar as fontes de geração energética. “O Brasil não pode permanecer distante de um Fórum desta magnitude e ao mesmo tempo, precisa assumir a ponta da discussão sobre energia do futuro devido ao seu grande potencial no setor e à abrangência de sua matriz energética, que já é a maior do mundo em parâmetros renováveis. O Fórum 2009 é uma oportunidade única para a atração de investimentos e para se absorver e transmitir aprendizado em novas tecnologias”, declarou o diretor executivo da empresa Interaction Times, Marcus Peçanha.



Por meio da Interaction Times consultoria em Relações Internacionais, sediada em São Paulo, que desde 2006, tem o objetivo de projetar o País internacionalmente, aproximando o Brasil do cenário mundial. O Brasil levará, pela primeira vez, uma delegação representativa ao evento.



Entre as principais iniciativas que essa plataforma global pretende realizar está a construção de Masdar City. O projeto de criação dessa cidade foi desenvolvido em abril de 2006, entre a empresa de energia árabe Masdar Initiative e arquitetos britânicos da Foster and Partners. Masdar City será construída aos arredores de Abu Dhabi e será, de fato, uma experiência que deve ser acompanhada de perto pelo mundo. A proposta do projeto é criar uma cidade 100% ecológica livre de emissão de carbono e com 99% de seu lixo será reciclado ou transformado em compostos, abrigando também a maior fonte de fotoelétrica do mundo.



Os interessados em participar do Fórum Mundial de Energia do Futuro 2009 devem procurar a empresa Interaction Times, pelo e-mail: contato@interactiontimes.com. Para saber mais sobre Masdar clique aqui.



Para mais informações, favor contactar:

Telefone: 11 2137-5731

E-mail: contato@interactiontimes.com

Web-site: www.interactiontimes.com

Nenhum comentário: