segunda-feira, 7 de julho de 2008

CENTROS CULTURAIS

Festival em Fortaleza e Limoeiro do Norte traz dez formações instrumentais de sete estados do Brasil

Segunda semana do III Festival BNB da Música Instrumental apresenta dez concertos de artistas e bandas do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, além de uma oficina de guitarra e uma mostra internacional de vídeos


Em Fortaleza e Limoeiro do Norte (CE), a segunda semana do III Festival BNB da Música Instrumental traz uma série de dez concertos de artistas e bandas de sete estados brasileiros (Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo), no período de quarta-feira, 23, até sábado, 26, além de uma oficina de guitarra ministrada pelo músico brasiliense Marcelo Barbosa, nos dias 22 e 23 (terça e quarta-feira), e uma mostra internacional de DVDs musicais.

No cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108), integram a programação da próxima semana no III Festival BNB da Música Instrumental os concertos dos seguintes artistas e bandas: o contrabaixista, compositor e arranjador potiguar Marcelo Randemarck, às 17h, e o pernambucano Trio Sotaque, às 19h, na quarta-feira, 23; o violonista, arranjador, compositor e maestro baiano João Omar, filho de Elomar Figueira Mello, e o flautista João Liberato, às 17h, e o septeto pernambucano O Quadro, às 19h, na quinta-feira, 24; o rock instrumental contemporâneo das bandas cearenses O Garfo, às 16h, e Fossil, às 17h30, e da matogrossense Macaco Bong, às 19h, na sexta-feira, 25; e encerrando a semana, o gaitista carioca Jefferson Gonçalves, às 17h, e o violonista paulista Zezo Ribeiro, às 19h, no sábado, 26.

Através do programa Arte Retirante, a programação do Festival se estende até Limoeiro do Norte, onde o bandolinista, violonista, compositor e arranjador cearense Carlinhos Patriolino se apresenta na quarta-feira, 24, às 20h, no Núcleo de Informações Tecnológicas – NIT (rua Cônego Bessa, 2381).

Veja a seguir a programação detalhada e a lista de sinopses sobre os artistas e bandas participantes do III Festival BNB da Música Instrumental no CCBNB-Fortaleza e em Limoeiro do Norte, na próxima semana (de 22 a 26):



PROGRAMAÇÃO DO III FESTIVAL BNB DA MÚSICA INSTRUMENTAL



Dias 22 e 23, terça e quarta-feira

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

Total Guitar

Instrutor: Marcelo Barbosa

CCBNB-Fortaleza – Dias 22, terça-feira, e 23, quarta-feira, de 10h30 às 13h e de 14h às 17h30

Nº de vagas: 30

Inscrições: desde o dia 8 até 22 de julho, na recepção do CCBNB-Fortaleza.

Marcelo Barbosa (DF) – Tendo iniciado seu aprendizado musical aos 12 anos, o guitarrista Marcelo Barbosa já era músico profissional aos 17, lecionando em duas grandes escolas de Brasília, antes de abrir sua própria, desenvolvendo um método pessoal de ensino. Assim surgiu o GTR, hoje uma das referências no ensino da guitarra no País. Marcelo também freqüentou a Berklee College of Music e estudou com mestres como Greg Howe, Lula Galvão, Hélio Delmiro, Toninho Horta, Guinga e Ian Guest, entre outros. Com uma trajetória musical própria que inclui trabalhos com as bandas Khallice e Zero 10, Marcelo também se destacou com faixas solo em coletâneas como o CD "Guitarras do Cerrado". E passou a integrar o trio de guitarras Tritone, substituindo Frank Solari e tocando ao lado de Sérgio Buss e Eduardo Ardanuy, dois dos maiores guitarristas nacionais de todos os tempos. Tamanha musicalidade lhe rendeu, além de constantes convocações para compartilhar seus conhecimentos em workshops e revistas especializadas, o privilégio de ter uma guitarra especialmente produzida sob suas especificações: a MB-1, produzida pela Tagima. Além de ministrar a oficina na próxima semana, Marcelo Barbosa apresenta concerto amanhã (sábado, 19), às 17h30, no CCBNB-Fortaleza, dentro da programação do Festival.

Podem participar – Músicos com razoável experiência no instrumento. É necessário que o participante traga a sua guitarra. O curso visa aumentar o seu grau de conhecimento abordando as ferramentas necessárias para a improvisação sobre diversas situações harmônicas, assim como as principais técnicas aplicadas. Carga horária: 12 horas-aula.



Dia 23/07, quarta-feira

17h Marcelo Randemarck (RN)

Músico potiguar que mantém um profundo envolvimento com a cena cearense, o contrabaixista, compositor e arranjador Marcelo Randemarck está de volta ao Ceará, após uma temporada residindo em São Paulo, onde participou de festivais como os promovidos pela revista Cover Baixo e se apresentou ao lado de instrumentistas consagrados, como Arismar do Espírito Santo, Tiago do Espírito Santo, Filó Machado e Toninho Horta. A estrada musical o levou ainda a tomar parte de importantes festivais de jazz na Europa. Regressando à capital cearense, participa do III Festival BNB da Música Instrumental apresentando em primeira mão, ao lado de Edson Távora Filho (teclado), Bob Mesquita (sax e flauta) e Denilson Lopes (bateria) o repertório de seu novo disco, formado integralmente por suas composições próprias, costuradas com a inventividade de seu contrabaixo.



19h Trio Sotaque (PE)

Grupo musical pernambucano com ênfase nos ritmos brasileiros tradicionais como o frevo, o baião e o choro, o Trio Sotaque iniciou-se com Luciano Magno, guitarrista baiano radicado no Recife e um dos nomes mais conceituados em seu instrumento no cenário brasileiro. Da parceria com o pianista Fábio Valois, outro artista experiente do Estado, surgiu o disco “Sotaque” (2004), com foco nos ritmos nordestinos e na influência do jazz, gênero marcante na formação musical da dupla. No início de 2005, Luciano e Fábio convocaram o experiente pandeirista Raimundo Batista para um projeto. O resultado foi um entrosamento tão natural que redundou no surgimento do Trio Sotaque, que já realizou apresentações em países como França, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Argentina. Este ano, o Trio Sotaque lança seu primeiro DVD, gravado no nobre palco do Teatro Santa Isabel, em Recife, com participações do cantor André Rio, do flautista César Michiles e do guitarrista Heraldo do Monte. Dentro do Festival, o Trio Sotaque também se apresenta no CCBNB-Cariri, em Juazeiro do Norte (CE), no sul do Ceará, no próximo dia 30 (quarta-feira), às 18h30, e no CCBNB-Sousa, no alto sertão paraibano, no dia 31 (quinta-feira), às 20h.



Dia 24/07, quinta-feira

17h João Omar & João Liberato (BA)

No concerto “Diálogos”, dividido com o flautista João Liberato e com outros grandes instrumentistas, o violonista, arranjador, compositor e maestro João Omar apresenta boa parte das músicas de seu primeiro disco, intitulado "Corda Bamba". Das dez músicas que integram o disco, cinco são composições de autoria do músico baiano. O álbum reúne amigos, parceiros e músicos conhecidos do cenário da Bahia, como Edson Sete Cordas e Cacau do Pandeiro. E ainda João Paulo (Jotapê) no clarinete, os amigos Joabe e Borega nos violões, Jean no fagote, Ferreti na zabumba e a percussão bem afinada de Giba Conceição e Gilberto Santiago. Além de contar com as participações especiais do violão de Mário Ulloa e do bandolim do renomado Armandinho. A intenção foi a de registrar composições e arranjos onde o violão se destaca como elemento condutor e agregador, ressaltando a versatilidade do instrumento. Em sua atual apresentação, João Omar também inclui alguns tangos e solos de violão de seu pai, o compositor Elomar Figueira Mello. João Omar e João Liberato também se apresentam no CCBNB-Cariri, em Juazeiro do Norte (CE), no próximo dia 26 (sábado), às 19h30, dentro do Festival.



19h O Quadro (PE)

Formado por sete professores e alunos do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco, O Quadro é um grupo de música instrumental nordestina, de tendência armorial. Costuma se apresentar em eventos, festivais e congressos, entre outras oportunidades, sempre mantendo a proposta de divulgação, através de gravações e shows, da música nordestina, em especial a de Pernambuco, sob uma ótica que resgate a sonoridade e a singeleza da música e da poesia da tradição popular, relida por músicos de formação erudita e de vivência prática. Músicas de compositores pernambucanos conhecidos também são contempladas, mas o foco do grupo são as composições inéditas. O tradicional e o novo, o erudito e o popular formam O Quadro: uma “imagem sonora” da cultura pernambucana. Com Nelson Almeida (baixo e berimbau de lata), Edierck Silva (flauta e pífano), Júlio César (sanfona), Rafael Marques (bandolim, bandoloncello, cavaquinho e violão), Aristide Rosa (viola e violão), Chechel Leal e Tadeu Costa Jr. (percussão). Dentro do Festival, o septeto pernambucano também se apresenta no CCBNB-Cariri, em Juazeiro do Norte, no próximo dia 25 (sexta-feira), às 20h, e no CCBNB-Sousa, na Paraíba, no dia 26 (sábado), às 21h.



PROGRAMA ARTE RETIRANTE
Realização de programas dos Centros Culturais Banco do Nordeste, fora de suas sedes, de forma contínua, em parceria com instituições já atuantes nos bairros/municípios das suas áreas de abrangência. Tem o objetivo de dar oportunidade para que novos públicos tenham acesso às manifestações da arte e da cultura, ampliando a área de atuação cultural do Banco do Nordeste.
Local: NIT-Núcleo de Informações Tecnológicas (rua Cônego Bessa, 2381), em Limoeiro do Norte (CE), na região do Baixo Jaguaribe.

19h Carlinhos Patriolino (CE)

Bandolinista, violonista, compositor e arranjador, Carlinhos Patriolino é um dos mais respeitados músicos do cenário cearense. Requisitado para shows por grandes intérpretes populares, do consagrado Ednardo à vibrante cantora Fhátima Santos, Patriolino exala musicalidade ao demonstrar seu talento, forjado no berço do choro e da melhor tradição da música brasileira – da MPB ao instrumental. Assim, já foi aplaudido em grandes eventos, como o Festival Jazz & Blues de Guaramiranga, do qual participou ladeando vários artistas e também chamando para si as atenções com um show solo. Na companhia freqüente dos melhores instrumentistas do Estado, Patriolino conta com registros fonográficos como seu disco autoral, “Rabiscos”, e o CD da banda Brazuka, celeiro de virtuosos representantes da música cearense. Agora, pouco tempo depois de retornar de uma bem-sucedida temporada na Espanha, Carlinhos Patriolino está de volta ao Ceará e é uma das atrações do III Festival BNB da Música Instrumental.



Dia 25/07, sexta-feira

16h O Garfo (CE)

Formada por músicos com experiência em outros grupos da efervescente cena atual do rock cearense, agora dedicados a instrumentos diferentes dos que costumavam tocar nas antecedentes 2Fuzz, Fóssil e Café Colômbia, O Garfo reúne Felipe Gurgel (baixo), Vitor Colares (guitarra) e João Victor (bateria). Formada em março de 2007, a banda prepara um EP intitulado “A Cria de Frank Einstein” e já se tornou destaque em sites de divulgação da música independente, como o Trama Virtual. Quanto ao som do Garfo, seus próprios integrantes arriscam várias direções, de forma descompromissada com rótulos para sua própria proposta: de “stoner-pop” a “post-eletro”, até “pré-future”. Melhor é conferir a pegada dançante do trio, entre o indie e o alternativo, colaborando para a diversidade do III Festival BNB da Música Instrumental, e tirar suas próprias conclusões.



17h30 Fossil (CE)

Questionando o que considera uma ditadura da forma que convencionou formatos musicais limitados a uma extensão de poucos minutos para cada faixa, a banda Fossil vem se destacando com um dos representantes da cena cearense contemporânea que vem ganhando a estrada e amealhando boa repercussão em outros estados. Seus integrantes procuram desenvolver suas músicas investindo na superposição de camadas sonoras, sem limites para a criatividade, entre influências do rock progressivo e do espírito jazzístico, quanto à flexibilidade para a improvisação e à diversidade de ritmos e andamentos, características que ganham ainda mais valor ao vivo. Quem confere a performance do grupo percebe a intenção de criar paisagens e climas sonoros, através da experimentação e, ao mesmo tempo, da simplicidade na formação básica das guitarras de Eric Barbosa e Vitor Colares, do baixo de George Frizzo e da bateria de Vitor Bluhm.



19h Macaco Bong (MT)

Ativa participante da cena roqueira de Cuiabá (MT), a banda Macaco Bong iniciou suas atividades em 2004, com um quarteto de rock. Um ano depois, tornou-se um power trio, mantendo, no entanto, a proposta de fazer rock instrumental com conteúdo musical, a partir da desconstrução dos formatos mais convencionais de arranjos de música popular. E agregando à música brasileira influências que vão do jazz ao pop, passando pelo fusion. Contando com Bruno Kayapy (guitarra), Ney Hugo (baixo) e Ynaiã Benthroldo (bateria), a Macaco Bong vem cruzando o Brasil, participando de festivais como o Mada potiguar, o Vaca Amarela goiano, o Rec Beat pernambucano e o Laboratório Pop carioca. Uma trajetória que já rendeu, além do reconhecimento do público independente, críticas elogiosas em veículos especializados, como a revista Bizz. Além dos trabalhos junto à banda, os Bongs fazem parte do Instituto Cultural Espaço Cubo, como produtores musicais e realizadores de festivais.



Dia 26/07, sábado

17h Jefferson Gonçalves (RJ)

Mantendo há alguns anos um profundo diálogo com a música cearense, através de várias incursões pelo estado para shows, oficinas e revelação de jovens músicos, o carioca Jefferson Gonçalves é um dos mais aplaudidos gaitistas da cena contemporânea brasileira. Com estilo pessoal, influências do melhor do blues e de ícones da música norte-americana, como Bob Dylan, Jefferson mantém contato permanente com a musicalidade nordestina, tecendo uma mistura exemplificada em discos como “Conexão Nordeste – Gréia ao Vivo” e o mais recente, “Ar Puro”. Nele, o inquieto e virtuoso harmonicista sintetiza a bagagem acumulada em suas andanças Brasil afora, Nordeste adentro, principalmente em Pernambuco e no Cariri cearense, palcos de suas pesquisas de ritmos nordestinos. Em seus shows, Jefferson conta com seu fiel escudeiro, o guitarrista Kléber Dias, e com a musicalidade de Sérgio Velasco (guitarra, marimbal, dobro, violão de seis cordas, lapsteel e vocal), Fábio Mesquita (baixo), Técio Andrade e Marco B.Z. (bateria e percussão).

19h Zezo Ribeiro (SP)

Virtuoso violonista, o paulista Zezo Ribeiro teve a oportunidade de apurar sua técnica e trocar experiências com o internacionalmente consagrado guitarrista John Scofield. Misturando influências de diferentes universos musicais, do erudito ao jazz, passando pelos ritmos latinos e pelo flamenco (após viver dez anos na Espanha, estudando as conexões da música flamenca com a música brasileira, com o reconhecimento do Ministério da Cultura na forma de uma bolsa de pesquisa), Zezo produziu seis discos autorais. O mais recente se intitula “Zezo Ribeiro – Solo e Muito Bem Acompanhado”. Presença certa nos melhores espaços para a música instrumental na capital paulista, o músico se destaca pela apurada interpretação que costuma empregar em suas apresentações, tocando violão caipira e violão soprano. “Quando me recordo dos 25 países que conheci e analiso minha discografia, percebo que valeu a pena deixar tudo para trás por minha grande paixão: a música”, declarou ao jornal Bom Dia, do interior paulista.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

· Marcelo Barbosa (DF) – (61) 3245.7140 – marcelogtr@gmail.com

· Trio Sotaque (PE) – (81) 9617.2508 / 9972.7883 – raimundobatista@globo.com

· João Omar e João Liberato (BA) – (77) 8808.3065 / 3422.8215 – joaoomar@gmail.com

· O Quadro (PE) – (81) 8715.4911 / 2126.8318

· Carlinhos Patriolino (CE) – (85) 8809.4513 / 3223.9866 – carlinhospatriolino@hotmail.com

· O Garfo (CE) – (85) 8890.2466 – ogarfotrio@gmail.com

· Fossil (CE) – (85) 8876.8984 – georgefrizzo@yahoo.com.br

· Macaco Bong (MT) – (85) 8890.2466

· Jefferson Gonçalves (RJ) – (21) 8172.1693 / 8819.4891 – jefferson@jeffersongoncalves.com; vieira_ju@hotmail.com

· Zezo Ribeiro (SP) – (85) 8458.5235 / 3886.8400 – zezoribeiro@hotmail.com

Nenhum comentário: