domingo, 10 de agosto de 2008

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Patrimônio Histórico e Artístico de Sobral em desenho de Campelo Costa no MIS

De 18 de agosto a 18 de setembro, o Museu da Imagem e do Som recebe a exposição “Desenhos” de Campelo Costa

A partir do dia 18 de agosto o Patrimônio Histórico e Artístico de Sobral entra em cena. É a exposição “Desenhos” de Campelo Costa. São 50 desenhos a lápis, um registro poético que traz a exuberância da arquitetura sobralense, mostrando a lindeza dos casarios singelos e a imponência das igrejas e fazendas. Um olhar estético sobre o patrimônio.

De 29 de junho a 31 de julho Sobral comemorou seus 235 anos com uma diversificada programação de cultura e artes: shows, aboios, corais, intercâmbio da UECE e Escola de Música de Sobral com Mestre Antonio Ferreira do reisado, teatro, música, artes visuais, exposições, concertos de musica medieval, barroca, sacra, cursos, sessões na Câmara de Vereadores. A exposição “Desenhos” de Campelo Costa e o lançamento dos livros: “Sobral, a preservação do sítio histórico a partir do seu tombamento” de Campelo Costa, Andréa Cruz e Maria do Carmo Alves; e “Sobral, da origem dos distritos”, de Campelo Costa e Herbert Rocha, no MIS, em Fortaleza, dão continuidade a esse júbilo.

A exposição “Desenhos” de Campelo Costa traz os desenhos das duas publicações em referência, além de outras obras do artista. Arquiteto premiado e atual Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Sobral, Campelo Costa começou a desenhar casas, fazendas e, principalmente, igrejas, quando assumiu suas atividades como secretário. A partir de suas observações, Campelo Costa traçou sobre o papel a miscelânea arquitetônica de Sobral, tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1999, e as qualidades inquestionáveis de uma arquitetura cabocla, anônima, sem realeza, espalhadas pelos quatros cantos do município e distritos vizinhos, herança singular do importante ciclo do gado.

SERVIÇO:
A exposição “Desenhos” de Campelo Costa; e o lançamento dos livros: “Sobral, A Preservação do Sítio Histórico a partir do seu Tombamento”, de Campelo Costa, Andréa Cruz e Maria do Carmo Alves, e “Sobral da Origem dos Distritos”, de Campelo Costa e Herbert Rocha é uma promoção da Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral/ECOA, e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/MIS.
Entrada gratuita.

SUGESTÃO DE ENTREVISTA:
Campelo Costa - (88) 8812.2240

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Rejane Reinaldo - Secretária da Cultura e Turismo – (88) 8812.2246 e (85) 8758.1374

Nenhum comentário: