sexta-feira, 3 de maio de 2013

CINEMA CEARÁ

I Mostra de Curtas-Metragens Cariri acontece na Praça Siqueira Campos

 

Centro Cultural BNB e Sesc-Crato realizam em conjunto o festival de filmes que tem exibições gratuitas 

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri e o Sesc-Crato realizam em conjunto a gratuita I Mostra de Curtas-Metragens Cariri, na Praça Siqueira Campos, na cidade do Crato, no período de 21 a 23 de maio (terça-feira a quinta-feira desta semana), sempre às 19h30, com curadoria de Ythallo Rodrigues e produção de Alana Morais.
A Mostra em sua primeira edição é uma nova e importante vitrine para o lançamento de novos realizadores, principalmente a revelação de futuros talentos do cinema do Cariri. Com a exibição de nove filmes, a programação gratuita de exibição de curtas-metragens da Mostra começa hoje com o filme “Busca alguma”, que tem direção de Daniel Batata, de Juazeiro do Norte. O curta mostra os mais variados pontos da cidade de Padre Cícero com um celular de baixa resolução. Outro filme de hoje é “Herança”, que tem direção de Carlos Robério, Fábio Tavares, Francisco dos Santos e Jaildo Oliveira, de Juazeiro do Norte. O curta é sobre materiais de arquivo, um olhar sobre o passado mais remoto que retorna como uma herança maldita no presente.
A programação de hoje termina com o filme “Uma história da terra”, de Jefferson Albuquerque Júnior, da cidade do Crato-CE (34 min /cor / documentário). A história da criação do Assentamento 10 de Abril, na cidade do Crato, desde os seus primórdios, no período da primeira ocupação no Caldeirão da Santa Cruz até os dias de hoje, é o tema do curta. 



CONFIRA A PROGRAMAÇÃO


DIA 21 (TERÇA-FEIRA)
·        Busca alguma – direção de Daniel Batata, de Juazeiro do Norte-CE (10 min / cor / ficção). Uma busca pelos mais variados pontos da cidade, busca alguma, busc ar algo. O que seria? As imagens filmadas em celular de baixa resolução dão ao filme um tom impressionista, pixelado.
·        Herança – direção de Carlos Robério, Fábio Tavares, Francisco dos Santos e Jaildo Oliveira, de Juazeiro do Norte-CE (05 min / cor / experimental). Sobre ma teriais de arquivo, um olhar sobre o passado mais remoto que retorna como uma herança maldita no presente.
·        Uma história da terra – direção de Jefferson Albuquerque Júnior, da cidade do Crato-CE (34 min / cor / documentário). A história da criação do Assentamento 10 de Abril, na cidade do Crato, desde os seus primórdios, no período da primeira ocupação no Caldeirão da Santa Cruz até os dias de hoje.
Tempo total da sessão: 50 min. 

DIA 22 (QUARTA-FEIRA)
Conecto – direção de Joseph Olegário, Cimara Teotônio, Annah Paula de Alencar, Germana Andrade e Jefferson de Lima Pontes, todos de Juazeiro do Norte-CE (13 min / cor/pb / experimental). O curta é resultado de uma vídeo-instalação do diretor.
Roberto Cabeção – direção de Salomão Santana, de Juazeiro do Norte-CE (13 min / cor / documentário). Meu tio tinha uma cabeça enorme.< /p>
Couro tecido – direção de Adriana Botelho, de Nova Olinda-CE/Exu-PE (19 min / cor / documentário). O curta mostra o ofício do couro por dois mes tres: Espedito Seleiro e Luís dos Couros. Projeto selecionado pelo VII Edital de Cinema e Vídeo do Governo do Estado do Ceará.
Tempo total da sessão: 45 min. 

DIA 23 (QUINTA-FEIRA)
·        Tempo menino – direção de Kelyenne Maia, Cimara Teotônio e Samara Lopes, todas de Juazeiro do Norte-CE (07 min / cor/pb / ficção). Um homem del eita-se sobre as lembranças do seu tempo de criança.
·        A promessa – direção de Jaildo de Oliveira, de Milagres-CE (30 min / cor / ficção). Suely, uma jovem simples moradora do sítio Serra Brava, no município de Milagres, no sul do Ceará, vive com a mãe Terezinha e a irmã Nina. Fenômenos sobrenaturais começam a acontecer e atormentam-lhe a vida tranquila, deixando seus nervos à flor da pele. Suspense numa trama baseada em fatos reais.
·        Água pra que te quero! – direção de Nívia Uchoa, de Crato, Brejo Santo, Barbalha e Juazeiro do Norte – quatro municípios do Cariri cearense ( 16 min / cor / documentário). O filme percorre por quatro das cidades que compõem a sub-bacia do rio Salgado.
Tempo total da sessão: 53 min. 




 


Cine Ceará 2013 inscreve longas e curtas-metragens até 7 de junho

A 23ª edição da mostra será realizada de 7 a 14 de setembro, em novo local: no Centro Dragão do Mar
O Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema mudou de data devido à realização da Copa das Confederações. Este ano, a 23ª edição da mostra será realizada de 7 a 14 de setembro, em Fortaleza, em novo endereço: no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. As inscrições de longas e curtas-metragens no festival já começaram e seguem até 7 de junho. O regulamento completo, organizado pela Associação Cultural Cine Ceará, está disponível no site da mostra (www.cineceara.com).
Concorrem ao Troféu Mucuripe os filmes inscritos nas categorias “longa-metragem” (dividida em: filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica) e “curta-metragem” (filme, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica).
Os curtas, com até 20 minutos de duração, deverão ter sido realizados por produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no País há mais de três anos. Deverão, ainda, ter sido concluídos a partir de janeiro de 2012, sem ter participado de processos seletivos nas edições anteriores do Cine Ceará. Já os longas precisam ter duração mínima de 70 minutos, finalizados a partir de 2011 por produtores e/ou diretores de países da América Latina e do Caribe, bem como de Portugal e da Espanha, em formatos profissionais.
Os prêmios da crítica para melhor curta e longa-metragem serão concedidos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Para o melhor longa, de acordo com o júri oficial, será concedido um prêmio especial no valor de US$ 10 mil. Haverá ainda a entrega do Troféu Mucuripe de melhor curta da mostra Olhar do Ceará, para o qual haverá um júri de estudantes universitários.










IV Mostra de Cinema de Iguatu
 
Filme "Doce Amianto" é um dos destaques da programação


Na próxima terça-feira (14), a cidade de Iguatu recebe a IV Mostra de Cinema de Iguatu, que acontece gratuitamente, no SESC da cidade, no Teatro Pedro Lima Verde e na sede do grupo de teatro Ortaet. Com o objetivo de apresentar um panorama do cinema brasileiro contemporâneo, a programação conta com exibição de filmes, debates com realizadores, e atividades de capacitação em audiovisual, por meio de oficinas e workshop.

O Coletivo Alumbramento Filmes será homenageado e receberá o troféu “AguaBoa”, pela contribuição ao cinema cearense, tendo no currículo mais de 10 longas e 30 curtas metragens, alguns deles com grande repercussão em Festivais e Mostras nacionais e internacionais. O coletivo foi criado em 2006 em Fortaleza e tem em sua formação alguns ex-alunos da Vila das Artes.

A Mostra de Cinema de Iguatu conta com o apoio do SESC, da Prefeitura Municipal de Iguatu através da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Vila das Artes.
 


Confira programação completa 
Abertura: 14 de maio, terça-feira
19h30 -Cerimônia de Abertura – local: SESC
Homenagem ao coletivo Alumbramento
Curta: Amor No Ar de Sara Mabel
Longa: O Abismo Prateado de Karim Ainouz.

15 de maio, quarta-feira

9h – Mostra Boa Idade – local: Teatro Pedro Lima VerdeFilme: Chega de Saudade de Laís Bodanzky.
14h às 18h - Teatro Pedro Lima Verde – Workshop Livro deles, Filmes nossos: o processo de adaptação fílmica. Instrutora: Michelline Helena
19h – SESC
Retrato de Uma Paisagem de Pedro Diógenes
Era uma Vez Eu, Verônica de Marcelo Gomes

 

16 de maio, quinta-feira
Teatro Pedro Lima Verde
9h – Mostra Bom Tempo – Programadora Brasil
Garoto Cósmico de Alê Abreu

14h às 17h - SESC – Oficina Filme Nosso: realização fílmica de um conto adaptado (módulo 1)- Instrutora: Sara Mabel
19h – SESC
Meu Amigo Mineiro de Victor Furtado.
Histórias Que Só Existem Quando Lembradas de Julia Murat

17 de maio, sexta-feira
Teatro Pedro Lima Verde
9h – Mostra Infantil – Programadora Brasil
O ano em que meus pais saíram de férias de Cao Hamburger
14h às 17h SESC – Oficina Filme Nosso: realização fílmica de um conto adaptado (módulo 2)- Instrutora: Sara Mabel
19h - SESC
Não vá se perder de Vanessa Pinheiro
5 Minutos de Quico Meirelles
Paraíba, Meu Amor de Bernard Robert Charrue

 

ENCERRAMENTO : 18 de maio, sábado
14h – SESC Workshop soBre o processo criativo na composição da trilha sonora de “Doce Amianto”. Instrutor: Uirá dos Reis.
19h30 – ORTAET - Encerramento
Na sua Companhia de Marcelo Caetano.
Doce Amianto de Guto Parente e Uirá dos Reis
Debate com Uirá dos Reis











Inscrições abertas para o 4º Festcine Maracanaú

Festival de cinema digital e novas mídias acontece em outubro

O festival pioneiro em difundir o cinema digital e a produção audiovisual em novas mídias já está em fase de organização. Assim, o FestCine Maracanaú -  Festival de Cinema Digital e Novas Mídias, está com inscrições abertas para sua quarta edição até o dia 31 de julho.  As produções inscritas participarão da seleção para concorrer em suas mostras competitivas de longas e curtas metragens, Mostra Rodolfo Teófilo e Mostra Novas Mídias.
Podem ser inscritos filmes e vídeos de qualquer país, estados e municípios brasileiros; e de cidades do estado do Ceará, produzidos a partir de 2009, finalizados no formato digital. Para a Mostra Rodolfo Teófilo, podem ser inscritos filmes e vídeos de realizadores da Região Metropolitana de Fortaleza, com duração de até 20 minutos. Na Mostra Novas Mídias, produções de até 05 minutos, realizadas em mídias digitais - câmeras fotográficas, celular, web cam, dentre outros.
A ficha de inscrição e regulamento estão no site www.festcinemaracanau.com.br. O vencedor  na  categoria - Melhor Longa Metragem, receberá prêmio no valor de R$ 15 mil e o  Troféu Barros Pinho; na categoria Melhor  Curta Metragem, R$ 10 mil e o  Troféu Barros Pinho; na categoria Novas Mídias, R$ 1.000,00 e o Troféu Barros Pinho. As demais categorias vencedoras serão agraciadas com o Troféu Barros Pinho.
Realizado desde 2010, o FestCine Maracanaú-Festival de Cinema Digital e Novas Mídias contou com as participações do concept designer Jord Schell, responsável pela criação de personagens de filmes consagrados mundialmente, como, Hellboy, Hulk e o block buster  Avatar, de James Cameron, e do mestre do desenho Glenn Vilpu. Ambos ministraram worshop gratuito na programação do festival ano passado. Ressalte-se que alguns filmes vencedores da edição de 2012, entraram e entrarão em circuito comercial, como Rânia, de Roberta Marques (CE) – prêmios de Melhor Atriz;  O Carteiro, de Reginaldo Faria (RS) – Melhor  de Fotografia e Melhor Ator; e  Cine Holliúdy , de Halder Gomes (CE) – prêmio de Melhor Longa, Melhor Roteiro, Melhor Diretor, Melhor Trilha e Júri Popular.
Sempre com programação gratuita, o Festival objetiva a democratização do acesso ao cinema, às manifestações culturais, objetivando também o incentivo à produção audiovisual em novas mídias digitais. O FestCine Maracanaú -  Festival de Cinema Digital e Novas Mídias é realizado pela Abraham Filmes e Estúdios Digitais, sob a direção geral de Afonso Celso.




Nenhum comentário: