segunda-feira, 7 de julho de 2008

PELO INTERIOR


Índios Kariris realizam encontro em São Benedito


O povo indígena Kariri realiza III Encontro na cidade de São Benedito- CE, na Aldeia Carnaúba, local aonde abrigou os índios perseguidos da região Sul do Estado. O Encontro acontece desde o dia 28 e encerrará no dia 02 de agosto. O objetivo do evento segundo a presidenta da Associação Indígena Kariri - AIKA, Rosi Kariri é promover o reencontro, a organização e defesa dos direitos indígenas em geral e do Povo Indígena Kariri em especial. Conforme a presidenta, o Encontro deverá reunir cerca de 200 participantes, entre índios de diversas etnias, pesquisadores, representantes de diversas ONGS, entidades de representação indígena e órgãos governamentais. Ela calcula uma média 170 índios. Da região do Cariri, local originário da etnia Kariri, deverão participar cerca de 25 índios, os quais estão em processo de reconhecimento pela FUNAI, Além dos índios, representantes da Universidade Regional do Cariri - URCA que vem desde o ano passado realizando parceria com os Kariris, residentes no Crato estão em São Benedito, alem de representante Prefeito do Crato.



Berço dos Índios Kariris no Ceará



No Ceará, o povo Kariri habitou o vale do Cariri, na região sul do Estado. Com a invasão e colonização desta região por fazendeiros e missionários as aldeias foram sendo destruídas e os kariri perseguidos e até obrigados a negar sua origem. Com isso houve uma imigração dos índios Kariri buscando outras regiões para segurança e sobrevivência e encontraram lugares como Piauí, Crateús, São Benedito, Pernambuco e outras regiões do país. Hoje se organizam para manter os seus direitos garantidos e com isso rever seu território






ACONTECEU EM JULHO...



A partir de sábado (19) Viçosa do Ceará transforma-se pela quinta vez em palco a céu aberto e grande sala de aula com o

V Festival Música na Ibiapaba

O clima ajuda e inspira quase 800 estudantes a respirarem música durante uma semana, durante todo o dia. Esse clima vai além do que torna a temperatura baixa e tão agradável em Viçosa do Ceará, localizada na região serrana da Ibiapaba, a 384 Km de Fortaleza e 720 metros de altitude. A música popular brasileira parece brotar em toda a cidade e não somente nas salas de aula, onde acontecem as oficinas do Festival Música na Ibiapaba, que chega à 5ª edição, de 19 a 26 de julho, comemorando os 100 anos de nascimento de Cartola e os 50 anos da Bossa-Nova.

Com toda a programação gratuita, o Festival este ano se consolida como primeiro projeto do Norte e Nordeste centrado na formação em música popular brasileira e mantém uma intensa programação artístico-pedagógica, reunindo músicos, professores, estudantes de música, arte-educadores e artistas convidados. Dessa forma, cumpre seu objetivo de transformar a cidade em um laboratório vivo para vozes e instrumentos.

Este ano a Coordenação Pedagógico-Artístico é formada por professores dos cursos de Música da Universidade Estadual do Ceará - UECE, CEFET-Ce e docente de escolas de música da capital. São eles: Marcos Maia (instrumentista, mestre em práticas interpretativas na UNICAMP-SP e professor da UECE), Lucile Horn (bacharel em Piano na UECE, especializada em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música RJ e professora do CEFET-CE.) e Angelita Ribeiro (pedagoga, graduada em Música pela UECE, formada em Flauta-Doce, fundadora do grupo Syntagma, atualmente dirige sua própria Escola). A comissão cria assim condições objetivas para o intercâmbio de experiências entre os vários atores do Festival apresentando diferentes formas de expressão musical.

Do Ceará e de outros estados brasileiros seguem os 25 professores, convidados a ministrar as quase 50 oficinas que compõem a programação pedagógica do Festival. São aulas de violão, piano, bateria, prática de conjunto, orquestra de acordeãos e percussão, sopro, técnica vocal, harmonia, arranjo, regência, nos níveis médio e avançado. Será um encontro intensivo dedicado ao estudo da rica diversidade de expressão da música brasileira, com foco na música popular.

Na semana antecedente o Festival, o Instituto de Arte e Cultura Dragão do Mar, em parceria com o Sistema Estadual de Bandas dentro do Programa de Fortalecimento Musical, realiza nas cidades da Ibiapaba, nove oficinas de musicalização (nível básico), levando este resultado para dentro do V Festival, numa ação de intercâmbio e troca de experiências, somando um total de 69 oficinas ofertadas dentro dos seus seis núcleos, atendendo a aproximadamente 300 participantes.

COMO SERÁ O 5º FESTIVAL

Manhã e Tarde - Oficinas

Diariamente pela manhã e à tarde, acontecem as oficinas ministradas pelos músicos e professores do Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba e São Paulo. São eles: Ceará – Adriano Azevedo, Almir do Vale, Angelita Ribeiro, Heriberto Porto, Lucile Horn, Maestro Poty, Marcos Maia, Miquéias dos Santos, Orlângelo Leal, Paulo César Ribeiro, Rodolf Forte, Rogério Lima e Tarcísio Sardinha; Pernambuco - Alfredo Barros; Rio de Janeiro - André Protasio, Chico Batera, Luiz Antônio Gomes, Nelson Faria e Pascoal Meirelles; Bahia - Hiran Monteiro e Marineide Marinho Costa; Paraíba – Heleno Feitosa, Ranilson Farias e Sandoval Moreno e São Paulo - Thelma Chan.

Final de Tarde

De sábado (19) a sexta (25), às 17 horas, o Festival leva para o Teatro Pedro II a programação Música no Cinema, com a exibição de vídeos de grandes nomes da música brasileira, entre os quais Chico Buarque, Tom Jobim, Nara Leão e Toquinho.

Diariamente, às 17 horas, o Coreto da Praça da Matriz será dos artistas de Viçosa do Ceará. Lá se apresentam, respectivamente de sábado a sexta, Cleoberto Gomes (MPB), Paulo Moura (Choro), Luciano do Acordeon (Choro e Bossa), Thesco do Trombone (Choro e Jazz), Big Band Blues, MP4 A3 e Simplesmente Walcir.

No sábado, 26, último dia da quinta edição do Festival, às 15 e às 17 horas no Patronato, acontecem as apresentações dos resultados das oficinas

Shows à noite

À noite, a partir das 18 horas, a música soa em palcos na Praça da Matriz, no Pólo Turístico Artesanal e Cultural Igreja do Céu, no Pátio do Patronato e na Igreja da Matriz, interpretadas por professores, alunos e por instrumentistas e cantores renomados convidados, numa mostra da riqueza da diversidade musical de artistas cearense e nomes consagrados dentro e fora do Brasil.

Atrações cearenses no Palco da Matriz

No Palco da Matriz, artistas de Ubajara, Sobral, Carnaubal, Tianguá, Guaraciaba do Norte, Viçosa do Ceará, São Benedito, Croata, Ibiapina e Ipu mostram trabalhos de reisado, bandas de música, orquestra e MPB, a partir das 19 horas no domingo e segunda, dias 20 e 21, e a partir das 18 horas de terça a sexta, 22 a 25.

Aula-show no Pátio do Patronato e show na Igreja da Matriz

Professores do Festival fazem aula-show no domingo, 20, e quinta-feira, 24, às 18 horas no Pátio do Patronato. No domingo, Rogério Lima e Tarcísio Sardinha abordam os “100 Anos de Cartola”. Na quinta-fera, o professor Paulo César mostra a música e conversa sobre os “50 anos da Bossa-Nova”. A Igreja da Matriz abre as portas na segunda-feira, 21, às 18 horas para o recital do grupo de música antiga Syntagma, do Ceará.

No Pólo da Igreja do Céu: Grandes nomes, professores e alunos

No ponto mais alto da cidade, onde está a Igreja do Céu, a 900 metros de altitude, grandes nomes da música brasileira e instrumental fazem shows à noite. Entre as atrações, Pascoal Meirelles Trio com Nelson Faria e Augusto Mattoso (RJ), as Chicas (Fernanda Gonzaga, Amora Pêra - netas de Luiz Gonzaga e filhas de Gonzaguinha -, Paula Leal e Isadora Medella) (RJ) apresentando “Quem vai comprar nosso barulho?” e Chico Batera Trio, com Kiko Continentino e Sérgio Barrozo (RJ), com o show ”A Bossa é Instrumental”. Artistas cearenses de notório talento e reconhecimento no país também estão na programação noturna do Festival. São eles, o violonista, compositor e arranjador Manasses de Sousa que se apresenta com banda, e a cantora Kátia Freitas e banda.

A programação no local, oficialmente chamado de Palco do Pólo Turístico Artesanal e Cultural Igreja do Céu, acontece de sábado, 19, a sábado, 26, a partir das 20h ou 21 horas. No primeiro dia, às 20h, acontece a Solenidade Oficial de Abertura, seguida de concerto da Orquestra de Sopro de Pindoretama, sob a regência do Maestro Arley França.

Fazendo jus à proposta de um verdadeiro festival de música, a diversidade sonora e de formação se faz presente nos palcos do Festival. Na terça, 22, e quarta, 23, os professores das oficinas mostram seus talentos no Encontro de Mestres, às 21h30min. De segunda, 21 a sexta, 25, os professores e artistas convidados deixam o palco do Céu para os estudantes participantes do Festival, que fazem a Roda de Som dos Educandos, a partir das 22h30min.

Será também no palco do Pólo da Igreja do Céu que acontecerá no sábado, 26, a partir das 20 horas, a Solenidade de Encerramento, seguida de apresentação dos participantes do V Festival. E para fechar, festa no Céu com o DJ Biruta Fernando Vilela (CE).

QUEM FAZ O FESTIVAL

O V Festival Música na Ibiapaba é uma ação de política pública cultural do Governo do Ceará/Secretaria da Cultura, tendo como proponente o Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Patrocínio: SEMACE, DETRAN-CE e BANCO DO NORDESTE. Parcerias: Café Santa Clara, Desafinado, Colorgraf, Rede Ibiapaba de Turismo (RITUR), SEBRAE-CE, CAGECE, Prefeitura Municipal de Sobral e Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará.

A direção geral do Festival é constituída pela Presidente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Maninha Morais, pelo Secretário de Cidades de Viçosa do Ceará – Ivoncleiton Barros e pelo Coordenador do Sistema Estadual de Bandas – Eduardo Fideles.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

Dia 19/07 – Sábado

Teatro Pedro II
17h – Música no Cinema – Bossa Nova in Concert
Coreto da Praça da Matriz
17h30min – Cleoberto Gomes (MPB) – Viçosa do Ceará
Palco do Pólo Turístico Artesanal e Cultural Igreja do Céu
20hs – Solenidade Oficial de Abertura - Autoridades
20h30min – Concerto da Orquestra de Sopro de Pindoretama - Maestro Arley França (CE)

Dia 20/07 – Domingo

Teatro Pedro II
17h – Música no Cinema – Chico Buarque ou o País da Delicadeza Perdida
Coreto da Praça da Matriz
17h30min – Paulo Moura (Choro) – Viçosa do Ceará
Pátio do Patronato
18h – Aula Show - Profs. Rogério Lima e Tarcísio Sardinha - 100 Anos de Cartola
Palco da Praça da Matriz
19 h – Grupo de Reisado Zabumbá (Mestre Antônio José) - Ubajara
Palco do Pólo Turístico Artesanal e Cultural Igreja do Céu
21h – Big Band Jerimun Jazz – Maestro Ranilson Farias (RN)

Dia 21/07 – Segunda
Teatro Pedro II
17h – Música no Cinema – Tom Jobim ao vivo em Montreal
Coreto da Praça da Matriz
17h30min – Luciano do Acordeon (Choro e Bossa) – Viçosa do Ceará
Igreja da Matriz
18h – Recital Grupo de Música Antiga – Syntagma (CE)
Palco da Praça da Matriz
19h – Banda de Música Maestro José Pedro de Alcântara – Regente Wanderley Costa – Sobral
20h – Orquestra Ibiapaba de Carnaubal
Palco do Pólo Turístico Artesanal e Cultural Igreja do Céu
21h – Show Pascoal Meirelles Trio com Nelson Faria e Augusto Mattoso (RJ)
22h30min – Roda de Som dos Educandos

Dia 22/07 – Terça
Teatro Pedro II
17h – Música no Cinema – Nara Leão no Programa Ensaio (TV Cultura)
Coreto da Praça da Matriz
17h3min – Thesco do Trombone (Choro e Jazz) – Viçosa do Ceará
Palco da Praça da Matriz
18h – Orquestra Juvenil Eduardo Moita – Tianguá
19h – Banda Alzira – Guaraciaba do Norte
Palco do Pólo Turístico Artesanal e Cultural Igreja do Céu
20h - Show das Chicas “Quem vai comprar nosso barulho?” (Fernanda Gonzaga, Amora Pêra, Paula Leal e Isadora Medella) (RJ)
21h30min – Encontro de Mestres
22h30min – Roda de Som dos Educandos

Dia 23/07 – Quarta
Teatro Pedro II
17h – Música no Cinema – Pure Brazil – Bossa Nova in Rio
Coreto da Praça da Matriz
17h30min – Big Band Blues – Viçosa do Ceará
Palco da Praça da Matriz
18h – Banda de Música de Viçosa – Viçosa do Ceará
19h – Filarmônica Infanto-Juvenil de São Benedito
Palco do Pólo Turístico Artesanal e Cultural Igreja do Céu
20h – Show do violonista Manassés de Sousa e Banda (CE)
21h30min – Encontro de Mestres
22h30min – Roda de Som dos Educandos



Dia 24/07 – Quinta
Teatro Pedro II
17h – Música no Cinema – Toquinho e Convidados
Coreto da Praça da Matriz
17h30min – MP4 A3 – Viçosa do Ceará
Pátio do Patronato
18h - Aula Show Prof. Paulo César – 50 Anos da Bossa Nova
Palco da Praça da Matriz
18h – Banda de Música de Croatá
19h – Banda Emoção (POP) - Ibiapina
Palco do Pólo Turístico Artesanal e Cultural Igreja do Céu
21h – Kátia Freitas e Banda (CE)
22h30min – Roda de Som dos Educandos

Dia 25/07 – Sexta
Teatro Pedro II
17h – Música no Cinema – Olha que Coisa Mais Linda – Uma Homenagem a Tom Jobim
Coreto da Praça da Matriz
17h30min – Simplesmente Walcir – Viçosa do Ceará
Palco da Praça da Matriz
18h – Banda do Centro Educacional de Ipu - CEM
19h – Paizinha e Banda (MPB) – Viçosa do Ceará
Palco do Pólo Turístico Artesanal e Cultural Igreja do Céu
21h – Chico Batera Trio – ”A Bossa é Instrumental”
Participação: Kiko Continentino e Sérgio Barrozo (RJ)
22h30min – Roda de Som dos Educandos

Dia 26/07 – Sábado
Capela Patronato
15h – Apresentação dos resultados das oficinas
Pátio Patronato
17h – Apresentação dos resultados das oficinas
Palco do Pólo Turístico Artesanal e Cultural Igreja do Céu
20h - Solenidade de Encerramento
20h30min - Apresentações dos Participantes do V Festival
23h30min – Festa no Céu com o DJ Biruta Fernando Vilela (CE)

SERVIÇO

V Festival Música na Ibiapaba – De 19 a 26 de julho em Viçosa do Ceará. Informações sobre Viçosa do Ceará – Secretaria de Cidades: (88)3632-1144. Informações sobre o Festival - Instituto de Arte e Cultura do Ceará: (85) 3488-8601. E-mail: presidência@dragaodomar.org.br.



De 23 a 26 de julho acontece o VII Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte

Apresentações de selecionados e shows de Renato Borghetti, da alemã Cathrin Pfeifer, entre outros, marcam a programação.


Há 40 anos a cidade cearense de Limoeiro do Norte, na região do Baixo Jaguaribe, realizava pela primeira vez um festival que representa a vocação de sua população para a música, em especial, para o acordeão - ou sanfona, em uma linguagem mais popular. Era o I Festival de Sanfoneiros, idealizado pelo radialista Luiz Gonzaga de Freitas e concretizado pela Rádio Educadora. O ano era 1968 e até 1972 o evento aconteceu anualmente, transformando o município, nos dias de festival, no maior palco de sanfoneiros do país.

Em 2007 o Festival, que esteve adormecido por 35 anos, foi reativado como merecia: uma grande festa da sanfona, com participantes do Ceará e de vários cantos do Nordeste. De 23 a 26 de julho de 2008, 40 anos depois de seu início, o Festival realiza sua sétima edição, estimulando a busca de melhor qualidade estética sonora na execução da sanfona e mostrando, a músicos e público em geral, as largas possibilidades de um instrumento tocado por grande parte dos povos do mundo. Além do apelativo forró comercial, é possível tirar desse instrumento a excelência da música, seja na valsa mais tradicional, no jazz, no tango, no forró pé-de-serra, no sertanejo ou no mais requintado chorinho.

Pela sua importância e reconhecida expressividade, o VII Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte foi um dos 24 projetos de todo o país, entre 260 inscritos, contemplados pelo 1º Edital Petrobras de Festivais de Música. Além da Petrobras, esta edição do festival tem patrocínio da Coelce, BNB e Sebrae-CE, numa realização do Instituto Brasil de Dentro e da Secretaria de Cultura de Limoeiro do Norte.

A 7ª EDIÇÃO DO FESTIVAL

Apresentações de sanfoneiros selecionados e shows de instrumentistas convidados compõem a programação do 7º Festival, que terá ainda oficina de harmonia e aulas-espetáculos. Na noite de abertura, quarta-feira, 23, em comemoração aos 40 Anos da 1ª edição do Festival de Sanfoneiros, será relançado o livro “45 Anos de Rádio no Vale do Jaguaribe”, do radialista Luiz Gonzaga de Freitas. Além disso, também na solenidade de abertura, haverá a entrega de 40 troféus aos principais incentivadores do festival, desde seu início.

Um total de 22 sanfoneiros do país participam do festival e concorrem a 20 mil reais em prêmios, sendo 10 mil para o primeiro lugar; 5 mil para o segundo; 3 mil para o terceiro e 2 mil para o quarto colocado. As apresentações acontecem de quinta a sábado à noite, seguidas de shows dos instrumentistas convidados. Na quinta-feira (24): Cathrin Pfeifer (Alemanha) com o guitarrista Jabuti (Brasil) e Ítalo e Renno (CE). Na sexta-feira (25): Adelson Viana (CE) e Amazan (RN). Na noite de encerramento, sexta-feira (26): Luizinho Calixto (PB), Renato Borghetti (RS) e João Bandeira (CE).

Durante o dia, de quinta a sábado pela manhã, o professor e arranjador Tarcisio Lima ministra Oficina de Harmonia. À tarde, também de quinta a sábado, os instrumentistas convidados Amazan, Adelson Viana, Luizinho Calixto participam da Conversa de Sanfoneiro com aula-espetáculo.

AS ATRAÇÕES

Cathrin Pfeifer (Alemanha) com o guitarrista Jabuti (Brasil)
A acordeonista vem da Alemanha, um dos primeiros países a adotar a sanfona. Seu trabalho com músicos de diferentes origens culturais e suas referências em diferentes estilos musicais como folk, rock, avantgarde, clássico, etc. influenciam poderosamente seu estilo. Em suas composições descobre-se uma cosmopolita cheia de vida, poesia, aberta a surpresas estilísticas. A instrumentista desenvolve trabalho musical junto ao guitarrista piauiense/cearense Gilberto Fonteles, o Jabuti, há mais de 10 anos radicado na Alemanha. Eles se conhecem durante a primeira visita de Jabuti a Berlim, em 1993. Mas nunca haviam trabalhado juntos, até o início de 2008. Durante uma apresentação de Jabuti e o percussionista Abra Dutra, os músicos convidaram Cathrin, que estava com seu instrumento, para subir ao palco. Daí nasceu a idéia de fazerem algo juntos. Esta é a segunda vez que ela vem ao Brasil. Há 12 anos esteve no Ceará e apresentou-se com Eugênio Leandro e Manassés.

Ítalo e Renno (CE)
Os jovens multi-instrumentistas cearenses são dois legítimos representantes da nova geração de músicos que tecem um novo painel para a arte musical do Brasil. Marcante pela presença de dois acordeons no palco, a dupla inova o conceito tradicional da utilização do instrumento pela exploração de infinitas possibilidades sonoras. Através da interpretação e da improvisação, os músicos usam seu singular talento para desmistificar o uso do acordeon, levando-o para as searas do jazz, frevo, chorinho, samba, tango, baião, forró e música erudita. A vitalidade das raízes sonoras brasileiras, sua profundidade e a riqueza de atmosferas são exploradas no repertório da dupla. Nele figuram composições autorais e releituras de clássicos da música instrumental e popular brasileira. Como resultado, arranjos inusitados que dão ares de contemporaneidade a grandes sucessos, imprimindo suas marcantes personalidades musicais.

Adelson Viana (CE)
É acordeonista, tecladista, compositor, arranjador e produtor musical. Ao lado de Raimundo Fagner atua como instrumentista e diretor musical. Já se apresentou também com Zeca Baleiro, Dominguinhos, Lenine, Naná Vasconcelos, Paulo Moura, Fausto Nilo, Kátia Freitas, Manassés, dentre outros. Em 2004 esteve na França (Brest 2004) onde participou de shows no Espaço Brasil, levando a música brasileira a um grande público presente. Recentemente lançou o álbum Acordeom Brasileiro, onde mostra um rico repertório com composições do mestre e amigo Dominguinhos, Raimundo Fagner, João Lyra, Zivaldo Maia, Adriano Giffoni, José Viana e Adelson Viana. O show de Adelson Viana tem um caráter acústico e passeia pela sonoridade brasileira através do choro, do xote, do baião e até mesmo do frevo, favorecendo a riqueza de timbres e de possibilidades da sanfona nordestina universal.

Amazan (PB/RN)
Amazan nasceu em Campina Grande, em 1963 e foi criado em Jardim do Seridó, interior do Rio Grande do Norte, onde desde criança já apreciava a poesia e a boa música nordestina. Ainda no início da adolescência dava os primeiros acordes na sanfona. Em Jardim do Seridó viveu até os 19 anos, quando voltou para Campina Grande. Em 19 anos de carreira profissional solo, O Sanfoneiro Nordestino, Amazan lançou 24 discos, sendo seis em vinil e 18 em CD. Os mais novos trabalhos são o CD e DVD ao vivo "Amazan em Jardim", de 2008. Nos shows, com desenvoltura e presença de palco, caminha pelos acordes do forró, xote e baião, declama e canta poesias de sua autoria ou de renomados cantadores que têm as suas canções revestidas pela genialidade de quem em versos, às vezes divertidos, às vezes polêmicos, outras vezes românticos, arranca gargalhadas, desperta reflexões, provoca paixões, provando o seu dom de poeta.

Luizinho Calixto (PB/CE)
Residente em Fortaleza, Luizinho Calixto nasceu em Campina Grande, na Paraíba. Destacou-se com sua sanfona de oito baixos, instrumento que toca desde os 10 anos de idade e faz seu passeio musical no ritmo do tango, bolero, valsa e bossa nova, além do xote, forró, frevo, samba, baião e chorinho. Tem 11 discos gravados e já mostrou sua música pela Europa (Portugal, Espanha e França) e na Argentina. Seus mais recentes trabalhos s’ao “Só alegria” e “A discoteca do Calixto” (instrumental). Além dos oito baixos, Luizinho toca também acordeom de 120 baixos, instrumentos de corda e percussão. Em seus shows, é acompanhado por sanfona, violão, cavaquinho, pandeiro e triângulo, ou por uma banda composta por sanfona, guitarra, contra-baixo, bateria, zabumba, triângulo e cavaco.

Renato Borghetti (RS)
Aos 16 anos subia profissionalmente a um palco pela primeira vez. O palco era de um dos tantos festivais nativistas que efervesciam no Rio Grande do Sul dos anos 80. Tocava como um possuído, o que causava ainda maior impressão em quem conhecia as imensas limitações do seu instrumento, a gaita-ponto. Alternou trabalhos mais simples e gauchescos com momentos de maior sofisticação e acenos para o jazz e a música erudita. Ganhou diversos prêmios e fez shows de Norte a Sul do Brasil, além de Estados Unidos e países da Europa, chegando a gravar e lançar por lá discos seus.

LIMOEIRO DO NORTE

Conhecida como “Princesa do Vale”, Limoeiro do Norte, situada entre dois grandes rios do Ceará, Jaguaribe e Banabuiú, é conhecida como uma das cidades que mais abastece o segmento de bandas, com inúmeros compositores e cantores em destaque, poetas, cantadores, brincantes do folguedo popular e, principalmente, sanfoneiros. Da região do Vale do Jaguaribe vieram nomes como Maurício Maestro, baixista do grupo Boca Livre, de Aracati; Dom e Ravel, sucesso na década de 70, de Itaiçaba, Maestro Cleóbulo Maia, Odílio Silva; Ednir Maia, autor de Coração Velho, responsável pela última revolução no mercado do forró no Nordeste. Ainda, Paulo Ney, os irmãos Carlito e João Bandeira, Redondo, Rita de Cássia, Eugênio Leandro, Sávio Leão, Acauã, Assis Filho, e tantos outros.


PROGRAMAÇÃO

Dia 23/07 (quarta)

NOITE – Às 20h no Auditório do NIT:
Solenidade de Abertura com relançamento do livro “45 Anos de Rádio no Vale do Jaguaribe”, do radialista Luiz Gonzaga de Freitas; entrega de troféus-homenagens;

Dia 24/07 (quinta)

MANHÃ - Das 08 às 11h no NIT: Oficina de Harmonia com o professor e arranjador Tarcísio José de Lima.
TARDE - Das 16 às 17h no Auditório do NIT: Conversa de Sanfoneiro – Aula-Espetáculo com o sanfoneiro Amazan (RN).
NOITE - A partir das 20h na Praça José Osterne: Apresentação de concorrentes da primeira eliminatória; show da sanfoneira Cathrin Pfeifer (Alemanha) com o guitarrista Jabuti (Brasil); show dos sanfoneiros Ítalo e Renno (CE).


Dia 25/07 (sexta)

MANHÃ - Das 08 às 11h na Praça da Coluna da Hora: Palco aberto.
MANHÃ - Das 08 às 11h no Auditório do NIT: Oficina de Harmonia com o professor e arranjador Tarcísio Lima.
TARDE - Das 16 às 18h no Auditório do NIT: Conversa de Sanfoneiro – Aula-Espetáculo com o sanfoneiro Adelson Viana (CE).
NOITE - A partir das 20h na Praça José Osterne: Apresentação de concorrentes da segunda eliminatória; show de Adelson Viana (CE) e Amazan (RN).

Dia 26/07 (sábado)

MANHÃ – Das 08 às 11h na Praça da Coluna da Hora: Palco Aberto.
MANHÃ – Das 08 às 11h no Auditório do NIT: Oficina de Harmonia com o professor e arranjador Tarcísio Lima.
TARDE - Das 16 às 18h no Auditório do NIT: Conversa de Sanfoneiro – Luizinho Calixto e os 08 Baixos.
NOITE - A partir das 20h na Praça José Osterne: Final do Festival com apresentação dos oito selecionados; apresentação dos vencedores; Entrega de troféus-homenagens; shows: Luizinho Calixto; Renato Borghetti; João Bandeira e Amigos.

* NIT: Núcleo de Informação Tecnológica, Largo da Catedral.

SERVIÇO
VII Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte – De 23 a 26 de julho no Núcleo de Informação Tecnológica (Largo da Catedral) e na Praça José Osterne
Informações: Secretaria de Cultura de Limoeiro do Norte: (88) 3423.1965 e Instituto Brasil de Dentro, de Limoeiro do Norte: (88) 3423.3510. GRÁTIS.

ONDE FICAR

Hotel Classic Hotel
Rua Cônego Bessa, n° 2453
Fone: (88) 3423-3144

VIP Hotel
Rua Cel. Serafim Chaves n° 383
Fone: (88) 3423-6060

Hotel e Pousada O Bezerra
Rua Manfredo de Oliveira, n° 746
Fones: (88) 3423-5361/ 3423-2980/ 3423.2151

Hotel São Luiz
Rua Cândido José de Sousa, n°726
Fone: (88) 3423-1991

Hotel São Francisco
Rua dos Expedicionários, n° 7103
Fones: (88) 3423-3086/ 3423-3715

Hotel Central
Cônego Bessa, s/n.
Fone: (88) 9958-3698



COMO CHEGAR

O acesso a Limoeiro do Norte pode ser feito pela BR-116 para quem segue do Norte (Fortaleza), Oeste (São João do Jaguaribe e Morada Nova) ou Sul (Alto Jaguaribe, Cariri, outros estados). O acesso a Leste (Quixeré e Rio Grande do Norte) é pela rodovia CE-377.


Ônibus: Fortaleza/ Limoeiro
Horários: 6h30, 8h30, 13h, 16h40, 18h
Rápido Limoeiro – (85) 3256.8837 / (88) 3423.1477

Nenhum comentário: