segunda-feira, 11 de agosto de 2008

EXPOSIÇÕES

Exposição traz fotos do americano Dick Welton sobre os artesãos, feirantes e músicos do Cariri

A exposição Cariri Revisitado mostra a cultura popular de Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Crato, sob olhar do fotógrafo Dick Welton, no Memorial da Cultura Cearense, do dia 19 de agosto até 21 de setembro


Richard 'Dick' Welton trabalhou em Nova York durante aproximadamente 10 anos como laboratorista e ajudante do fotógrafo americano Irvin Penn. No Brasil, permaneceu durante 18 anos no Rio de Janeiro e por lá se consagrou como professor de toda uma geração de laboratoristas, restauradores e especialistas em fotografia - muitos ainda hoje ligados à Funarte. Além disso, lá manteve um estúdio fotográfico e realizou trabalhos publicitários até voltar, em 1988, para os Estados Unidos, onde reside hoje.

Em 1972 realizou uma viagem ao Cariri a pedido do ilustrador e autor de livros infantis Gian Calvi para documentar a cultura popular em Juazeiro do Norte. Desta visita resulta a maioria das imagens que servem como base documental da exposição. Na época, algumas das fotografias foram mostradas em exposição realizada no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro num dos primeiros eventos de destaque nacional com a participação do artesanato do Ceará.

Depois de uma vistoria em seu acervo particular, em 2006, Dick Welton, incentivado por seus antigos amigos da Funarte, decidiu retornar ao Cariri, onde realizou uma nova documentação fotográfica. Neste intervalo de 34 anos viu as mudanças sociais e culturais que passaram pelo Interior do Nordeste. Exímio retratista, Dick traz um amplo painel de diferentes tipos humanos - entre eles feirantes, artesãos e músicos do Cariri. Com curadoria de Titus Riedl - pesquisador da história da iconografia brasileira e da cultura popular do Nordeste -, a exposição também exibe peças raras do acervo do Memorial da Cultura Cearense.

A exposição é realizada graças aos parceiros: Guanabara, GB Express, Colorgraf, Expressão Gráfica e Ifoto. A realização é do Memorial da Cultura Cearense/CDMAC, através do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) e Governo do Estado/SECULT.

Serviço: Cariri Revisitado, abertura dia 19 de agosto, às 19h, no 2° piso do Memorial da Cultura Cearense. A exposição fica até o dia 21 de setembro. Visitas de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e de sexta a domingo, das 14h às 21h (acesso até às 20h30). Ingressos: R$ 2,00 / R$ 1,00. Aos domingos a entrada é franca. Outras informações: 85. 3488-8621

Contatos para imprensa: Titus Riedl (85) 3488- 8611 / 3488-8621 titusriedl@terra.com.br. Valéria Laena (diretora de museus do CDMAC) 85. 91231288.



O instituto de fotografia apresenta a exposição fotográfica, “RETRATADOS” de Janine Mapurunga


O IFOTO - Instituto da Fotografia, fundado há quatro anos na cidade de Fortaleza, é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos desenvolver,

promover e produzir programas e ações para o estímulo à produção, valorização e difusão da Fotografia no Ceará.

Dentro das ações desenvolvidas pelo Instituto estará sendo inaugurada no dia 26 de agosto a exposição fotográfica RETRATADOS da fotógrafa Janine Mapurunga.



Em sua primeira exposição individual na cidade de Fortaleza, Janine Mapurunga, fotógrafa radicada nos Estados Unidos,

nos apresenta algumas das muitas faces que captou nos últimos anos. São pessoas retratadas no Brasil e no exterior,

que acabam tendo algo em comun. Mostram a ela uma de suas faces!



Segundo a fotógrafa: “(...) todos temos várias faces. Estamos sempre assumindo uma delas diante de cada situação ou solicitação do cotidiano.

Também é uma de nossas faces que escolhemos e mostramos ao fotógrafo no momento em que somos retratados.

Cabe a ele captá-la e, em milésimos de segundo, torná-la permanente”.


Serviço:

Exposição RETRATADOS – Janine Mapurunga
Local: sede do Instituto de Fotografia - IFOTO
Data: 26 de Agosto de 2008 (terça-feira)
Horário: 19hs






Esquartejo

Corpos em estilhaços, letras e músculos em contração

Artes plásticas, dança, poesia, música, happening, teatro e performance sobre o corpo, com o corpo, para o corpo.

Exposição criada e construída por Daniel Pizamiglio, Evandro Teixeira, Fabiano Veríssimo, Fábio Whilde, Geane Albuquerque, João Paulo, Leandro Mateuzo, Leonardo Mouramateus, Nina Castro Brasil, Tiago Malhas, ex-alunos do Curso Princípios Básicos de Teatro – CPBT.

Participação especial: Gigi Castro & Seus Heróis, improvisando sobre Baden Powell, Chico Buarque e músicas próprias conhecidas pelo Movimento...


Exposição "Esquartejo", do Grupo Emma Teran
09 a 31 de Agosto no Theatro José de Alencar - Galeria Ramos Cotôco
Rua 24 de Maio, 600 - Centro de Fortaleza
info: (85)3101-2583
entrada fraca



I Mostra de Fotografia da Boa Vista

Crianças e adolescentes da periferia de Fortaleza comemoram o Dia Internacional da Fotografia com uma exposição em homenagem ao bairro Boa Vista

O Grupo de fotografia participativa Vista Boa em Boa Vista promove durante os dias 19, 20 e 21 de agosto a I MOSTRA de FOTOGRAFIA da BOA VISTA. A exposição acontece a partir das 17h30 no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, na avenida Alberto Craveiro. A programação conta com fotografias, vídeos e oficinas que narram as atividades do grupo e seu trabalho de pesquisa sobre a memória da comunidade.

Há quase um ano, crianças e adolescentes se reúnem todos os sábados para conhecer técnicas de fotografia artesanal e discutir as referências que as imagens podem trazer para suas vidas. O projeto começou a partir da reunião de três estudantes de jornalismo com um músico-fotográfo que juntos decidiram trocar experiências com essa comunidade próxima do rio Cocó. A idéia era realizar algumas oficinas, mas o trabalho cresceu e com ele os horizontes da garotada. Aos poucos, as fotografias da Boa Vista foram revelando a poesia do próprio bairro mesmo diante de problemas como violência, falta de moradia e saneamento básico entre outras.


A I Mostra de Fotografia da Boa Vista possui três espaços: um com releituras de fotos antigas do bairro que retratam as novas construções, conquistas e demais mudanças nas ruas da Boa Vista; outro em um espaço que apresenta fotografias artesanais feitas com uma caixa de fósforos, a pilux, a partir da técnica pinhole; e ainda um vídeo-documentário chamado "À margem do Rio" realizado de forma participativa com a produção dos adolescentes do projeto.


A abertura da Mostra está marcada para o dia 19 de agosto, dia em que é comemorado o Dia internacional da Fotografia.


SERVIÇO
I MOSTRA DE FOTOGRAFIA DA BOA VISTA
Fotos, vídeos, oficinas e fotografia artesanal
Local: Salão do Idoso do CRAS ao Boa Vista, Avenida Alberto Craveiro, 1480
Próximo ao Condomínio Uirapuru (CEU)
Data: 19 a 21 de agosto
Abertura: 19/08 às 18hs

CONTATO:
Camila Garcia 8818.8267
Marcelo Andrade 8888.1016
Monique Linhares 8846.4762
Wilton Matos – wilton_matos@yahoo.com.br

MAIS INFORMAÇÕES
vistaboaemboavista@yahoo.com.br
www.vistaboaemboavista.blogspot.com

Nenhum comentário: