sexta-feira, 3 de maio de 2013

DANÇA

VIDANÇA APRESENTA "HISTÓRIAS DE ACORDAR O AMANHÃ" PARA ESTUDANTES NO TJA

Após 32 anos de trabalho em formação artística para crianças e adolescentes de Fortaleza, principalmente da Vila Velha e adjacências, a Associação Vidança rememora sua trajetória, que se entrelaça com as vivências e as histórias de vida de cada um que participa e constrói a organização, na produção de Histórias de Acordar o Amanhã. O espetáculo, que estreou em setembro de 2012, volta ao Theatro José de Alencar para levar música e dança para mais de 2 mil estudantes (do ensino Fundamental, Médio e do EJA – Educação de Jovens e Adultos), através de uma parceria com as secretarias municipal e estadual de educação. As apresentações acontecem nesta quinta-feira (23/05), às 15h e às 19h, e na sexta-feira (24/5), em sessão única às 19h. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Sob a direção da bailarina, coreógrafa e presidente da associação, Anália Timbó, essas histórias e vivências de alunos, professores, colaboradores e gestores da Vidança se traduzem em música, dança, poesia e subjetividade. A sua narrativa é dinâmica, pois as histórias não só se complementam, mas dialogam entre si.
No primeiro momento, Histórias de Acordar o Amanhã apresenta sua protagonista: uma menina que cai como estrela em uma grande e humilde família. Ela se debruça no reconhecimento do lugar e das pessoas, revelando o cenário da Vila Velha e o cotidiano de seus moradores, que vivem do seu trabalho no mangue e no mar.
A seguir, a menina resgata a memória das ruas, a presença muito forte e rica da música e da dança através do axé, da capoeira e da dança de rua. Além da rua, surge o quintal, arena das brincadeiras infantis, que também falam dos costumes dessa gente. Trazendo essas brincadeiras, gestos, narrativas pessoais, canções de dançar em noites de luar nas ruas do mangue, o espetáculo revela raízes da cultura popular cearense.
No cenário de Histórias de Acordar o Amanhã, panos bordados pelos alunos mostram os caminhos que trouxeram essas crianças e adolescentes ao Vidança. Os panos são dispostos no formato de uma estrada, representando a força que a arte possui de mostrar outros caminhos, criar novas oportunidades.
Assim como o cenário, a coreografia e o figurino são criados de forma participativa. Sob direção geral de Anália Timbó, que também realiza a pesquisa de linguagem juntamente com a assessora pedagógica e de dramaturgia Ângela Linhares, a coreografia é uma espécie de decupagem de movimentos que surgem a partir de improvisos mais aprofundados e totalmente inspirados no cotidiano.  "Esses improvisos bebem suas cores e cenas, gestos e movimentos das situações e das histórias de vida dos bailarinos e bailarinas. Estas experiências vividas por cada um e expressas na dança vão servindo para dar a feição particular, o tom da cultura local, da história, com suas partituras singulares, de maneira que se construa uma partitura integral, o espetáculo em si", explica a coreógrafa sobre a concepção de Histórias de Acordar o Amanhã, que nessa temporada revela um amadurecimento, influenciado também pelo olhar exterior e diálogo com o bailarino cearense Linhares Jr.


Sobre a Vidança

A Associação Vidança surgiu em 1981, através do trabalho de sua presidente Anália Timbó, professora, bailarina e coreógrafa. Com formação na Escola de Dança Clássica e Neo-Clássica do SESI, voltada para as classes menos favorecidas. Em 1979, ela assumiu o trabalho com crianças e adolescentes filhos de operários, no bairro Vila Velha, na Barra do Ceará. São 32 anos de existência do projeto que busca, através de novas parcerias, cumprir sua meta de formar profissionais desde a infância, proporcionando uma formação em arte, cujo núcleo é a dança e a música.

Dentre os núcleos da Cia. Vidança estão: a Escola de Artes e Ofícios Vidança que desenvolve a formação em dança, balé clássico, dança contemporânea, danças dramáticas e folclóricas, dança criativa, alongamento, consciência corporal, criações viso-manuais, percussão com o grupo Tambatuque do Vidança e Retalhos da Vida -que promove encontros e propicia a troca de saberes entre as gerações como forma de envolver e fortalecer os vínculos familiares.

Com mais de 27 espetáculos montados e apresentados, a Vidança já se apresentou pelo interior do Ceará, em diversas capitais do Nordeste - como Piauí, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba - com o espetáculo “Catu Macã: Guerra Bonita”, em 2009/2010. No Rio de Janeiro, participou do Criança Esperança, da Rede Globo, abrindo o Fantástico em 2008 com o espetáculo Brincar de Ser. Para Nova Iorque (EUA) levou o espetáculo “Terreiros de Sol e Lua” em 2007, á convite da Brazil Foundation. Além disso, participou de quatro filmes, com destaque para Rânia, de Roberta Marques, e Homens com Cheiro de Flor, de Joe Pimentel.

SERVIÇO
Histórias de Acordar o Amanhã - Cia Vidança
Dias: 23 e 24/05
Horário: Dia 23, às 15h e 19h. Dia 24, às 19h.
Local: Theatro José de Alencar (Praça José de Alencar, s/n – Centro)
Entrada gratuita.










Bailarinos de RN e CE são os vencedores do 7º Passo de Arte Norte e Nordeste
 

A 7ª edição foi realizada de 15 a 19 de maio de 2013 em Fortaleza, Ceará

Terminou na noite de domingo, 19 de maio, em Fortaleza, o 7º Passo de Arte Norte e Nordeste, edição regional de uma das mais tradicionais e conceituadas competições de dança do país, o Passo de Arte. Foram cinco dias de evento no Teatro do Via Sul Shopping, com a participação de cerca de 1.500 bailarinos de Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí.

Tatyelli Raulino, da Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão, de Natal, Rio Grande do Norte, foi eleita a Melhor Bailarina, prêmio que também alcançou na edição de 2012. O título de Melhor Bailarino em 2013 foi para o cearense Iago Amaral, do Grupo Vera Passos, premiado na categoria Melhor Grupo. Outro cearense também levou para casa troféu e prêmio em dinheiro, Leandro Amaral. Assim como a bailarina Tatyelli Raulino, ele repetiu o prêmio alcançado em 2012, o de Melhor Coreógrafo.

Além destes prêmios, ao longo dos cinco dias de competição houve classificações por gêneros e modalidades e indicações para o Youth América Grand Prix Brasil 2013, que acontecerá em outubro deste ano em Indaiatuba, no interior paulista, que é seletiva do concurso Youth America Grand Prix de 2014 em Nova Iorque (EUA).

O júri do Passo de Arte Norte e Nordeste foi composto por: Toshie Kobayashi (SP), Edy Wilson (SP), Lars Van Cauwenbergh (Bélgica/BRA) e Bia Mattar (Santa Catarina/BRA).





Espetáculo de dança em cartaz no Terça EnCena

A Omí Cia apresenta na hora do almoço “O mais profundo é a pele”

Nesta terça-feira (21), o Sesc, através do projeto Terça EnCena, recebe o espetáculo “O mais profundo é a pele”, da Omí Cia de Dança. A apresentação acontece às 12h30, na Área de Convivência da Unidade Fortaleza, com entrada gratuita.
Dirigido pelo bailarino e coreógrafo Éder Soares, o espetáculo aborda a explosão de sensações quando uma pessoa toca a pele do outro, transcendendo o físico e chegando a questões nada puras.
O espetáculo de dança surgiu a partir de questionamentos do próprio diretor sobre um distúrbio na pele, chamado Dermografismo, e de como a arte depende do contato físico.

SERVIÇO
Terça EnCena – Espetáculo “O mais profundo é a pele” da Omí Cia de Dança
Local: Área de Convivência da Unidade Fortaleza (R. Clarindo de Queiroz, 1740)
Data: 21/5
Horário: 12h30
Informações: 3452.9090
Gratuito











Crianças e jovens bailarinos sobem ao palco no 7º Passo de Arte Norte e Nordeste

Balé clássico em Pas de Deux e Grand Pas de Deux, Variações de Repertório e Solos Clássicos marcam o primeiro dia da competição, que acontece até domingo (19 de maio) no Teatro do Via Sul Shopping, em Fortaleza
 

As idades são as mais variadas, mas o sonho é o mesmo: ser reconhecido e, quem sabe, levar para casa um prêmio do 7º Passo de Arte Norte e Nordeste, que começa nesta quarta-feira (15) e segue até domingo (19) no Teatro do Via Sul Shopping, em Fortaleza, com início sempre às 17 horas. Esta é a edição regional de uma das mais tradicionais e conceituadas competições de dança do país, o Passo de Arte, que hoje alcança todos os cantos do Brasil e mais Paraguai e Argentina. Em Fortaleza participam cerca de 1.500 bailarinos de Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí. Os participantes disputam troféus e prêmios em dinheiro ao Melhor Bailarino, Melhor Bailarina, Melhor Grupo e Melhor Coreógrafo, além das classificações por gêneros e modalidades. Concorrem ainda a vagas para duas competições internacionais: a 21ª edição do Passo de Arte (de 06 a 15 de julho em Indaiatuba, no interior paulista), e o Youth América Grand Prix Brasil 2013 (no mês de outubro de 2013 em São Paulo, capital), que é a seletiva do concurso Youth America Grand Prix de 2014 em Nova Iorque (EUA).
O júri do Passo de Arte Norte e Nordeste será composto por: Toshie Kobayashi (SP), Edy Wilson (SP), Lars Van Cauwenbergh (Bélgica/BRA) e Bia Mattar Santa Catarina/BRA).

AULAS NO PASSO DE ARTE NORTE E NORDESTE


Além das apresentações que acontecerão de quarta (15) a domingo (19) a partir das 17 horas, haverá durante o dia aulas com professores convidados no palco do teatro, de quarta a sábado. As inscrições devem ser feitas no próprio dia na secretaria do evento. Custa R$ 50,00 cada aula e o limite máximo é de 40 alunos por aula.

15/05 - 13h às 14h30 - Toshie Kobayashi/SP - Aula de clássico intermediário
16/05 - 10h30 às 12h - Toshie Kobayashi/SP - Aula de clássico intermediário
17/05 - 10h30 às 12h - Lars Van Cauwenbergh - Aula de clássico intermediário
18/05 - 10h30 às 12h - Edy Wilson - Aula de Jazz intermediário



APRESENTAÇÕES


QUARTA-FEIRA (15)


MODALIDADES - O primeiro dia do 7º Passo de Arte Norte e Nordeste será marcado pelo clássico, com participantes dos 08 aos 23 anos concorrendo nas seguintes modalidades: Pas de Deux – Adulto; Grand Pas de Deux Avançado; Variação Pré Feminina; Variação Pré Masculino; Variação Feminina Juvenil; Variação Feminina Adulto; Variação Masculina Adulto; Variação Feminina Avançado, Variação Masculina Avançado; Solos Clássicos Pré Feminino; Solos Clássicos Pré Masculino; Solos Clássicos Juvenil Feminino; Solos Clássicos Adulto Feminino; Solos Clássicos Adulto Masculino; Solos Clássicos Avançado Feminino; Solos Clássicos Avançado Masculino.

PARTICIPANTES - Concorrem no primeiro dia as seguintes escolas:

ALAGOAS - Jeane Rocha Academia de Dança;

CEARÁ - Academia Tereza Passos / Centro de Ballet Clássico Mônica Luíza / Escola de Ballet Lucymeire Aires / Escola de Dança Passos / Núcleo de Dança Trilhas / Studio de Dança Mainara Alburquerque;

PERNAMBUCO - Ballet Margot Duarte / Espaço e Grupo de Endança / Studio de Dança Nice Gazzaniga;

PIAUÍ - Balé Jovem do Piauí / Fundação Escola de Dança Helly Batista;

RIO GRANDE DO NORTE - Escola de Ballet Professor Roosevelt Pimenta / Grupo Adulto da Editam / Grupo Juvenil da Editam / Grupo Clássico da Editam / Studio Corpo de Baile.



QUINTA-FEIRA (16)


MODALIDADES – O clássico marca também o segundo dia do Passo de Arte Nrte e Nordeste. As modalidades são: Duos Clássicos - Adulto; Duos Clássicos Avançados; Conjunto de Repertório Juvenil; Conjunto de Repertório Adulto; Conjuntos de Clássico Pré; Conjuntos de Clássico Juvenil; Conjuntos de Clássico Adulto; Conjuntos de Clássico Avançado.

PARTICIPANTES – Sobem ao palco no segundo dia as escolas:

CEARÁ - Centro de Ballet Clássico Mônica Luíza / Academia Tereza Passos / Escola de Ballet Lucymeire Aires / Escola de Dança Passos / Studio de Dança Mainara Alburquerque;

PERNAMBUCO - Ballet Margot Duarte / Espaço e Grupo de Endança;

RIO GRANDE DO NORTE - Grupo Clássico da Editam / Grupo Juvenil da Editam.



SEXTA-FEIRA (17)


MODALIDADES – Balé contemporâneo e estilo livre são apresentados pelos concorrentes no terceiro dia. São estas as modalidades: Conjuntos de Contemporâneo – Avançado; Conjuntos de Estilo Livre Pré; Conjuntos de Estilo Livre Juvenil; Conjuntos de Estilo Livre Adulto; Conjuntos de Estilo Livre Avançado.

PARTICIPANTES – Participantes de sexta-feira:

CEARÁ - Grupo de Dança Espaço Ativo / Companhia de Dança Christus / Academia de Dança Michelle Fontenelle / Grupo de Dança da Fundação Tayanne Batista (Maracanaú) / Academia de Dança 7 de Setembro / Cia. de Dança C7S / Escola de Dança Passos / Grupo Sênior Rossana Pucci / Cia. Desconexo / Grupo Vera Passos / Xênia Skeff Cia de Dança / Academia de Dança DQ / Clayson Viana Cia. de Dança / Cia. de Dança Passo D’Arte;

RIO GRANDE DO NORTE - Grupo Clássico da Editam / Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão / Grupo Juvenil da Editam;

PERNAMBUCO - Cia de Danças Ks / Ballet Margot Duarte.



SÁBADO (18)

MODALIDADES – Solos, duos e trios livres e conjuntos de jazz na programação de sábado. Modalidades: Solos Livre Feminino Pré; Solos Livre Feminino Juvenil; Solos Livre Feminino Adulto; Solos Livre Feminino Avançado; Solos Livre Masculino Avançado; Duos Livre Adulto; Duos Livre Avançado; Trios Livre Avançado; Conjuntos de Jazz Juvenil; Conjuntos de Jazz Adulto; Conjuntos de Jazz Avançado.

PARTICIPANTES – Os participantes do penúltimo dia:

ALAGOAS - Jeane Rocha Academia de Dança;

CEARÁ - Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza / Cia. Desconexo / Academia de Dança Michelle Fontenelle / Centro Coreográfico Leandro Netto / Cia. de Dança Passo D’Arte / Cia de Dança Vera Passos / Escola de Dança Passos / Companhia Kids FB / Cia Juvenil Xênia Skeff / Grupo Sênior Rossana Pucci / Grupo Vera Passos / Companhia de Dança Christus / Cia. de Dança Maria Ester / Grupo Júnior FB / Xênia Skeff Cia de Dança / Academia de Dança DQ / Companhia de Dança FB;

RIO GRANDE DO NORTE - Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão.



DOMINGO (19)
MODALIDADES – Sapateado, danças urbanas e populares encerram o 7º Passo de Arte Norte e Nordeste. As modalidades são: Conjuntos de Sapateado – Juvenil; Conjuntos de Sapateado Adulto; Conjuntos de Sapateado Avançado; Conjuntos de Danças Urbanas Juvenil; Conjuntos de Danças Urbanas Adulto; Conjuntos de Danças Urbanas Avançado; Conjuntos de Danças Populares Avançado.

PARTICIPANTES – No último dia sobem ao palco os seguintes concorrentes:

CEARÁ - Grupetit Michelle Borges / Grupinho Vera Passos / Companhia Kids FB / Grupo Vera Passos / Grupo Júnior FB / Academia de Dança Michelle Fontenelle / Cia Michelle Borges / Centro Coreográfico Leandro Netto / Companhia de Dança FB / Xênia Skeff Cia de Dança / Grupo Júnior FB / Ritmo Soul’to / Cia de Dança Vera Passos / Side Project / Corpo de Baile do Colégio Santa Cecilia (CB CSC) / Clayson Viana Cia. de Dança / Grupo de Dança Estrelas da Rua;

 PIAUÍ - Grupo Cultural Raizes do Nordeste.



SERVIÇO:
VII PASSO DE ARTE NORTE E NORDESTE – De 15 a 19 de Maio de 2013, a partir de 17h, no Teatro do Via Sul Shopping (Av. Washington Soares, 4335). Os ingressos estarão à venda na bilheteria a partir das 13h do dia 15 de maio: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Informações: 11-4979.5709, 11-98975.2018 e www.passodearte.com.br (Instituto Passo de Arte) e 85-3052.8027 e www.teatroviasul.com.br (Teatro do Via Sul Shopping).






“Ateliê” é novidade na Vila das Artes 

Escola Pública traz oportunidade inédita para profissionais de dança contemporânea
 

Este ano, a Vila das Artes traz uma novidade para a programação da Escola Pública de Dança. É o lançamento do “Ateliê de Composição Coreográfica e Processos Criativos em Dança”, que tem por objetivo promover a qualificação e o aperfeiçoamento de artistas da dança no desenvolvimento de projetos autorais de criação coreográfica.
Nesta primeira edição, o Ateliê é direcionado prioritariamente para artistas com experiência em processos criativos em dança contemporânea. O curso é dividido em módulos teórico-práticos, ministrados por profissionais qualificados do Brasil e do exterior, e consiste no desenvolvimento de projetos coreográficos, no acompanhamento e orientação dos processos de criação e na apresentação pública dos projetos desenvolvidos. Serão selecionados até 15 projetos de criação coreográfica. O curso terá uma carga horária total de 200 h/a.
De acordo com o coordenador da Escola Pública de Dança, Ernesto Gadelha é a primeira vez que a cidade ganha um Ateliê nesse formato. “É um projeto inédito, pensado de forma contextualizada e que vai ao encontro de uma demanda identificada junto a uma nova geração de artistas da dança na cidade”, adianta.
O ineditismo da ação se dá também pelo fato de “utilizar o desenvolvimento do projeto do próprio proponente como estratégia pedagógica”. O ponto de partida são os projetos autorais dos participantes, mesmo tendo uma proposta de conteúdos a ser desenvolvida no decorrer dos seis meses de duração. “O foco principal é o desenvolvimento do projeto e as atividades implicadas nesse processo. O produto final torna-se assim um meio para a existência desse processo. Os alunos terão a oportunidade de refletir sobre suas estratégias de criação, tendo o acompanhamento qualificado de profissionais nacionais e internacionais”, explica.
Para a diretora da Vila das Artes, Cláudia Pires a ação gera oportunidade para os profissionais desenvolverem, de forma sistematizada o pensamento criativo. “O Ateliê vai oferecer aos criadores a oportunidade de se debruçarem sobre seus processos de criação, de forma a organizar com mais consistência a dramaturgia dos seus trabalhos”, declara.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no período de 30 de abril a 29 de maio de 2013. Os interessados deverão preencher ficha de inscrição, disponível no site http://viladasartes.fortaleza.ce.gov.br/ e comparecer, dentro do período de inscrição, à secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro), das 9 às 20 horas, para entrega dos documentos solicitados no edital.





Edisca apresenta novo espetáculo no Teatro José de Alencar 

O conceito de educação e sua questão filosófica são temas de “Paideia”

A educação é, desde o princípio da civilização, o mais importante atributo de um povo. Para os gregos antigos, o conceito de educação alcança o estatuto de questão filosófica - a finalidade de educar -, e consequentemente transforma-se em uma questão de método: como educar. Esse processo de educação se chamava Paideia, que dá nome ao novo espetáculo do Grupo de Dança Edisca, que será apresentado de 9 a 12 de maio, no Theatro José de Alencar. Com 162 bailarinos, de 8 a 21 anos, Paideia promete emocionar o público durante os 40 minutos de um espetáculo de dança, cores e sons.
O espetáculo de dança, Paideia, tem inspiração na cultura grega antiga no que concerne ao conceito filosófico da educação: do corpo, do intelecto, da emoção e do espírito. É uma metáfora em ato – ação e representação. É metalinguagem – dança como narrativa de si própria, antevendo o processo educativo intrínseco que sustenta os corpos em movimento e expressão. É criação de um Ethos – a cultura dos povos que aprenderam a transcender através da dança. É a estética sensibilizando e construindo um corpo ético, corpo esse que reintegra a razão ao coração.
Paideia é resultado da pedagogia da Edisca. A partir de uma temática a ser descoberta e trabalhada, os educandos iniciam, com o apoio de artistas e educadores, uma série de estudos e experimentos visando à construção de um espetáculo. Encontros de leitura, discussão e planejamento sobre o tema, associado às oficinas de coreografia, teatro, vídeo, figurino, maquiagem, iluminação e produção artística são oferecidas com a finalidade de que equipes se formem, de acordo com suas afinidades e vocações, e criem cada parte do espetáculo. “A Edisca, desde a sua criação, percebe a potência pedagógica que a arte constitui. Oferecendo por meio dos processos de fruição, aprendizagem de conceitos e técnicas, criação e composição artísticas uma educação dos sentidos. Esses níveis de interação com a arte estimulam o educando a transportar para as questões da escola formal e da vida cotidiana os métodos para compreender, imaginar e construir conhecimentos e novas realidades”, explica a diretora geral do espetáculo e presidente da Edisca, Dora Andrade.
Em visita à Edisca, o pedagogo mineiro Antonio Carlos Gomes da Costa, um dos redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), identificou o conceito da Paideia grega e do construtivismo freiriano. Na visão de Antônio, as quatros dimensões antológicas do ser – a razão, a emoção, o corpo e o espírito – estariam sendo contempladas e desenvolvidas pelo que chamava carinhosamente de Paideia Edisquiana. Além disso, os conceitos do construtivismo de Paulo Freire estariam presentes quando observava o processo do “aprender fazendo” e do “fazer aprendendo” durante os ensaios e montagens do espetáculo. O espetáculo Paideia foi então criado como forma de homenagear Antonio Carlos, um dos grandes humanistas que o Brasil já teve.

Serviço
Espetáculo Paideia – A criação das Crianças
Local: Theatro José de Alencar
Data: de 9 a 12 de maio (Dia 09, às 20h; dias 11 e 12, às 18h e 20h)
Classificação: Livre
* Entrada R$ 20 inteira e R$ 10 meia.

Nenhum comentário: