sexta-feira, 3 de maio de 2013

NOVELAS

Record investe tudo em “Dona Xepa”
 

Novela da emissora irá estrear nesta terça, 21, um dia depois da nova “Amor à Vida”, da Globo 

Mirando na classe C, “Dona Xepa” será a grande aposta da Record para recuperar os índices baixos de “Balacobaco”, a novela pretende inaugurar uma nova fase na dramaturgia da emissora.  O folhetim de Gustavo Reiz tem uma duração estimada de 96 capitulos. Caso a audiência responda o esperado, a trama deve durar até o fim de outubro.
Além da duração menor, a novela será a primeira do canal a se utilizar da tecnologia de 24 quadros. As imagens são captadas com maior definição e proximidade com o cinema. A técnica já vinha sendo usada pela Globo em produções como “Cordel Encantado” e “Amor Eterno Amor”. A produção contará com 34 cenários e uma cidade cenográfica de 2.200 metros quadrados. A história de “Dona Xepa” – a mãe batalhadora e simplória desprezada pelos filhos carreiristas – é, acima de tudo, um prato cheio para agradar públicos de todas as classes sociais. E parece que a Record vai tratá-la como deve ser: apenas um novelão.
A peça de Pedro Bloch – na qual a novela é inspirada – já foi adaptada para o cinema (filme de Darcy Evangelista, de 1959, com Alda Garrido) e, pelo menos, duas vezes para a TV (a novela “Dona Xepa”, de Gilberto Braga, em 1977, com Yara Côrtes, e a novela “Lua Cheia de Amor”, escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbosa, em 1991, com Marília Pêra).
É claro que o autor Gustavo Reiz e sua equipe de roteiristas vão imprimir modernidades à nova história. Um vídeo de Dona Xepa vai cair no Youtube e virar hit na Internet. Vai ter mulher-fruta (nada mais condizente com a feira da novela), busca desmedida pela fama e especulação imobiliária. Coincidentemente, a novela das sete da Globo, “Sangue Bom”, também tem mulher-fruta e busca pela fama.
A nova classe média será retratada, claro, mas de forma mais comedida, menos acintosa: a classe abastada se rendendo ao poder econômico da nova classe C. Até a trilha sonora vem melhor. Curiosamente, o tema de abertura é o mesmo da versão da Globo de 1977 – a música “A Xepa” de Ruy Maurity e José Jorge, dessa vez em uma regravação de Eliana de Lima.
A história é ambientada em São Paulo, que está em alta na nossa Teledramaturgia: as outras emissoras também apostam na capital paulista, que detém o principal mercado publicitário do país. “Sangue Bom” e “Amor à Vida”, as novas novelas da Globo, também se passam lá (assim como “Chiquititas”, do SBT). Mas Gustavo Reiz preferiu não nomear regiões ou bairros de São Paulo. “Dona Xepa” se passa na fictícia Vila do Antigo Bonde e em algum bairro rico. Fim.
A previsão de duração inicial é de 96 capítulos – o que seria ideal para uma novela com um elenco enxuto. “Dona Xepa” tem apenas 31 atores, uma exceção nos dias de hoje e entre as tramas da emissora. Ângela Leal vive a protagonista – a atriz já participara da versão da Globo, de 1977. Thaís Fersoza e Arthur Aguiar (saído de “Rebelde”) são seus filhos Rosália e Edison. O restante de personagens têm nomes diferentes dos de outras versões da história. E Gustavo Reiz criou novas tramas que não existiam nas outras novelas. Luiza Tomé vive a perua esnobe Meg Pantaleão, que – de longe – tem algum paralelo com a popular Kika Jordão, vivida por Arlete Salles em “Lua Cheia de Amor”, em 1991.
Mas só Deus e os bispos da Record poderão dizer o que pode acontecer nos próximos meses. Tudo dependerá da audiência (se for boa, a novela será espichada, prática comum na Record) ou da situação da emissora em relação à trama substituta, “Pecado Mortal”, de Carlos Lombardi – que poderá ter sua estreia bastante protelada.  A novela estreia terça feira, dia 21, às 22h15.






"Amor à Vida" tem ritmo de série e personagens gays
 

Nova novela da Globo estreou ontem, no horário nobre das 21h, e tem o ator Mateus Solano vivendo um gay enrustido
 

O vilão Félix (Mateus Solano) é gay, mas não admite isso publicamente. Ao contrário, camufla sua orientação sexual sob a fachada de uma união hétero e um filho. Dois dos mocinhos, Eron e Niko (Marcello Antony e Thiago Fragoso, respectivamente), também são gays. E decidem ter filho. A maria chuteira Valdirene (Tatá Werneck) experimenta um surto místico e se torna evangélica. Com o potencial polêmico desses ingredientes no centro de "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco, a Globo tenta elevar desde ontem a audiência da faixa das 21h, da qual "Salve Jorge", de Gloria Perez, se despediu anteontem sem deixar boas recordações.
A audiência média de "Salve Jorge" foi uma das mais baixas no horário, e esse pode não ser um percalço pontual. Conter a migração do público da TV aberta para os canais a cabo e a internet (ou ao menos o ritmo dessa tendência) é um desafio à Globo. "Estamos vivendo na nossa programação um momento em que precisamos de uma novela que traga a força de modernidade que a TV Globo sempre trouxe", diz Wolf Maya, diretor de núcleo responsável por "Amor à Vida".
Com a direção de 20 novelas no currículo, Maya afirma: "Eu mesmo estou cansado do velho formato de telenovelas e quero desafiá-lo. Para mim, é um risco e uma excitação propor isso aos meus diretores". São cinco os diretores responsáveis pela novela, que conta com aproximadamente 80 atores. A renovação que o diretor de núcleo propôs foi usar "a influência da narrativa cinematográfica e das séries e sair da obviedade das novelas", ainda que aplicando essa linguagem a "uma estrutura folhetinesca aparentemente tradicional -dos grandes conflitos familiares sempre recontados".
Falando por telefone, na noite da última quinta, após assistir ao primeiro capítulo editado da novela, o diretor diz que o resultado é "uma narrativa mais ágil, não só na formatação de câmeras, mas também estética e dramaticamente, com coisas que são sugeridas, induzidas". A escolha de São Paulo como palco da trama se deve à "diversidade fantástica, ao caráter moderno e contemporâneo" que a cidade oferece, além de seu potencial para fisgar "uma juventude que já não é mais tão ligada na TV aberta", diz Maya.
Cada capítulo de "Amor à Vida" custa R$ 700 mil. "Peço muito ao espectador que assista, porque acho que a gente tem algo diferenciado. E espero que, se gostar, ele me devolva em audiência."








BASTIDORES

Tatá Werneck diz que levou tempo para se acostumar com colegas globais

 

Atriz e comediante ex-MTV estreia na Globo na nova novela das 21h, “Amor à Vida”
 

Tatá Werneck, 29, teve que se acostumar rápido à vida de atriz para seu próximo trabalho em "Amor à Vida", novela das 21h da Globo, que estreou ontem. Na entrevista coletiva de lançamento da trama de Walcyr Carrasco, no Rio, a ex-MTV contou que não teve tempo de se adaptar à nova realidade, mas conseguiu driblar o frio na barriga logo nas primeiras cenas. "Dizem que demora três meses para sair de um emprego e se adaptar. Eu não tenho esses três meses. Em um dia gravo muitas cenas, acontece muita coisa na novela. No começo eu ainda estava aprendendo, dava um frio na barriga. Só de tratar a Elizabeth Savalla como um ser humano normal, passar pelo Antônio Fagundes e o tratar como um colega, só isso levou um tempo para acostumar", brincou a atriz.
Tatá engrossa a lista de periguetes das novelas com a evangélica Valdirene que, influenciada pela mãe, a ex-dançarina Márcia (Elizabeth Savalla) faz de tudo para conseguir engravidar de um famoso. A primeira vítima é o jogador Neymar, que gravou uma participação especial na novela e recebeu vários elogios da colega de cena. "O Neymar foi maravilhoso. Ele tá acostumado a fazer publicidade, a trabalhar com câmera. Ele tava super desinibido. Os diretores adoraram", contou Tatá, que também já gravou com o cantor Gusttavo Lima, outro alvo de Valdirene. Tatá vem recebendo vários elogios pela personagem, antes mesmo da estreia. No clipe da novela exibido à imprensa durante a coletiva de lançamento, a cena dela com Neymar foi uma das mais aplaudidas.
Tatá disse ainda que gostaria de fazer um programa de humor na Globo. "Tenho preocupação com rim, pra não ter pedra. Eu adoraria fazer um programa de humor, mas adoro fazer novela. Ainda tô aprendendo como fazer novela, mas estou adorando tudo", disse a atriz.
Tatá é a segunda contratada da Globo egressa da MTV. O outro é Marcelo Adnet, que estrela o seriado "O Dentista Mascarado" e com quem contracenava no "Comédia MTV". Os dois ainda não se encontraram no Projac, mas já se esbarraram em uma padaria na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio. "Eu não esbarrei com o Adnet na Globo, mas numa padaria na Barra da Tijuca, fora da Globo. Ele deve estar atoladíssimo. Você sabem, né? Adnet é um gênio. Daqui a um ano ele é presidente da República", brincou Tatá Werneck.










Reta final de “Salve Jorge” terá nova virada e mais morte

Wanda e Russo planejam tirar Livia do comando da máfia; revelação de um grande segredo fará nova vítima no folhetim de Gloria Perez

Faltando poucos dias para o fim, a trama de "Salve Jorge" começa a ficar movimentada e cheia de reviravoltas. Na última semana da novela, um personagem vai morrer após descobrir um grande segredo, que foi guardado a sete chaves durante toda a trama. Tudo começa quando Celso (Caco Ciocler) consegue colocar Antônia (Letícia Spiller) na cadeia, depois de preparar um dossiê com a ajuda de Amanda (Lisandra Souto). A polícia recebe os documentos em manda prender a ex-sócia de Wanda (Totia Meirelles). Sabendo disso, o juiz devolve a guarda de Raíssa (Kíria Malheiros) a Celso.
Depois disso, uma bomba estoura no folhetim. Dália (Eva Todos), personagem que apareceu nos primeiros capítulos, volta à trama e faz uma visita a Isaurinha (Nívea Maria). A esposa de Arturo (Stênio Garcia) lamenta que o filho se perdeu junto com o patrimônio da família. "Rico ele é", rebate Dália. "Celso pode não saber que é rico, mas sendo filho do Gustavo é muito rico", explica. Arturo ouve a revelação e chega na sala para cobrar explicações da esposa."Filho do nosso melhor amigo, do meu melhor amigo! Como é que você pode? Aqui, dentro da nossa casa, no meu nariz! Anos e anos me enganando, mentindo para mim, para dona Leonor, se fazendo de melhor amiga dela?", questiona. Para completar o drama, Celso entra no cômodo e ouve toda a história. Enquanto isso, Arturo passa mal, cai no chão e morre, sem tempo para chamar o socorro. Depois da tragédia, Celso enfrenta a mãe que se defende: "Meu casamento não foi uma fachada, Celso! Eu gostava mesmo do Arturo!", explica.
No entanto, o filho de Isaurinha garante que irá atrás de seus direitos na herança da família Flores Galvão. "Sou filho de um milionário. Mesmo que não o considere como pai, diante da lei sou filho do Gustavo", afirma o ex-marido de Antônia (Leticia Spiller).

A obsessão que Livia Marine (Claudia Raia) tem por Theo (Rodrigo Lombarid) pode custar muito caro em "Salve Jorge". Nos próximos capítulos da novela de Gloria Perez, a criminosa ficará por um fio e correrá o risco de ficar sem aliados.
Wanda (Totia Meirelles) e Russo (Adriano Garib) começaram a estranhar a atitude da "chefa" há algum tempo. Depois que se envolveu com o capitão do exército, Livia perdeu a razão para os negócios e tem agido de forma compulsiva e impensada. Esse conjunto de fatores causou desconforto e insegurança em seus cúmplices. Wanda é a principal incomodada, pois está cansada de se dar mal nas tarefas propostas por Livia. Wanda e Russo comentarão sobre a atitude da "chefa" e entrarão em um acordo. Os dois começarão a arquitetar planos para tirar o comando da máfia de Livia.
O passado de Lívia virá à tona no penúltimo capítulo de "Salve Jorge". Helô (Giovanna Antonelli) vai descobrir por Riva (Rita Elmor) que a vilã era stipper numa boate na Itália antes de se infiltrar na quadrilha de tráfico de humanos por ganância. A revelação acontece depois que Morena (Nanda Costa) avisa à delegada que está sendo perseguida por Riva. Helô monta uma armadilha para prender a misteriosa mulher e descobre que ela é, na verdade, uma agente da Interpol disfarçada, que está envolvida em uma operação supersecreta e já se infiltrou na quadrilha na Espanha, onde eles tem outra base. Helô pergunta o que Riva sabe sobre Lívia e a agente lhe devolve a pergunta, questionando o que eles pensam que sabem sobre a bandida.
"Bom...Ela apareceu assim na sociedade como filha de fazendeiros do interior que foi para a Itália, lá se casou com um conde italiano, que foi quem abriu a empresa para ela e dele herdou a fortuna!", conta Helô, provocando risadas em Riva. "Um conde italiano! Lívia era stripper numa boate de quinta na Europa! Ela imitava a Dita Von Teese (atriz burlesca norte-americana)! Esperta! Quando viu esse negócio de tráfico começar a tomar corpo e as máfias ganhando espaço, tratou logo de se infiltrar! E contou essa história do conde italiano que as pessoas compram e adoram escutar!", conta Riva, deixando a delegada chocada.
Enquanto isso, Lívia aparece ao telefone com um homem chamado Arnold, pedindo ajuda, pois teme que seus comparsas a abandonem e percebe que o cerco da polícia está se fechando. O homem pergunta o que a polícia brasileira tem contra ela e a vilã confessa seus crime. Enquanto prepara sua fuga, Lívia nem imagina que Helô gravou sua confissão e já está preparando sua prisão.








BASTIDORES


As últimas de Claudia Raia e sua vilã, Lívia Marini

A atriz fala que levou um fora de Jô Soares e diz que conversou com seu filho sobre o namoro com uma panicat


O filho de Claudia, Enzo, 16 anos, postou essa foto brincando com sua mãe no Instragram


O fim de "Salve Jorge", da Globo, se aproxima, e Claudia Raia conseguiu mais uma vez se superar como a vilã Lívia Marine. A atriz está no ritmo frenético das gravações, mas não é só seu personagem na novela de Gloria Perez que está ganhando as manchetes das revistas de fofoca e sites de celebridade. A vida pessoal de Claudia não sai da lista de notícias mais lidas da internet nos principais sites.

Sobre "Salve Jorge" DIVIRTA-CE adianta o final de Lívia: após sequestrar o bebê de Morena, a vilã diz que está com sua filha nas mãos e que ela precisa chegar em um local combinado em meia hora e não pode avisar a polícia. A jovem decide ir sozinha e encontra a vilã segurando uma seringa com sua bebê nas mãos. Russo logo prende a moça em uma cadeira e sua chefe revela que Morena vai assistir pessoalmente a morte da filha. Nesse momento, Helô (Giovanna Antonelli) e Ricardo chegam ao local através de um GPS colocado no pingente de São Jorge de Morena. Russo abandona o local correndo e o detetive vai atrás dele. Lívia também foge com a bebê, mas Helô a alcança. Ricardo volta ao local para desamarrar a ex-prostituta e os dois se separam para procurar a vilã. A jovem encontra sua filha chorando no chão com uma seringa não utilizada do lado. Ela vê a delegada em uma briga corporal com Lívia e chega por trás para aplicar a droga no pescoço de sua rival. Após a vilã cair, Morena diz: “A única morte que eu vou ver de camarote hoje é a sua, seu monstro”.


Nos bastidores, Claudia Raia, 46, revelou que Jô Soares, 75, foi quem terminou o relacionamento entre os dois. "Jô me deu o grande fora da minha vida", disse ao jornal "O Globo". "Éramos apaixonados, mas ele era experiente, 30 anos mais velho do que eu, e achou que eu teria uma carreira ascendente e que, em algum momento, eu ia querer um homem mais novo e musculoso." "Aí, eu me casei com Alexandre Frota. Boa piada, né?", brincou. A atriz contou ainda que foi estudar balé em Nova York aos 13 anos, período no qual ensaiava 10 horas por dia, trabalhava como garçonete em uma rede de sanduíches e dançava samba numa casa de shows nos fins de semana. "Foi maravilhoso", avaliou. "Fui uma menina e voltei uma mulher." Na volta, ela foi escolhida como uma das protagonistas do musical "A Chorus Line", onde Jô a viu pela primeira vez.
A intérprete da gélida Lívia Marini de "Salve Jorge" disse também que a personagem será lembrada como "a vilã da seringa". "Outro dia estava jantando num restaurante em São Paulo com o meu namorado e um rapaz me abordou com uma seringa na mão pedindo uma foto minha dando uma seringada nele", divertiu-se. "E também já autografei uma seringa. Tenho levado cada chapuletada na rua", afirmou. "Ouço coisas como 'tenho ódio de você' pelo menos 20 vezes por dia." Sobre o final da personagem, ela contou: "Voltar à sarjeta será o grande castigo dela".
Claudia Raia soltou o verbo e comentou sobre o rápido relacionamento do filho, Enzo, com Nicole Bahls. Os rumores de que os dois estavam juntos começaram no Carnaval. Ao jornal O Globo, Claudia Raia contou que teve uma conversa franca com o rapaz.
— Falei: “Filho, você está precisando de ajuda? Está apaixonado? Quer apoio?” e ele disse: “Não mãe, estou bem”.
Cláudia disse que considera a aproximação de Enzo e Nicole algo natural.
— Eu acho que ele está na hora de brincar disso. As paniquetes são as nossas chacretes de hoje em dia, são as mulheres da vez, são as gostosas que eles acham incríveis, então por que não sair com uma pessoa como ela? E Enzo é lindo, é filho da gente (dela e de Edson Celulari), é músico, é um gostoso, é normal que as pessoas achem ele incrível.
Porém, quando foi questionada se aprovaria um namoro dos dois, Claudia foi taxativa:
— Nem penso na possibilidade de ele namorar ela, até porque acho que nem ele pensa. Ele tem outras prioridades na vida dele, é consciencioso. Super se diverte, mas dá o limite na hora certa, sempre foi assim.

Nicole Balhs anda tristonha devido à sua situação emocional com o belo e jovial Enzo. Os dois estavam se encontrando escondido na casa de Edson Celulari, pai do menino, mas a pressão da família dele contra o namorico fez com que eles começassem a se desentender. E as fortes declarações de Claudia Raia, mãe do adolescente, dizendo que a panicat é só para ficar e não para namorar, pegaram fundo, magoaram.

Nenhum comentário: