segunda-feira, 7 de julho de 2008

LIVROS - NÃO-FICÇÃO




Editora Pensamento/Cultrix lança "João de Deus"

João de Deus cumpre a sua missão como médium há mais de cinqüenta anos, fazendo peregrinações ao redor do mundo. Levadas pela esperança da cura instantânea, mais de oito milhões de pessoas já se postaram diante dele, enquanto milhares viajam ao Brasil todos os anos para se consultar com as entidades que ele recebe, em sua Casa de Dom Inácio de Loyola. Apesar de toda a atenção da mídia internacional sobre esse curador conhecido no mundo todo, os brasileiros pouco sabem sobre a sua vida e o seu trabalho. Incrivelmente, João de Deus é mais conhecido no exterior do que em seu próprio país! Com João de Deus - O Médium de Cura Brasileiro que Transformou a Vida de Milhões, você vai conhecer a fundo a vida e o trabalho desse médium.





Lançamento da Ediouro explora o assustador universo dos monstros

A partir de agora os monstros deixaram de viver exclusivamente nos pesadelos das crianças e em filmes de terror. Eles ganham as páginas do novo lançamento da Ediouro, a Enciclopédia dos Monstros, de Gonçalo Junior.

O resultado de muita pesquisa e algumas entrevistas é esta enciclopédia com 304 páginas sobre o mundo sombrio, assustador e ao mesmo tempo divertido que envolve esses seres monstruosos.

Quem acredita que monstros são apenas aquelas criaturas feias e malvadas dos filmes de terror, vai se surpreender com o conteúdo deste livro. A Enciclopédia dos Monstros traça o perfil dos mais diversos tipos de monstros, desde os que se enquadram perfeitamente nesta idéia tradicional como Frankenstein e Drácula, até os simpáticos Shrek e Gasparzinho. Inclui ainda monstros heróis como Hulk e Fera, dos X-men, assassinos como Jason, da interminável série Sexta-feira 13, folclóricos brasileiros como o Curupira e a Cuca, até mesmo o recente Chupa-Cabra, entre outros.

Já que os monstros surgiram em diferentes épocas, contextos e lugares, o autor optou por dividir o livro em 8 capítulos, como categorias: monstros do céu e do inferno, literatura de monstros, monstros das artes, monstros dos quadrinhos, monstros do cinema, monstros da TV e monstros do Rock.

Gonçalo Junior convida o leitor a mergulhar no mundo desses personagens sinistros, que na infância costumavam causar pavor e agora ganham um novo significado nas páginas da Enciclopédia dos Monstros, uma mistura de saudosismo e diversão.

Gonçalo Junior cresceu na companhia de fantasmas. Perto da casa de seu avô, numa fazenda secular nos confins da Bahia, onde ia passar férias, costuma-se ouvir o choro angustiante de uma bela escrava que foi torturada e mutilada até a morte há mais de cem anos por causa do ciúme de sua dona. É assim toda Sexta-feira Santa nas ruínas de um antigo engenho. Mesmo com medo de assombrações, refugiou-se desde criança nos gibis de terror e de super-heróis. Depois, descobriu o cinema e a literatura de horror. Nunca mais largou a companhia dessas criaturas, que considera principalmente divertidas.

Autor de doze livros, entre eles A guerra dos gibis (Companhia das Letras), País da TV (Conrad), Homem-Abril e Tentação à italiana (Opera Graphica) e Claustrofobia (Devir), Gonçalo Junior também organizou outros dez volumes de autores diversos e participou de duas coletâneas sobre TV e cinema.

Título: Enciclopédia dos Monstros
Autor: Gonçalo Junior
Formato: 20,8 x 23
Número de páginas: 304
Preço: 59,90 ***



"Tal pai, tal filho", de Michael J. Diamond

Durante décadas, acreditamos que as mães eram a única influência sobre as crianças. Hoje em dia, sabemos que a participação dos pais é fundamental na formação dos filhos. Mas será que os filhos também não influenciam os pais? Como se dá essa interação? Em Tal pai, tal filho, o psicanalista Michael J. Diamond investiga a reciprocidade desse relacionamento com base em sua própria experiência como pai, filho e clínico. Trata-se de uma obra de extrema importância como complemento ao crescimento interior de pais e filhos de todas as idades.

Sobre o autor: Michael J. Diamond é psicanalista e psicólogo clínico. Doutor em psicologia pela Universidade Stanford e com formação em psicanálise pelo Instituto e Sociedade para Estudos Psicanalíticos de Los Angeles – onde é hoje psicanalista com atuação nas áreas de treinamento e supervisão –, Diamond é também professor associado na clínica psiquiátrica da Universidade da Califórnia. Vive em Los Angeles.

Formato: 14x21 cm - 264 ppPreço: 19,90 - ***




LIVRO EXPLICA CIENTIFICAMENTE OS FENÔMENOS PARANORMAIS

Telepatia, clarividência, percepção extra-sensorial, psicocinese. Ainda que estes fenômenos sejam vistos com reservas pelo establishment científico, Dean Radin – cientista que participou da versão estendida do filme Quem Somos Nós? – apresenta sólidas evidências científicas que comprovam que estes e outros eventos psíquicos são reais. Suas conclusões estão no livro Mentes Interligadas, que acaba de chegar às livrarias brasileiras, lançado pela Editora Aleph (Série Novo Pensamento).

Nele, o parapsicólogo Dean Radin passa ao largo das especulações e do sensacionalismo ao unir as bases da psicologia aos princípios da física quântica, aplicando os conceitos de entrelaçamento e interligação. Sempre firmado em evidências científicas, apresenta uma análise racional e consistente das experiências psíquicas; examina as origens das pesquisas parapsicológicas e explora, entre muitos outros tópicos, as premonições coletivas do 11 de Setembro; revela a realidade física manifesta por trás de experiências telepáticas e insights intuitivos; e desmistifica as teorias céticas que sempre desacreditaram os eventos dessa natureza. Demonstra, enfim, que os fenômenos psíquicos são reais e bem mais comuns do que pensamos.

“Dean Radin consegue introduzir a parapsicologia dentro do fluxo principal da ciência. A revolução começou.”
– Deepak Chopra, autor de As Sete leis espirituais do sucesso

“Dean Radin é um dos parapsicólogos mais inovadores do mundo contemporâneo; porém, Mentes Interligadas é muito mais que um discurso sobre parapsicologia. Este livro notável nos propõe um novo paradigma que desafia as perspectivas convencionais sobre a natureza humana, do mesmo modo que o funcionamento do próprio Universo.”
– Stanley Krippner, Ph.D., psicólogo e co-editor de Varieties of anomalous experience

Sobre o autor
Cientista sênior do Instituto de Ciências Noéticas do norte da Califórnia, Dean Radin é mestre em Engenharia Elétrica e ph.d. em Psicologia pela Universidade de Illinois, eua. Desenvolve estudos sobre consciência em várias universidades e institutos de pesquisa norte-americanos, incluindo o sri International, onde participou de um programa secreto investigando fenômenos psíquicos para o governo dos Estados Unidos. Convidado a participar de documentários e programas televisivos de repercussão internacional – como Oprah Winfrey Show, Larry King Live e a versão estendida do filme Quem Somos Nós? –, Radin também é freqüentemente solicitado a proferir palestras em locais de excelência acadêmica e tecnológica, como o Departamento de Física da Universidade de Cambridge, o Departamento de Psicologia da Universidade de Princeton, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (darpa) e a sede do Google. É co-autor de mais de 200 artigos técnicos e autor de vários livros, dentre os quais se destacam The conscious universe e Mentes interligadas.




Editora Azougue dá continuidade a série Encontros com livro dedicado a Gil

Gilberto Gil é uma das singulares estrelas da música popular brasileira que transcende a rótulos. Compositor, cantor, músico, intelectual, polêmico, político, místico, enfim, uma figura complexa e, por vezes, paradoxal. Esse nordestino negro, nascido na Bahia, teve papel fundamental em um dos movimentos mais marcantes da música brasileira, a Tropicália.

Gilberto Gil tem seu pensamento de quarenta anos condensado nessa coletânea de entrevistas que vai de 1967 a 2007. São registros precisos das transformações culturais e políticas acontecidas no Brasil e no Mundo. A partir das entrevistas, é possível entender os motivos que levaram à criação da Tropicália, as transformações ocorridas durante seu exílio em Londres e sua volta ao Brasil em 1972, a evolução da discussão acerca da descriminalização das drogas – desde o episódio da prisão do compositor em 1976 até os dias de hoje, o contato com a música africana, a inscrição na política tradicional, a preocupação com a diversidade cultural e as novas tecnologias, antes e após o cargo ministerial, além de uma vasta reflexão sobre sua trajetória artística.

O presente título é organizado por Sergio Cohn com apresentação da pesquisadora Ana de Oliveira.

Coleção Encontros: a arte da entrevista

A coleção Encontros reúne entrevistas concedidas por intelectuais que contribuíram para a formação da alma brasileira. São depoimentos relevantes nos quais o leitor pode acompanhar opiniões, mudanças de comportamento e pensamento, transformações culturais e evoluções relativas a períodos distintos. A série foi inaugurada com o lançamento de coletâneas de entrevistas de Vinícius de Moraes, Milton Santos, Rogério Sganzerla, Darcy Ribeiro e Jorge Mautner. Gilberto Gil é o mais novo contemplado com um título dedicado às suas entrevistas.

Azougue Editorial

A AZOUGUE EDITORIAL surge em 2001, na esteira dos espaços literários fomentados pela Revista AZOUGUE ao longo de 10 anos, cuja principal tendência tem sido a de firmar um compromisso com a criação artística, seja pelo seu trabalho de recuperação de autores ainda pouco divulgados, seja pela apresentação de obras que intervêm no perfil do panorama crítico e literário, seja ainda pelo incentivo e publicação de autores jovens que estão renovando a literatura brasileira.
Embora seja uma editora jovem, AZOUGUE EDITORIAL, através de um trabalho já bem conceituado no meio cultural brasileiro, tem conquistado um espaço de excelência junto ao público leitor, marcando seu reconhecimento com a qualidade e o apuro editorial de suas publicações, que abrangem diferentes áreas de interesse cultural, incluindo poesia contemporânea, teatro, ficção, cinema e crítica.
Azougue: nome vulgar do mercúrio. Inquietação-guia.
"Mais que uma editora: um pacto com a cultura."

Gilberto Gil
Organização: Sergio Cohn
Ed. Azougue Editorial
ISBN 978-85-88338-90-6
Preço: R$ 19,90
288 páginas ***



ENERGIA DO BEM

Alla Svirinskaya, médica e terapeuta espiritual russa que já tratou celebridades,
faz de ‘As Leis Secretas do Poder’, lançamento da Editora Prumo, um manual de como transformar sua própria energia em benefícios


A prática da cura através de energias transcendentes, durante séculos associada ao ocultismo, hoje ganha respaldo de grandes médicos e é adotada por praticantes da chamada medicina alternativa. É neste grupo que se encontra Alla Svirinskaya, terapeuta espiritual russa que, cinco gerações depois, aproveita a maior aceitação desta nova ciência para lançar ‘As Leis Secretas do Poder’, obra que chega às livrarias brasileiras em 30 de junho pela Editora Prumo.
Alla começa contando sua história: nascida e criada na Moscou dos anos 1970, em meio ao comunismo russo e anti-religioso, a garota viu sua família (adepta aos métodos alternativos da medicina) praticar seus ensinamentos espirituais longe da lei. Aprende com a mãe tratamentos baseados em chacras e no estudo da aura. Nos anos 1990, já formada em Medicina, vai parar a Grã-Bretanha onde começa a exercer suas funções de terapeuta espiritual.
Os princípios básicos de seus ensinamentos são simples e a não-passividade é a regra principal: “O processo de cura dos meus pacientes não é passivo. Eles têm que fazer a sua parte e tomar para si a responsabilidade por eles próprios”, afirma. Outro ponto crucial é a moderação: “... a chave da cura é ter moderação em todas as coisas: como você come, como você gasta seu tempo... nada deve ser em excesso”.
Na obra, a autora fala da importância da energia, o quanto ela é realmente vital e de como a conquista da boa saúde física, emocional e mental, nos traz felicidade e paz. Segundo Alla, o sucesso daquilo que desejamos realizar depende de nossa energia, e saber trabalhá-la é o verdadeiro segredo da realização. O livro também aborda a força energética de nossa casa (já ouviu falar em desintoxicação do lar?), como limpar energias negativas e ensina todas as técnicas utilizadas, dentre elas, receitas, exercícios de respiração, banhos.
Perfil da autora:
Alla Svirinskaya vem de cinco gerações de terapeutas espirituais russos. Tem formação médica e uma clínica privada em Londres. Já ajudou milhares de pessoas, entre elas algumas celebridades. Alla também realiza retiros por todo o mundo.
FICHA TÉCNICA:
Título: As Leis Secretas do Poder
Autora: Alla Svirinskaya
Formato: 14 x 21cm
Nº de Páginas: 376
ISBN: 978-85-61618-09-4
Preço: R$ 27,90 ***



A revolução de Osho

A revolução sobre a qual Osho fala é diferente da que conhecemos. Não é uma revolução violenta, política ou social. É uma revolução interna, espiritual, que nos permite lembrar e recuperar o que somos e não o que o mundo nos faz ser.

Nessa série de dez palestras que têm como ponto de partida a sabedoria do poeta indiano Kabir, Osho nos conduz a uma transformação completa, a partir da qual vamos conseguir olhar o mundo novamente com olhos livres de todos os julgamentos e condutas que nos foram impostos e alcançar a iluminação.

Com histórias e exemplos simples e cotidianos, vamos percebendo como, desde muito cedo, nos distanciamos de nossas próprias necessidades e, portanto, da felicidade autêntica. O autor nos ajuda a romper com certas condutas que contrariam nossa natureza; a ter, através da meditação, do silêncio absoluto e profundo, um domínio consciente da realidade; a recuperar a consciência de nós mesmos no caminho para a auto-aceitação.

Sobre o autor: Osho tornou-se mundialmente famoso por seu conhecimento sobre os aspectos da vida e da consciência humana. Assim, influenciou e influencia pessoas no mundo todo, com suas explicações simples e claras. Mais de 600 livros já foram publicados com base em suas palestras, em mais de 30 idiomas.

Formato: 14x21 cm - 336 pp
Preço: 29,90
**


DIVIRTA-CE recomenda

Semanas após o fim da Segunda Guerra Mundial, Igor Gouzenko, jovem criptógrafo da embaixada soviética em Ottawa, no Canadá, abandonou o posto com um maço de papéis secretos escondidos sob a camisa e foi até a redação de um jornal da cidade. Sua atitude sem precedentes iria mudar o curso da história do século XX. Utilizando os mais recentes arquivos de inteligência abertos ao público e entrevistas com muitas personagens-chave envolvidas no caso, o escritor Amy Knight examina o conteúdo das revelações de Gouzenko e sonda os motivos ocultos que o levaram a desertar no livro “Como Começou a Guerra Fria” (Ed. Record). Ele expõe de forma brilhante as conexões entre esses eventos e o endurecimento das relações políticas entre Moscou e as capitais do Ocidente, a prática da culpa por associação e o fim do movimento para o controle internacional da bomba atômica. ****




Médium – Por que os que partiram nunca nos deixam? Lançamento da Ediouro aborda implicações sobre a comunicação entre vivos e mortos

Você já se perguntou sobre a conexão entre a vida e a morte? Acredita que, quando morrem, as pessoas continuam intimamente ligadas às que deixaram para trás? Em Médium – Por que os que partiram nunca nos deixam?, lançamento da Ediouro, a vidente Allison Dubois narra dezenas de consultas com parentes de pessoas que morreram, dentre outras causas, de suicídio, acidente e assassinato e dos diversos modos como permaneceram aqui se comunicando de alguma forma. Allison Dubois inspirou o famoso seriado “Médium”, que foi ao ar em janeiro de 2005 pela rede americana NBC e exibida no Brasil pela Sony. Nele a personagem interpretada pela atriz Patricia Arquette auxilia a justiça em investigações criminais através de sua habilidade mediúnica. Ao contrário do que muitas vezes é propagado, a autora explica que os médiuns não querem ser mártires, apenas são pessoas observadoras das lembranças especiais retidas pelos falecidos, e ajudam seus parentes e amigos a atravessarem a dor e encontrarem sentidos para suas perdas. Com riqueza de detalhes nos relatos, são as próprias pessoas a quem Dubois deu consultas que falam sobre como superaram a morte de um ente querido. São mães, esposas, maridos e filhos que narram suas dores e as dificuldades para lidar com a perda, assim como carregam consigo um sentimento de culpa em momentos de luto.

Uma pergunta freqüente que a autora se faz é: Por que os que fizeram a passagem querem continuar se comunicando depois de mortas? “Para partilhar emoções e ajudar a nos ensinar o que precisamos aprender. Em geral, querem se certificar de que não repetiremos seus erros, as coisas que acabaram se arrependendo e que fariam diferente se tivessem outra chance”, afirma.

Dubois explica que os espíritos são dotados de energia e podem manipular outros objetos para enviar sinais aos que estão presentes. Em muitos casos, as mensagens podem vir através de fatos evocados e se remeter a momentos felizes, como a lembrança de um prato de comida favorito ou mesmo através do título de uma canção da qual o falecido gostava.

Outro aspecto de Médium – Por que os que partiram nunca nos deixam? é como Dubois expõe o impacto de ser uma médium e como isso influenciou a sua vida e de seus familiares. Como a relação com seu marido Joe e a capacidade de sentir amor entre os clientes e os falecidos. São experiências que a deixaram ao mesmo tempo arrasada e renovada, como a aplicação de seu trabalho em reuniões com parentes de mortos vítimas de assassinatos ou a perda da amiga Shari num asilo.

Os relatos de conexão com os mortos criam uma simbiose entre a médium e o seu cliente. Simultaneamente ela dá dicas aos leitores de como reagir caso experimentem sensações de captar vibrações dos que já se foram. Em outras passagens, ela relata casos em que as pessoas se recriminam por não se sentirem capazes de fazer as coisas tão bem como a pessoa falecida conseguia fazer.

São histórias enternecedoras, mas também angustiantes nas quais os leitores poderão se identificar com eventos aparentemente aleatórios ou desconexos que, quando tomados como um todo, evidenciam um plano maior. Médium – Por que os que partiram nunca nos deixam? é um livro sobre como é possível ajudar a entender quem somos e de como nos conectamos com os outros para assim encontrar um novo modo de amar aquela pessoa que se foi. Como Dubois resume: “É importante, saudável e necessário reaprender a viver depois de qualquer grande perda”. ***

Nenhum comentário: