segunda-feira, 7 de julho de 2008

CRÔNICAS

Tempere a relação com condimentos afrodisíacos

No Dia do Orgasmo (31 de julho), nutricionista do Mundo Verde dá dicas sobre alimentos que ajudam a garantir a boa saúde sexual

A palavra "afrodisíaco" é utilizada desde o século 1 A.C. e deriva do nome Afrodite, deusa do amor na mitologia grega. Afrodisíacos são agentes químicos ou odores que estimulam o desejo sexual. Alguns alimentos possuem nutrientes que desempenham papéis no bom desempenho sexual ou também devido ao seu aroma despertam o poder da imaginação. No Dia Mundial do Orgasmo (31 de julho), a nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde, especializada em produtos naturais e orgânicos e para bem-estar, afirma que há condimentos que podem ser usados para estimular a libido e criar um clima no ambiente.



Flávia lista uma série de condimentos que funcionam como verdadeiros “viagras naturais”, como pimenta, pimentão, curry, gengibre, cravo, coentro, orégano, tomilho, baunilha, açafrão, canela, catuaba, cacau e ginseng. A nutricionista destaca, entretanto, que a prática de atividades físicas e alimentação balanceada são fundamentais para preservar a boa saúde sexual. “Evite açúcar e gorduras saturadas, consuma alimentos integrais, frutas, verduras e legumes orgânicos”, recomenda. Segundo Flávia Morais, o poder afrodisíaco dos alimentos também está na combinação de cores e aromas. Por isso, aconselha os interessados a criar pratos coloridos, usando a imaginação e criatividade.

Confira uma lista de afrodisíacos naturais:

- Pimenta, pimentões, curry e outros alimentos picantes: Agentes excitantes que estimulam a circulação, aumentam a freqüência cardíaca e a sudorese.

- Gengibre: Seu sabor característico e picante funciona como estimulante.

- Cravo: É um dos mais potentes afrodisíacos naturais. Combate o cansaço físico, mental e a perda de memória.

- Coentro: As suas sementes secas têm efeitos eufóricos, especialmente nas mulheres. É utilizado em infusões com vinho.

- Orégano: Em infusão é um bom agente excitante.

- Tomilho: Erva que fornece óleo de poder anti-séptico e com efeitos afrodisíacos.

- Baunilha: Combate astenia sexual, agindo no sistema nervoso central e, por meio do seu odor, age indiretamente como estimulante sexual.

- Açafrão: Estudos têm provado que tem efeito similar a hormônios, aumentando o apetite sexual.

- Canela: Extraída da casca da árvore da canela funciona como estimulante.

- Catuaba, cacau e ginseng: Estes alimentos possuem uma substância chamada feniletilamina, responsável pela sensação de prazer.

Mais sobre o Dia do Orgasmo

O Dia Mundial do Orgasmo foi criado há quatro anos, na Inglaterra, por redes de sex shops. Pesquisas feitas por essas lojas revelaram que 80% das mulheres inglesas não atingem o clímax em suas relações. Em termos de insatisfação sexual, os brasileiros não ficam longe. A presença ostensiva de sexo na tevê sugere um povo versado e realizado sobre o assunto, fantasia esta, porém, que não condiz com a realidade.

Estudo conduzido pelo Projeto de Sexualidade da USP (ProSex) detectou que 50% das brasileiras têm problemas com a ausência de desejo, falta de orgasmo, dificuldade de excitação ou dor durante a penetração – algumas delas têm mais de uma queixa. Um paradoxo num país com sexo tão presente no cotidiano. Os homens brasileiros também têm problemas. Cerca de 12 milhões deles sofrem de alguma disfunção sexual e é certo que a insatisfação nesta área sinaliza algum problema de saúde e contribui para conflitos do casal. (Fonte: Revista Isto É)

Saiba mais sobre o Mundo Verde



Maior rede de lojas de produtos voltados para o bem-estar e a qualidade de vida, o Mundo Verde oferece um mix variado, que inclui desde alimentos (diet, light, orgânicos, sem glúten e sem lactose) e complementos para atletas, até livros, CDs, incensos e esotéricos, cosméticos naturais, artesanato e produtos voltados para o bem-estar e a qualidade de vida. Mas o segredo de sucesso do Mundo Verde não está simplesmente na grande variedade de produtos, mas em oferecer informação de qualidade sobre alimentação. Para isso os vendedores são treinados para dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade, em um ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos. Há também nutricionistas contratados para prestar informações nas lojas.

Os clientes ainda podem recorrer ao Alô Nutricionista, pelo 0800-222528, um serviço gratuito disponível em todo o Brasil, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas, e também no site da empresa – www.mundoverde.com. Os livretos gratuitos Bem Natural e Receitas, distribuídos gratuitamente nas lojas da rede, são outras ações focadas na oferta de informação para o público. Uma newsletter eletrônica – distribuída mensalmente para os clientes cadastrados no site – completa a preocupação da rede com informação de qualidade sobre alimentação e hábitos para uma vida mais saudável. O site recebe mensalmente mais de 60 mil acessos, que geram mais de um milhão de cliques. Diversos franqueados oferecem ainda palestras sobre alimentação e cuidados com a mente e o corpo.

A rede também enfatiza os conceitos de comércio justo, consumo consciente e responsabilidade social e ambiental, a começar pelos uniformes dos funcionários, que são feitos com fibras de garrafas pet. Algumas iniciativas da rede também simbolizam o investimento da rede nestas: o premiado projeto Mundo do Faz e Conta, que leva sessões de contação de histórias a crianças carentes; a ecobag Mundo Consciente, feita em juta, para substituir o uso de sacolas plásticas nas compras; e a Vassoura Ecológica do projeto Recicla Três Rios, feita de pet por comunidades de catadores de lixo.

Mais informações: www.mundoverde.com.br





Aceite outros pontos de vista

Quanto esforço! Quanta energia jogamos fora ao defendermos com unhas e dentes nosso próprio ponto de vista!

Conheço algumas mulheres que ficam magoadas porque os namorados não dão a atenção que elas gostariam de receber. Ficam bravas e brigam. O rapaz diz que mais tarde estará disponível, mas ela não entende. Quer do seu jeito, quer pra já. Ao aceitarmos os fatos e as circunstâncias da maneira que se apresentam, muito sofrimento é evitado.

Assisti na TV a história de um homem na Bahia que vive na mesma casa com duas mulheres e quatro filhas. À primeira vista parece-nos impossível administrar dois amores de forma tão próxima e transparente. Mas abrindo mão de um ponto de vista convencional, quem viu a reportagem percebeu que a família entrevistada vive com muita harmonia e respeito de uns pelos outros. As mulheres são amigas entre si, cuidam muito bem das meninas e o pachá tem muito amor para dar a todas elas. Difícil acreditar na veracidade desta história se nos apegarmos a um certo ponto de vista padrão!

Se você quer viver bem, aceite outros pontos de vista, diferentes do seu. Relaxe diante da realidade. Não tente persuadir as outras pessoas para que elas assumam a sua forma de pensar e agir. Permaneça aberto a todos os pontos de vista, sem prender-se a nenhum deles e você viverá muito mais feliz. Mesmo porque a existência é muito criativa e você pode aprender o tempo todo. Quando você se abre ao desconhecido, às novas informações, tudo fica mais fresco e a vida adquire uma graça, um colorido fantástico.

Você planeja algo, mas nem sempre as coisas acontecem da forma que você imaginou. Você pode ficar tenso e bravo com isso, mas pode também relaxar, ter senso de humor e aceitar os fatos como eles se apresentam. Nada de ficar culpando os outros pelo que aconteceu. Se você assumir a responsabilidade em cada momento sentir-se-á mais potente e senhor de seu próprio destino.

Todo problema traz em si uma oportunidade, portanto não o veja como algo que está contra você. Aproveite a oportunidade olhando para o momento com olhos criativos, pensando que pode transformá-lo em algo benéfico para si e para os outros.

Por isso não lute contra o momento presente, qualquer que seja ele. As coisas são como são. Tudo está certo e nada está errado.