sexta-feira, 3 de maio de 2013

ESPECIAL

Paul McCartney fez show histórico em Fortaleza
Apesar da dificuldade no acesso ao estádio Arena Castelão, o ex-Beatle mostrou sua simpatia para os fãs cearenses e garantiu uma noite mágica com músicas inesquecíveis

FOTO: CARLOS AUGUSTO ROCHA
 

 Assim como a banda Beatles foi uma verdadeira lenda na história da música mundial, ter trânsito, estrutura, acessibilidade ao recém reformado estádio Castelão, durante o primeiro show internacional da nova “Arena”, foi uma verdadeira lenda. Além das ruas de acesso que ficaram congestionadas durante horas, obrigando a maioria descer dos carros e andar quilômetros (para não perderem o show!), pouquíssimos agentes de trânsito foram vistos para fazer fluir o tráfego naquela área. O sistema de transporte definido exclusivamente para o show, simplesmente não funcionou devido ao engarrafamento, o que obrigava a todos irem a pé para o evento. O excesso de material de construção no entorno do Castelão e ruas ainda em obras, cheias de buracos e lama, foram fatores que também não ajudaram na chegada dos fãs de Paul.

NESTE VÍDEO O CANTOR INGLÊS CUMPRIMENTA O PÚBLICO CEARENSE E DEPOIS CANTA UM DE SEUS MAIORES SUCESSOS 



 O astro saiu do hotel às 16h30, no Mucuripe, acenando para fãs, e começou o show às 21h30. A magia de enfrentar os obstáculos de acesso para conhecer o primeiro estádio pronto para a Copa do Mundo no Brasil era algo que já fazia valer a pena por ter conseguido chegar ao local – principalmente em dia de show de Paul McCartney! Esse septagenário do rock manteve a energia e levou ao delírio os quase 50 mil presentes no seu espetáculo. Cantando sucessos como “Hey Jude”, “Let it be” e “Yesterday”, McCartney conquistou o coração dos fãs cearenses falando expressões locais tipo “Vamos bota boneco” ou “Eita má”.
Antes do início da apresentação um Dj animou os presentes com hits de Paul e dos Beatles em versões mixadas. O Dj colocou alguns sapinhos em cima dos discos – quem sabe era para espantar os gafanhotos que invadiram o palco em Goiânia e virou notícia por jornais do mundo inteiro, como o tablóide inglês Daily Mirror...
 



Paul McCartney começou sua apresentação após a exibição de grafismos no gigantesco telão, que misturava pinturas e fotos do cantor inglês. A primeira música do setlist foi “Eight days a week” seguida de “ Junior’s Farm” – mas somente com “All my loving” ele começou a levantar a plateia. Dedicou uma música para sua esposa, que está em seu mais recente disco: “My Valentine” foi tocada por Paul com o telão central, do palco, exibindo o clipe que tem a participação de Natalie Portman e Johnny Depp. Na sequência não faltaram hits e músicas do novo disco se intercalando, como “Here today”, “Your mother should know”, “Lady Madonna”, “All together now”, “Mrs Vanderbilt”, “Eleanor Rigby”, “Mr. Kite”, “Something”, “Obla di obla da”. Mas somente na parte final Paul enpolgou a plateia, fazendo alguns chorarem e muitos se abraçarem cantando grandes clássicos dos Beatles.
Alguns momentos foram memoráveis, como os efeitos e fogos de artifício de “Live and let die”, música conhecida por ser o clímax da apresentação do ex-Beatle, além do pedido de casamento feito por um publicitário cearense para sua amada, no palco. “Eu abençoo vocês!”, falou Paul McCartney para o casal apaixonado. 


PAUL MCCARTNEY CONVOCA A TODOS NO ESTÁDIO CASTELÃO: "VAMOS BOTAR BONECO!" 


 

Na plateia, o público mais jovem se concentrou na pista, local onde parecia estar com mais pessoas em menor espaço. O camarote do evento recebeu o governador Cid Gomes com sua família, o prefeito Roberto Claudio, o senador Eunício Oliveira, além de outras autoridades, produtores e comunicadores. As arquibancadas só encheram próximo do início do show, e no Frontstage era bonito de se ver várias gerações de famílias reunidas, com filho, pai, avô – pessoas de todas as idades que presenciaram a abertura dessa nova etapa na história de Fortaleza, que terá o Castelão como mais uma opção para receber mega-shows.
Depois de voltar ao Brasil para conhecer três novas capitais do país, Belo Horizonte, Goiânia e Fortaleza, Paul McCartney enviou através de sua assessoria uma mensagem de despedida: 


“O público brasileiro é incrível, e essa é a razão de nós voltarmos. Todos os shows dessa semana foram incríveis. A multidão foi simplesmente maravilhosa e é claro que em Goiânia, com a presença dos gafanhotos, foi inacreditável. Ninguém viu que eles estavam vindo!
Eu quero agradecer a todos que vieram nos ver, nós tivemos um grande momento. Eu, a banda e toda a equipe tivemos uma experiência maravilhosa, e em parte o mérito é da reação da plateia. Então, obrigado a todos por serem tão legais, por estarem sempre prontos para se divertir e por amar nossa música.”
 

Paul McCartney





 

 TV DIVIRTA-CE no show de Paul McCartney

Veja vídeos de Felipe Muniz Palhano na apresentação do ex-Beatle no Ceará

 

 

 

  

CLIQUE AQUI e veja mais fotos do show de Paul McCartney na página do Blog Divirta-CE no Facebook 


OU CLIQUE AQUI e veja mais vídeos do show de Paul McCartney











Homenagem cearense a Paul McCartney 

Celebrando a presença do cantor em Fortaleza, Cristiano Pinho lançou clipe de "Eleanor Rigby" tocada na rabeca
 

Prestando homenagem à presença de Paul McCartney em Fortaleza e apresentando um diálogo entre a universalidade da música dos Beatles e a herança musical nordestina, Cristiano Pinho está lançando, em videoclipe, um novo arranjo  para "Eleanor Rigby". Uma das mais marcantes canções de McCartney ganha versão instrumental, com destaque para a presença da rabeca, tocada de uma nova forma.
Guitarrista, violonista, arranjador, compositor e produtor com 30 anos de dedicação à música, Cristiano Pinho é um dos mais renomados artistas da nova cena instrumental brasileira. Em sua mais recente produção, o guitarrista, que integra a banda do cantor e compositor cearense Raimundo Fagner, apresenta em videoclipe um novo e pessoal arranjo para o clássico "Eleanor Rigby", uma das eternas joias do repertório de Paul McCartney e um dos temas musicais mais conhecidos e reinterpretados em todo o mundo.
O arranjo faz alusão às cordas que o quinto beatle George Martin arregimentou para a gravação original, em 1966, mas agrega outros timbres e recursos. A influência nordestina é clara na opção por uma nova condução rítmica e na intensidade com que Cristiano e grupo se lançam por entre os caminhos melódicos descobrindo outras cores e matizes. Principalmente pelo diálogo entre diferentes instrumentos de cordas, com grande destaque para a rabeca, realçando ainda mais a carga dramática e a força da composição.
Ampliando essa nova forma de tocar a "slide rabeca", Cristiano Pinho costura "Eleanor Rigby" de nordestinidade e universalidade. E convida o ouvinte a percorrer novos caminhos, a partir do novo arranjo e do videoclipe produzido por Ronaldo Pessoa, do consagrado estúdio Trilha Sonora, e pelo próprio Cristiano Pinho. A direção do clipe é de Gabriel Lage. Nas câmeras, Gabriel Lage, Ronaldo Pessoa e Guttemberg Jucá, equipe de produção e edição da Avancer Produções. 
O novo arranjo de "Eleanor Rigby" é executado por Cristiano Pinho (tocando a rabeca de uma nova forma, com o uso do "slide", adaptando ao instrumento tradicional uma técnica clássica da guitarra) e por grandes nomes da cena musical de Fortaleza: Marcus Vinnie (teclados), Miqueias dos Santos (contrabaixo), Italo Rafael (violoncelo), Denílson Lopes (bateria) e Jones Cabó (percussão). Gravada no Trilha Sonora sob a coordenação de Hugo Lage, a faixa teve mixagem e masterização feitas por Luiz Orsano. Veja o clipe de homenagem a Paul McCartney feito por Christiano Pinho:
















Abertura do São João 2013, maracatu e muita música na programação gratuita do final de semana

Prefeitura promove ações e eventos culturais no Passeio Público, Mercado dos Pinhões e Anfiteatro da Volta da Jurema


As cumadis e os cumpadis já poderão entrar no ritmo dos festejos juninos a partir dessa sexta-feira (24), quando acontece a abertura do São João 2013. A festa contará com a escolha dos Destaques 2013 e apresentação dos grupos musicais regionais das quadrilhas Ceará Junino, Junina Babaçu e Paixão Nordestina. O evento é realizado pela Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce) com apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

O Maracatu cearense também é atração neste fim de semana, quando o Lago do Jacarey se torna palco do projeto Dia 25 é Dia de Maracatu no sábado (25). A apresentação acontece das 18 às 19 horas e traz como destaque de maio o Maracatu Nação Fortaleza. A programação é gratuita e contará com cortejo e coroação da Rainha.
 

No Passeio Público, a programação começa com muita música na sexta-feira (24), quando o Dj Dado comanda a programação do Set List, a partir das 17h30min. As atividades seguem no sábado (25) e no domingo (26) com o Passeio Instrumental. Animando o horário do almoço, das 13 às 15 horas, Carlinhos Patriolino e Rebeca Câmara embalam à tarde do dia 25 e, Moacir Bedê e Marco Túlio, são as atrações do dia 26.
No sábado (25), o Passeio também recebe o “Sarau da Fortaleza Liberta”. A programação faz parte de uma série de atividades da quinta edição do projeto “Fortaleza Liberta” que, dos dias 24 a 27 de maio, celebra os 130 anos da Abolição da Escravidão em Fortaleza. O Sarau começa às 15h30min e terá a participação dos Poetas do Templo da Poesia, com apresentação de leituras dramáticas e performances poéticas sobre o negro na literatura brasileira; do músico e flautista Marcelo Leite, que interpretará os gêneros musicais presentes no Brasil na segunda metade do século XIX (período de libertação dos escravos); e do músico/percussionista Marcello Santos.
 

Seguindo para o Mercado dos Pinhões, o grupo Murmurando garante o som do Chorinho no Mercado nesta sexta-feira (24), das 20 às 23 horas. Formado por Giltácio Santos (clarinete e saxes), Cleylton Gomes (flauta transversal e flautim), Samuel Rocha (violão 7 cordas), Lauro Viana (cavaquinho) e Igor Ribeiro (pandeiro), os rapazes trazem um repertório que perpassa por influências como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Zé Paulo Becker, Adelson Viana, entre outros.
O forró é garantido no domingo (26), a partir das 18h30min, quando o Batuta Nordestina anima a programação do Forró no Mercado. O grupo de Zé Maria de Fortaleza, Tião Simpatia, Rozamato, Jonathan Rogério, Tony Abreu e Marcelo 21, percorre por diversos ritmos, dentre eles o xote, o xaxado, o baião, o cordel, entre outros, que prometem fazer o público dançar coladinho.

 

No Anfiteatro Flávio Ponte, a programação começa sábado (25) com o Pôr-do-sol da Tradição. Nesta semana, o projeto recebe, a partir das 17h30min, o Grupo de Caninha Verde da Mestre Gerta, que apresenta a típica dança portuguesa que celebra o casamento da realeza, a Caninha Verde.
O Retratos do Vento fecha a programação do Anfiteatro no domingo (26), com apresentação das bandas selecionadas no Festival Cuca Independente. A partir das 18h30min, os grupos Nafandus, As Thy Dead e Cocaine Cobras Band se revesam em apresentações de 40 minutos cada.

Sessão de Cineminha e Piquenique para a criançada
Dia de sábado é dia de Cineminha no Mercado. A partir das 18h30min, a menina poderá conferir uma animada sessão de cinema no Mercado dos Pinhões. Neste dia 25, o filme da vez é “Um gato em Paris”. No domingo (26) é a vez do Piquenique garantir a animação dos pequenos, das 9h30min às 10h30, com Márcio Silveira com o Grupo Manjericão.



Programação do Final de Semana dos Equipamentos Culturais de Fortaleza
ABERTURA DO SÃO JOÃO 2013
Onde: Praça da Estação – Centro.
Quando: Sexta-feira (24), das 19h à meia-noite.

19h - Abertura com cortejo dos Destaques Fequajuce 2013
20h – Competição da categoria Casal de Noivos (infantil);
20h30 – Competição da categoria Princesa (infantil);
21h – Competição da categoria Casal de Noivos (adulto);
22h – Competição da categoria Rainha (adulto);
23h – Apresentação dos grupos musicais regionais das quadrilhas: Ceará Junino, Junina Babaçu e Paixão Nordestina.

DIA 25 É DIA DE MARACATU
Quando: Sábado, 25 de maio, 18 às 19 horas.
Local: Lago Jacarey – Cidade dos Funcionários
Atração: Maracatu Nação Fortaleza
Site do Nação Fortaleza: http://www.nacaofortaleza.com

PASSEIO PÚBLICO
(Rua Dr. João Moreira, s/n - Centro)

Set List
Quando: Sexta-feira (24), das 17h30min às 21h30min.

Atração: DJ Dado

Passeio Instrumental
Quando: Sábado (25), das 13h às 15h.
Atração: Carlinhos Patriolino e Rebeca Câmara

Sarau da Fortaleza Liberta
Quando: Sábado (25), a partir das 15h30
Atração: Poetas do Templo da Poesia

Passeio Instrumental
Quando: Domingo (26), das 13h às 15h.
Atração: Samuel Rocha, Moacir Bedê e Marco Túlio

Piquenique
Quando: Domingo (26), das 9h30min às 10h30min.
Atração: Márcio Silveira com o Grupo Manjericão.



MERCADO DOS PINHÕES
(Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro)

Chorinho no Mercado
Quando: Sexta-feira (24), das 20h às 23h.
Atração: Murmurando

Cineminha no Mercado
Quando: Sábado (25), das 18h30min às 20h30min.
Filme: Um gato em Paris


Forró no Mercado
Quando: Domingo (26), das 18h30min às 21h.
Atração: Batuta Nordestina

ANFITEATRO FLÁVIO PONTE
(Volta da Jurema – Avenida Beira-Mar)

Pôr-do-sol da Tradição
Quando: Sábado (25), das 17h30min às 19h.
Atração: Grupo de Caninha Verde da Mestre Gerta

Retratos do Vento
Quando: Domingo (26), das 18h30min às 21h.
Atração: Bandas Selecionadas pelo Cuca Independente - Nafandus, As Thy Dead e Cocaine Cobras Band
* Programação sujeita à alteração.






Projeto Mapeamus lança livro e DVD com catalogação de grupos musicais do Cariri
 

Mais de 150 agrupamentos de rabequeiros, lapinhas, coco, maneiro-pau, dentre outros, estão classificados no livro

Reisados, bandas cabaçais, grupos de coco, rabequeiros e várias outras manifestações da rica produção musical da região do Cariri foram mapeadas e catalogadas nas páginas do livro Agrupamentos da música tradicional do Cariri cearense, obra a ser lançada na próxima quinta-feira (16), às 18h, no auditório do Campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri. O livro é resultado do trabalho de pesquisadores do projeto Mapeamus, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFC e criado há três anos sob a coordenação do Prof. Márcio Mattos, do Curso de Música da UFC no Cariri.
Mais de 150 agrupamentos de rabequeiros, lapinhas, coco, maneiro-pau, dentre outros, estão classificados no livro, que traz textos sobre: a relação entre música e religiosidade, a cultura caririense, a importância de eventos que valorizem a cultura popular regional etc. A pesquisa sobre os grupos teve início em 2012 e resultou também na produção de um DVD e uma página na Internet (www.agrupamentosmusicais.com.br), com vídeos, fotografias e outros registros.
O trabalho foi feito em parceria com a professora visitante da UFC Carmen Coopat, coautora do livro, ao lado do Prof. Mattos. Outros 15 músicos, produtores culturais e pesquisadores assinam textos na obra, dentre eles o Prof. Gilmar de Carvalho (UFC), referência nacional nos estudos sobre as tradições culturais do Cariri. O livro será vendido no lançamento pelo valor de R$ 40,00, sendo acompanhado pelo DVD com vídeos de alguns grupos visitados durante as pesquisas de campo.
Mapeamus – O projeto Mapeamus foi criado em 2010, a partir de aprovação no Proext, um edital do Governo Federal. Com recursos da ordem de R$ 49 mil aprovados, foram adquiridos os primeiros equipamentos, selecionados os bolsistas e convidados pesquisadores externos, como a Profª Victória Eli Rodrigues, do Departamento de Musicologia da Universidade Complutense de Madri, da Espanha.
O Mapeamus tem o objetivo de identificar e registrar agrupamentos musicais, músicos e espaços de produção, de fruição e de ensino de música no Cariri para, em seguida, contribuir com oficinas, palestras e cursos e realizar apresentações artísticas nos espaços catalogados. Após três anos de atividade, tornou-se um programa e, em 2013, foi aprovado novamente no edital Proext (2013), com recursos da ordem de R$ 150 mil. O Mapeamus conta também com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, por meio de bolsas de Cultura e Arte.












VII Festival dos Inhamuns realiza lançamento em Fortaleza

Algumas atrações do evento estiveram se apresentando na Caixa Cultural e no Centro Dragão do Mar
  
O maior festival de Circo, Arte de Rua e Bonecos do Ceará tem programação gratuita
 

Neste domingo (19), a Associação A Associação dos Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz – ARTEJUCÁ, realiza o lançamento da sétima edição do Festival dos Inhamuns, Circo, Bonecos e Artes de Rua. O evento acontece às 18h no pátio da Caixa Cultural com a participação dos grupos Juká de Teatro (Arneiroz/CE) e Dona Zefinha (Itapipoca/CE). Mais tarde, à 20h, no Espaço Rogaciano Leite, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultural, acontece a apresentação dos grupos Pato Mojado (Argentina) e Latin Duo (Argentina).
Depois dessa prévia, os 50 grupos selecionados passam a se apresentar (ver programação - www.festivaldosinhamuns.wordpress.com) nos municípios de Arneiroz, Tauá, Aiuaba, Parambu, Quiterianópolis e Catarina, de 24 de maio a 1º de junho. Toda a programação será gratuita.
 

O Festival dos Inhamuns é um importante encontro de artes cênicas realizado no sertão dos Inhamuns, interior do Ceará. É o único em todo o estado cearense que trabalha com as múltiplas linguagens do Circo, Bonecos e Artes de Rua. Em 2013, o Festival chega a sua sétima edição com a participação de companhias teatrais, artistas circenses, bonequeiros, pesquisadores, perfomances e amantes da arte pública de todo o País e do exterior, transformando o sertão dos Inhamuns em um grande palco de entretenimento, reflexão, formação e intercâmbio.
As cidades do interior do Ceará se preparam para receber artistas e grupos dos mais diversos cantos como  Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Distrito Federal, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Paraná e atrações internacionais da Argentina, Peru, Colômbia e Bélgica. Entre palcos, ruas e circos, artistas dialogam com o público num espaço especialmente decorado e preparado para receber artistas e plateia com uma programação gratuita. Para esta edição o festival irá contemplar os distritos de Mucuim e Planalto em Arneiroz e os Bairros Bezerra e Silva e Aldeota em Tauá.
SERVIÇO
VII Festival dos Inhamuns
De 24 de maio a 1º de junho (Arneiroz, Tauá, Aiuaba, Parambu, Quiterianópolis e Catarina)
Informações:
http://festivaldosinhamuns.wordpress.com/




>CLIQUE AQUI E VEJA A LISTA COMPLETA DOS GRUPOS QUE IRÃO PARTICIPAR DO FESTIVAL DOS INHAMUNS 2013

Nenhum comentário: