segunda-feira, 11 de agosto de 2008

GASTRONOMIA

FESTA DO ESCARGOT E FRUTOS DO MAR chega à 10ª edição

De 29 a 31/08 toda a orla da praia da Taíba estará envolvida em atividades gastronômicas e culturais. Entre os pontos altos show do cantor Jorge Aragão e o Concurso Gastronômico que resultará em um guia para os visitantes


Sabores do mar com o requinte da culinária internacional em uma encantadora e aconchegante orla do litoral Oeste do Ceará. Este é o cenário da FESTA DO ESCARGOT E FRUTOS DO MAR, que este ano chega a sua 10ª edição a ser realizada nos dias 29, 30 a 31 de agosto, na acolhedora praia da Taíba, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, há 76 quilômetros de Fortaleza.

Novidades na comemoração dos 10 anos: toda a orla estará envolvida na programação oficial. Serão três dias com cardápios gastronômicos e culturais irresistíveis e variados. Quem visitar a Taíba nestes três dias voltará para casa com gostinho de quero mais! Para esta edição está sendo aguardado um público de 12 mil pessoas – três vezes mais que o número de habitantes da vila de pescadores.

A X FESTA DO ESCARGOT E FRUTOS DO MAR é uma realização da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, com organização Via de Comunicação e Cultura e apoio do SEBRAE, SENAC, SESC e FECOMÉRCIO.

Ao chegar o visitante será recepcionado com a blitz ecológica, que além de orientá-lo para o cuidado com meio ambiente, fornecerá informações sobre a diversificada programação. As atividades começam pela manhã, quando cada restaurante oferece almoço com receitas inéditas que estão concorrendo ao Concurso Gastronômico. Cada prato tem que ter pelo menos três ingredientes locais (peixe, camarão, lula, polvo, lagosta, temperos da região), como forma de valorizar a culinária cearense e incrementar de forma inusitada o preparo do escargot. Para acompanhar, Música Popular Brasileira tocada por grupos da região.

Na Tenda do SESC, na Praça Principal, haverá contação de histórias, apresentação teatral e atividades recreativas. A Secretaria de Educação de São Gonçalo do Amarante oferece o Baú Literário, com leituras de livros e apresentações no palco principal, e divulga o resultado do Concurso Literário, com redações nos gêneros poesia, artigo e memórias, envolvendo 935 alunos da rede pública dos ensinos fundamental e médio. E para valorizar os pontos turísticos e a cultura tradicional, os visitantes poderão assistir a show instrumental no Mirante e forró pé-de-serra no Porto das Jangadas, além do show na Praça Principal da Taíba, onde também acontece a Feira do Artesanato promovida pelo SEBRAE.

Entre as atrações musicais da noite: o “poeta do samba” Jorge Aragão, que divide palco com Waldonys e Os Nunes. E o DJ Guga de Castro comanda a sua “Farra na Praia Alheia”. A musicalidade da festa, embora eclética, será pautada na promoção de encontros.

As atividades esportivas também integram o cardápio, como: campeonato de surf e torneios de vôlei de dupla mista e futebol de praia masculino e feminino. Assim, a FESTA DO ESCARGOT E FRUTOS DO MAR se expande por toda a Praia.



CONCURSO GASTRONÔMICO: CARTILHA DO SENAC

Ao longo do mês de agosto, quem visitar a Taíba poderá deixar as suas impressões sobre os pratos inéditos que foram desenvolvidos pelos chefs dos restaurantes. Uma banca formada por chefs do SENAC irá selecionar as melhores receitas. O diferencial este ano é que a exigência é que os pratos inscritos devem ter obrigatoriamente o mínimo de três ingredientes principais produzidos no Ceará.

Serão avaliados: apresentação e atendimento do estabelecimento; apresentação do prato; sabor e textura; combinação de harmonia dos ingredientes e boas práticas na manipulação dos alimentos. O objetivo do SENAC é incrementar a profissionalização nos restaurantes da Taíba. Todos os participantes receberão certificados.

No período do evento, o visitante receberá um guia ilustrado contendo um histórico da Taíba, as receitas e informações sobre o roteiro gastronômico, com a relação de todos os restaurantes, bares, barracas, hotéis e pousadas da cidade inscritos no Concurso Gastronômico.



SERVIÇO – X FESTA DO ESCARGOT E FRUTOS DO MAR. Dias 29, 30 e 31/08 na Praia da Taíba, em restaurantes, barracas de praia, Praça principal, Mirante, beira-mar. Informações: (85) 3262.7230.

Nenhum comentário: