sexta-feira, 3 de maio de 2013

ENTREVISTAS


Jorge Vercilo solta o verbo

Cantor carioca falou com o DIVIRTA-CE sobre a Lei do Direito Autoral, ECAD, Marco Feliciano, preconceito, política, Copa do Mundo e outros assuntos

Especial gravado no Teatro José de Alencar, do Canal Brasil, “Luar de Sol”, será lançado em DVD no mês que vem

Jorge Vercillo escolheu o Ceará para gravar um especial de TV para o Canal Brasil e registrou ano passado em Fortaleza o show “Luar de Sol”. O projeto se transformou em CD e DVD e na turnê homônima, que chega a Fortaleza neste sábado, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar. O repertório do novo show privilegia canções com sotaque mais brasileiro e menos radiofônicas do compositor, mas muito conhecidas pelos seus fãs, como “Numa Corrente de Verão" em parceria com Marcos Valle, o samba ternário "Raiou" (Jorge Vercillo), "Apesar de Cigano" (Altay Veloso/Aladim Texeira), a arabesca "Oração Yoshua" (Jorge Vercillo / Paulo Feital). Também estão garantidos no show os sucessos dos seus álbuns mais recentes, “D.N.A.” (2010) e “Como Diria Blavatsky” (2011), com ênfase nesse último.  O 1o single é “Face de Narciso” (Jorge Vercillo / Jota Maranhão),  tema da novela “Flor do Caribe”, no horário das 18 horas da TV Globo, também está garantida no repertório. Além de músicas como “Arco Íris” (Filó Machado/Jorge Vercillo) e a inédita “Coragem” (Jorge Vercillo), composta em homenagem à Dona Canô.
 Em maio, chega às lojas de todo o país o CD e DVD “Luar de Sol” (Posto 9/ Microservice). Registrado em setembro de 2012, no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, o DVD foi dirigido por Darcy Burguer e conta com algumas participações especiais de artistas da região, como Paulo Façanha e Adelson Viana, Melquíades Ferraz, Edinho Vilas-Boas, Darlington Mesquita, Thiago Rodrigues e a dupla Ítalo e Renno. Produzido em parceria com o Canal Brasil, o DVD traz nos extras alguns videoclipes que revelam a beleza da paisagem cearense.
 Jorge Vercillo conversou com Felipe Muniz Palhano sobre essa nova turnê, o programa que apresenta com Dudu Falcão no Canal Brasil, “Compositores Unidos” e outros assuntos. O cantor carioca que tem uma legião de fãs em Fortaleza falou sobre seu envolvimento com músicos cearenses e comentou até sobre Marco Feliciano, preconceito, política, o Brasil na Copa. Jorge também comentou sobre a reforma da Lei de Direito Autoral e sobre a situação atual do ECAD. 


DIVIRTA-CE – No fim do ano passado você gravou um especial do Canal Brasil aqui no Ceará que será lançado em DVD. Como será esse show de sábado na Praça Verde do Centro Dragão do Mar? Terá o mesmo repertório?
JORGE VERCILLO –
No teatro começávamos com “Acendeu” e “Rio Delírio”, são duas músicas que eu vinha rodando o Brasil e abrindo os shows da turnê “Como diria Blavatsky”, meu disco mais atual. O show agora está sendo aberto de uma forma diferente.”Luar de Sol” tem um repertório que passeia pelas músicas do DVD, mas tocamos também os sucessos antigos, canções do começo da minha carreira. Está sendo uma experiência maravilhosa começar essa turnê pelo nordeste.

DIVIRTA-CE – Como foi gravar o DVD no Teatro José de Alencar?
JORGE VERCILLO –
Esse DVD foi gravado no Teatro porque era um repertório hermético,  priorizando os sucessos mais recentes como “Arco Íris”, “Me transformo em luar”, “Sensível demais”. Não gravei no DVD sucessos antigos porque já tenho três DVDs gravados com este formato. O show “Luar de Sol”, de sábado, traz todas as fases da minha carreira, por isso escolhemos um lugar grande como a Praça Verde do Centro Dragão do Mar. No DVD temos a participação do Balé Edisca, que faz aquele trabalho social com jovens, dançando uma música minha meia valsa, meia clássica chamada “Olhos de nunca mais”, parceria minha com o nordestino Bráulio Tavares, paraibano. Além do show esse DVD traz quatro clipes: um é com a Edisca, outro é a participação de Raimundo Fagner, na música “Homem Grande”, gravado em Beberibe. A música fala sobre um encontro entre pai e filho que não se conheciam – ele foi conhecer o pai já adulto e o encontro acontece em Juazeiro, no Cariri. O Fagner participou do arranjo, harmonizando a música comigo, sugeriu a levada de xote. Além de Fagner o DVD tem participações de outro músicos do Ceará como Adelson Viana, Paulo Façanha, Ítalo e Renno, cantando “Nos Espelhos”... “Luar de Sol” vai ser lançado em maio, e tem clipe também feito no Cumbuco.

DIVIRTA-CE –  Paulo Façanha é um grande parceiro seu aqui desde o começo da sua carreira e você tem um grande envolvimento com músicos daqui do Ceará. Como e desde quando começou essa relação, você que é do Rio de Janeiro, carioca?
JORGE VERCILLO –
Eu estava em casa no Rio de Janeiro, 1997 ou 96, e recebo a ligação de um cara chamado Paulo Façanha, um músico, da noite, que conhecia minhas músicas tema de novela como “Praia nua”, “Encontro das águas”, já era meu fã, e tinha uma loja de discos. Ele dizia que vendia meus discos de dia, e tocava minhas músicas à noite. Eu morri de rir, achei que era uma piada. Então fizemos a ponte para o primeiro show aqui no Absoluto Bar, no Mirante. O Nordeste foi o primeiro local onde eu me descobri famoso. Vinha para cá tocar para mais de cinco mil pessoas.

DIVIRTA-CE – Como você encara a receptividade de cada público, do Nordeste, do Sudeste. Existem muitas diferenças?
JORGE VERCILLO –
É claro que cada cidade tem uma personalidade diferente, mas o Brasil, em se tratando de público, já está muito equalizado. Eu sinto como cidadão que o nordestino é mais aberto para a vida, não tem defesas. O nordestino tem uma simplicidade que me encanta. Talvez por isso viemos gravar esse especial aqui. Talvez o Canal Brasil percebeu a importância do Nordeste na minha carreira.


DIVIRTA-CE – Você também comanda no Canal Brasil um programa de entrevistas. Como está sendo a experiência?
JORGE VERCILLO –
Sou eu e Dudu Falcão, que inventou o “Sarau”. Não somos entrevistadores, na verdade nós participamos, somos anfitriões, reunimos vários músicos. Dudu é um dos grandes compositores dessa nova safra, recordista em temas de novelas. Recebemos todos lá em casa, no gramado, na sala, quando está chovendo... músicos maravilhosos como Carlos Lira, Luis Melodia, Geraldo Azevedo, Tico Santa Cruz, Luisa Possi, Jorge Aragão, Fátima Guedes, Flavio Venturini. São grupos de quatro, cinco pessoas, que, começam a conversar, pegam o violão e começam a tocar. São registros exclusivos, inéditos, que vão ficar para a história. O programa é exibido sábado às 21h30, domingo às 11h da manhã, terça às 18h e quarta às 7h. Estou adorando fazer o programa, dá um trabalho da p... Ninguém está ganhando algo com isso, o Canal Brasil não ganha nada, nem o diretor, nem o Dudu, nem eu – fazemos isso por amor a música. Fazemos por figuras como João Bosco, Milton Nascimento que esteve lá recentemente, falando histórias de OVNIs, da amizade dele com Ayrton Senna... são papos exclusivos!


DIVIRTA-CE – Você é um grande compositor, com diversos sucessos, e deve estar acompanhando a reforma da Lei de Direito Autoral e a situação do ECAD, que acaba de receber uma multa milionária por prática de cartel. Qual a sua opinião sobre esses dois assuntos?  
JORGE VERCILLO – O ECAD e suas associações tem alardeado que o Ministério da Cultura quer acabar com o direito autoral e isso não é verdade. Nós somos gratos aos funcionários do ECAD, que vem melhorando, é uma vitória. Já é um órgão que funciona bem, mas o ECAD precisa de uma fiscalização e o governo já vem percebendo isso. Existe um grupo de artistas que apóia o ECAD e é contra o governo e outro grupo que acredita no novo projeto da Fundação Getúlio Vargas, com apoio da ministra da cultura Marta Suplicy. Projeto este que vem para manter o que funciona bem no ECAD e para melhorar o que ainda não funciona bem, apenas isso. O principal é colocar todos os lados para conversar para chegarmos a algumas conclusões em comum e para todos esses lados virarem um lado só, a favor da música. O Ministério da Cultura está fazendo um projeto onde os músicos poderão opinar nas leis, não será uma coisa arbitrária, contra apenas alguns diretores do ECAD. Ao mesmo tempo queremos que todos do ECAD estejam nisso, pois eles trabalham há 30 anos e sabem da parte prática melhor que a gente. Ninguém é o dono da verdade absoluta. Costumo dizer que a verdade, aqui neste planeta, é única, pessoal, individual e intransferível: cada um tem a sua verdade pois vivemos nesse planeta que é relativo.

 

DIVIRTA-CE – Jorge, vivemos uma “guerra” nas mídias sociais, com artistas falando sobre homofobia, “homossexualismo”, como se ser gay fosse ter uma doença. Como você se posiciona sobre este assunto?
JORGE VERCILLO –
Tenho tocado nos meus shows, em Recife, Salvador, uma música minha chamada “Avesso”, que fala sobre uma relação homossexual, em homenagem ao pastor Marco Feliciano, para ele aprender a virar gente. Ele não é pastor nem de cabra nem de ovelha. O pastor é aquele que direciona os animais a um local seguro. Não tenho nada a ver com a fé evangélica, mas conheço muitos evangélicos. Os fiéis são pessoas muito boas, de família, de amor, de querer bem, e esses falsos líderes só tem interesse no cartão de crédito de vocês. Isso é um estelionatário, que ainda fica pedindo senha! Acho que o Ministério da Justiça deveria sondar e averiguar essas práticas. Vocês sabem que várias religiões não pagam impostos e isso tem que acabar! Esses caras estão ficando milionários e falando besteira. Eu fui acusado outro dia de satanismo, porque eu lancei um disco falando de ET e de Blavatsky. Fui acusado também por ter colocado um símbolo egípcio! O que a humanidade tem de bonito são as diferenças. Queria perguntar o seguinte: 80% dos fiéis das igrejas são negros ou mestiços. Por que só a mitologia dos negros, o candomblé, a umbanda, os orixás, é chamada de feitiçaria, de bruxaria? Já frequentei  centro espírita, candomblé, acho a mitologia linda, não frequento mais. Mas acho que as histórias, os arquétipos são lindos. Os orixás nada mais são do que forças da natureza... e você falar que isso é bruxaria? Então a mitologia grega deveria ser bruxaria, a mitologia nórdica também é bruxaria. Por que não é? Porque é a mitologia dos anglo-saxões que comandam financeiramente esse mundo. Acho que é um racismo incrível com o próprio fiel. Se vocês acreditam tanto em Deus, então confiem em Deus, que todos somos irmãos, sejam heterossexuais, homossexuais... Quem sabe Deus ou seus engenheiros geneticistas estejam formando uma nova geração de homens mais femininos, mulheres mais fortes, de pessoas menos bélicas, de seres humanos menos brutais, como essa geração que só faz guerra. Esses pastores falam muito mais em demônio do que em Deus. Se isso existisse, eles seriam os demônios.


DIVIRTA-CE – Você já se interessou por política, com tantos artistas entrando nessa carreira, você tem vontade, para tentar mudar alguma coisa?
JORGE VERCILO –
Rapaz, na hora que eu quiser fazer isso, me faz um favor: me interna!  Eu acredito no ser humano, eu não acredita na máquina. Essa estrutura que está armada é podre. Você entrando em qualquer partido, de direita, esquerda ou centro esquerda, a máquina é viciada. A máquina não gerencia a favor do ser humano e sim das corporações.

DIVIRTA-CE – Você acha que o Brasil está preparado para sediar uma Copa do Mundo?
JORGE VERCILLO –
O Brasil está sendo obrigado a estar preparado. Como diz o Jorge Mautner, o Brasil é um gigante que se fez de invisível e agora está se mostrando. Segundo muitos antropólogos, sociólogos, o Brasil tem a missão mundial de instaurar a paz e a aceitação mútua entre as diferenças. Isso é maravilhoso, é muito simbólico esse momento para o país. O Brasil não está preparado, as obras estão todas atrasadas. Tem gente que quer o atraso das licitações, para virar uma coisa emergencial e gastar mais. Nem a seleção brasileira está pronta (risos).  A tendência é que “leve um pau”. Mas acho bacana o mundo direcionar o olhar para o Brasil, nós estamos podendo acrescentar de alguma forma. Eu, sinceramente, não me vejo como brasileiro mais, me vejo como ser universal. Cada vez precisamos assimilar esses conceitos, esses jovens que viajam o mundo inteiro, tem amigos em todo o planeta. Mas estou esperançoso que essa Copa e essas Olímpiadas deem certo e acho que todos nós sairemos ganhando com esses eventos.

DIVIRTA-CE – Muitos casais adotam suas canções como tema do romance. Recebe muitas propostas para shows em casamentos e outros eventos particulares?
JORGE VERCILO –
Conheço muita gente que minhas músicas marcaram a vida, marcaram o relacionamento. Isso me orgulha demais. Mas eu não me vejo como um romântico, me vejo como um artista transgressor, até questionador, lançando um disco falando sobre Helena Blavatsky (Madame Blavatsky foi uma escritora, filósofa e teóloga da Rússia, responsável pela sistematização da moderna Teosofia e co-fundadora da Sociedade Teosófica), questionando o amor atual.





TV DIVIRTA-CE - Entrevista com Jorge Vercillo

Veja em vídeo o bate papo entre Felipe Muniz Palhano e o cantor carioca, que originou a entrevista

O cantor é muito simpático e recebeu o DIVIRTA-CE no Hotel Iate Plaza Golden Tulip, no Mucuripe. Ao chegar em Fortaleza, o divulgador Vevé revelou que a primeira coisa que Jorge Vercillo fez ao pisar no hotel, foi tirar a roupa e dar um mergulho no mar do Mucuripe. Na piscina, onde aconteceu a entrevista, Jorge estava refrescando sua garganta com água e assoprando um tubo finlandês para aliviar suas cordas vocais... ele explica como funciona esse "tubo finlandês" no vídeo. Vejam!











Nenhum comentário: