sexta-feira, 3 de maio de 2013

OUT CE

Festival de Cinema Transcendental 2013 começa hoje em Brasília

Solidariedade, defesa da vida e espiritualidade são temas em destaque durante a terceira edição do Festival, que acontece de 28 a 31 de maio 


Será aberta nesta terça-feira, 28, em Brasília a terceira edição do Festival de Cinema Transcendental. O diretor executivo da produtora cearense Estação Luz Filmes, Luís Eduardo Girão, vai participar da abertura do evento, quando haverá uma homenagem ao ator Carlos Vereza, considerado um dos precursores do cinema transcendental. Ele receberá um troféu pela atuação no filme Bezerra de Menezes, o Diário de um Espírito.
O Festival prossegue até o dia 31, com as exibições dos quatro filmes selecionados pela organização do evento. Um dos grandes títulos da mostra, o filme Monsieur Lazhar de Phillippe Falardeau, ganhador de mais de 20 prêmios internacionais, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011. O filme traz reflexões sobre a dor da separação causada pela morte e a continuidade da vida.
A programação conta ainda com o documentário Bezerra de Menezes – O Médico dos Pobres, de Glauber Filho e Joe Pimentel, uma biografia do médico cearense que dedicou sua vida à caridade na segunda metade do século XIX, depois de descobrir o espiritismo. O documentário, inédito, deu origem ao filme Bezerra de Menezes, o Diário de um Espírito, lançado em 2008.
Em O Anjo, longa-metragem do catarinense Marcelo Niess, a temática espiritual também está presente na história de um casal que perde o filho de quatro anos. O roteiro foi baseado na experiência pessoal do diretor. Há ainda o documentário americano Bloody Money, de David Kyle, sobre as conseqüências trágicas da legalização do aborto nos Estados Unidos.
O Festival também terá uma mostra de curtas. As exibições acontecem no dia 28, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional a partir das 19h30. Foram selecionados para a mostra: Sob a luz de Velas(SC), de 9 minutos, Sozinho? (DF), com 4 minutos, Pintura Mediúnica(DF), 20 minutos, Luiz Sérgio(DF), 25 minutos e Uma amizade nasce(DF), com 10 minutos. Já o curta Eu, Vitória, da produtora cearense Estação Luz Filmes, participa do Festival como curta convidado e será exibido na quarta-feira, 29, segundo dia do evento. “Eu, Vitória” narra de forma documental a história de Vitória de Cristo, uma criança durante a gravidez. Apesar das orientações médicas abortivas devido ao possível falecimento prematuro, os pais de Vitória decidiram levar adiante a gravidez. Vitória sobreviveu às especulações e, depois de nove meses de vida ultrauterina, nasceu no dia 13 de janeiro de 2010. Ainda contrariando a medicina, a menina viveu por mais dois anos e meio ao lado de seus pais. Uma história emocionante que leva a reflexão sobre valores como a defesa da vida. http://www.youtube.com/watch?v=WJEh8vi0998

O Festival de Cinema Transcendental é um evento realizado desde 2011 pela ONG Estação da Luz que tem como objetivo trazer vídeos com questões como crenças do imaginário popular e que chamam a atenção do público para os valores e questões relacionadas à vida humana.
O tema transcendental é um movimento cultural e artístico que tem como objetivo a busca de uma arte mais voltada à solidariedade e a religiosidade. O gênero nasceu em Fortaleza com a Mostra de Teatro Transcendental, que teve sua primeira edição em 2003. Ao partir para o cinema, o gênero tem o objetivo de levar ao público mensagens de paz, amor e caridade.



A seguir, a programação do III Festival de Cinema Transcendental:

Dia 28 de Maio de 2013 - Documentário Bezerra de Menezes/ Curta Eu, Vitória

Dia 29 de Maio de 2013 - Blood Money - Dinheiro de Sangue ( www.bloodmoneyfilm.com )

Dia 30 de Maio de 2013 - O Anjo

Dia 31 de Maio de 2013 - Monsieur Lazar - O que traz Boas Novas

Serviço:
3º Festival de Cinema Transcendental
Brasília (DF) - De 28 a 31 de Maio de 2013.
Ingresso: 2kg de alimento não perecível
www.cinematranscendental.com.br






A cantora cearense Amelinha abre encontro de sanfoneiros em Teresópolis

Artista é convidada especial do evento promovido pelo Sesc e que movimentará a Região Serrana do Rio de Janeiro até domingo, dia 26/5


A cantora cearense Amelinha é a convidada especial do 8º Encontro de Sanfoneiros do Sesc Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Responsável por difundir a música do Ceará nos quatro cantos do país, ela brindará o público com sua voz inigualável logo na abertura do evento, nesta quinta-feira, dia 23/5.

Amelinha subirá ao palco às 20h, quando apresentará o show “Janelas do Brasil”, nome do seu mais recente álbum. Ela cantará clássicos como “Mulher nova bonita e carinhosa” e “Foi Deus quem fez você”, e ainda canções de Luiz Gonzaga, João do Valle, Dominguinhos, Zé Ramalho e Nando Cordel. A musa de Vinicius de Moraes é tão apreciada no Estado fluminense que recebeu o título de Cidadã do Rio de Janeiro, concedido pela Assembleia Legislativa em 2002.

O evento, que se estende até domingo, dia 26/5, reunirá acordeonistas de todo o Estado do Rio de Janeiro, além de amantes e simpatizantes do instrumento. Nos quatro dias de festa, os visitantes poderão apreciar a música de grandes nomes da sanfona, como Seu Timbira, Zé Lopes, Seu Édson do Acordeom, Batista do Forró e Marcelo Caldi. O festival contempla ainda oficina de acordeom e lançamentos de filme e livro.



Programação
23/5 – quinta- feira
19h - Abertura do encontro com os acordeonistas Cândido Neto, Alex Wey e André Gandra. Apresentação do acordeonista Rafael Meninão (Quadra)
20h - Show "Janelas do Brasil", com Amelinha (Quadra)

24/5 – sexta-feira
19h - Lançamento do filme “Com respeito aos oito baixos”, de Leonardo Rugero, seguido de bate papo com o diretor (Teatro)
21h - Forró Tradição com os sanfoneiros veteranos Seu Timbira, Zé Lopes, Seu Édson do Acordeom e Batista do Forró (Sesc Café)

25/5 – sábado
10h30 - Oficina de acordeom com Marcelo Caldi (Teatro)
16h - Lançamento do livro “Tem Sanfona no Choro” de Marcelo Caldi (Sesc Café)
17h - Apresentação dos sanfoneiros de Teresópolis e Região Serrana (Teatro)

26/5 – domingo
19h – Show “Tem Sanfona no Choro”, com Marcelo Caldi (Teatro)

Serviço
8º Encontro de Sanfoneiros de Teresópolis
De 23 a 26 de maio
Sesc Teresópolis: Av. Delfim Moreira, 749
Telefone: (21) 2743-6939
Grátis
Classificação etária: livre

Nenhum comentário: