segunda-feira, 11 de agosto de 2008

INTERNET - INFORMÁTICA

Publicidade On-line completa 15 anos e acirra competição entre internet e mídias tradicionais

Pesquisa realizada com especialistas em tecnologia, mídia e telecomunicações do aponta que os consumidores mudaram os rumos das mídias digitais e tradicionais


Realizada neste ano pela Deloitte, uma das maiores consultorias e auditorias do mundo, a pesquisa Predictions 2008 TMT (Tecnologia, Mídia e Telecomunicações) mostrou que, apesar da publicidade online ter completado 15 anos, os consumidores ainda se mantém receosos em relações as estratégias usadas, porém, os executivos afirmam que este é o ano da competitividade da internet e mídias tradicionais.



Uma das mídias que mais sofrerá com a influência da internet será a TV que caminhará ao lado da TV para Internet, porém, com formatos e públicos distintos. Uma tendência apontada pelo estudo da Deloitte é a transferência das histórias virtuais para o mundo real. As mídias tradicionais irão recorrer à internet em busca de inspiração e fontes para roteiros. Essa tendência é justificada pelas redes sociais e blogs que crescem a cada dia e com novos adeptos. Até o final de 2008, estima-se que os investimentos no meio cheguem a cerca de R$ 712 milhões, o que representa um crescimento de cerca de 35% em relação ao ano anterior, segundo dados do IAB Brasil.



Para falar sobre este cenário e tendências da publicidade nas mídias tradicionais e internet ofereço como fonte dois profissionais da agência Fess'Kobbi; Eduardo El Kobbi, sócio-diretor, cineasta e gestor de mídia, e Victor Vieira, diretor de mídias interativas da agência.




Google Preview

Cultura une-se ao Google e torna-se a primeira livraria no mundo a disponibilizar degustação de livros on-line

Parceria inédita permite que o usuário pré-visualize no site da Cultura trechos de obras antes de decidir pela compra

A Livraria Cultura passa a oferecer degustação de livros dentro de seu site (www.livrariacultura.com.br). Trata-se da primeira rede de livrarias do mundo a contar com um benefício desta natureza. A novidade é oferecida graças a uma parceria com o Google, que disponibilizou para a empresa sua ferramenta de pré-visualização de trechos de obras literárias batizada de Google Preview.



Ao navegar no site da Livraria Cultura, o serviço poderá ser observado em páginas de determinados títulos. A pré-visualização é feita por um ícone do Google Preview instalado ao lado da imagem da capa do livro. Segundo Rodrigo Velloso, gerente de parcerias de conteúdo do Google na América Latina, existem atualmente mais de 1 milhão de livros digitalizados, entre nacionais e internacionais, cadastrados para pré-visualização. A Livraria Cultura trabalha com um acervo de mais de 2,5 milhões de títulos de livros, por isso nem todos contam ainda com este serviço. Mas, à medida que novos livros forem incluídos no Google Livros, a prévia será automaticamente disponibilizada no site da Cultura pela ferramenta Google Preview.



Velloso conta ainda que há no momento mais de dez mil editoras cadastradas no Programa para Parceiros do Google, sendo que mais de 100 delas são brasileiras. A visualização de livros é limitada no site da Cultura assim como no Google Livros e, uma vez que é servido pelo Google, o site da Cultura conta com outros mecanismos de proteção para garantir a integridade do serviço.



O diretor de operações da Livraria Cultura, Sérgio Herz, lembra que folhear um livro dentro das lojas físicas, antes de decidir comprá-lo, já é um hábito do cliente da Cultura. “O que estamos fazendo agora é possibilitar que o cliente continue a aproveitar deste mesmo privilégio pela Internet”, afirma.

Nenhum comentário: