Amor na era do blog
Novo filme de Murilo Sales leva a literatura da internet ao cinema
Protagonista blogueira. “Nome Próprio”, com Leandra Leal, é baseado em livros e ex-blog da escritora Clarah Averbuck
Tinha seus 20 e poucos anos, escrevia em um e-zine cultuado (o extinto Cardosonline), estava de mudança para São Paulo (em 2001), começava a escrever um livro ("Máquina de Pinball") e a criar um blog (Brasileira!preta) popular. Na mesma época, o cineasta Murilo Salles ("Como Nascem os Anjos") descobriu o blog e a escritora lendo sobre a fama deles em uma coluna de jornal. Comprou o livro e mandou um e-mail para a autora dizendo que queria adaptá-lo. Sete anos depois --tempo suficiente para Averbuck publicar outro livro e escrever incontáveis posts, que acabaram se somando à adaptação para as telas--, o filme ficou pronto.
É "Nome Próprio", com estréia marcada para o próximo dia 18, dirigido por Salles e baseado nos livros "Máquina de Pinball" e "Vida de Gato" e no ex-blog de Clarah Averbuck (atualmente ela tem outro, adioslounge.blogspot.com). Conta as aventuras e desventuras de uma jovem blogueira e aspirante a escritora, vivida por Leandra Leal (a atriz também tem blog, alicemepersegue.blogger.com.br). "Está se formatando uma nova maneira de narrar. O filme é sobre narração, que é a questão que a internet traz, com as soluções incríveis que as pessoas estão adotando para se expressar, se individualizar", diz Salles.
"O filme não é uma biografia precoce minha, nada daquilo aconteceu. Já no livro eu partia de fatos para criar ficção", afirma Clara. "Isso ficou uma confusão, as pessoas acham que é minha vida e, para piorar, a Leandra ficou muito parecida comigo."
A interpretação de Leandra Leal surpreende, ao conseguir imprimir na telona a realidade da desilusão dos jovens do século XXI frente à plástica forma de se comunicar e se relacionar nos tempos atuais. A narrativa ganha força pela falta de preconceito, com cenas fortes e sensuais, capazes de afastar os espectadores mais puritanos, mas agradando os ousados e afoitos por filmes inovadores e criativos, sem finais óbvios.
Roberto Moreira inicia filmagens de seu segundo longa-metragem
Condomínio Jaqueline* aborda as relações contemporâneas de amor e amizade numa metrópole
Após o sucesso de Contra Todos, considerado o melhor longa brasileiro de ficção pelo júri oficial do Festival do Rio 2004, Roberto Moreira começou a filmar seu novo longa-metragem Condomínio Jaqueline*, no dia 19 de junho. Serão cinco semanas de filmagens, que devem durar até o dia 26 de julho.
Depois de atuar no primeiro longa-metragem de Roberto Moreira, Contra Todos, e ter ganhado mais de 10 prêmios nacionais e internacionais vivendo o papel de Soninha, a atriz Silvia Lourenço representará em Condomínio Jaqueline* a história de Marina, uma jovem do interior que vem para São Paulo atrás do sonho de se tornar uma grande atriz. Em seu novo lar, um antigo prédio chamado Condomínio Jaqueline*, ela encontra em seus vizinhos laços tão fortes quanto os de uma verdadeira família.
O elenco conta com os atores: Paulo Vilhena (O Magnata), Ailton Graça (Carandiru, Querô), Maria Alice Vergueiro (Tapa na Pantera), Leilah Moreno (Antônia – O Filme), Fábio Herford, Hugueta Sendacz (O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias), Paula Pretta (Antônia – O Filme), Gustavo Machado, e apresentando Maria Clara Spinelli.
Um dos destaques do filme é a atuação da cantora Danni Carlos, que interpreta Justine, uma sedutora compositora e cantora da cena underground.
Produzido pela Coração da Selva (produtora dos longas Contra Todos, Antônia e O Signo da Cidade), Condomínio Jaqueline* será filmado nos arredores da Av. Paulista e também em Paulínia, onde ganhou o primeiro edital de fomento ao cinema promovido pela prefeitura da cidade.
A trilha sonora de Condomínio Jaqueline* é de responsabilidade do maestro e compositor Livio Tratenberg, que já trabalhou em Contra Todos. Na equipe técnica estão profissionais premiados como o diretor de fotografia Marcelo Trotta (O Signo da Cidade), o diretor de arte Marcos Pedroso (Madame Satã, Cinema, Aspirinas e Urubus) e o preparador de elenco Sérgio Penna (Carandiru e Antônia – O Filme).
No longa-metragem Antônia – O Filme, a produtora Coração da Selva planejou uma série de ações inovadoras no Brasil, envolvendo experiências com conteúdos transmídia e o filme se desdobrou em série de TV e projetos musicais. Dessa vez em parceria com a editora Conrad, a Coração da Selva irá lançar uma HQ baseada em Condomínio Jaqueline*, antes da estréia do filme. Além disso, a produtora já prepara a série de TV do filme e promosodes (episódios promocionais) para alguns patrocinadores.
Além disso, Condomínio Jaqueline* será o primeiro longa-metragem brasileiro a utilizar a câmera RED, que grava em formato digital de altíssima resolução (4K), semelhante à película.
SEMCINE
Estão abertas, até o próximo dia 15, as inscrições para participar das mesas redondas do Seminário de Cinema e Audiovisual, que acontece em Salvador (BA), de 21 a 26 de julho. A quarta edição do Seminário vai exibir filmes inéditos na Bahia e no Brasil e apresentar conferências com convidados especiais. O evento se desdobra em quatro frentes: uma mostra informativa, um ciclo de diálogos sobre o audiovisual, um encontro de produtores e a oficina do Produire au Sud, voltada à preparação de projetos visando co-produções internacionais. Programação completa, inscrições e outras informações: www.seminariodecine ma.com.br/.
PRODUTOR DE LOCAÇÃO
Estão abertas, na Bahia, as inscrições para o curso de Produtor de Locação, oferecido pelo projeto EmCine, que tem o objetivo de formar e capacitar pessoal em funções de base na cadeia produtiva do audiovisual. O curso tem carga de 190 horas e conta com o orientador e cineasta Péricles Palmeira. Os interessados devem se inscrever até o dia 3 de setembro, na sede do Senac do Aquidabã. Serão avaliados o perfil e a aptidão dos candidatos à função de produtor de locação. A taxa para esta etapa é de R$ 35,00. Não há pré-requisitos formais para o aluno ser aceito, além de ter obtido o grau de ensino médio completo, ter idade mínima de 18 anos e demonstrar aptidão e vocação ao exercício da profissão. Inscrições e outras informações: www.dimas.ba.gov.br/.
FESTIVAIS
ANIMEC
Até 15 de julho
Estão abertas, , as inscrições para o Animec - 1º Festival de animação do Equador, que tem como objetivo favorecer o reconhecimento da animação e de sua diversidade técnica e cultural, e gerar espaço de encontro, reflexão e intercâmbio entre realizadores e público. Podem participar animações de qualquer nacionalidade, gênero e temática. Não há limite de inscrições por grupo. O Animec acontece de 24 a 30 de outubro na cidade de Quito, no Equador. Regulamento, formulário de inscrições e outras informações: www.animecfest.com/.
PRIMEIRO PLANO
Até 18 de julho
Estão abertas, até 18 de julho, as inscrições para o Primeiro Plano - Festival de cinema de Juiz de Fora (MG). O Primeiro Plano, que acontece entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro, é um festival nacional voltado exclusivamente para diretores que estão estreando e para vídeos produzidos na Zona da Mata Mineira. Podem se inscrever na Mostra Competitiva Nacional filmes curtas-metragens em película ou digital, realizados por cineastas estreantes brasileiros, finalizados a partir de janeiro de 2007, com duração máxima de 30 minutos. Na Mostra Competitiva Regional podem participar, nas mesmas condições, cineastas residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata. Regulamento, inscrições e outras informações: www.primeiroplano.art.br/.
MIX BRASIL
Até 20 de julho
Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual. Os interessados em exibir suas produções no evento tem até o dia 20 de julho (filmes estrangeiros) ou 31 de agosto (filmes brasileiros) para realizarem inscrição. O Mix Brasil acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, durante o segundo semestre de 2008. Regulamento, inscrição e outras informações: www.mixbrasil.org.br/.
CURTA CINEMA
Até 25 de julho
Estão abertas as inscrições nacionais para o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema 2008. O festival de caráter competitivo para filmes em 35mm, 16mm e vídeos digitais. Em 2008, ano de sua 18ª edição, o festival acontece de 30 de outubro a 9 de novembro. Além de exibir a recente produção de curtas nacionais e internacionais, o festival apresenta focos, retrospectivas e diversas atividades paralelas. Regulamento, formulário de inscrições e outras informações: www.shortfilmdepot.com ou www.curtacinema.com.br/.
VISÕES PERIFÉRICAS
Até 26 de julho
Continuam abertas as inscrições da mostra audiovisual Visões Periféricas 2008, que garante e amplia espaço para o que está sendo produzido nas periferias do Brasil. Um olhar atento a diversidade de imagens e sons do nosso país é a proposta da mostra, que acontece no Rio de Janeiro (RJ), de 3 a 7 de setembro. Os interessados podem se inscrever até 26 de julho. Outras informações: www.visoesperifericas.org.br/.
PREMIÈRE BRASIL
Até 31 de julho
Estão abertas as inscrições para a Première Brasil do Festival do Rio 2008. Podem ser inscritos apenas filmes de diretores brasileiros, de curta e longa-metragem, nos gêneros ficção, documentário ou animação, com registro da Ancine. Em caso de co-produção, a empresa produtora majoritária deverá ser nacional. Na edição desse ano, os curtas inscritos devem ter duração de até 20 minutos e os longas acima de 70 minutos. As inscrições se encerram no dia 31 de julho. Regulamento, inscrição e outras informações: www.festivaldorio.com.br/.
DIREITOS HUMANOS
Até 31 de julho
Estão abertas as inscrições para a 3ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que acontece de 6 de outubro a 2 de novembro em 12 capitais brasileiras. Podem participar obras finalizadas a partir de 2005, cujo conteúdo contemple aspectos relacionados aos direitos humanos. Não há restrição quanto à duração, gênero ou suporte de captação/finalização, sendo que as exibições serão em suporte digital. Cópias em DVD, acompanhadas de sinopse, ficha técnica e contato, devem ser encaminhadas até 31 de julho. Outras informações: www.cinedireitoshumanos.org.br , (11) 3512.6101.
CINE ESQUEMANOVO
Até 1º de agosto
As inscrições de filmes para as mostras competitivas do CineEsquemaNovo 2008 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) já estão abertas. São aceitos curtas, médias e longas-metragens de todos os formatos, técnicas, gêneros e bitolas, finalizados a partir de abril de 2006. As produções selecionadas participam da quinta edição do CEN, que acontece de 11 a 17 de outubro de 2008, em Porto Alegre, com programações especiais, mostras competitivas de curtas, médias e longas-metragens, debates, oficinas e eventos paralelos. As inscrições seguem até o dia 1º de agosto. Regulamento, incrição e outras informações: www.cineesquemanovo.org/.
FEST ARUANDA
Até 8 de agosto
Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Festival Aruanda do Audiovisual Universitário Brasileiro, que acontece de 8 a 13 de dezembro em João Pessoa (PB). As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 8 de agosto, podendo ser feitas via Correios ou na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) no campus I da UFPB. Edital, inscrição e outras informações: www.bc10.com.br/aruanda/.
JOVENS REALIZADORES
Até 10 de agosto
Estão abertas as inscrições para o 4º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul, a ser realizado de 4 a 8 de novembro, em Fortaleza (CE). O festival tem o objetivo de apresentar um panorama da produção audiovisual em vídeo, película e mídias digitais de jovens, até 24 anos, oriundos de projetos sociais de organizações da sociedade civil, além de promover um fórum de reflexão e debates sobre os conteúdos da produção audiovisual destinada ao público jovem do Mercosul. Podem ser inscritas produções finalizadas em qualquer formato, entre 2006 e 2008, realizadas por jovens de países do Mercosul. A pré-seleção será feita com base na análise de cópias. Formulário de inscrição e outras informações: www.aldeia.org.br , (85) 3248.0677.
GOIÂNIA MOSTRA
Até 20 de agosto
Inscrições abertas para a Goiânia Mostra Curtas, que acontece de 7 a 12 de outubro. O festival, em sua oitava edição, tem como foco a videoarte, comportando produções audiovisuais de tema livre, de todos os gêneros e formatos. As inscrições vão até 20 de agosto. Inscrições e outras informações: www.goianiamostracurtas.com.br/.
Novo filme de Murilo Sales leva a literatura da internet ao cinema
Protagonista blogueira. “Nome Próprio”, com Leandra Leal, é baseado em livros e ex-blog da escritora Clarah Averbuck
Tinha seus 20 e poucos anos, escrevia em um e-zine cultuado (o extinto Cardosonline), estava de mudança para São Paulo (em 2001), começava a escrever um livro ("Máquina de Pinball") e a criar um blog (Brasileira!preta) popular. Na mesma época, o cineasta Murilo Salles ("Como Nascem os Anjos") descobriu o blog e a escritora lendo sobre a fama deles em uma coluna de jornal. Comprou o livro e mandou um e-mail para a autora dizendo que queria adaptá-lo. Sete anos depois --tempo suficiente para Averbuck publicar outro livro e escrever incontáveis posts, que acabaram se somando à adaptação para as telas--, o filme ficou pronto.
É "Nome Próprio", com estréia marcada para o próximo dia 18, dirigido por Salles e baseado nos livros "Máquina de Pinball" e "Vida de Gato" e no ex-blog de Clarah Averbuck (atualmente ela tem outro, adioslounge.blogspot.com). Conta as aventuras e desventuras de uma jovem blogueira e aspirante a escritora, vivida por Leandra Leal (a atriz também tem blog, alicemepersegue.blogger.com.br). "Está se formatando uma nova maneira de narrar. O filme é sobre narração, que é a questão que a internet traz, com as soluções incríveis que as pessoas estão adotando para se expressar, se individualizar", diz Salles.
"O filme não é uma biografia precoce minha, nada daquilo aconteceu. Já no livro eu partia de fatos para criar ficção", afirma Clara. "Isso ficou uma confusão, as pessoas acham que é minha vida e, para piorar, a Leandra ficou muito parecida comigo."
A interpretação de Leandra Leal surpreende, ao conseguir imprimir na telona a realidade da desilusão dos jovens do século XXI frente à plástica forma de se comunicar e se relacionar nos tempos atuais. A narrativa ganha força pela falta de preconceito, com cenas fortes e sensuais, capazes de afastar os espectadores mais puritanos, mas agradando os ousados e afoitos por filmes inovadores e criativos, sem finais óbvios.
Roberto Moreira inicia filmagens de seu segundo longa-metragem
Condomínio Jaqueline* aborda as relações contemporâneas de amor e amizade numa metrópole
Após o sucesso de Contra Todos, considerado o melhor longa brasileiro de ficção pelo júri oficial do Festival do Rio 2004, Roberto Moreira começou a filmar seu novo longa-metragem Condomínio Jaqueline*, no dia 19 de junho. Serão cinco semanas de filmagens, que devem durar até o dia 26 de julho.
Depois de atuar no primeiro longa-metragem de Roberto Moreira, Contra Todos, e ter ganhado mais de 10 prêmios nacionais e internacionais vivendo o papel de Soninha, a atriz Silvia Lourenço representará em Condomínio Jaqueline* a história de Marina, uma jovem do interior que vem para São Paulo atrás do sonho de se tornar uma grande atriz. Em seu novo lar, um antigo prédio chamado Condomínio Jaqueline*, ela encontra em seus vizinhos laços tão fortes quanto os de uma verdadeira família.
O elenco conta com os atores: Paulo Vilhena (O Magnata), Ailton Graça (Carandiru, Querô), Maria Alice Vergueiro (Tapa na Pantera), Leilah Moreno (Antônia – O Filme), Fábio Herford, Hugueta Sendacz (O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias), Paula Pretta (Antônia – O Filme), Gustavo Machado, e apresentando Maria Clara Spinelli.
Um dos destaques do filme é a atuação da cantora Danni Carlos, que interpreta Justine, uma sedutora compositora e cantora da cena underground.
Produzido pela Coração da Selva (produtora dos longas Contra Todos, Antônia e O Signo da Cidade), Condomínio Jaqueline* será filmado nos arredores da Av. Paulista e também em Paulínia, onde ganhou o primeiro edital de fomento ao cinema promovido pela prefeitura da cidade.
A trilha sonora de Condomínio Jaqueline* é de responsabilidade do maestro e compositor Livio Tratenberg, que já trabalhou em Contra Todos. Na equipe técnica estão profissionais premiados como o diretor de fotografia Marcelo Trotta (O Signo da Cidade), o diretor de arte Marcos Pedroso (Madame Satã, Cinema, Aspirinas e Urubus) e o preparador de elenco Sérgio Penna (Carandiru e Antônia – O Filme).
No longa-metragem Antônia – O Filme, a produtora Coração da Selva planejou uma série de ações inovadoras no Brasil, envolvendo experiências com conteúdos transmídia e o filme se desdobrou em série de TV e projetos musicais. Dessa vez em parceria com a editora Conrad, a Coração da Selva irá lançar uma HQ baseada em Condomínio Jaqueline*, antes da estréia do filme. Além disso, a produtora já prepara a série de TV do filme e promosodes (episódios promocionais) para alguns patrocinadores.
Além disso, Condomínio Jaqueline* será o primeiro longa-metragem brasileiro a utilizar a câmera RED, que grava em formato digital de altíssima resolução (4K), semelhante à película.
SEMCINE
Estão abertas, até o próximo dia 15, as inscrições para participar das mesas redondas do Seminário de Cinema e Audiovisual, que acontece em Salvador (BA), de 21 a 26 de julho. A quarta edição do Seminário vai exibir filmes inéditos na Bahia e no Brasil e apresentar conferências com convidados especiais. O evento se desdobra em quatro frentes: uma mostra informativa, um ciclo de diálogos sobre o audiovisual, um encontro de produtores e a oficina do Produire au Sud, voltada à preparação de projetos visando co-produções internacionais. Programação completa, inscrições e outras informações: www.seminariodecine ma.com.br/.
PRODUTOR DE LOCAÇÃO
Estão abertas, na Bahia, as inscrições para o curso de Produtor de Locação, oferecido pelo projeto EmCine, que tem o objetivo de formar e capacitar pessoal em funções de base na cadeia produtiva do audiovisual. O curso tem carga de 190 horas e conta com o orientador e cineasta Péricles Palmeira. Os interessados devem se inscrever até o dia 3 de setembro, na sede do Senac do Aquidabã. Serão avaliados o perfil e a aptidão dos candidatos à função de produtor de locação. A taxa para esta etapa é de R$ 35,00. Não há pré-requisitos formais para o aluno ser aceito, além de ter obtido o grau de ensino médio completo, ter idade mínima de 18 anos e demonstrar aptidão e vocação ao exercício da profissão. Inscrições e outras informações: www.dimas.ba.gov.br/.
FESTIVAIS
ANIMEC
Até 15 de julho
Estão abertas, , as inscrições para o Animec - 1º Festival de animação do Equador, que tem como objetivo favorecer o reconhecimento da animação e de sua diversidade técnica e cultural, e gerar espaço de encontro, reflexão e intercâmbio entre realizadores e público. Podem participar animações de qualquer nacionalidade, gênero e temática. Não há limite de inscrições por grupo. O Animec acontece de 24 a 30 de outubro na cidade de Quito, no Equador. Regulamento, formulário de inscrições e outras informações: www.animecfest.com/.
PRIMEIRO PLANO
Até 18 de julho
Estão abertas, até 18 de julho, as inscrições para o Primeiro Plano - Festival de cinema de Juiz de Fora (MG). O Primeiro Plano, que acontece entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro, é um festival nacional voltado exclusivamente para diretores que estão estreando e para vídeos produzidos na Zona da Mata Mineira. Podem se inscrever na Mostra Competitiva Nacional filmes curtas-metragens em película ou digital, realizados por cineastas estreantes brasileiros, finalizados a partir de janeiro de 2007, com duração máxima de 30 minutos. Na Mostra Competitiva Regional podem participar, nas mesmas condições, cineastas residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata. Regulamento, inscrições e outras informações: www.primeiroplano.art.br/.
MIX BRASIL
Até 20 de julho
Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual. Os interessados em exibir suas produções no evento tem até o dia 20 de julho (filmes estrangeiros) ou 31 de agosto (filmes brasileiros) para realizarem inscrição. O Mix Brasil acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, durante o segundo semestre de 2008. Regulamento, inscrição e outras informações: www.mixbrasil.org.br/.
CURTA CINEMA
Até 25 de julho
Estão abertas as inscrições nacionais para o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema 2008. O festival de caráter competitivo para filmes em 35mm, 16mm e vídeos digitais. Em 2008, ano de sua 18ª edição, o festival acontece de 30 de outubro a 9 de novembro. Além de exibir a recente produção de curtas nacionais e internacionais, o festival apresenta focos, retrospectivas e diversas atividades paralelas. Regulamento, formulário de inscrições e outras informações: www.shortfilmdepot.com ou www.curtacinema.com.br/.
VISÕES PERIFÉRICAS
Até 26 de julho
Continuam abertas as inscrições da mostra audiovisual Visões Periféricas 2008, que garante e amplia espaço para o que está sendo produzido nas periferias do Brasil. Um olhar atento a diversidade de imagens e sons do nosso país é a proposta da mostra, que acontece no Rio de Janeiro (RJ), de 3 a 7 de setembro. Os interessados podem se inscrever até 26 de julho. Outras informações: www.visoesperifericas.org.br/.
PREMIÈRE BRASIL
Até 31 de julho
Estão abertas as inscrições para a Première Brasil do Festival do Rio 2008. Podem ser inscritos apenas filmes de diretores brasileiros, de curta e longa-metragem, nos gêneros ficção, documentário ou animação, com registro da Ancine. Em caso de co-produção, a empresa produtora majoritária deverá ser nacional. Na edição desse ano, os curtas inscritos devem ter duração de até 20 minutos e os longas acima de 70 minutos. As inscrições se encerram no dia 31 de julho. Regulamento, inscrição e outras informações: www.festivaldorio.com.br/.
DIREITOS HUMANOS
Até 31 de julho
Estão abertas as inscrições para a 3ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que acontece de 6 de outubro a 2 de novembro em 12 capitais brasileiras. Podem participar obras finalizadas a partir de 2005, cujo conteúdo contemple aspectos relacionados aos direitos humanos. Não há restrição quanto à duração, gênero ou suporte de captação/finalização, sendo que as exibições serão em suporte digital. Cópias em DVD, acompanhadas de sinopse, ficha técnica e contato, devem ser encaminhadas até 31 de julho. Outras informações: www.cinedireitoshumanos.org.br , (11) 3512.6101.
CINE ESQUEMANOVO
Até 1º de agosto
As inscrições de filmes para as mostras competitivas do CineEsquemaNovo 2008 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) já estão abertas. São aceitos curtas, médias e longas-metragens de todos os formatos, técnicas, gêneros e bitolas, finalizados a partir de abril de 2006. As produções selecionadas participam da quinta edição do CEN, que acontece de 11 a 17 de outubro de 2008, em Porto Alegre, com programações especiais, mostras competitivas de curtas, médias e longas-metragens, debates, oficinas e eventos paralelos. As inscrições seguem até o dia 1º de agosto. Regulamento, incrição e outras informações: www.cineesquemanovo.org/.
FEST ARUANDA
Até 8 de agosto
Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Festival Aruanda do Audiovisual Universitário Brasileiro, que acontece de 8 a 13 de dezembro em João Pessoa (PB). As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 8 de agosto, podendo ser feitas via Correios ou na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) no campus I da UFPB. Edital, inscrição e outras informações: www.bc10.com.br/aruanda/.
JOVENS REALIZADORES
Até 10 de agosto
Estão abertas as inscrições para o 4º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul, a ser realizado de 4 a 8 de novembro, em Fortaleza (CE). O festival tem o objetivo de apresentar um panorama da produção audiovisual em vídeo, película e mídias digitais de jovens, até 24 anos, oriundos de projetos sociais de organizações da sociedade civil, além de promover um fórum de reflexão e debates sobre os conteúdos da produção audiovisual destinada ao público jovem do Mercosul. Podem ser inscritas produções finalizadas em qualquer formato, entre 2006 e 2008, realizadas por jovens de países do Mercosul. A pré-seleção será feita com base na análise de cópias. Formulário de inscrição e outras informações: www.aldeia.org.br , (85) 3248.0677.
GOIÂNIA MOSTRA
Até 20 de agosto
Inscrições abertas para a Goiânia Mostra Curtas, que acontece de 7 a 12 de outubro. O festival, em sua oitava edição, tem como foco a videoarte, comportando produções audiovisuais de tema livre, de todos os gêneros e formatos. As inscrições vão até 20 de agosto. Inscrições e outras informações: www.goianiamostracurtas.com.br/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário