segunda-feira, 7 de julho de 2008

CINEMA CEARÁ



Filme cearense ganha IV SEMCINE em noite com cordel e Waldick Soriano

O curta-metragem cearense Câmara Viajante, de Joe Pimentel, venceu a mostra de curtas-metragens do IV SEMCINE - Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual da Bahia. A fita ganhou na única categoria competitiva do evento, que oferece como prêmio serviços de finalização pela empresa TeleImage e crédito para locação de equipamentos e serviços da Quanta para o trabalho seguinte do cineasta.

O resultado foi divulgado hoje (dia 26) à noite, no palco principal do Teatro Castro Alves, principal espaço do evento, que teve início na última segunda-feira (dia 21). Câmara Viajante é um documentário, que exibe “retratistas populares”, seus instantâneos fotográficos e personagens anônimos em seus momentos de fé e diversão nas festividades profanas e religiosas do Nordeste.

A comissão julgadora composta pelos cineastas Sofia Federico e Fernando Belens e pelo representante da TV Educativa local, Henrique Andrade, fez ainda uma menção especial ao curta baiano 10 Centavos, de César Fernando de Oliveira. O anúncio foi feito na mesma sessão da pré-estréia da cinebiografia Waldick, Para Sempre no Meu Coração, de Patrícia Pillar.

Cordel – A noite de encerramento do IV SEMCINE contou ainda com um momento de descontração, a apresentação de um cordel declamado pelo ator Ednéas Santos. Batizado de “Mendicância ou Mecenato? A Peleja de André Setaro com Edgard Navarro em Nome da Sétima Arte”, o texto foi criado pelo jornalista baiano Zezão Castro, que tirou inspiração para os versos de um episódio ocorrido no ano passado, durante um acalorado debate no SEMCINE.

Durante seis dias de atividades, o SEMCINE discutiu temas como a intersecção entre História e Cinema, a realidade e a representação no documentário, a fotografia no cinema como elemento poético. As palestras e diálogos contaram com a presença de cineastas, técnicos de cinema, professores e convidados do Brasil e de diversos países.

Além das palestras, o evento contou com três mostras (Internacional, Brasil e de Curta-Metragem Brasileiro), além de uma mostra retrospectiva da obra do cineasta Joaquim Pedro de Andrade e sessões de fitas inéditas no Brasil, como o documentário argentino Café dos Maestros, de Miguel Kohan, e a co-produção Mali-França Bamako, de Abderrahmane Sissako.

O III Encontro de Produtores e Distribuidores de Cinema e Televisão, outra do evento, trouxe a Salvador nomes de destaque no cenário nacional e internacional, gerando oportunidade de novos negócios. O SEMCINE abrigou ainda a oficina do Produire Au Sud, uma parceria com o Festival des 3 Continents de Nantes (França), que discutiu seis projetos de longa-metragem previamente selecionados.

O SEMCINE tem direção do cineasta e artista plástico Walter Pinto Lima e coordenação geral do cineasta e produtor Bernard Attal e da produtora Diana Gurgel. A iniciativa é uma realização da VPC Cinema & Vídeo em parceria com o Trapiche Barnabé - Centro de Audiovisual e Ondina Filmes, com o apoio do Ministério da Cultura.







PRAIA DO FUTURO

Longa-metragem traz olhares e afetos pessoais de 17 realizadores sobre a Praia do Futuro. A pré-estréia será realizada neste sábado (19) no Cine São Luiz

"Praia do Futuro", um longa-metragem de produção coletiva realizado por 17 jovens cineastas cearenses e idealizado pela Alumbramento Produções Cinematográficas, tem pré-estréia neste sábado, 19 de julho, às 19h30, no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro, antigo Cine São Luiz. O filme entra em cartaz no Sesc Luiz Severiano Ribeiro no dia 1o de agosto de 2008.

Formando um caleidoscópio poético sobre a Praia do Futuro, uma das mais badaladas praias de Fortaleza, o filme traz os olhares e afetos pessoais de cada realizador. São visões oníricas, realistas, futuristas, apocalípticas ou românticas que resultam num diálogo que vem se estabelecendo no Ceará entre cineastas de uma nova geração que pensa e vive o cinema contemporâneo na cidade.

O longa-metragem tem 15 episódios. Entre os 17 realizadores estão alunos das Escolas Públicas da Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor): Guto Parente, Thais Dahas, Thais de Campos, Ythallo Rodrigues, Fred Benevides, Rúbia Mércia e Wanessa Malta (Audiovisual) e Themis Memória (Dança e Pensamento). Ainda Felipe Bragança, Ivo Lopes, Salomão Santana, Mariana Smith, Pablo Assumpção, Ricardo Pretti, Luiz Pretti, Armando Praça e Diogo Costa.

O lançamento conta com o patrocínio da Secretaria de Turismo (Setur) e de Cultura (Secult) do Estado do Ceará, Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Sesc, Banco do Nordeste e Maresia, além do apoio da Enox e Graphix.

PARALELO - Após exibição do filme, terá show da banda cearense, Cidadão Instigado, e da banda Mirella Hipster, na Praça do Ferreira.
No dia 21 de julho (segunda), às 19h, acontece o debate sobre o filme no Alpendre - Casa de Arte Pesquisa e Produção com realizadores, críticos, público e ainda os críticos de revistas eletrônicas de cinema: Ruy Gardnier, da Contracampo, que estará em Fortaleza ministrando aulas no curso de Crítica de Cinema e no curso de Extensão da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, Francis Vogner, da Revista Cinética; e Marcelo Ikeda, do blog Cinecasulofilia.

SERVIÇO

Praia do Futuro – Pré-estréia dia 19 de julho (sábado), às 19h30, no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro. Após a sessão, shows com as bandas Cidadão Instigado e Mirella Hipster. Debate sobre o filme – Dia 21 de julho (segunda-feira), às 19h, no Alpendre (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema). Grátis.








Cine Ceará Itinerante percorre a rota do sol no litoral com exibições em 15 municípios

As praias, o sol e as belezas naturais do litoral cearense ganham uma atração a mais nestas férias de julho. Após curtir um dia ensolarado, moradores e turistas têm a oportunidade de conferir, com acesso gratuito, produções cearenses premiadas em importantes festivais nacionais. O Cine Ceará Itinerante partiu de Jericoacoara no dia 7 e segue até o dia 30 com destino Icapuí, última cidade do circuito, que deve incluir um total de 15 comunidades praianas no roteiro da telona. Com patrocínio exclusivo da Eletrobrás, através da Lei Rouanet, o projeto realizou oficinas de animação em vídeo em Jericoacoara e Bitupitá, primeiras cidades a fazerem parte do roteiro, e hoje chega em Itarema com uma mostra de vídeos na comunidade praiana de Almofala.

O objetivo do Cine Ceará Itinerante é proporcionar a um público com dificuldade de acesso às salas de cinema a oportunidade de assistir à cinematografia nacional, em especial às produções do Estado, visando ao mesmo tempo à divulgação dos filmes produzidos localmente e premiados em edições do Cine Ceará - Festival Nacional de Cinema e Vídeo e outros festivais nacionais. Com início sempre às 20 horas, em cada cidade será realizada a exibição de um filme média-metragem e de dois curtas, além dos dois vídeos em animação produzidos nas oficinas. Cada mostra deve durar em torno de uma hora e meia de duração e atingir cerca de 400 espectadores em cada município.

A proposta do trabalho das oficinas, ministradas pelo cineasta Telmo Oliveira nas comunidades de Jeri e Bitupitá, atendeu a um público de 50 crianças, 25 em cada localidade, proporcionando um contato mais próximo das populações locais com a prática do cinema de animação. Ao final dos trabalhos, as crianças haviam produzido duas animações em vídeo de um minuto cada com temáticas sócio-ambientais. As duas produções foram exibidas não somente nas suas cidades, mas acompanham, na telona, todo o circuito do Cine Ceará Itinerante.

A mostra passa por cidades e comunidades praianas desde a fronteira com o Piauí, abrangendo 11 municípios do Litoral Oeste, como Camocim, Acaraú, Itarema, Amontada, Itapipoca, Trairi, Paraipaba, Paracuru e Taíba, até com o Rio Grande do Norte, com exibições em 4 municípios do Litoral Leste, partindo de Cascavel com destino Icapuí. As cidades de Beberibe e Fortim também integram o roteiro. A equipe do Cine Ceará Itinerante é composta por seis profissionais no período de exibição e dispõe de duas unidades móveis, sendo um veículo 4x4 com uma estrutura de exibição e projeção, com projetores e gerador de energia. O projeto é uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, com produção da Iré Brasil, e conta com o apoio da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, e das prefeituras locais das cidades inseridas no roteiro.

Cidades incluídas no roteiro da mostra Cine Ceará Itinerante
Jericoacoara 10/07
Barroquinha 14/07
Camocim 15/07
Acaraú 16/07
Itarema 17/07
Amontada 18/07
Itapipoca 19/07
Trairi 21/07
Paraipaba 23/07
Paracuru 24/07
Taíba 25/07
Cascavel 27/07
Beberibe 28/07
Fortim 29/07
Icapuí 30/07

Exibições:

Filipe (Documentário, Direção: Margarita Hernández, 2006, 14 min)
Vida Maria (Animação, Direção: Márcio Ramos, 2006, 8 min)
Sol de Amém (Ficção, Direção: Ives Albuquerque, 2007, 15 min)
Câmera Viajante (Documentário, Direção: Joe Pimentel, 2007, 19 min)
Águas de Romanza (Ficção, Direção: Gláucia Soares e Patrícia Baia, 2002,15 min)Loucos de Futebol (Documentário, Direção: Halder Gomes, 2007, 23 min)
Borracha para a Vitória (Documentário, Direção: Wolney Oliveira, 2004, 55 min)




Domingo tem cinema de graça em toda cidade

O Cinema de Canto a Canto é um projeto itinerante que leva entretenimento e cultura pelos bairros de Fortaleza


O Cinema de Canto a Canto, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com a Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, leva cinema de graça aos morados dos quatro cantos da Cidade. Neste domingo, 20, vai ás seis regiões com os filmes "Vida Maria" de Márcio Ramos, "Narradores de Javé", com direção de Eliane Caffé e o clássico nacional "Carlota Joaquina" de Carla Camurati.

O Cinema de Canto a Canto está vinculado ao dia da Tarifa Social, quando os preços das passagens de ônibus caem para R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia) em todos os pontos da cidade, objetivando ampliar o acesso da população aos espaços culturais. As exibições acontecem sempre a partir das 18 horas.

Como um projeto itinerante, visa democratizar o acesso ao cinema em espaços públicos dos bairros da Cidade, objetivando expandir entretenimento, lazer e cultura. Para exibição dos filmes recebe o apoio do Sesc Fortaleza, através do Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro e para a realização apoio da Associação Santo Dias.



Confira os locais: Nas Praças Carlito Pamplona (Avenida Francisco Sá),

Antônio Bezerra (Próximo à Rodoviária) e Praça Mauá (no Pan Americano) haverá exibição dos filmes "Vida Maria", que conta a história de uma menina de 5 anos que é levada a largar os estudos para trabalhar, e "Narradores de Javé" o qual expõem as peripécias da imaginação dos moradores de Javé.



Já na Praça Gustavo Barroso (em frente ao Liceu do Ceará, no Jacarecanga), Pólo de Lazer Luiz Gonzaga (Conjunto Ceará) e na Praça da Igreja Matriz de Messejana (Messejana) a programação fica a cargo dos filmes "Vida Maria" e "Carlota Joaquina", o qual conta de forma irreverente a vida e os amores daquela que foi a Infanta da Espanha, Princesa do Brasil e posteriormente Rainha de Portugal.

Serviço

Cinema de Canto a Canto - Dia 20 (domingo) ás 18h. Exibição dos filmes "Vida Maria","Narradores de Javé" e "Carlota Joaquina" - Praça do Carlito Pamplona (Avenida Francisco Sá),Praça Antônio Bezerra (Próximo à Rodoviária), Praça Mauá (no Pan Americano), Praça Gustavo Barroso (em frente ao Liceu do Ceará, no Jacarecanga), Pólo de Lazer Luiz Gonzaga (Conjunto Ceará) e Praça da Igreja Matriz de Messejana (Messejana). Grátis.

Nenhum comentário: