segunda-feira, 7 de julho de 2008

DANÇA

Quarta em Movimento recebe duas montagens no mês de julho

Palco do Mercado dos Pinhões se arma para os espetáculos "Desespero para a felicidade ou, se eu não gostar, nada é para sempre" e "Delicatesse, ensaio para ser mulher"



Dois movimentos para o palco do Mercado dos Pinhões. Durante o mês de julho, os espetáculos de dança "Desespero para a felicidade ou, se eu não gostar, nada é para sempre", de Marcio Medeiros, e "Delicatesse, ensaio para ser mulher", da Cia Datê, estarão em cartaz no Quarta em Movimento, projeto que promove a difusão da dança contemporânea e experimental e sempre traz montagens de dança cênica protagonizados por bailarinos, coreógrafos e grupos independentes.

"Desespero para a felicidade ou, se eu não gostar, nada é para sempre", de Marcio Medeiros, é um solo do próprio coreógrafo. O que somos? O que devemos? O que queremos? Pautado numa pesquisa da relação do teatro com a dança, o espetáculo incita a platéia a pensar nos problemas da vida, onde ora somos marionetes, ora uma pseudoliberdade nos acalma. No delírio dessa busca, o que conforta é saber que, no desespero para a felicidade, nada é para sempre.
Já "Delicatesse, ensaio para ser mulher, da Cia. Datê, é um diálogo entre Neiliane Felipo, Ivonildo Araújo, Adriana Celestino e Eugênia Nascimento, que tem a corporalidade feminina como fio condutor. Com direção de Jacqueline Peixoto, a montagem é livremente inspirada na obra de Clarice Lispector e propõe um olhar sobre o dia a dia do universo feminino, através de corpos que falam de imagens e movimentos, enfatizando o pictórico, o onírico e o ilusório.
Após a apresentação dos espetáculos, que se inicia sempre às 20h, haverá uma conversa-debate em torno da concepção dos trabalhos e de seu tema entre os coreógrafos e a platéia.
Ainda dentro do projeto, sempre antes dos espetáculos, a partir das 18h30, os artistas em cartaz desenvolverão atividades para crianças e adultos de todas as idades que desejam experimentar seus corpos em exercícios dançados.


QUARTA EM MOVIMENTO \\ Todas as quartas-feiras de julho, a partir das 18h30. Espetáculos "Desespero para a felicidade ou, se eu não gostar, nada é para sempre", de Marcio Medeiros, e "Delicatesse, ensaio para ser mulher", da Cia. Datê, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro).











ESPETÁCULO LUZES DO ORIENTE


A dança do ventre surgiu no Egito, durante a dinastia faraônica, como parte de rituais oferecidos em templos por sacerdotisas para deusas como Ísis, em agradecimento á fertilidade, tanto feminina como do rio Nilo, que graças às suas cheias o alimento era garantido pela região.A dança pode ser considerada uma arte sagrada, se retratando ao seu inicio ritualístico.
Sua deturpação teve início com a invasão grega, onde presenciaram um dos rituais e escravizaram as sacerdotisas as obrigando a dançar para seus deleites, formando assim os conhecidos haréns. Estilos de Dança do Ventre.
O espetáculo têm como objetivo apresentar a Evolução da Dança do Ventre, do clássico ao moderno, retratando os rituais, figurinos e estilos de danças orientais. Com apresentações de bailarinas do Studio Natália Capistrano, que têm como mentora a Profª
Natália Capistrano – Universitária do Curso de Educação Física pela UNIFOR, possui conhecimentos teóricos e práticos na arte de Dança do Ventre, com participações em Workshop Nacionais e Internacionais, tendo como mais recente a sua participação no workshop da Saida, bailarina Bellydance Argentina. O studio Natália Capistrano, com dois anos de existência, possui um total de quase 100 alunas adeptas a aprender a arte da Dança do Ventre, com suas teorias, práticas e apresentações. Na última Mostra de Dança do Ventre, que aconteceu em Jan/08, o Stúdio Natália Capistrano concorreu em três modalidades e foi agraciado com dois Prêmios sendo eles: Segundo lugar em apresentação de Grupos na categoria Profissional e Segundo lugar na apresentação de Grupos na categoria Amadora, ficando os primeiros lugares para grupos de fora do Estado do Ceará.
Tecnicamente as danças são marcadas por movimentos abdominais, onde o ventre pulsa, vibra, ondula, mostrando a magia de gerar uma vida. Movimentos de quadril e troncos isolados ou combinados, ondulações de braços e mãos, tremidos e batidos de quadril entre outros.
Na passagem para o formato de palco determinados elementos cênicos foram incorporados como o punhal, a espada, os snujs e véus.
Tendo sido influenciada por diversos grupos étnicos do Oriente, foram absorvidos regionalismos locais que lhe atribuíam interpretações com significados regionais. Surgiam desta forma, elementos etnográficos bastante característicos. Como nomes diferenciados, geralmente associados à região geográfica em que se encontrava trajes e acessórios adaptados, regras sobre celebrações e casamentos, elementos musicais criados especialmente para sua nova forma, movimentos básicos que modificaram a postura coeporal e variações da dança. Nasce então, a Dança Folclórica Árabe, normalmente retratam os costumes ou rituais de certa região e por isso são utilizadas roupas diferentes das de dança do ventre clássica.
Khalligi: Khaleege em árabe significa Golfo, daí a sua origem. É caracterizada pelo uso de uma bata longa e fluida, e por intenso uso dos cabelos. Caracteriza-se por uma atmosfera de união familiar entre as mulheres presentes. Dança-se com ritmos do Golfo principalmente o soudi.
Taças: É uma variação ocidental da dança com o candelabro, que é um elemento original no cortejo de casamentos para iluminar a passagem dos noivos e convidados
Pandeiro Daff: A bailarina toca ao mesmo tempo que dança, utilizando os quadris, ombros, pernas pés, cabeça e mãos para marcar o ritmo com precisão e graça.
Saidi: Dança do sul do Egito podendo ser dançada com o bastão ou bengala de bambu. Os movimentos fazem lembrar o (Tahtib), que é uma falsa luta, na qual os homens empunham seus cajados longos de madeira
Meleah Laff: Dança do véu enrolado, representação do cotidiano portuário egípcio de Alexandria. A Melaya é um tipo de véu escuro e pesado que as mulheres no Cairo e na Alexandria adotaram uasando-o bem apertado em redor do corpo, fazendo parte da moda local. Nesta Dança os movimentos dos quadris são pesados e o véu por ser pesado muitas vezes pode ser dobrado durante a performance.
A dança do ventre é um mundo cheio de novidades e surprezas, para além das danças folclóricas, existem vários tipos de dança como: tradicional Dança solo sem uso de acessórios onde a bailarina mostra toda sua criatividade e experiência com os movimentos corporais. O solo de derbake é uma dança cujo ritmo é impossível de confundir, derbake ou table, é um instrumento de percurssão bastante comum na música árabe utilizado para acompanhar e determinar os movimentos efetuados pela bailarina.
Ao longo do tempo a Dança do Ventre sofre influências ocidentais, adquirindo um caráter moderno, porém o moderno nunca vai tirar o lugar do tradicional. Não existe concorrência com os outros estilos da danças, é apenas mais uma forma de expressão nascendo e isso é lindo de se presenciar! É histórico!



Dança clássica
* Snujs * Espada * Candelabro
Dança moderna
* Punhal * Flamenco árabe * Taças com velas
Danças folclóricas
* Khaleege * Jarro * Bastão * Pandeiro * Hagallah * Melleah * véu, dois véus, véu wings * serpentes (Apenas o movimento)





Serviço: Projeto BNB Clube de Cultura - Espetáculo de Danças Árabes - Luzes do Oriente

Data: 12 de julho de 2008 (sábado)

Horário: a partir de 20 horas

Local: BNB Clube Sede Aldeota – Avenida Santos Dumont, n° 3646, Fortaleza-CE

Ingressos: R$ 10

Mais Informações: (85) 4006.7200 e 4006.7203 - www.bnbclube.com.br

Nenhum comentário: