sexta-feira, 3 de maio de 2013

PATRIMÔNIO HISTÓRICO - CULTURA POPULAR

Projeto "Fortaleza Liberta" celebra 130 Anos da Abolição da Escravidão na Capital Cearense
 

Quinta edição acontece de 24 a 27 de maio com atividades culturais, palestra e visita guiada ao Museu do Ceará
 

O Projeto "Fortaleza Liberta" chega a sua quinta edição em 2013 e comemora os 130 anos da Abolição da Escravidão em Fortaleza entre os dias 24 a 27 de maio. O projeto presta homenagem a José Luís Napoleão, líder da primeira greve dos jangadeiros, em 1881, e integra a série “Projetos Especiais Para o Resgate e Preservação da Memória Histórico-Cultural do Ceará”. A programação promoverá atividades culturais, palestra e visita guiada, acontecendo em locais como: Museu do Ceará, Praça Mestre Pedro Boca Rica (Theatro José de Alencar), Passeio Público e Biblioteca Municipal Dolor Barreira. As atividades são gratuitas.
De acordo com Franciscus Galba, coordenador e idealizador do projeto, o objetivo do evento é mostrar este aspecto da nossa história, que diz respeito à escravidão e ao movimento abolicionista. “Esta data do 24 de maio estava totalmente esquecida. Então, este projeto tem como propósito a manutenção da nossa memória histórica”, detalha.
As atividades terão início nesta sexta-feira (24), das 12 às 14 horas, no Museu do Ceará, com a visita orientada à sala temática “Escravidão e Abolicionismo”. Ainda na sexta, a programação segue pela noite, a partir das 19 horas, na Praça Mestre Pedro Boca Rica, com a “Noite Cultural Fortaleza Liberta”, que apresentará repertório de ritmos afro-brasileiros com o Grupo de Percussão Alagba.
No sábado (25), o Passeio Público será palco do “Sarau da Fortaleza Liberta”. A atividade começa às 15h30min e terá a participação dos Poetas do Templo da Poesia, com apresentação de leituras dramáticas e performances poéticas sobre o negro na literatura brasileira; do músico e flautista Marcelo Leite, que interpretará os gêneros musicais presentes no Brasil na segunda metade do século XIX (período de libertação dos escravos); e do músico/percussionista Marcello Santos.
Encerrando as atividades, a Biblioteca Municipal Dolor Barreira sediará na segunda-feira (27), das 19 às 21 horas, a palestra “Escravidão e Abolicionismo na Capital Fortaleza”, que será ministrada pelo pesquisador, ativista do movimento negro e Coordenador da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial - CEPPIR, Ivaldo Paixão.
O projeto Fortaleza Liberta é uma realização da Letra Viva Cultura Inteligente, com apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

Serviço
Programação Fortaleza Liberta.
ATIVIDADE 01:
“Fortaleza Liberta Visita o Museu do Ceará”
Quando: Sexta-Feira, 24 de maio de 2013, 12h as 14h
Onde: Museu do Ceará- Rua São Paulo, 51, Centro.

ATIVIDADE 02:
“Noite Cultural Fortaleza Liberta”
Quando: Sexta-Feira, 24 de maio de 2013, a partir das 19h
Onde: Praça Mestre Pedro Boca Rica (Anexo Theatro José de Alencar) - Rua 24 de Maio, 600, Centro.

ATIVIDADE 03:
“Sarau da Fortaleza Liberta”
Quando: Sábado, 25 de maio de 2013, a partir das 15h30
Onde: Passeio Público - Centro da cidade







Casa de José de Alencar disponibiliza manuscritos digitalizados do escritor cearense

A Casa José de Alencar (CJA), espaço cultural da Universidade Federal do Ceará em Messejana, vai disponibilizar, desde o dia 1º de maio, os manuscritos do escritor cearense José de Alencar (1828-1877), em formato digital, para estudos, pesquisas e apreciações. Com mais essa iniciativa de preservar e divulgar o escritor, segundo o diretor da Casa, Prof. João Arruda, a CJA se torna o principal centro de referência em estudos alencarianos, solidificando ainda mais sua missão de preservar e divulgar a obra e a vida do romancista brasileiro.
O acervo é disponibilizado na data de nascimento de José de Alencar. Os manuscritos estão em mais de 6.000 páginas, organizadas em cadernos por tipo de documento. O Prof. João Arruda explica que “neles estão contidos artigos sobre Literatura, Ficção, Crítica, Poesia, Teatro, Política e Direito, um projeto sobre Gramática, correspondências de terceiros e um documento oficial”.
O projeto Digitalização dos Manuscritos de José de Alencar, iniciado no final de 2011, teve patrocínio da Petrobras, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. O projeto também teve o apoio da Administração Superior da Universidade Federal do Ceará, da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, do Departamento de Literatura da UFC e do Museu Histórico Nacional.



Nenhum comentário: