domingo, 10 de agosto de 2008

MÚSICA


Marcelo Camelo lança disco no início do mês que vem e fãs poderão baixar e ouvir as músicas na internet


O primeiro disco solo da carreira do músico e compositor Marcelo Camelo (http://www.marcelocamelo.com.br) chama-se "Sou" e chega às lojas no dia 08 de setembro. Produzido pelo próprio Marcelo, o disco vem sendo gravado desde novembro do ano passado com a participação de músicos como Dominguinhos, Clara Sverner, Mallu Magalhães e do grupo paulistano Hurtmold. O lançamento é do selo independente Zé Pereira (de Marcelo) e a distribuição do CD no Brasil fica a cargo da Sony BMG (http://www.sonybmg.com.br).

Antes disso, a partir do dia 29 de agosto, os fãs poderão ouvir e baixar, gratuitamente e com exclusividade, 10 das 14 músicas do álbum "Sou" no Sonora, canal de música do Terra (http://www.sonora.terra.com.br). E, a partir dessa segunda-feira, 25 de agosto, os internautas já poderão ouvir a música "Doce Solidão" no mesmo site.

A temporada de lançamento do disco começa no dia 19 de setembro no festival Coquetel Molotov (no Recife) e depois segue para Salvador/ Concha Acústica (28SET), Juiz de
Fora/Cine-Theatro Central (04OUT), Porto Alegre/Teatro do Bourbon Country (16OUT), Curitiba/Teatro Positivo (17OUT), São Paulo/Citibank Hall (14+15NOV) e Rio de Janeiro/Canecão (13+14DEZ).

Nessas apresentações Marcelo estará acompanhado do grupo Hurtmold e do trompetista Rob Mazurek.

Mais informações em http://www.myspace.com/marcelocamelo





Novo Festival: Ceará in Rock

O Festival Ceará in Rock, que acontece nos dias 28 e 29 de Agosto em Fortaleza, promete sacudir os roqueiros de plantão com shows memoráveis. Estão confirmados para o festival atrações de peso, como a cantora finlandesa Tarja Turunen (dia 28) e Andre Matos (dia 29), além de bandas do Estado que foram selecionadas pelo próprio público em uma votação pela internet.

Tarja Turunen, ex-vocalista da banda Nightwish (que vem a Fortaleza em Novembro) é responsável pela popularização de um estilo musical para muitos inimaginável: a fusão de ópera com heavy metal.

Considerada a diva do heavy metal, Tarja é idolatrada de tal forma que Fortaleza, única cidade do Norte e Nordeste que irá receber o seu show, será o destino de caravanas de fãs vindos de Recife, Natal, Teresina e até Aracaju. Tudo isso para ficar perto da diva, que ainda vem acompanhada de uma banda dos sonhos: o guitarrista Kiko Loureiro (Angra), o baixista Doug Wimbish (Rolling Stones, Madonna, Living Colour) e o baterista Mike Terrana (Malmsteen, Rage, Masterplan).

Despedida do Nightwish, Tarja lançou seu primeiro álbum solo My winter Storm, disco de platina em vários países da Europa. Enquanto sua ex-banda arrumou uma nova vocalista e lançou um hit chamado Bye Bye Beautiful (Adeus, Bonita), Tarja veio com a música I walk alone ( Eu caminho sozinha), em uma verdadeira guerra de palavras.

Outra atração de peso é Andre Matos, que ficou famoso por suas passagens como vocalistas do Angra, além do Viper e do Shaman. O vocalista vem agora em carreira solo, com seu primeiro álbum, batizado muito apropriadamente Time to be free (Hora da liberdade). O álbum é sucesso de vendas no Brasil e em mercados como Japão, França e Rússia. Andre, que conheceu o sucesso ainda na adolescência, é hoje o artista brasileiro de rock mais conhecido e respeitado no mundo.

E para os fãs do rock n’roll dos anos 70, que tal um pouco de Led Zeppelin? Está escalada para o festival a banda carioca Black Dog. Eleita pelo Zeppeliano Fan Club, maior fã clube da América Latina, a banda cover/tributo oficial do Led Zeppelin no Brasil, a Black Dog realiza performances que trazem à tona toda a atmosfera dos shows da época, mantendo uma fidelidade sonora que satisfaz até o mais exigente "expert" do estilo, e executa hinos do rock n’roll como Heartbreaker, Immigrant Song, The Song Remains the Same, Rock and Roll e Starway to Heaven.

As bandas do Ceará passaram por uma verdadeira maratona para classificarem-se para o festival. Lançado o edital, um total de 66 bandas foram inscritas. Passaram então pelo crivo de um júri especializado, formado por músicos e produtores do Brasil e dos Estados Unidos, que escolheram 3 bandas de cada uma das 6 categorias para irem para a segunda fase, que era uma votação pela internet, e que recebeu mais de 4000 votos. Isso mesmo. No Festival CearainRock, quem escolheu as atrações foi o próprio público. Mais democrático impossível.

Foram selecionadas as bandas Samhainfall (heavy metal), Joseph K? (indie rock), Canino Song (hard rock), Necromorten (death/thrash), Superface (punk/hardcore) e Cliftons (rock).

Release das bandas locais em anexo.

Serviço

Festival CearainRock
Local: Oásis Shows – Av. Santos Dumont, 6061
Data: 28 e 29 de Agosto de 2008.
Hora: 19h.
Abertura dos portões: 18:30
Mais informações: www.cearainrock.com/festival
(85) 9402.3362




Cantora-revelação Monique Kessous lança álbum autoral pela Som Livre

"Com essa cor" apresenta a MPB da carioca Monique Kessous. A cantora versátil que compõe, toca violão, piano, acordeon e percussão, trouxe para a sua música a “ponte” entre ritmos orientais e nordestinos em vários arranjos.

Quase todas as canções do seu primeiro álbum, dez delas, são de sua autoria e trazem, além da suavidade de sua voz, reflexões sobre observações cotidianas, que podem partir de um dia de sol – caso de “Com essa cor” - e da arrumação da casa e da vida, como na faixa “Sala de Terê”, música em parceria com o irmão. A MPB de Chico Buarque e Vinicius de Moraes é reverenciada em “Valsinha” e o pop do primeiro compacto de Lulu Santos “Gosto de batom”, de Pedro Fortuna e Bernardo Vilhena, é outra canção não autoral do repertório. A interpretação da última foi elogiada por Nelson Motta no site Sintonia Fina.

Vinda de uma família de músicos, Monique aprendeu violão com seu pai e seu irmão (Denny Kessous, violonista da sua banda) e canta desde os nove. Estudou piano e canto, além de ser autodidata em percussão, como no instrumento peruano cajon. A cantora ainda apresenta outros instrumentos inusitados como “o reco-reco de caneta bic” e uma “vassourinha no pote de cerâmica” na faixa Bela.

O álbum levou dois anos de dedicação de Monique e da produtora fonográfica Mariama Lemos de Moraes, co-produtora de trabalhos como o premiado filme Carreiras, de Domingos Oliveira. O CD conta com um time no qual desponta a participação especial de Roberto Menescal na canção “Comunique-se” – com quem ela também fez a composição e participou de alguns projetos especiais. Com o produtor musical Flávio Mendes, Monique divide os arranjos e a direção musical. Músicos de peso, como os baixistas Adriano Giffoni e Rômulo Gomes, que já fizeram parte de bandas de divas como Maria Bethânia e Gal Costa, integraram o conjunto.

A cantora de 24 anos somou aos talentos musicais a persistência e a determinação que a levaram a criar oportunidades para que suas composições e interpretações fossem ouvidas. A faixa-título foi escolhida não só para nomear o primeiro CD, mas também pela direção musical da TV Globo para entrar para a trilha nacional da novela das seis, Ciranda de Pedra. Monique Kessous acreditou e levou o álbum para ser ouvido por produtores da novela. A música é o tema de Bruna (Anna Sophia Folch), filha de Laura (Ana Paula Arósio).

No rádio, mais precisamente no programa de novos talentos Faro MPB, na MPB FM, a música “Sala de terê” passou a abrir a atração. Muito antes do lançamento do primeiro disco de Monique a canção ficou entre as mais votadas em abril.





Expoente do "Agrocore"

Do mainstream ao underground, Landau se prepara para uma turnê nacional de 50 apresentações até o fim de 2008, iniciando a road show “Agroboy”.

O autêntico mineiro Landau, com 10 anos de estrada, lança 16 clipes no novo DVD, destacando o “Agroboy”, recentemente estreado na internet, na MTV e no Multishow. O clipe ilustra bem o estilo de vida deste “caipira hardcore” que não segue tendências e inova com a sua própria identidade, como canta numa parte da música: “Que se dane a onda fashion, por isso mesmo deixo aqui meu manifesto”. Todas as suas letras são autobiográficas e levam o humor divertido e sacana de sua personalidade espontânea, sempre com um romantismo no ar.

O nome “Agroboy” compõe um movimento de contracultura e de muita atitude. Um dos mandamentos que desenham esse personagem é amar e ouvir na mesma intensidade Green Day e Sérgio Reis; colecionar chapéus e fivelas de metal e idolatrar Clint Eastwood por ser um cara durão e antiherói.

Valorizando o seu nome artístico, Landau tem um estilo que não passa despercebido que lhe rendeu o convite para fazer a vinheta do programa Caldeirão do Huck, da rede Globo, onde produziu a faixa “Lata Velha”, um de seus principais hits que também se encontra no DVD.

A distribuição deste novo material estará à venda no segundo semestre de 2008 em São Paulo e posteriormente, em todo o país.

“HIP HOP RURAL CAIPIRA HARDCORE!”

Para ouvir as preciosidades do artista:

www.landauonline.com

www.myspace.com/landauforever




A nova diva da Black Music

O cargo de nova diva da música de 2008 acaba de ser preenchido pela cantora inglesa Estelle. Eleita a rainha da black music na Inglaterra, ela já havia conquistado as paradas de sucesso recentemente com American Boy, hit que tem participação do rapper americano Kanye West.

A cantora não conquistou só os fãs de música negra. A crítica também se rendeu a Estelle. Para o jornal americano “USA Today”, ela faz parte do rol de “cinco jovens artistas de R&B para se ficar de olho”. Já a revista “Rolling Stone” descreve a cantora como uma mistura de Lauryn Hill com Amy Winhouse , mas sem a loucura que marca as duas.

Lançado no Brasil, “Shine” é o seu segundo álbum e já chega aclamado como um dos melhores do ano pelos críticos dos veículos mais importantes da indústria fonográfica mundial. Seu estilo musical mistura hip hop, R&B e uma pitada de pop completado por seu visual único, baseado no look dos anos 50, ultra cool. Ela também chama atenção pelo estilo de se vestir, com peças vintage das décadas de 50 e 70, e uma beleza negra inconfundíveis.










Artista/Artist
Disco/Album
Gravadora/Label

01


01


Padre Marcelo Rossi

Paz Sim, Violência Não - Vol 1

Sony BMG


02


02


NX Zero

Agora

Universal


03


03


Victor & Leo

Ao Vivo em Uberlândia

Sony BMG


-


04


Vários

A Favorita

Som Livre


13


05


Jonas Brothers

Jonas Brothers

Universal


-


06


Claudia Leitte

Ao Vivo em Copacabana

Universal


-


07


Vários

Camp Rock

Universal


04


08


Ivete Sangalo

Ivete no Maracanã - Multishow Ao Vivo (MusicPac)

Universal


-


09


Vários

Camp Rock (Faixa Bônus em Português)

Universal


08


10


Coldplay

Viva La Vida Or Death and All his Friends

EMI




Sai de cena Isaac Hayes, um ídolo da soul music

Ícone da soul music, celebrizado pelo Theme from Shaft, cuja gravação lhe rendeu um Grammy e um Oscar, Isaac Hayes saiu de cena neste domingo, 10 de agosto de 2008. Nascido em 1942, no Tennessee, o artista - que completaria 66 anos em 20 de agosto - começou a gravar em 1967, pela Stax Records, uma das gravadoras mais influentes de soul e r & b. Mas seu ápice seria nos anos 70, quando lançou álbuns como Black Moses (1971). A propósito, a foto da esquerda foi feita por Joel Brodsky para o LP duplo que sedimentou a carreira fonográfica de Hayes. O auge viria já no ano seguinte, 1972, com a música-tema do filme Shaft. No cinema, Hayes trabalhou também como ator. Mas foi na música - era pianista, saxofonista, cantor, compositor e arranjador - que o artista exibiu sua melhor forma, transitando entre o soul e o funk. Em 2002, foi admitido no hall da fama do rock'n'roll. Na época, já era mais conhecido pela juventude por fazer a voz do Chef no desenho animado South Park. Hayes vivia em Memphis, onde saiu de cena, deixando como legado obra que influenciou gêneros tão diversos como a disco music e o rap. A causa de sua morte ainda não foi revelada...

Nenhum comentário: