segunda-feira, 7 de julho de 2008

LITERATURA

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Livro registra a história dos pioneiros da natação cearense

A trajetória de grandes atletas de natação do Ceará é tema do livro "História dos esportes aquáticos - registros e testemunhos dos primeiros anos", que será lançado no próximo dia 30, no Iate Clube.

Iniciativa do professor e empresário Cláudio Bastos, a motivação para realizar a pesquisa e a publicação se deu a partir de uma reunião ocorrida há nove anos. "Cerca de 15 amigos da natação do Clube dos Diários compareceram para uma confraternização embalada por recordações", conta Cláudio Bastos. Foi a partir das lembranças que começou a germinar a idéia do registro em livro.

Seguiram-se outros encontros informais e reuniões, cada vez mais freqüentes e com mais amigos, inclusive pioneiros que nadaram no Náutico Atlético Cearense. "Quando reunimos cerca de 60 fundadores e participantes do primeiro campeonato estadual, consolidou-se naturalmente a idéia de registrarmos a nossa participação", diz Bastos.

O livro documenta o testemunho dos atletas que praticaram natação, pólo-aquático, balé aquático (hoje, nado sincronizado) e saltos ornamentais (incluindo os irreverentes aqualoucos), que colocaram a natação cearense em posição de destaque como campeã e vice-campeã do Norte e Nordeste e entre as cinco melhores do Brasil. Quem são esses pioneiros, o que os motivava a praticar esporte, como treinavam, competiam e viviam pode ser conferido nesse trabalho.

Além disso, a publicação inclui imagens de documentos, como a ata de fundação da Federação Cearense de Natação (FCN) em 6 de junho de 1958, presidida por Rosalvo Lalor, e até mesmo o registro das primeiras reuniões sob o comando de Fernando Bastos, que impulsionou os esportes aquáticos do estado durante 14 anos. Há, ainda, fotos e recortes de jornais das competições em mar aberto e em piscina desde 1956 até o 1º Campeonato Cearense de Natação realizado no Náutico Atlético Cearense, em 1962.

Participaram do livro Alex Tavares, Assis Miranda, Regina Elizabeth do Rego Barros Paes, Carmen Sylvia Castelo Branco de Vilhena, Eliane Maria Bastos da Silveira, Elizabeth Wagstaff, Guto Benevides, Hedla Lopes, Jânius Soares, José Augusto Parente, Marley Abreu Fernandes, Nelson Tavares, Roberto Cunha, Solange Cartaxo, Zilnar Carneiro, Veleda Bastos, Cláudio Ferreira Bastos, Alvaro de Castro Correa, Maninho Brígido, Theresita Kay, Beto Studart, Marília Pombo, Ramon Sales, Ricardo Leite, João Gentil Junior, Orlando Benicio, Rui Aquino e Madalena Rego.



Mais informações:

Lançamento do livro "História dos esportes aquáticos - registros e testemunhos dos primeiros anos", organizado por Cláudio Bastos, dia 30 de julho, a partir das 18h30min, no Iate Clube (Av. Abolição, 4813 – Mucuripe). (85) 3474.5167.





OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS,
de Cacau Brasil, já está à venda


Livro de arte-poesia está disponível em livrarias de quatro capitais


O livro de arte-poesia OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS do músico, poeta e artista plástico Cacau Brasil, lançado em junho passado pela Fundação Demócrito Rocha, já está à venda nas principais livrarias de Fortaleza e em mais três capitais Natal, Belém e Brasília. O livro possui 80 páginas em papel couchê e é composto por dois dos quatro momentos da exposição multimídia OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS: 15 imagens dos óleos sobre tela com técnica mista e as poesias interpretadas durante a performance cênico-musical. OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS é o primeiro livro de arte publicado pela Fundação.

Assim como a exposição, o livro permite ao leitor apreciá-lo livremente, sem uma ordem pré-estabelecida. Os poemas, mesmo interligados, são reflexões independentes sobre a vida e a poesia contida no cotidiano. As telas complementam a obra do artista, mantendo uma linguagem individual que levam o leitor-apreciador a perceber a beleza existente nos fatos do dia-a-dia, através de palavras e símbolos universais pintados em cores metálicas como ouro, cobre e prata.

O livro foi construído aos poucos, mas sempre respeitando o processo de amadurecimento do artista. “A poesia despertou na minha vida na infância e eu sonhava em ser poeta. Comecei a escrever o livro e nem pensava em montar uma exposição. Mas a mostra OMISTERIOOTEMPOEMPOESIAS aconteceu primeiro e agora concretizo o sonho do livro, que é baseado na exposição, mas tem vida própria, existe por si só”, avalia o autor.

O livro OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS tem projeto e coordenação gráfica de Deglaucy Teixeira, que optou por inserir as imagens dos quadros e páginas coloridas entre as poesias, reforçando a individualidade de cada obra e a harmonia do todo. No prefácio, o escritor Jorge Pieiro ressalta a forma como os símbolos, signos e grafismos percorrem e se entrelaçam entre as palavras e as cores.

Serviço:
OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS, Cacau Brasil
Fundação Demócrito Rocha
80 páginas

Pontos de Venda:
Fortaleza: Livrarias Ao Livro Técnico, Lua Nova, FACED (UFC), Arte & Ciência, Editora Vozes, Café & Letras e Rustic.
Natal: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Belém: Livraria Humanitas
Brasília: Disbra





EDITORAS BRASILEIRAS NO MERCADO EXTERNO


Convênio assinado nesta quarta (23) entre a Apex-Brasil e a CBL pretende levar editoras locais para feiras internacionais e trazer empresários estrangeiros para conhecer o mercado brasileiro, além de um conjunto de ações como venda de direitos autorais e programas de incentivo às exportações. Inicialmente, os mercados-alvo são Inglaterra, Alemanha, Espanha, República Tcheca, Hungria, Croácia, Polônia, Rússia, México, Argentina e Peru.





A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinaram na manhã desta quarta-feira (23/7) convênio para difundir o livro produzido no Brasil no mercado internacional. A expectativa da CBL e da Apex-Brasil é de aumentar a inserção do produto editorial brasileiro no mercado internacional vendendo 15% dos títulos apresentados para o exterior no primeiro ano do projeto e mais 20% no segundo ano, alcançando um total de até 80 títulos em dois anos.



O “Projeto Setorial Integrado (PSI) do Mercado Editorial” prevê um conjunto de ações, entre elas a venda de direitos autorais, participação em feiras e eventos internacionais e programas de incentivo às exportações, como apresentação do mercado brasileiro para empresários e formadores de opinião estrangeiros.



A presidente da CBL, Rosely Boschini, acredita na importância do convênio como instrumento de abertura de novas oportunidades para as editoras brasileiras. “Existe um grande interesse internacional pelo Brasil, principalmente por conta da diversidade cultural e do conteúdo editorial nacional. Além disso, há um enorme potencial de mercado que ainda não foi explorado pelas empresas locais”, destaca a executiva.



A reduzida disseminação do livro brasileiro no exterior é um motivo a mais para as editoras locais buscarem o mercado internacional, segundo a presidente: “Pelo fato de a produção editorial brasileira ainda ser desconhecida lá fora, acredito que todos os segmentos têm boas oportunidades de negócios em outros países, desde o livro infantil, passando pelos técnicos e religiosos até literatura”.



Nesse primeiro momento, os mercados-alvo são Inglaterra, Alemanha, Espanha, República Tcheca, Hungria, Croácia, Polônia, Rússia, México, Argentina e Peru. O presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, considera que a qualidade do produto nacional aliada ao interesse pela cultura brasileira será um diferencial para as editoras locais competirem no exterior. “Os chineses, por exemplo, após a abertura do regime, têm interesse em conhecer a cultura de vários países. Na França, há um grande mercado para livros religiosos, em especial os espíritas. A Alemanha, pelo alto grau desenvolvimento, é um potencial comprador de livros científicos e técnicos”, explica Alessandro Teixeira.




O Convênio



Em linhas gerais, o convênio entre a Apex e a Câmara pretende criar condições para que as empresas estejam aptas à venda de direitos autorais, estimular o perfil exportador das editoras, ampliar o acesso a compradores estrangeiros, além de consolidar a presença do mercado editorial brasileiro no exterior.



“O incentivo à venda de direitos autorais brasileiros não é apenas uma complementação ao crescimento da indústria nacional do livro, como também uma necessidade de expansão e consolidação da marca Brasil, expondo outras facetas e dimensões positivas do país. Esse projeto conseguiu a adesão de importantes editoras brasileiras e tem uma estratégia fundamentada e coerente com o atual cenário dessa indústria no Brasil”, explica o gestor do projeto na Apex-Brasil, Christiano Braga.



Para que as empresas brasileiras atuem em condições de igualdade no mercado externo, ainda é preciso a adoção de algumas estratégias. “Uma delas é criar a cultura do Foreign Rights Agent dentro das empresas – uma espécie de especialista em direitos autorais, bastante comum nas editoras estrangeiras, mas ainda uma novidade no Brasil”, explica Rosely Boschini. Para ela, é necessário também profissionalizar a cadeia produtiva a fim de que as empresas adotem práticas globais aceitas na maioria dos países. “Isso passa pela internacionalização dos produtos de maneira orientada e divulgação estratégica da cultura e da produção intelectual brasileiras”, conta a presidente da CBL.





Ações

O primeiro passo para a definição da melhor estratégia de atuação é a identificação e avaliação dos principais mercados-alvos na compra e venda de direitos autorais. Um estudo já está em elaboração pela Unidade de Inteligência Comercial da Apex-Brasil e deve ser finalizado até o mês de julho. Além disso, haverá um site específico sobre o projeto, em inglês e espanhol, e um software de gerenciamento internacional de produtos e de contatos para as empresas que participam da iniciativa.



O projeto prevê, ainda, um serviço de consultoria visando capacitar as empresas com as melhores práticas de editoras internacionais na compra e venda de direitos. A primeira ação nesse sentido foi o workshop do alemão Frank Jacoby-Nelson, especialista em direitos autorais, que aconteceu nos dias 1o e 2 de julho, em São Paulo. Também será produzido um catálogo em inglês e espanhol com os produtos de todas as empresas que participam do projeto, dividido por área de atuação.





Feiras

Divulgar e fortalecer a imagem do mercado editorial brasileiro no exterior passa necessariamente pela participação em feiras internacionais. Nessa área, a CBL e a Apex-Brasil já têm um cronograma dos principais eventos relacionados ao livro que acontecem até 2010. O primeiro deles é a Frankfurt Book Fair, umas das maiores feiras do mundo do mercado editorial, que será realizada de 15 à 19 de outubro deste ano, na Alemanha.



As editoras brasileiras vão estar presentes também na Feira Internacional del Libro de Guadalajara, no México, entre 28 de novembro e 7 de dezembro de 2008, na Bologna Book Fair, em março de 2009, na Itália, e na London Book Fair, que acontece em Londres em abril do ano que vem. O convênio prevê a participação das empresas em duas edições de cada uma dessas feiras, com exceção da Feria Internacional del Libro de Madri, onde as empresas vão participar apenas na próxima edição, em outubro de 2009.





Projetos Comprador e Imagem

Outro destaque do convênio é o “Projeto Comprador”, que prevê a vinda de executivos de editoras estrangeiras, agentes literários e presidentes de feiras do livro internacionais ao Brasil. O “Projeto Imagem”, ação importante para divulgar a marca brasileira, traz formadores de opinião estrangeiros ao Brasil para conhecer o mercado editorial nacional.






Projeto recebe doação de livros

O Projeto Ceará Unido está recebendo doações de livros para a montagem de uma biblioteca comunitária. O espaço funcionará numa das salas da sede do Ceará Sporting Club, em Porangabuçu, e atenderá moradores dos bairros Jardim América, Montese, Benfica e outras regiões adjacentes. O Projeto dá preferência a livros paradidáticos, literatura brasileira e estrangeira. A Biblioteca pretende ainda disponibilizar computadores com acesso à Internet e monitoria à disposição dos visitantes. O serviço será gratuito e tem previsão para funcionar a partir de setembro. “É uma forma do clube contribuir com a cultura local e gerar um envolvimento do Ceará com a comunidade. Crianças e jovens moram no entorno desse clube e precisam estar próximas da cultura e do esporte. A biblioteca será um incentivo”, afirma o publicitário Mário Ribeiro, voluntário do Projeto.

As doações podem ser feitas na sede do clube Ceará Sporting Club (Av. João Pessoa, 3532. Porangabuçu.) ou através do telefone 85.8823 7886 (Mário).




Essência, o novo selo feminino da Planeta

Há cinco anos atuando com sucesso no Brasil, a Editora Planeta faz uma nova aposta e lança um selo exclusivamente feito por e para mulheres. Essência representa uma ousadia no cenário brasileiro, já que outras editoras publicam romances voltados para o público feminino em seu catálogo de ficção em geral – sem a exclusividade de que as mulheres tanto gostam.

O projeto original é da Espanha – sede do grupo Planeta –, que lançou Esencia há pouco mais de um ano e já se tornou uma referência, tendo alguns livros figurado na lista de mais vendidos daquele país. No Brasil, Essência segue o mesmo conceito da matriz, mas com independência editorial e estética, respeitando as particularidades de seu mercado.

Os primeiros lançamentos chegam às livrarias de todo o Brasil na segunda quinzena de julho, e outros seis títulos estão programados para o selo até o fim de 2008. Em sua estréia, o selo Essência lança três títulos, com linhas distintas, para que a leitora possa escolher aquela com a que mais se identifica.

A Rosa do Inverno
ROMANCE HISTÓRICO – Grandes histórias de amor, ambientadas na Europa dos séculos 17 a 19, temperadas com paixão e sensualidade. O primeiro título desta linha é A Rosa do Inverno, de Patricia Cabot, pseudônimo da conhecida escritora Meg Cabot.

Eu Pego esse Homem
ROMANCE CONTEMPORÂNEO – Histórias de amor ambientadas nos dias de hoje, mas sem perder a intensidade e o arrebatamento característicos de tempos passados. O humor é uma marca deste tipo de livro, que propõe situações sui generis para suas protagonistas. Eu pego esse homem, de Valerie Frankel, é o primeiro titulo desta linha.

O Livro Secreto do Banheiro Feminino
CHICK LIT – Febre nos Estados Unidos e na Europa, este gênero faz o retrato espirituoso da jovem mulher urbana e moderna, falando dos altos e baixos de sua vida amorosa e profissional. O livro secreto do banheiro feminino, de Jo Barrett, é o primeiro livro desta linha editorial, e desvenda o "universo paralelo" que é o banheiro das mulheres em lugares públicos.

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