sexta-feira, 3 de maio de 2013

SAÚDE

Prefeitura de Fortaleza faz ações de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer de Mama

A Prefeitura Municipal de Fortaleza promove o seminário de lançamento da Campanha de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer de Mama nesta terça-feira (28), a partir das 8h30, no Hospital da Mulher. O evento é realizado em parceria pelas Secretarias Municipais de Cidadania e Direitos Humanos e de Saúde.
O objetivo da Campanha é gerar ações de sensibilização e mobilização da população, em particular das mulheres, através de atividades educativas e informativas sobre a prevenção, o diagnóstico, o atendimento e o tratamento visando à erradicação da morte de mulheres por câncer de mama e colo de útero.

O câncer de mama é o tipo de tumor que mais mata mulheres no mundo. Por ano, no Brasil, faz 4,8 mil vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. Mas, mesmo com esses índices, elas não se sentem fortalecidas o suficiente para realizarem os exames (por medo, vergonha ou falta de conhecimento). Com o seminário, a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, da Secretaria da Cidadania e Direitos Humanos, busca reduzir a exposição a fatores de risco, diminuir a mortalidade, fortalecer a luta pela defesa dos direitos das mulheres e melhorar a qualidade de vida da mulher com câncer de mama.


Presenças confirmadas:

Karlo Kardozo - Secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos

Larissa Gaspar - Coordenadora de Políticas para as Mulheres

Luiz Gonzaga Porto Pinheiro - Representante do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon)

Paulo Henrique Diógenes Vasquez - Assessor técnico das questões do câncer de mama e uterino da Secretaria Municipal de Saúde

Ilná Escssia - Representante da Associação para Motivação de Auto-Ajuda Renovadora (Grupo Amar)

Maria Cleunice Veras - Gerante de enfermagem do Instituto do Câncer do Ceará


Serviço:

Lançamento da Campanha de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer de Mama

Local: Hospital da Mulher (Rua Carneiro de Mendonça, 155, Jóquei Clube)

Horário: 8h30
 




Os dez principais erros que prejudicam a higiene oral

Garantir a saúde e o sorriso bonito depende exclusivamente da rotina de cuidados de cada pessoa

Não é de hoje que se ouve falar que o sorriso, com dentes bonitos e saudáveis, é o verdadeiro cartão de visitas e o principal gesto que expressa as emoções. No entanto, se os dentes, que também são imprescindíveis para a perfeita mastigação dos alimentos não forem bem cuidados, o ato de sorrir passa a ser um constrangimento, principalmente quando surgem cáries ou outros problemas de saúde oral.
Manter os dentes bonitos e saudáveis, portanto, é tarefa de praxe no dia a dia. Porém, por não possuir conhecimento ou acreditar em mitos, muitas pessoas cometem erros primários, desde a seleção da escova dental incorreta, escolha do momento ideal para escovar os dentes ou até mesmo o uso indiscriminado do enxaguatório oral. Por esse motivo, o Professor, Mestre e Doutor em Odontologia da UNIBAN Anhanguera, Dr. Hugo Lewgoy, destaca os dez principais erros que podem compremeter de forma incisiva o sorriso e a saúde oral. Confira:

*Utilizar uma escova com cerdas duras: ao longo do tempo as cerdas duras provocam o desgaste do esmalte dental e a retração gengival. Portanto, deve-se priorizar uma escova ultramacia e com grande quantidade de cerdas para alcançar a máxima eficiência sem machucar.
*Utilizar uma força ou carga exagerada durante a escovação: o ato da escovação deve ser realizado sem o emprego de força. O que importa é a realização de uma técnica correta e a utilização de uma escova de boa qualidade com mais de cinco mil cerdas do tipo ultramacias.  A "técnica de Bass", por exemplo, recomenda que a escova seja apoiada suavemente sobre a superfície dos dentes em um ângulo de 45 graus, com a metade das cerdas recobrindo a superfície dental e a outra metade recobrindo a gengiva. Sem pressionar a cabeça da escova de forma exagerada, deve-se realizar movimentos vibratórios circulares durante aproximadamente cinco segundos em cada uma das superfícies dos dentes.
*Utilizar escovas velhas e desgastadas: o consumo de escovas dentais no Brasil é muito baixo. A média por habitante gira em torno de uma escova a cada um ano e meio. Escovas desgastadas fazem com que, de uma forma inconsciente, as pessoas aumentem a força e pressionem o cabo da escova durante a escovação. O ideal é que a escova dental seja trocada no máximo a cada dois meses.
*Escovar os dentes com uma frequência exagerada: O hábito de escovar os dentes é fundamental, porém, uma escovação excessiva também pode acabar prejudicando ao invés de ajudar.  O importante é a qualidade e não a quantidade. Uma escovação bem feita demora cerca de dez minutos, de duas a três vezes ao dia.
*Escovar os dentes com uma grande quantidade de creme dental: deve-se utilizar pouca quantidade de pasta, pois, o que promove a desorganização da chamada placa dental, placa bacteriana ou biofilme oral, é a escova e não a pasta ou gel dental. O creme dental aplicado sobre as cerdas da escova deve ser do tamanho de uma ervilha e inserido no meio das cerdas para evitar que seja deglutido facilmente.
*Escovar os dentes com uma pasta de dentes abrasiva: o creme dental abrasivo e que faz muita espuma deve sempre ser evitado. A utilização de cremes dentais abrasivos e escovas duras provocam um fenômeno chamado hipersensibilidade dental e a necessidade do consumo de cremes dentais dessensibilizantes.
*Escovar os dentes imediatamente após as refeições: outro erro muito comum. Deve-se esperar, no mínimo, 30 minutos para escovar os dentes. É o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas. O ideal seria realizar a escovação antes das refeições e não após, pois a função da escovação é desorganizar o biofilme oral e não remover restos de alimentos.
*Fazer bochechos com água quando não há tempo de escovar os dentes: a água também pode ter um pH ácido e atrapalhar o trabalho da saliva. A manutenção de um pH oral neutro através de um processo chamado tamponamento salivar é uma proteção natural do organismo humano, porém, este processo não é imediato e demora de trinta minutos a duas horas para ocorrer. Para a remoção de detritos e restos de alimentos após as refeições, é melhor utilizar uma escova interdental ou fio dental. A escovação mais importante é a noturna, pois, durante a noite, a salivação diminui muito ou até é interrompida.
*Esquecer de escovar a região entre os dentes: as cáries e doenças gengivais normalmente iniciam nestes locais. O grande diferencial dos países que conseguiram erradicar estas doenças para aqueles que possuem uma grande incidência das mesmas é justamente a utilização da escova interdental Prime, sendo fundamental a sua utilização pelo menos uma vez ao dia. A escova interdental Prime consegue acessar esta área e desorganizar o biofilme oral que se acumula constantemente entre os dentes.
*Utilizar enxaguatórios orais de forma indiscriminada: muitas vezes, o enxaguatório é utilizado pela sensação de "hálito puro e refrescante", porém, uma boa higienização é uma forma muito mais efetiva e natural de se alcançar a saúde oral. Os enxaguatórios devem ser utilizados sempre com orientação profissional e nunca devemos procurar o caminho da automedicação. Os enxaguatórios à base de clorexidina, apesar de muito eficientes, podem provocar a pigmentação dos dentes com o uso contínuo.

Nenhum comentário: