segunda-feira, 11 de agosto de 2008

CENTROS CULTURAIS

PROGRAMA ROCK-CORDEL

Rock-Cordel “Na Feira”

Cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108)

Dias 20 de agosto, qua, 21, qui e 23, sáb, de 12h às 19h20

18 shows de bandas de pop-rock (seis apresentações em cada dia)

Entrada gratuita

O programa Rock-Cordel do mês de agosto é dedicado à Feira da Música, que em sua sétima edição promove um grande intercâmbio de experiências sonoras.

Além da difusão da música independente de qualidade no País, a Feira contribui para a democratização de informações para o setor, através de palestras, painéis e oficinas, e para incrementar negócios através do Pavilhão da Feira, com exposição de equipamentos, instrumentos e novas tecnologias.

Em parceria com a Feira da Música, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza realiza o programa Rock-Cordel “Na Feira”. Na programação, a apresentação de 18 grupos musicais de Fortaleza e do interior do Ceará, além de bandas de outros estados do Nordeste e do Sudeste.

O debate do mês (sábado, 23, às 15h30), intitulado “Cosmologias do Rock”, ficará por conta de Abda Medeiros, graduada em Ciências Sociais e mestre em Sociologia, com pesquisas em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

O objetivo do debate é discutir os grupos de Rock Metal em Fortaleza, sob a perspectiva dos rituais, a fim de compreender as diferentes linguagens que ordenam e expressam as cosmologias que os configuram, assim como a contribuição ou não desses shows para o fortalecimento e diferenciação dos “metaleiros” em relação a outros agrupamentos que se ligam à música.



PROGRAMAÇÃO

ROCK-CORDEL NA FEIRA DA MÚSICA – CCBNB-FORTALEZA

HORÁRIO

DIA 20/08 – QUARTA

12:00 às 12:40

The Cooler (CE)

12:50 às 13:30

George Belasco e o Cão Andaluz (CE)

13:40 às 14:20

Moço Velho (CE)

17:00 às 17:40

Mafalda Morfina (CE)

17:50 às 18:30

Plano Próximo (SP)

18:40 às 19:20

Zé Pilintra (PE)

HORÁRIO

DIA 21/08 – QUINTA

12:00 às 12:40

Tutu com Ovo (ES)

12:50 às 13:30

The Playboys (PE)

13:40 às 14:20

Banda SeuZé (RN)

17:00 às 17:40

Julia Car (SP)

17:50 às 18:30

Amps e Lina (PE)

18:40 às 19:20

Dago Red (CE)

HORÁRIO

DIA 23/08 – SÁBADO

12:00 às 12:40

Fator 4 (AL)

12:50 às 13:30

Contato Imediato (CE)

13:40 às 14:20

Café Columbia (CE)

17:00 às 17:40

Página 57 (MA)

17:50 às 18:30

Conjunto Rock Moreira (PI)

18:40 às 19:20

Dilei (CE/SP)



RELEASES E CONTATOS DAS BANDAS


AMPS & LINA

Desde 1995 fazendo parte do circuito alternativo da Grande Recife, a Amps & Lina retomou em 2005 o projeto com nova proposta e formação. As características sonoras da banda são melodias mais densas, diálogo harmônico entre violino e guitarra, vocais de timbres suaves, ritmos fortes e efeitos eletrônicos. Em 2007, o grupo lançou o EP Curva e Linha pelo selo Midsummer Madness Records (RJ), e gravou uma versão para Good Night do álbum branco dos Beatles num disco tributo organizado pelo produtor e pesquisador musical carioca Marcelo Fróes. Amps & Lina foi a única banda sul-americana a entrar no Best 2007 Downloads do site britânico INDIE MP3.

Formação atual: Alcides (guitarra e voz), Henrique (baixo), Lorena (violino, guitarra e voz), Lina (voz e sintetizador), Marcelo (bateria), Rogério (guitarra e macbook).

Contato: ampslina@gmail.com



CAFÉ COLÔMBIA

De uma vida a escutar música, da leitura de um livro à expressão de manias, paixões, amizade, enfim. O Café Colômbia surge em Dezembro de 2004 e partiu da reunião de amigos ao achado do nome da banda. Após shows entre os principais projetos alternativos da capital cearense, Maceió (AL) e Natal (RN), a banda lançou o primeiro CD independente em junho de 2008.
Contato: studart20@yahoo.com.br



CONJUNTO ROQUE MOREIRA

Viajando pelas ondas do rádio, o Conjunto Roque Moreira na virada do século, debaixo de um pé de manga, constrói sua musicalidades rock´n roll com temperos nordestinos, falando do cotidiano piauiense em músicas como Vendedor de Cajuína, Magia Nordestina e Embolada de Repente, transcendendo, com sua rítmica, uma festa dançante e alegre. Em 2008, o conjunto está lançando seu 1º disco Ao Vivo em Teresina.

Formação atual: Raimundo "Bai Bai" (contrabaixo e voz), Daniel "Hulk" (voz e percussão), Márcio "Bigly" (guitarra), Arnaldo "Pacovan" (percussão e voz) e Anderson "Canibal" (bateria).

Contato: conjuntoroquemoreira@gmail.com



CONTATO IMEDIATO

É uma banda que fala em fala em suas músicas das questões sociais, políticas e culturais, sempre rebatendo a interferência e influência da mídia na vida dos brasileiros. A banda espelha a nova geração de músicos que acreditam na força do movimento musical sendo capaz de reinventar conceitos, sentimentos e atitudes. em 2007, a C.I. gravou seu primeiro cd demonstrativo registrando seus primeiros sucessos para o Brasil. A C.I. de Terceiro Grau (abduzidos e chipados) tem como pilastra a música progressista, permeada de um certo psicodelismo dos anos 1960 e 70, sendo mais uma expressão de persistência desse modelo musical nos grotões do Ceará.

Formação atual: Guaracy Freitas (violão e voz), Tyroles (contrabaixo), JK (bateria), Etim (guitarra), Jefferson Gleizer (teclado) e Denis Carlos (guitarra).

Contato: guaracipinto@hotmail.com



DAGO RED

Título de um livro do escritor americano John Fonte. O nome serviu perfeitamente para essa banda de Fortaleza. Dago é uma antiga gíria americana, destinada a tratar pejorativamente os italianos e os latinos. Cantando em inglês, essa é uma das bandas essenciais para se compreender a cena independente de rock local. Dividindo o palco com outras bandas, o Dago Red trouxe para o rock de Fortaleza um estilo até então sem precedentes na história do rock local. Em janeiro de 1999, a banda gravou seu primeiro CD intitulado "Spleen". O Dago Red faz um rock de garagem com forte influência do punk-rock e do powerpop. A formação atual da banda tem Robério Augusto nos vocais e guitarra, Roberto Bessa na guitarra, Thiago Vaz no baixo e Ítalo Gomez na bateria.

Contato: dagoberio@yahoo.com.br



DILEI

Formado em Fortaleza em 2002, o grupo Dilei é composto por filhos de diversas cidades do Brasil, refletindo em suas composições essa pluralidade cultural. Seu rock tem influências do samba e de ritmos regionais, em arranjos onde baixo, guitarra e bateria conversam com o pífano, o violoncelo e o bandolim. Seu trabalho de estréia, "Olhar o Mundo com os Pés", foi lançado em 2007.

Formação atual: Fábio Massa (bateria, samplers e voz), Jan Angelim (voz, pífano e trompete), Rapha (violoncelo, guitarra e voz), Rodrigo Severis (guitarra e bandolim) e Gui Conti (baixo e voz).

Contato: barizon@barizon.net



FATOR 4

A banda FATOR 4 é uma banda do cenário rock, que acaba de gravar o 1º CD "Amor e Ódio" e que traz 11 faixas. As canções trazem uma fusão de ritmos e influências regionais brasileiras, como samba, maracatu, caboclinho e até experimentações de baião e forró,em meio à pegada rock'n'roll recheada com hits percussivos. E tudo isso está no show "Tour 2008".

Formação atual: Fred Melo (guitarra e voz), Marcos Romão (baixo e voz), Hugo Salatiel (guitarra e voz), Júnior Batera (bateria e backing vocal) e Luciano Rasta (percussão).

Contato: bandafator4@hotmail.com



George Belasco & Cão Andaluz

Flertando com a surf music e a no-wave, George Belasco & Cão Andaluz é o filho bastardo de Alan Vega, a concubina do Mission of Burma e, por conseqüência, ele é assim: nem ave, nem peixe, nem um bom arenque vermelho. É música para enfiar a cabeça no alto-falante. Isto é fato. Discos recendendo a eletrônica da Velha Guarda, apresentações repletas de vigor dirty-rocker. George Belasco une as pontas do seu universo fragmentado, trilhando o solitário e torto caminho da experimentação.

Contato: georgebelasco@gmail.com



JULIA CAR

Julia Car é um corpo orgânico eletrônico coletivo com um trabalho caracterizado por uma atitude rock de alma pop. É possível dizer que estes paulistanos fazem arte para mover e grudar idéias, conceitos e sensações, sendo a música seu viés principal. Sobre o grupo, o crítico Pedro Alexandre Sanches escreveu "que estava testemunhando um passo inédito, em público, da constituição de um novo gênero musical".

Formação atual: Rob Cox (baixo e voz), Pipo Pegoraro (guitarra, samplers e voz), Nelsinho Black (pick-ups e voz), Julli pop (vocais), Tatá Muniz (bateria e voz) e Jottace MC (voz).



Contato: barizon@barizon.net



MAFALDA MORFINA

Vem do tão incerto mundo dos sonhos, a menina Mafalda. Cheia de idéias, busca realizações e conquista corações por onde passa. Com seu estilo "PopRock'nRoll", já tocou nos principais bares, boates e festivais do Ceará. Teve também o privilégio de fazer shows de abertura antecipando apresentações de Pitty e Biquíni Cavadão. Atualmente encontra-se em estúdio gravando seu primeiro CD oficial com lançamento previsto para outubro deste ano. Com tantas conquistas, e ainda tantas pela frente, Mafalda Morfina tem tudo para ser mais um ídolo do rock nacional.

Formação atual: Luciana Lívia (voz principal e violão), Brenow (bateria), Carla Keyse (contrabaixo), Felipe Salt (guitarra e teclado) e Pedro Mafalda (guitarra).



Contato: mafaldamorfina@hotmail.com



MOÇO VELHO

A banda MOÇO VELHO une a influência de sonoridades setentistas e melancólicas de ídolos como Roberto Carlos e Márcio Greyck aos sons atuais do pop britânico como Radiohead, Travis e Muse. Com letras que remetem ao pessimismo, nostalgia e um som que nega a presença de bateria tradicional, usando samplers eletrônicos, o trio aos poucos começou a se firmar dentro da cena alternativa do País.



Contato: jm69love@hotmail.com



PÁGINA57

Banda com seis anos de serviços prestados ao cenário rock de São Luís do Maranhão, a Página57 está em plena atividade musical. Liderada por Ramirez Costa (vocal), a banda conta com um line-up estabelecido por Benony Carvalho (baixo), Giorlan Moraes (bateria) e Marcio Glam (guitarra). Prova dessa movimentação sonora é o lançamento do CD "O Fantasma da Máquina" (independente, 2007) e a participação na Feira Nacional da Música de Fortaleza, edição 2008.

Formação atual: Ramirez (vocal), Lan (bateria), Benony (baixo), Marcio Glam (guitarra).



Contato: reverendolestat@yahoo.com.br e analan5@yahoo.com.br



PLANO PRÓXIMO

A banda Plano Próximo, de São Carlos, interior de São Paulo, faz um som despretensioso e descontraído, cheio de energia e alto astral. A vocalista Carol, com uma presença de palco impressionante, lidera a banda cantando letras irreverentes e provocantes, que vão de baladas amorosas a rocks dançantes. Os shows têm um clima desencanado, mas ao mesmo tempo forte, com riffs de guitarra marcantes e levadas de bateria e baixo que não deixam ninguém parado.

Formação atual: Carol Tokuyo (voz, escaleta, sintetizador e piano), Gustavo SK (guitarra, sintetizador e vocais), Ian Mazzeu (guitarra), Rachel Benze (baixo e vocais) e D2 (bateria).



Contato: gustavo.berimbau@gmail.com



SEUZÉ

Depois do premiado disco de estréia, o quarteto norte-riograndense está divulgando o seu novo trabalho: "A Comédia Humana: solidão". Essa é a segunda passagem do SeuZé pela Feira da Música. Em 2005, a banda esteve entre as atrações do evento. O show desse ano será pautado no repertório do novo disco, que pode ser ouvido no site oficial do grupo: www.seuze.net.

Formação atual: Fell (guitarra e voz), Lipe (vaixo e voz), Xandi (bateria) e Augusto Souza (guitarra).



Contato: fellipeccm@yahoo.com.br



THE COOLER

A banda The Cooler foi formada em setembro de 2006. O grupo se caracteriza por um som peculiar onde os integrantes priorizam as texturas sonoras, expressando um lado mais experimental e único da banda, além de lindas músicas melancólicas com letras arrebatadoras e uma melodia soturna e levemente agressiva. A banda vem se destacando no cenário underground de Fortaleza, não só pelo som vanguardista, mas também pela atitude levemente polêmica em suas apresentações.



Contato: lipehead@gmail.com

The Playboys

Shows em hospitais psiquiátricos, rock com instrumentos de brinquedo e letras sarcásticas que cultuam o absurdo. Esta é a cara da The Playboys, banda pernambucana que atua na cena independente desde 1996. O som transita por vários estilos da história do rock, tendo uma maior ênfase no rock clássico dos anos 1950 e no punk rock. Além disto, a The Playboys faz experimentações sonoras com instrumentos de brinquedo e no palco, realizando apresentações com alto teor de teatralidade.

Contato: rabelobatista@hotmail.com

TUTU COM OVO

A banda reúne amigos da região da Grande Santo Antônio, Vitória, no Espírito Santo, que em novembro de 1999 se juntaram com intuito de fazer um som no estilo Hard Core. Com influências de heavy metal, new metal, punk rock e hard rock, a banda produz um hard core bem trabalhado, com guitarras agressivas e um vocal explosivo. Hoje, na estrada, a Tutu com Ovo está divulgando seu álbum, "Unidos por Hard Core".

Formação atual: Will (vocal), Átila Márcio (baixo), Bruno Miranda (guitarra base), Emerson Mizzette (guitarra solo) e Wagner Trarbach (bateria).



Contato: paula-pagani@hotmail.com



ZÉ PILINTRA

A banda mistura sons regionais e de influência afro-indígena, como o reggae e o caboclinho, aos toques contemporâneos de cordas distorcidas e vocais agressivos. Essa mistura inspirou inspirou o nome da banda, Zé Pilintra, como é conhecido um dos grandes mestres do candomblé, fazendo também referência ao Led Zeppelin, lendária banda de rock dos anos 1970. O grupo transita do rock’n´roll do Led ao regional do Mestre Pilintra, fusão de peso e regional, combinação perfeita para uma música rica em diversidade e em experiência. Seus integrantes são músicos já conhecidos na cena do Recife.

Formação atual: Marcelo Zaion (baixo e vocal), Daniel Mal Criado (guitarra), Humberto Nogueira (bateria) e Guto Vicente (vocal).



Contato: marcelozaion@hotmail.com

Nenhum comentário: