domingo, 10 de agosto de 2008

TEATRO


Os encantos de um olhar homenageia Bette Davis

Peça vai homenagear a atriz em seu centenário de nascimento

"Ela vai provocar você, ela vai te inquietar. Ela tem os olhos de Bette Davis". A canção "Bette Davis Eyes", da cantora Kim Carnes, sucesso nos oitenta, revela os encantos do olhar da atriz que é tema de homenagem da peça cearense dirigida por Ricardo Bessa. "Elizabeth foi uma inspiração de mulher, de atriz. Tê-la como motivação é fascinante. O traço mais belo da atriz eram os seus inesquecíveis e encantáveis olhos", disse o diretor, Ricardo Bessa. A peça da Comédia Cearense estará em cartaz, no Teatro Arena Aldeota, em Fortaleza, amanhã e domingo, e 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de setembro às 20h.
"Um drama moderno de forma delicadíssima que envolve todos os personagens das nossas relações". Assim, Ricardo Bessa define o enredo da obra teatral. Nascida no dia 5 de abril de 1908, Ruth Elizabeth Davis fez história no Cinema e Televisão. Foi a primeira atriz a receber dez indicações ao Oscar. A atriz foi vencedora de duas estatuetas, por Perigosa (1935) e Jezebel (1938). "Longe de ser naturalmente bonita, sensual ou charmosa, Bette provou nas telas que podia ser tudo isso, desde que assim pedissem", afirmou o diretor da peça.

No elenco, artistas experientes, interpretando o papel de Davis, Ivanilde Rodrigues, cantora-atriz reverenciada pelo público cearense nos anos 60. Hiroldo Serra, Martha Vasconcelos, Geraldo Pontes, Lúcio Leonn completam elenco. A produção executiva é de Hiroldo Serra, iluminação de Natali Lima e sonoplastia de Paulo Aires. A sinopse da peça "Os olhos de Bette Davis" se passa na contemporaneidade: "a peça não é uma biografia, foi inspirada em filmes e dramas da atriz".

A trama, segundo sinopse de Ricardo Bessa, revela a "vida de Jean Marc Davis, ex-bailarino e escritor, que vive seus últimos dias em uma cama de hospital. Amparado por sua querida Tia Ruth e um enfermeiro, Davis, repassa lembranças doces e amargas, buscando um sentido para o que resta da vida. No meio de todos os fantasmas do passado, Theo é o único amigo que o aconselha. Chamada por Ruth, ressurge sua mãe, Elisabeth Davis, uma cantora que abandonou a família para seguir carreira nos palcos líricos. Em poucos dias, eles terão que passar o passado a limpo e idealizar um futuro diferente, um futuro que nem todos os olhos poderão ver, onde colherão uma vitória amarga".

» Que Olhar. Conhecida por seu olhar e atuações como vilã, a atriz Bette Davis completaria cem anos em 2008 se estivesse viva. Com carreira atuante, a atriz recebeu 11 indicações ao Oscar de Melhor Atriz, por "Escravos do Desejo" (1934), "Perigosa" (1935), "Jezebel" (1938), "Vitória Amarga" (1939), "A Carta" (1940), "Pérfida" (1941), "Estranha Passageira" (1942), "Vaidosa" (1944), "A Malvada" (1950), "Lágrimas Amargas" (1952) e "O Que Terá Acontecido a Baby Jane?" (1962).

Venceu em 1935 e 1938. Davis foi a primeira mulher a ser presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Ela renunciou ao cargo dois meses após tomar posse, reclamando que os integrantes da Academia apenas a queriam como Presidente para ser um mero elemento figurativo. Foi indicada ao Oscar em 5 anos consecutivos, de 1938 a 1942, sendo a atual recordista de indicações. Betty Davis possui duas estrelas na Calçada da Fama, uma referente ao seu trabalho no cinema e outra referente ao seu trabalho na televisão.





Todo o bom humor do amor com uma roupagem genuinamente cearense

O território inseguro, denso e impreciso dos apaixonados. A complicada engenharia da atração. As fidelidades e infidelidades, encontros e desencontros. A cômica sinfonia dos relacionamentos, sempre ao ritmo do inesperado, ou do próprio bater do coração. Homens e mulheres ansiosos por encontrar a outra metade da laranja, o sapato do seu pé, a alma gêmea nem que para isso tenham que fazer uma LOUCURA DE AMOR...

Em nossa Comédia Romântica, A depiladora Alberlenia Tenório tenta definitivamente embarcar na rodoviária com destino a terra natal. Sua intenção: deixar o passado pra traz e com ele um relacionamento de 15 anos; o que ela não esperava é que seu ex ou pra sempre amor: O mototaxista Quintino Paixão iria arquitetar maneiras de persuadi-la a mais uma mudança de idéia.

Melodramas a parte, os momentos bons e ruins vividos pelo casal vem à tona e a cena. Situações que podem provocar uma identificação imediata de um público que na altura do campeonato já se tornara cúmplice ansioso no aguardo desse alucinado engodo amoroso.

COM:
CARRI COSTA E SOLANGE TEIXEIRA
TEXTO E DIREÇÃO: CARRI COSTA
PRODUÇÃO: ADRIANO PESSOA
QUARTAS DIAS 06, 13 E 20 DE AGOSTO AS 20 HS NO TEATRO SESC EMILIANO QUEIROZ - INTEIRA R$ 12,00 MEIA 6,00
INFORMAÇÕES: 3219 9493 – 8711.1010

Nenhum comentário: