segunda-feira, 11 de agosto de 2008

CINEMA CEARÁ


Filme “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito” será lançado nacionalmente no dia 29 de agosto

O longa-metragem “Bezerra de Menezes: o Diário de Um Espírito”, dirigido pelos cineastas cearenses Glauber Filho e Joe Pimentel, será lançado nas salas de cinema de todo o Brasil no dia 29 de agosto, data de aniversário do cearense conhecido como o “Médico dos Pobres”, com distribuição nacional da Fox Filmes do Brasil. A produção do filme está agendando uma avant-première em treze capitais brasileiras (Belém, Teresina, Fortaleza, Recife, Natal, Salvador, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre).



“Bezerra de Menezes: o Diário de Um Espírito” é uma produção da Trio Filmes, com realização da ONG Estação da Luz, e teve orçamento de R$ 2 milhões, contando com a participação de atores de renome nacional, como Carlos Vereza, que faz o papel principal do médico cearense Bezerra de Menezes, Lúcio Mauro, Caio Blat, Paulo Goulart Filho e Ana Rosa, além de um casting de atores cearenses. O filme teve locações em dois Estados. No Ceará, as locações foram em Fortaleza e nos municípios de Guaramiranga, Pacoti, Aratuba, Icó e Maranguape. A equipe de atores e da produção também fez gravações em Recife (PE).



Para a realização do longa-metragem, foi elaborada uma extensa e cuidadosa pesquisa histórica pelo biógrafo de Bezerra de Menezes, Luciano Klein, e também pela roteirista Andréa Bardawill. Através do trabalho de figurino, maquiagem e cenário, o longa-metragem realiza uma fiel reconstituição da época em que viveu o médico, desde o seu nascimento, em 1831, na localidade de Riacho do Sangue, hoje, município de Jaguaretama, no interior do Ceará, até sua morte.



O universo sertanejo permeia a trama nessa primeira fase do filme, na qual Bezerra de Menezes vive a infância e a adolescência. Aos dezoito anos, o protagonista inicia no Rio de Janeiro seus estudos de Medicina. Na então Capital da República, elegeu-se vereador e deputado em várias legislaturas e defendeu as idéias abolicionistas. Mas o que lhe trouxe o maior reconhecimento de seu povo foi o trabalho anônimo realizado em prol dos desfavorecidos. Por conta disso, ficou conhecido como o “Médico dos Pobres”. Seja como político devotado às causas humanitárias ou como médico conhecido por jamais negar socorro a quem batesse à sua porta, Bezerra de Menezes tornou-se um exemplo de homem e escreveu uma história de vida marcada pelo amor e pela caridade. Toda essa bela história é retratada no filme que estréia em 29 de agosto.



A primeira versão do filme, registrada sob o formato de documentário ficcional, será incluída na versão para DVD, que estará disponível posteriormente.



Os Diretores

Glauber Filho realizou vários curtas-metragens, entre eles "A Doença do Poço", "Borracha para Panela de Pressão" e "San Pedro, um Navio a Deriva". Produziu e dirigiu o longa "Oropa, França, Bahia", premiado pela Fundação Vitae e MacArtur. Recebeu diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais de cinema, como o Festival Internacional de Figueira da Foz (Portugal), Festival de Cinema de Tondela (Portugal) e Videofest (Berlim- Alemanha). Como diretor publicitário, atuou em grandes produções cearenses, e também presidiu a TV Ceará entre 2003 a 2006.



Joe Pimentel é fotografo e diretor. Já atuou como Diretor de Fotografia e Assistente de Direção de diversas produções, como "Sertão das Memórias", "Um Cotidiano Perdido no Tempo", "Villa Lobos - Uma Vida de Paixão", "Milagre em Juazeiro" e "O Noviço Rebelde". Como diretor, realizou vários curtas, entre eles "Retrato Pintado", filme que lhe rendeu as maiores premiações do cinema nacional como melhor filme e direção nos festivais de Brasília, Recife, Curitiba e Ceará. Atualmente, ele finaliza o curta "Câmara Viajante", e dirige a Trio Filmes.



Sobre a Estação da Luz

A Associação Estação da Luz é uma entidade, sem fins lucrativos, que atua no município do Eusébio, Ceará. Ela desenvolve e realiza diversos projetos sociais nas áreas de educação, cultura, inclusão social, esporte e lazer. Suas ações visam divulgar uma cultura de paz e solidariedade. Informações pelo telefone (85) 3260.5140 ou através do endereço eletrônico www.estacaoluz.org.br








Mostra "Olhares Sobre Cidades" leva debate para a Praça

A mostra do Cineclube Vila das Artes busca fomentar o debate em torno do lugar onde vivemos. Na programação Fortaleza será expressa através da visão de realizadores locais.

A mostra de filmes "Olhares Sobre Cidades", do Cineclube Vila das Artes, estará na próxima quarta-feira, dia 13, na Praça Clòvis Beviláqua (conhecida como Praça da Bandeira), levando para a população visões distintas da cidade de Fortaleza, através de quatro curtas - metragens de realizadores locais. A mostra busca intensificar o debate em torno do lugar onde vivemos neste cenário com infinitas formas de abordagens, interações e olhares.

Compõem a programação histórias como a dos vendedores de rua de Fortaleza, entrelaçada a um olhar poético e antropológico do "PerAmbulantes" (foto grande, acima), de Henrique Dídimo e Philipi Bandeira. A busca por diversão de um pai e filhos que saem de casa num domingo e percorrem longo trajeto em "Parque de Diversões" (foto pequena), de Armando Praça, vídeo baseado no conto de Ana Miranda. As imagens do povo fortalezense visto através de um de seus maiores símbolos: a Praça do Ferreira, no "Urbano Coração", de Duarte Dias. E os sentimentos, o cotidiano e as perspectivas dos catadores de papel em "Catadores", curta de Beatriz Furtado, inspirado na obra "Divisor", de Lygia Pape.

As exibições começam às 18h30min, e após terá debate com os realizadores. "Olhares Sobre Cidades" faz parte da programação do Cineclube Vila das Artes, programa da Escola de Audiovisual, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza, que teve início dia 6 de agosto, no Teatro Antonieta Noronha. Nas próximas semanas serão exibidos os filmes "O Céu de Lisboa", de Wim Wenders, no dia 20 e "Fogo e Paixão", de Isay Weinfeld e Márcio Kogan, no dia 27, com previsão para o Cine Benjamin Abrahão. Informações pelo telefone (85) 3252-1444.



7º NÓIA

Inscrições até 30 de agosto


Abertas, até 30 de agosto, as inscrições para o 7º Nóia - Festival Brasileiro do Audiovisual Universitário, que acontece em Fortaleza (CE), de 28 de outubro a 1º de novembro. Podem participar alunos regularmente matriculados nas instituições de ensino superior público e privado de todo o Brasil. Os estudantes universitários do Estado do Ceará, além das Mostra de Cinema e Vídeo, podem participar da Mostra Cearense de Fotografia Universitária e da Mostra Cearense de Bandas Universitárias. Inscrições e outras informações: www.festivalnoia.com.

Nenhum comentário: