segunda-feira, 7 de julho de 2008

POLÍTICA, EDUCAÇÃO & ECONOMIA

PESQUISA VOX POPULI - MORONI, LUIZIANNE E PATRÍCIA EMPATADOS

E a TV Jangadeiro (Canal 12) divulgou, nesta terça-feira, dentro do Jornal Jangadeiro, mais uma pesquisa sobre o desempenho dos candidatos a prefeito de Fortaleza. Confira os números:

ESPONTÂNEA

LUIZIANNE LINS (PT) - 19%
MORONI TORGAN (DEM) - 15%
PATRÍCIA SABOYA (PDT) - 10%
RENATO ROSENO (PSOL) - 1%

*Demis obtiveram 2% no total

BRANCOS E NULOS - 10%
INDECISOS - 42%

ESTIMULADA

MORONI - 27%
LUIZIANNE - 27%
PATRÍCIA - 23%
ROSENO - 2%
PASTOR NETO - 2%
ADAHIL - 1%
LUIZ GASTÃO - 1%

*Os demais não pontuaram.

BRANCOS/NULOS - 7%
INDECISOS - 10%

* Foram entrevistados 700 eleitores nos dias 25 e 26 deste mês. A magem de erro é de 3,7 pontos percentuais.




Abaixo os dados da primeira pesquisa.

ESPONTÂNEA

LUIZIANNE LINS (PT) - 19%
MORONIT - 15%
PATRÍCIA SABOYA (PDT) -10%
RENATO ROSENO - 1%

* ADAHIL BARRETO (PR), AGUIAR JÚNIOR (PTC) e NETO NUNES (PSC) - Os três com 2%.
BRANCOS E NULOS - 12%
INDECISOS - 42%

ESTIMULADA

MORONI - 30%
LUIZIANNE - 26%
PATRÍCIA - 21%
ROSENO (PSOL), AGUAR JÚNOR (PTC) e NETO NUNES (PSC) - todos com 2%
ADAHIL - 1%
BRANCOS/NULOS - 9%
INDECISOS - 9%

Rejeição

LUIZIANNE - 33%
MORONI - 24%
NETO NUNES - 5%
PATRÍCIA - 4%
ROSENO - 2%
EM QUALQUER VOTA - 9%
NÃO VOTA EM NENHUM - 4%
INDECISO - 16%

* Foram entrevistados 700 eleitores nos dias 11 e 12 deste mês. A magem de erro é de 3,7 pontos percentuais.





Deborah Soft deseja continuar vereadora

* Em meio a campanha eleitoral, alguém deve se perguntar 'por onde anda Deborah Soft', a 'stripper' eleita vereadora e de quem nunca se leu ou ouvir falar nada em termos de projetos. Ela é candidata, sim. Mas em outro domicílio.

* O 'Em Off' desta semana, revela que a parlamentar agora tenta eleger-se em Maracanaú. A vaga dela em Fortaleza poderá ser ocupada por outra 'stripper' lançada, adivinhem?, pelo ex-marido de Deborah.

* Trata-se de Kátia Heffner. "A moça explora na Capital um clube de swing (troca de casais). Até aí nada demais, afinal o que interessa – ou deveria interessar – são as propostas que apresenta para Fortaleza", informa o Em Off.





A fome no mundo

Por Luciano Martins Costa, do Observatório da Imprensa

Ganha espaço no noticiário de hoje a repercussão, durante a cúpula dos países mais ricos, de um estudo do Banco Mundial afirmando que a produção de biocombustíveis forçou um aumento de 75% nos preços mundiais de alimentos nos últimos seis anos.

A fonte da informação era um jornal, o britânico The Guardian, que na sexta-feira havia publicado uma reportagem citando o estudo, que contraria os dados divulgados pelos governos dos Estados Unidos e da Europa.

O jornal circulou entre os jornalistas presentes ao evento. Os jornalistas questionaram autoridades e especialistas, e o estudo acabou se tornando o tema central dos debates.

Assim, uma notícia de jornal acabou influenciando a pauta da cúpula dos países ricos e produziu a repercussão que é amplificada hoje pela imprensa.

Mas nem todos os jornais se preocuparam em destacar os dados contidos no estudo original divulgado por The Guardian.

O estudo do Banco Mundial condena especificamente a produção de combustíveis a partir de milho e sementes oleaginosas, como é feita nos Estados Unidos e na Europa, minimizando os efeitos do etanol fabricado no Brasil a partir da cana-de-açúcar.

Mas apenas o Globo reproduziu a defesa do etanol brasileiro feita pelo secretário-geral da ONU, o coreano Ban Ki-moon.

Segundo a Folha de S. Paulo, a questão brasileira, discutida publicamente pelo presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, é garantir que o biocombustível seja produzido de forma sustentável, ou seja, que não substitui a produção de alimentos nem destrói o patrimônio natural.

A questão será respondida pelo Brasil num seminário internacional marcado para novembro, conforme anunciou o secretário-geral da ONU.

O ponto central do encontro, destacado por toda a imprensa, é o risco de um desastre de proporções globais, que poderia aumentar a miséria no mundo.

Segundo a FAO, órgão da ONU dedicado à agricultura e alimentação, existem hoje 850 milhões de pessoas submetidas permanentemente à subnutrição.

A crise de alimentos pode aumentar esse contingente de miseráveis em 100 milhões.

Essa é a notícia que pode mudar alguma coisa.




Em Fortaleza, candidato aposta em campanha no YouTube

Enquanto o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não se manifesta sobre todos os casos de propaganda irregular na internet, páginas de candidatos começam a surgir em sites populares como o YouTube.

Em Fortaleza, o candidato à prefeitura Adahil Barreto (PR) disponibilizou na rede um vídeo com sua propaganda institucional. "Nosso grupo político é forte. Estamos preparados para governar Fortaleza desde a primeira hora", diz o candidado no YouTube, que conta com a participação do ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara. "Agora é 100% ele, Adahil Barreto. Faça Fortaleza ter prefeito", diz ele na inserção.

De acordo com o especialista em direito eleitoral Alberto Rollo, ainda não está claro o que é permitido com relação à propaganda eleitoral na internet. Isso porque o TSE decidiu que irá julgar as possíveis infrações caso a caso. Enquanto isso não ocorre, avalia o advogado, o que não está dito especificamente na lei não pode ser vedado totalmente. Ele cita o princípio da legalidade, previsto na Constituição Federal, que diz: "Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei".

Especificamente em relação ao YouTube, ele alerta que o site poderá ser equiparado à televisão e ter algumas restrições na propaganda eleitoral. "Não consigo ver nenhum impedimento, em se tratando de um site sem fins comerciais, mas quem vai decidir é o TSE", afirma Rollo. "O que vejo é um limite, como já está previsto para os outros meios de comunicação, à propaganda agressiva, calúnia. Esse tipo de ataque deve ser impelido", conclui.

Dúvidas
Com a inexistência de uma regulamentação específica sobre todas as ferramentas disponíveis na web, como e-mails, blogs e YouTube, os juízes eleitorais começam a ter de se decidir sobre os primeiros casos de propaganda na internet.

O juiz Ricardo Hermann, da 1ª Zona Eleitoral de Porto Alegre, vetou na última sexta (18) vídeos no YouTube e páginas em sites de relacionamento que citam a candidata do PC do B à prefeitura da capital gaúcha, Manuela D'Ávila. Segundo ele, a lei diz que cada concorrente pode ter apenas um domínio para divulgar sua candidatura.

O presidente estadual do PC do B, Adalberto Frasson, disse que o partido não tem condições de cumprir a liminar porque a candidata não tem ingerência sobre as comunidades, que podem ser criadas e publicadas por qualquer pessoa.

Em São Paulo, o prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), contesta o adversário Geraldo Alckmin (PSDB), que disponibilizou vídeos no YouTube e reproduziu os links em sua página oficial de candidatura. É a primeira batalha sobre o tema na Justiça eleitoral paulista e a decisão ainda não saiu. A chapa de Alckmin considera o recurso legal.

Polêmica
No dia 11 de junho, o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, afirmou que é difícil controlar propaganda eleitoral na internet. "Fizemos pesquisas no mundo inteiro, e o controle é falho. Se o direito não tem condições de se tornar eficaz, a minha opinião particular é que se libere o uso", disse. Segundo ele, a tendência do tribunal é facilitar o uso da mídia on-line, examinando a propaganda eleitoral caso a caso.

Um dia antes, o TSE havia decidido não julgar uma consulta sobre o uso de e-mail, banner, blog, link patrocinado e outras ferramentas da internet na campanha. "Muitas indagações têm em comum um tema: a responsabilidade dos candidatos por atos praticados por terceiros. Quem não pode praticar um ato por meio próprio não pode praticar por meio de terceiros", afirmou o relator do pedido de explicação, ministro Ari Pargendler.





Hugo Chávez: O que nunca lhe informaram sobre ele


Esta postagem é para aqueles que só ouvem falar que Chávez é um ditador, um populista fanfarrão, que explora a miséria dos venezuelanos.

Segue abaixo alguns resultados do governo Chávez:

. Analfabetismo. Na Venezuela, havia 1,5 milhão de analfabetos. Em 2005, a UNESCO declarou o país território livre do analfabetismo
. Pobreza extrema. Em 1998, mais de 20% da população vivia em pobreza extrema. Em 2007, o índice caiu a menos da metade: 9,4%.
. O desemprego caiu de 16,6% para 6,3%
. Salário mínimo: Em dólar, subiu de 153,1 para 285,9. Em bolívares: de 75 mil para 614,79 mil
. Relação dívida-PIB: Em 1998, a dívida era de 78,1% do PIB. Em 2007, 18,5%
. Relação divida externa-PIB: Caiu de 25,5% para 11,3%
. Investimentos em educação: porcentagem em relação ao PIB cresceu de 3,38% para 5,43%
. Investimentos em Saúde: porcentagem em relação ao PIB cresceu de 1,36% para 2,25%
. Mortalidade infantil, por mil crianças nascidas vivas: caiu de 21,4 para 13,9
. Crianças no pré-escolar: Aumentou de 44,4% para 60,6%
. Educação média: Foi de 26,9% para 41%
. Ensino Superior: Aumentou de 22,6% para 30,2% o número de matriculados
. Matrícula escolar e número de escolas. De 1921 escolas e 427,5 mil matrículas passou para 5500 mil escolas e 1,1 milhão de matrículas
. Programa de alimentação escolar: de 252,2 mil para 1,81 milhão de beneficiados
. Matrículas em escolas técnicas: de 31,4 mil para 203,9 mil
. Acesso a água potável: de 80% para 92% da população
. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um indicador internacional medido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em que 0 (zero) é o mínimo e 1 (um) o máximo, subiu de 0,691 em 1998 a 0.878, em 2007, o que significa um aumento de 33%.
Quem quiser mais números sobre a Venezuela (inclusive com gráficos comparativos ano a ano) clique aqui, para os indicadores sociais, e aqui, para os econômicos. São documentos em pdf.

Você, meu sagaz leitor, você, minha arguta leitora, já leu algum desses números na nossa grande, imparcial e democrática imprensa?
FONTE: http://blogdomello.blogspot.com

Nenhum comentário: