segunda-feira, 11 de agosto de 2008

CINEMA NACIONAL

Co-produções brasileiras estão na seleção oficial do Festival de Veneza

E o Programa Cinema do Brasil ajuda a tornar realidade a presença brasileira no universo cinematográfico internacional

O Programa Cinema do Brasil comemora as participações brasileiras no Festival de Veneza, que ocorre entre os dias 27 de agosto e 06 de setembro de 2008. As duas co-produções que disputam o Leão de Ouro, principal prêmio do Festival , são resultados de ações do Programa, que permite que os produtores viagem mais e façam contatos com produtores estrangeiros, gerando mais negócio e maior visibilidade ao cinema nacional no exterior.

Os filmes Birdwatchers, do italiano Marco Bechis, e Plastic City, do chinês Yu Lik-wai, ambas co-produções filmadas no Brasil com equipe e elenco majoritariamente nacionais, concorrem ao mais importante troféu do Festival. “Nossos produtores são vistos freqüentemente em eventos internacionais. A participação de filmes brasileiros nos festivais internacionais também cresceu nestes nossos dois anos da nossa existência, o que abre portas para novos projetos”, afirma André Sturm, presidente do Programa Cinema do Brasil.

O Festival de Veneza, um dos três festivais mais importantes do mundo, anunciou mais novidades... O filme A Encarnação do Demônio, final da trilogia de José Mojica Marins no personagem de Zé do Caixão, e A Erva do Rato, de Júlio Bressane e Rosa Dias, com Alessandra Negrini e Selton Mello, serão exibidos em Mostras paralelas ao evento.

Em dois anos o Programa Cinema do Brasil ajudou a tornar realidade a presença brasileira no universo cinematográfico internacional. O filme Do Visível ao Invisível, por exemplo, foi selecionado para abrir a 65ª edição do Festival de Veneza. Dirigido pelo português Manoel de Oliveira, a produção foi feita pelos diretores da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Renata de Almeida e Leon Cakoff..

Mais uma mostra da participação freqüente de filmes brasileiros em festivais internacionais pode ser relembrada... Durante o Festival de Berlim, o filme Tropa de Elite,de José Padinha, ganhou o Urso de Ouro, principal prêmio do evento. “Nunca tivemos na história do cinema nacional dois anos seguidos de filmes competindo em Berlim”, comemora Sturm. Em 2007, O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hambuerguer, esteve na disputa pelo Urso de Ouro. Em Cannes, neste ano, também houve participação dos brasileiros Blindness, de Fernando Meirelles, e Linha de Passe, de Walter Salles, que concorreram à Palma de Ouro.

O Programa Cinema do Brasil já movimentou US$ 50 milhões em vendas e co-produções internacionais, e ainda quer mais: “Este número deve dobrar em um ano”, afirma Sturm. Há muitos filmes já em co-produção e alguns estão finalizados - resultados de ações internacionais do Programa.



Gramado elege "Nome Próprio" como melhor filme

O 36º Festival de Cinema de Gramado anunciou neste sábado os vencedores do Troféu Cidade de Gramado e o júri da crítica elegeu o longa-metragem "Nome Próprio", de Murilo Salles, como o melhor filme da competição.

O júri da crítica apontou como melhor filme estrangeiro "Perro come Perro", de Carlos Moreno, e como melhor curta metragem brasileiro, "Booker Pittman", de Rodrigo Grota.

Confira a lista dos vencedores do Troféu Cidade de Gramado:

LONGA-METRAGEM BRASILEIRO

Melhor filme de longa-metragem
"Nome Próprio", de Murilo Salles

Melhor Diretor
Domingos Oliveira, pelo filme "Juventude"

Melhor Ator
Daniel de Oliveira, pelo filme "A festa da menina morta"

Melhor Atriz
Leandra Leal, pelo filme "Nome próprio"

Melhor Roteiro
Domingos Oliveira, pelo filme "Juventude"

Melhor Fotografia
Lula Carvalho, pelo filme "A festa da menina morta"

Prêmio Especial do Júri
"A festa da menina morta", de Matheus Nachtergaele

Prêmio de Qualidade Artística
Atores Aderbal Freire Filho, Domingos Oliveira e Paulo José, pelo filme "Juventude"

Melhor Diretor de Arte
Pedro Paulo de Souza, pelo filme "Nome próprio"

Melhor Música
Matheus Nachtergale, pelo filme "A festa da menina morta"

Melhor Montagem
Natara Ney, pelo filme "Juventude"

Prêmio da Crítica
"A festa da menina morta", de Matheus Nachtergale

Melhor filme do Júri Popular
"A festa da menina morta", de Matheus Nachtergale

LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO

Melhor Filme
"Cochochi", de Israel Cardenas e Laura Guzman

Melhor Diretor
Carlos Moreno, pelo filme "Perro come perro"

Melhor Ator
Marlon Moreno e Oscar Borda, pelo filme "Perro come perro"

Melhor Atriz
Ana Carabajal, pelo filme "Por sus propios ojos"

Melhor Roteiro
Liliana Paolinelli, pelo filme "Por sus propios ojos"

Melhor Fotografia
Juan Carlos Gil, pelo filme "Perro come perro"

Prêmio Especial do Júri
"Por sus propios ojos"

Prêmio de Qualidade Artística
"Cochochi", de Israel Cardenas e Laura Guzman

Excelência de linguagem técnica
"Cochochi", de Israel Cardenas e Laura Guzman

Prêmio da Crítica
"Perro come Perro", de Carlos Moreno

Melhor Filme do Júri Popular
"Por sus propios ojos", de Liliana Paolinelli

CURTA-METRAGEM

Melhor filme
"Areia", de Caetano Gotardo

Melhor Diretor
Jaime Lerner, pelo filme "Subsolo"

Melhor Ator
Augusto Madeira, pelos filmes "Blackout" e "Noite de Domingo"

Melhor Atriz
Malu Galli, pelo filme "Areia"

Melhor Roteiro
César Cabral e Leandro Maciel, por "Dossiê Rê Bordosa"

Melhor Fotografia
Heloisa Passos, por "Areia"

Prêmio Especial do Júri
"Booker Pittman", de Rodrigo Grota

Melhor Diretor de Arte
José de Aguiar, pelo filme "Booker Pittman"

Melhor Música
Booker Pittman, pelo filme "Booker Pittman"

Melhor Montagem
César Cabral e Leandro Maciel, pelo filme "Dossiê Rê Bordosa"

Prêmio da Crítica
"Booker Pittman", de Rodrigo Grota

MOSTRA GAÚCHA

Melhor Filme
"Um dia como hoje", de Eduardo Wannmacher

Melhor Direção
Diego Muller, por "Cortejo Negro"

Melhor Roteiro
Eduardo Wannmacher, por "Um dia como hoje"

Melhor Fotografia
Fernando Vanelli, por "Cortejo Negro"

Melhor Direção de Arte
Rita Faustini, por "O Sete Trouxas"

Melhor Música
Fausto Prado, por "Subsolo"

Melhor Montagem
Fábio Lobanowsky, por "Um dia como hoje"

Melhor Edição de Som
Cristiano Scherer, por "Rosário dos Navegantes"

Melhor Produtor/ Produtor Executivo
Pablo Muller, por "Cortejo Negro"

Melhor Ator
Júlio Andrade, por "Um dia como hoje"

Melhor Atriz
Carolina Sudat, por "Um dia como hoje"






ANNA MUYLAERT FILMA EM SÃO PAULO SEU SEGUNDO LONGA, É PROIBIDO FUMAR

Glória Pires e Paulo Miklos são os protagonistas do filme

A diretora Anna Muylaert (Durval Discos) iniciou em São Paulo, há duas semanas, as filmagens do seu segundo longa, É Proibido Fumar. Glória Pires e Paulo Miklos são os protagonistas do filme, uma produção da Dezenove Som e Imagens e África Filmes. Anna Muylaert também assina o roteiro de É Proibido Fumar, que tem fotografia de Jacob Solitrenick e música de André Abujamra.

Glória Pires (Baby) faz uma professora de violão, romântica e solitária, que deseja ardentemente viver uma grande paixão. Com a mudança de Max (Paulo Miklos), um músico de bar recém-separado, para o apartamento contíguo ao seu, Baby tem a chance de realizar seu sonho. Para conquistar o amor, Baby faz um grande sacrifício e abandona seu antigo companheiro, o cigarro.

Quando o amor parece finalmente ter acontecido em sua vida, Baby descobre que está sendo traída. Em meio a decepção e uma forte crise de abstinência de nicotina, Baby entra em um espiral de ciúmes que a levará a conhecer os lados mais sombrios de seu coração.

Em entrevista à Folha, a atriz Glória Pires elogiou o estilo de roteiro de Anna Muylaert, de falar das pessoas do modo que elas são, do tamanho delas, sem glamourizar o que todo mundo tem de comum.

Assim como Durval Discos, É Proibido Fumar também homenageia a MPB. Max, o personagem de Paulo Miklos, é um músico que toca e canta sambas de Jorge Bem, Martinho da Vila, porque seu chefe, Zé Tadeu, interpretado por Paulo César Pereio, manda ele tocar sambão. Paulo disse à Folha que está interpretando músicos há 25 anos.
Alessandra Colassanti, Daniela Nefussi, Marisa Orth, Antonio Abujamra, Ary França, Thogun, Paulo César Pereio, Lourenço Mutarelli, Marat Descartes, Theo Werneck, entre outros, completam o elenco do filme que tem participação especial da cantora baiana Pitty.

Roteirista e diretora de cinema e TV, Anna Muylaert é formada em cinema pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Seu primeiro longa-metragem, “Durval Discos” (2003), foi premiado em festivais nacionais e internacionais, como o 30º Festival de Cinema de Gramado, no qual recebeu o kikito de Melhor Filme (Júri Oficial, Júri Popular e Crítica), Melhor Roteiro e Melhor Direção. Já dirigiu curta-metragens e video-clipes premiados, entre os quais “A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti”, “As Rosas não Calam” e “Mama Africa”(Chico César). Como roteirista participou da criação dos programas “Mundo da Lua” (1991, TV Cultura) e “Castelo Ratimbum” (1995, TV Cultura), “Disney Club” (1998, SBT), Prêmio APCA – Melhor Programa Infantil em 1997, e “ Um Menino Muito Maluquinho” (2006) da TVE/RJ, vencedor do Prêmio NHK/ 2007 e indicado ao EMMY Internacional Awards em 2007. Foi co-roteirista da série “Filhos do Carnaval”, da HBO e do filme “O Ano que Meus Pais Sairam de Férias”, ambos dirigidos por Cao Hamburger.

É Proibido Fumar finaliza filmagens em Paulínia, nos dias 17, 18 e 19 de agosto. O filme será distribuído pela Playarte e tem previsão de estréia no segundo semestre de 2009.

Acompanhe o diário de filmagens através do blog www.eproibidofumar.com.br




"Tropa de Elite" também cria controvérsia na imprensa britânica

O longa brasileiro "Tropa de Elite" foi criticado e criou controvérsia no Reino Unido, onde o filme acaba de chegar aos cinemas. O jornal "The Guardian" chegou a escrever que o filme "é talvez o mais desapontador que ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim".
Reprodução
Wagner Moura como capitão Nascimento em cena do longa-metragem "Tropa de Elite"
Wagner Moura como capitão Nascimento em cena do longa-metragem "Tropa de Elite"

O "Guardian" ainda fala sobre a trajetória do diretor do filme, José Padilha, e relembra o documentário "Ônibus 174". Leia crítica do "Guardian" (em inglês).

Já o jornal "The Independent" é mais simpático com o filme de Padilha. Além de exibir um trailer do longa na sua versão on-line, a resenha se atém mais a descrever a história.

"É também profundamente depressiva a apresentação de uma guerra sem fim à vista, e de homens cuja busca por justiça quase que invariavelmente vem da mira de uma arma", conclui a resenha. Leia a crítica do "Independent" sobre "Tropa de Elite".

A publicação "The Evening Standard" intitulou sua resenha como "Os homens brutos do Brasil". No texto, o jornal fala do sucesso do filme no Brasil e do prêmio levado em Berlim. Leia a crítica do "Evening Standard".



NOTAS CINEMATOGRÁFICAS


BRASIL-PORTUGAL
Estão abertas, até 22 de setembro, as inscrição para o Edital de Co-Produção Brasil-Portugal 2008. Serão selecionados dois projetos de longa metragem, em regime de co-produção luso-brasileira, nos gêneros ficção, documentário ou animação, apresentados por empresa produtora brasileira na qualidade de co-produtora minoritária que detenha a titularidade de, no mínimo, 20% dos direitos patrimoniais da obra audiovisual. Cada um dos projetos selecionados receberá da Ancine o valor equivalente em reais a US$ 150 mil. A concessão do apoio financeiro estará condicionada à disponibilidade orçamentária da Agência. Regulamento e outras informações: www.ancine.gov.br/.


VÍDEO INFANTIL
Com o objetivo de estimular a criação e difusão de vídeos realizados por crianças, com utilização de mídias móveis, acontece no Ceará, o I Festival BNB do Vídeo Infantil. O evento está aberto à participação de crianças de 6 a 12 anos, residentes na região metropolitana de Fortaleza. As inscrições acontecem entre os dias 1º e 30 de setembro. O tema do I Festival BNB do Vídeo Infantil é Minha Cidade, Meu Mundo. As mostras serão realizadas nos Centros Culturais do BNB, em Fortaleza, Sousa e Cariri. Regulamento, inscrição e outras informações: www.bnb.gov.br/.


OSCAR 2009
Estão abertas, até 8 de setembro, as inscrições para a seleção de filmes de longa-metragem aptos a concorrer ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira na 81ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences - Oscar 2009. Podem participar da seleção filmes lançados entre os dias 1º de outubro de 2007 e 30 de setembro de 2008. Uma Comissão de Seleção, organizada pelo Ministério da Cultura, escolherá o filme brasileiro a ser indicado pelo pais. O nome da produção escolhida será divulgada no dia 16 de setembro. Regulamento e outras informações: www.cultura.gov.br/.


CINEMA MUNDIAL
Acontece entre os dias 25 de agosto a 5 de setembro, sempre às 19h, a Mostra de filmes Cinema Global, Cinema Mundial. O evento pretende discutir até que ponto têm emergido, nas últimas décadas, filmes que não podem mais ser entendidos nos limites do cinema nacional, sobretudo devido aos processos de globalização, bem como apresentar diferentes encenações do mundo. A Mostra que antecede o Seminário Internacional Do Atlântico ao Pacifico: 200 anos da chegada da família real e 100 anos de migração japonesa, acontece no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Programação e outras informações: www.forum.ufrj.br/.


CINECLUBISMO RN
O Cineclube Natal e a Fundação José Augusto realizam a Oficina Itinerante de Cineclubismo, que percorre todas as 23 Casas de Cultura Popular do Rio Grande do Norte. O objetivo é despertar nas comunidades do interior uma consciência crítica do cinema, começando a formar e socializar opiniões sobre os filmes nas suas mais diversas atividades: a produção, a distribuição e a exibição. As oficinas têm carga horária de 10 horas, abordando da história do cineclubismo a sua organização. Outras informações: (84) 3232.5306.



FESTIVAIS

TRASH GOIÁS
Até 22 de agosto

A Trash – Mostra Goiana de Filmes Independentes recebe, até o dia 22 de agosto, produções audiovisuais para serem exibidas da 4ª edição do evento. Podem participar filmes ou vídeos com qualquer temática, duração, bitola e ano de produção. Os filmes devem obrigatoriamente ser pré-inscritos através do e-mail mostratrash@gmail.com. O festival não tem cunho competitivo e acontece entre os dias 19 e 21 de setembro, no Centro Cultural Goiânia Ouro. Regulamento, inscrições e outras informações: www.mostratrash.com.br/.

5 MINUTOS
Até 27 de agosto

Inscrições abertas para o XII Festival 5 Minutos, aberto a vídeos realizados em qualquer formato e com temática livre, com duração máxima de cinco minutos. Os interessados podem se inscrever até o dia 27. O festival acontece de 10 a 15 de novembro, em Salvador (BA). Inscrições e outras informações: www.dimas.ba.gov.br/.

7º NÓIA
Até 30 de agosto

Abertas, até 30 de agosto, as inscrições para o 7º Nóia - Festival Brasileiro do Audiovisual Universitário, que acontece em Fortaleza (CE), de 28 de outubro a 1º de novembro. Podem participar alunos regularmente matriculados nas instituições de ensino superior público e privado de todo o Brasil. Os estudantes universitários do Estado do Ceará, além das Mostra de Cinema e Vídeo, podem participar da Mostra Cearense de Fotografia Universitária e da Mostra Cearense de Bandas Universitárias. Inscrições e outras informações: www.festivalnoia.com.

FEST ARUANDA
Até 30 de agosto

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Festival Aruanda do Audiovisual Universitário Brasileiro, que acontece de 8 a 13 de dezembro em João Pessoa (PB). As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 30 de agosto, podendo ser feitas via Correios ou na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) no campus I da UFPB. Edital, inscrição e outras informações: www.bc10.com.br/aruanda/.

CURTA FANTÁSTICO
Até 1º de setembro

Encerram-se no dia 1º de setembro, as inscrições para a 3ª edição da Mostra Curta Fantástico, que acontece entre os dias 11 e 16 de novembro no Centro Cultural São Paulo, Cine Favela Heliópolis e outros locais. Podem participar diretores, produtores, distribuidores profissionais e outros aficionados pelo tema. Só serão aceitos curtas-metragens produzidos nos últimos 36 meses, com duração de até 20 minutos. Os trabalhos podem ter sido captados em qualquer formato com estilo ou temática considerados "fantásticos". Regulamento, inscrições e outras informações: www.mostracurtafantastico.com.br/.

PROGRAMADORA RECEBE FILMES
Até 1º de setembro

Estão abertas, até 1º de setembro, as inscrições de filmes e vídeos para o catálogo da Programadora Brasil. O objetivo da ação é democratizar ainda mais o processo de inclusão de títulos no programa. O processo é aberto a obras audiovisuais de qualquer gênero, formato e ano de realização desde que tenham o Certificado de Produto Brasileiro (CPB), emitido gratuitamente pela Ancine (www.ancine.gov.br). Os títulos devem ter duração mínima de cinco minutos e máxima de 120 minutos, sendo que não serão aceitas séries realizadas para TV. Regulamento, inscrições e outras informações: www.programadorabrasil.org.br/.

MÍDIAS MÓVEIS
Até 5 de setembro

Estão abertas as inscrições para o Vivo arte.mov - 3º Festival Internacional de Mídias Móveis, que acontece de 21 a 25 de novembro, em Belo Horizonte (MG), com realização de eventos em Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro. Além da Mostra Competitiva, aberta até 4 de outubro para obras audiovisuais brasileiras com duração de 20 segundos a três minutos, o Festival traz como novidade o Prêmio Especial Mídias Locativas, aberto para projetos inéditos que explorem as possibilidades criativas das mídias móveis. As inscrições para esse prêmio podem ser feitas até 5 de setembro. Regulamento, inscrições e outras informações: www.artemov.net/.

UP TO 3
Até 10 de setembro

Abertas as inscrições para o UP TO 3 Brazilian Short Animation Exhibition Of Toronto. A mostra de filmes de animação, que acontece entre 6 e 9 de, novembro, no Canadá, durante o Festival de Cinema Brasileiro em Toronto, está aberta para filmes de até 3 minutos voltados ao tema "Relacionamento". As inscrições podem ser feitas até 10 de setembro. Inscrição e outras informações: www.upto3.ca/ .

JANELA INTERNACIONAL
Até 12 de setembro

Inscrições abertas para o festival Janela Internacional de Cinema do Recife. O evento, que acontece de 13 a 20 de novembro, fica com as inscrições abertas até 12 de setembro. Para a mostra competitiva serão selecionados curtas-metragens brasileiros e estrangeiros realizados a partir de 2006. Inscrições e outras informações:www.janeladecinema.com.br/ .

VITÓRIA CINE VÍDEO
Até 19 de setembro

Estão abertas, até o dia 19 de setembro, as inscrições para a mostra competitiva de curtas, médias e vídeos para o 15º Vitória Cine Vídeo, que acontece entre de 10 e 15 de novembro, em Vitória (ES). Serão aceitos vídeos e filmes em 16mm e 35mm (curtas e médias-metragens), com até 50 minutos de duração, finalizados a partir de 2007. Além da mostra competitiva, a programação do festival conta com o lançamento de longas-metragens inéditos na cidade, o projeto Cinema na Praia, o 9º Festivalzinho de Cinema entre outras atividades. Regulamento, inscrições e outras informações: www.vitoriacinevideo.com.br/.

Nenhum comentário: