sexta-feira, 3 de maio de 2013

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Medéia, índias guerreiras e o teatro de Grotowski, Nelson Rodrigues e José de Alencar marcam o segundo dia do Seminário “TEATRO MITO Literatura: Conexões”

Como parte da programação formativa do Projeto Teatro da Boca Rica: Espaço para Culturas, Artes e Pensamentos Múltiplos. Manutenção, Programação, Equipamentos, continua até quarta-feira (29) o Seminário “TEATRO MITO Literatura: Conexões”, que teve início na terça-feira (27) no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O acesso é gratuito.

Numa realização do Ponto de Cultura Escola Livre Teatro da Boca Rica, o seminário tem como objetivo maior promover um encontro entre especialistas brasileiros, italianos e franceses para uma discussão sobre Teatro, Mito, Literatura e suas conexões, num sentido de fortalecimento das nossas escolas de artes. Visa também trazer à cena as grandes matrizes do teatro ocidental.

NA TERÇA-FEIRA (28)

O segundo dia do seminário (28), começa às 14h com Carla Pollastreli (Itália/ Fondazione Pontedera Teatro/ Universidade de Pisa) que fala sobre “O teatro de Grotowski”. A professora Sylvia Leão (Brasil/UECE) apresenta uma nova versão de “Medéia, outra visão”. Seguindo o tema mitológico, a professora Ana Maria César Pompeu (Brasil/UFC) discorre sobre o tema central do encontro, “Mito e Literatura: conexões”. Os trabalhos serão moderados por Rijarda Aristóteles (Brasil/ Instituto da Cidade).

Às 18h, os trabalhos prosseguem com a professora, atriz e diretora Hebe Alves (Brasil/UFBA-PPGAC), que abordará “O teatro de Nelson Rodrigues”. Marcelo Costa (Brasil/IFCE), que atualmente cursa doutorado na UFMG, falará sobre “O teatro de José de Alencar”. Regina Melo (Brasil/ Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas – IGHA) vem do Amazonas falar sobre as “Ykamiabas, índias guerreiras: literatura e mito”. Tiago Arrais (Brasil/ - Instituto Federal de Educação Tecnológica-IFCE) modera os trabalhos.

NA QUARTA-FEIRA (29)


O último dia do seminário, dia 29 de maio, começa com Paulo Ess (Brasil/IFCE) e a sua abordagem sobre “O teatro de Augusto Boal”, destacando o seu objeto de pesquisa de doutorado na Espanha, que é o ator espontâneo. O professor Oswald Barroso (Brasil/UECE) falará sobre “Máscaras Brincantes do Nordeste”, tema objeto do seu pós-doutorado na UNIRIO. O professor Laymert dos Santos (Brasil/UNICAMP) apresenta “A imagem no xamanismo Yanomami”. Os trabalhos serão moderados pela professora Maria Juraci Maia Cavalcante (Brasil/ FACED-UFC/Carl Von Ossietsky Universitaet - Universidade de Oldenburgo-Alemanha)-Moderadora.

O último bloco do último dia traz as falas do mito e do feminino. Lina Prosa (Itália/ Progetto Amazzone) e Anna Barbera (Itália/Associazione Arlenika Onlus) falam sobre “Penthesilea, a ruptura do limite”. A professora, atriz e diretora Adelice Souza (Brasil/UFBA-PPGAC) abordará o tema do seu doutorado, “Empédocles, mito e o lírico”. E por fim, Rejane Reinaldo (Brasil/UFBA-PPGAC/Ponto de Cultura Escola Livre Teatro da Boca Rica) traz à baila o mito das mulheres guerreiras amazonas, dando destaque às personages “Conhori e Penthesilea, as rainhas: mito e história”. Rosana Rodrigues (Brasil/UFC) será moderadora do bloco, ela que cursa doutorado na UFC com pesquisa sobre o feminino.

O SEMINÁRIO

O seminário “TEATRO MITO Literatura: Conexões” tem o apoio cultural da Coelce/ Endesa e Governo do Estado do Ceará / Secretaria da Cultura (Secult). Parcerias: IFCE, Acal, Quitanda das Artes, Instituto da Cidade, Sistema Itália, ICIF,Vice-Consulado Honorário da Itália - Fortaleza, Camara di Commercio Itali – Brasiliana, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Vila das Artes, GEEON, UECE, Prefeitura Municipal de Fortaleza / Secultfor, Cultura Viva, Governo Federal.

Os organizadores são: Camille Dumoulié (França) Université Paris Ouest-Nanterre La Défense / Centre de recherches en Littérature et Poétique comparée; Rejane Reinaldo (Brasil) Universidade Federal da Bahia/ Ponto de Cultura e Escola Livre Teatro da Boca Rica; e Rijarda Aristóteles (Brasil/ Itália) Instituto da Cidade.

É também objetivo do seminário dar continuidade ao projeto da Escola Livre Teatro Boca Rica, que reúne a academia, a categoria artística e a comunidade de forma multi, inter e transdisciplinar, onde arte, ciência e mito se complementam no fazer artístico e na vida. A ideia é promover o intercâmbio de saberes e fazeres entre profissionais da academia e das artes do Ceará e do Nordeste brasileiro, e de outros países; Disseminar o conhecimento e o fazer artístico ao público em geral; Fortalecer a formação de novos profissionais das artes cênicas nordestinas, especialmente a cearense.

RESIDÊNCIAS, CURSOS E PALESTRAS até 04 de junho

Ainda como programação formativa do Projeto Teatro da Boca Rica: Espaço para Culturas, Artes e Pensamentos Múltiplos. Manutenção, Programação, Equipamentos, até o dia 04 de junho acontecem residências, cursos e palestras, em locais diversos, também com inscrições gratuitas. O objetivo é implantar a Escola Livre de Gestão, Cultura e Artes Teatro da Boca Rica.

SERVIÇO
Projeto Teatro da Boca Rica: Espaço para Culturas, Artes e Pensamentos Múltiplos. Manutenção, Programação, Equipamentos: Seminário “TEATRO MITO Literatura: Conexões” – Até 29 de Maio de 2013. Locais: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Teatro da Boca Rica. Residências, Cursos e palestras – Até 04 de junho de 2013. Locais: Teatro da Boca Rica, GEEON, IFCE e Vila das Artes. Inscrições GRATUITAS. Informações: (85)8758-1374 e 9635-0644. teatrodabocarica@gmail.com.







Max Gehringer fala sobre carreiras durante "Experience Day" da Fanor

Um dia inteiro de atividades culturais e troca de conhecimento. Assim é o Experience Day (EDay), que em sua edição 2013, traz a Fortaleza o consultor e escritor Max Gehringer, conhecido pelos livros publicados e colunas em rádios, jornais e revistas de alcance nacional. O bate-papo com o palestrante acontece hoje (28), a partir das 19 horas, no Centro de Convivência da Fanor DeVry. Para a DeVry Brasil, o Experience Day é uma das formas de aproximar os alunos da faculdade, além de proporcionar mais uma opção de atividade cultural à cidade, gerando conhecimento a partir da experiência de profissionais reconhecidos nacionalmente. Os alunos, professores, colaboradores e o público em geral podem participar das atividades que serão desenvolvidas no dia do evento.
O EDay traz ainda uma vasta programação com apresentações musicais, atividades ligadas a empreendedorismo, jogos de estratégia e ação, oficina de currículo, exposição dos cursos da faculdade, aulas de artes marciais, percussão, sessões de cinema e muito mais. Para a DeVry Brasil, o Experience Day é uma das formas de aproximar os alunos da faculdade, além de proporcionar mais uma opção de atividade cultural à cidade, gerando conhecimento a partir da experiência de profissionais reconhecidos nacionalmente. O EDay já recebeu nomes como o astronauta Marcos Pontes, os jornalistas Caco Barcellos e Zeca Camargo, os apresentadores Serginho Groisman e Marcelo Tas, o ex-capitão do BOPE e inspirador do Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite, Paulo Storani, e, em 2012, o navegador Amyr Klink.
O palestrante Max Gehringer abordará as experiências vividas em sua trajetória, além de falar sobre carreira e gestão empresarial. O consultor começou sua carreira como office-boy na antiga fábrica da Cica, em Jundiaí, e graduou-se em Administração de Empresas. Foi escolhido como um dos 30 Executivos Mais Cobiçados do Mercado em pesquisa do jornal Gazeta Mercantil em 1999. Foi um dos cinco finalistas do prêmio Top of Mind em 2005 e 2006 na categoria Palestrante.
 Em 1999, no auge de uma carreira bem-sucedida que o levou à direção de grandes empresas como Pepsi, Elma Chips e Pullman, Max Gehringer tomou uma decisão raríssima no mundo corporativo: abriu mão do poder e das mordomias de alto executivo para dedicar seu tempo a escrever e a fazer palestras pelo Brasil. Foi colunista das revistas Você S.A., Exame e VIP, todas publicadas pela Editora Abril. Atualamente desenvolve quadros para o programa Fantático da Rede Globo, escreve para a revista Época e Época Negócios, ambas da Editora Globo,além de ter diversos livros publicados.






Encontro “Praia de Iracema: Panorama e Perspectivas” acontece nesta segunda-feira
 

Seminário terá como expositor o arquiteto Fausto Nilo e debaterá equipamentos e empreendimentos

 

Fruto de uma deliberação do Conselho Municipal de Política Cultural, o Seminário: "Praia de Iracema - Panorama e Perspectivas" irá debater ações e projetos desenvolvidos por instituições que atuam no tradicional bairro de Fortaleza, assim como as perspectivas de uso dos equipamentos culturais ali instalados. O evento acontece na próxima segunda-feira (27), das 9 às 16 horas, no Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro) e é aberto ao público.
Pela manhã, a partir das 9 horas, está prevista palestra com o arquiteto Fausto Nilo, que falará sobre perspectivas em torno da Praia de Iracema. Às 10 horas, o Secretário da SER II, Cláudio Nélson Campos fará exposição sobre infraestrutura e proposta de uso dos equipamentos públicos municipais da Praia de Iracema. Às 11 horas, o bate-papo será em torno de projetos e perspectivas para grandes os equipamentos o bairro, como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Caixa Cultural. O evento será aberto pelo Secretário de Cultura de Fortaleza, Magela Lima.
Pela tarde, a partir das 14 horas, pequenos teatros e ateliês, como o Teatro das Marias, o Teatro da Boca Rica, o Teatro da Praia e o Ateliê Marcelo Santiago entram na discussão. E, às 15 horas, os destaques serão os empreendimentos criativos ali instalados, como o Odysseia, o Mambembe – Comidas e Outras Artes, a Associação de Moradores do Poço da Draga, entre outros.
SERVIÇO
Seminário “Praia de Iracema: Panorama e Perspectivas”
Quando: Segunda-feira (27), das 9 às 16 horas.
Onde: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro).
Informações: 3105.1386.
Entrada gratuita.






Seminário sobre Mito, Teatro e Literatura 

A coordenação é de Rejane Reinaldo


Com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura do Ceará recebe, de 27 a 29 de maio, das 14 horas às 17h e das 18h às 21h, no Auditório Dragão do Mar, o seminário “Teatro, Mito e Literatura: Conexões”. O evento, realizado pelo Teatro Boca Rica, visa propiciar discussões acerca das grandes matrizes do teatro ocidental e estabelecer correlações com a Literatura e o Mito, através dos estudos e das experiências de renomados professores e criadores do Brasil, França e Itália. O Seminário é gratuito e destinado a professores e alunos de Artes Cênicas, Literatura e Humanidades e interessados em geral.



Programação

Dia 27 - Segunda-feira
14h - ABERTURA


1. Jean-Paul Manganaro (França/LILLE 3) – Lina Prosa. Trilogia mítica do feminino: Cassandra, Penthesilea, Lampedusa
2. Camille Dumoulié (França/ Université Paris Ouest-Nanterre La Défense)- Gnealogia do Sujeito Dionisíaco: de Arquíloco a Antonin Artaud
3. Francesca Manzari (França/Universidade Aix-Marseille)- O corpo de Vênus: Dançar Lucrécio
4. Apresentação de pesquisas por estudantes da UFC e IFC
Ilana Viana Amaral (Brasil/ Colegiado de Filosofia da UECE) INTERVALO - 18h

INTERVALO

18h
1. Cleise Mendes(Brasil/UFBA-PPGAC) -Teatro e Mito: conexões
2. Hector Briones (Chile/UFC) - Teatro e Resistência na America Latina
3. Gabriela Reinaldo (Brasil/UFC-ICA) - Sobre retratos e rostos
Tiago Arrais (Brasil/ - Instituto Federal de Educação Tecnológica-IFCE) – Moderador



Dia 28 - Terça-feira
14h
1. Carla Pollastreli(Itália/ Fondazione Pontedera Teatro/ Universidade de Pisa) - O teatro de Grotowski
2. Sylvia Leão (Brasil/UECE) – Medéia, Outra Visão.
3. Ana Maria César Pompeu (Brasil/UFC)-Mito e Literatura: Conexões
4. Apresentação de pesquisas por estudantes da UFC e IFCE
Rijarda Aristóteles (Brasil/ Instituto da Cidade) – Moderadora


INTERVALO

18h
1. Hebe Alves(Brasil/UFBA-PPGAC)-O teatro de Nelson Rodrigues
2. Marcelo Costa (Brasil/IFCE)– O teatro de José de Alencar
3. Paulo Ess (Brasil/IFCE) – O teatro de Augusto Boal
Juraci Maia Bessa Cavalcante (Brasil/ UFC) – Moderadora


Dia 29 - Quarta-feira

14h
1. Regina Melo (Brasil/ Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas – IGHA) – Ykamiabas, índias guerreiras: literatura e mito
2. Oswald Barroso (Brasil/UECE) – Máscaras Brincantes do Nordeste
3. Laymert dos Santos (Brasil/UNICAMP) – A imagem no xamanismo Yanomami -Apresentação de pesquisas por estudantes da UFC e IFCE –
Magela Lima (Brasil/UFBA-PPGAC/Secretaria da Cultura de Fortaleza) – Moderador 


INTERVALO

18h
1. Lina Prosa (Itália/ Progetto Amazzone) e Anna Barbera (Itália/Associazione Arlenika Onlus) – Penthesilea, a ruptura do limite
2. Adelice Souza (Brasil/UFBA-PPGAC)– Empédocles, mito e o lírico
3. Rejane Reinaldo (Brasil/UFBA-PPGAC/Ponto de Cultura Escola Livre Teatro da Boca Rica) - Conhori e Penthesilea, as rainhas: mito e história.
Rosana Rodrigues (Brasil/UFC) – Moderadora

ENCERRAMENTO
Às 21h30 no Teatro da Boca Rica





Seminário Traduções Possíveis debate o Estado da Arte

Na programação dos 50 anos de sua criação, a Casa de Cultura Italiana da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Departamento de Letras Estrangeiras, promove o Seminário Traduções Possíveis: O Estado da Arte. O encontro acontecerá no próximo dia 14, das 10h às 16h, no Auditório José Albano, do Centro de Humanidades I (Av. da Universidade, 2683, Benfica), Fortaleza. As inscrições são abertas ao público e gratuitas. Podem ser feitas no dia e local do evento.

A abertura do Seminário será feita pela Coordenadora da Casa de Cultura Italiana, Profª Ana Maria Soares. Em seguida, o Prof. Eduardo Blasco-Ferrer, da Universidade dos Estudos de Cagliari, fará a palestra “As variáveis nas traduções: uma nova Pós-Babel” (“Le variabili nelle traduzioni: di nuovo After Babel”), com tradução simultânea.

Às 14h, será a vez da mesa-redonda “Traduções possíveis”. Participarão: o Prof. Sérgio Romanelli, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que abordará o tema “o processo tradutório de manuscritos: o caso de Dom Pedro II”; o Prof. Américo Saraiva (UFC), com o tema “a tradução como atividade semiótica”; e a Profª Lívia Mesquita (UFC), fazendo “reflexões sobre o corpo fenomenológico nas expressões idiomáticas”.

Na última atividade do Seminário, a partir das 16h, a mesa-redonda sobre “o estado da(s) arte(s)” reunirá o Prof. Cid Bylaardt (UFC), discorrendo sobre o tema “cinema e literatura: medievo, Renascença e barbárie em Desmundo”; Profª Tércia Montenegro (UFC), falando sobre “as retextualizações de Medeia”; e o Prof. Yuri Brunello (UFC), com “a ‘tradução’ pirandelliana”.

Nenhum comentário: