sexta-feira, 3 de maio de 2013

EXPOSIÇÕES

Dragão do Mar lança exposição interativa para Copa das Confederações

“Verde-Amarelo” mostra exemplos da criatividade e inventividade dos brasileiros em relação aos seus eventos esportivos e à paixão pelo futebol traduzida nas cores da bandeira nacional

Tão logo são chegados os grandes eventos esportivos, como Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, e as ruas do nosso país são rapidamente tomadas pelas cores verde e amarelo. Pessoas comuns vestem a camisa, carregam adereços, alguns deles barulhentos, enfeitam unhas e decoram suas casas, tudo em prol de uma torcida que pelo menos nestes períodos parece ser formada por um povo só. Ao tentar captar a energia e criatividade que surge nestes eventos esportivos, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), lança um convite público para arrecadação de memórias e objetos em verde-amarelo. A partir desta sexta-feira (24), o MCC receberá fotos, enfeites, sons e artefatos que remetam a lembranças de torcedor. Os materiais enviados serão utilizados para compor a mostra “Verde-amarelo”, a ser aberta no dia 13 de junho, nas galerias do Museu da Cultura Cearense.

Segundo Valéria Laena, diretora do MCC, vemos agora serem iniciados os preparativos para receber esses grandes eventos, então é um momento oportuno para refletirmos de maneira leve sobre questões importantes como construção da brasilidade, identidade e memória. “O povo cearense é conhecido por sua criatividade, então estamos apostando nesse espírito inventivo para mostrar como se materializa essa mobilização nestes períodos em particular”, afirma Valéria.

Um dos idealizadores da Exposição, o sociólogo e pesquisador Titus Riedl afirma que a exposição busca mostrar, de maneira divertida, como se dá essa cultura do improviso aqui no Ceará. “Queremos ver como os indivíduos criam e recriam objetos para expressar a sua emoção, utilizando, inclusive, elementos que são próprios dessa cultura, como a renda, a presença de redes, bandeirinhas, o fuxico, entre outros”, afirma.

Para participar, os interessados devem enviar fotografias e/ou descrições de objetos, ambientes, pinturas, etc. ao endereço eletrônico: verdeamarelo@dragaodomar.org.br. É importante que os colaboradores enviem no e-mail também telefones e endereços para contato. Algumas contribuições podem ser acolhidas na mostra como objetos expositivos e, posteriormente, fazer parte do acervo do museu. As doações de material podem ser enviadas à administração do MCC, na Av. Dragão do Mar, nº 81, até o dia 03 de junho. 

Sobre a exposição ´verde-amarelo´

“A exposição “Verde-amarelo” mostra, sob um piscar de olhos, divertidas facetas da torcida futebolística brasileira – e, em especial no Nordeste e em cidades do interior. A mostra enfatiza o design da rua, os inventos do dia a dia e os momentos quando os brasileiros se orgulham das cores da bandeira brasileira.

A maioria das imagens e dos objetos foi captada no interior do Ceará, durante os últimos grandes eventos esportivos, como na Copa de Mundo de 2010. 

A exposição é especialmente concebida para Fortaleza, uma das cidades-sede de jogos da Copa das Confederações, em junho de 2013, e, sobretudo em vista da Copa do Mundo, que acontecerá exatamente daqui a um ano. Durante a exposição, pretende-se ampliar o acervo com a colaboração do público, criar ações interativas e resgatar algo do rico universo da cultura popular e do kitsch em torno das cores da bandeira do Brasil, com um olhar descontraído e com certa ironia.”







Arte em Aço em mostra na Caixa Cultural 
 

Mostra apresenta esculturas e desenhos do artista plástico grego, radicado no Brasil, Nicolas Vlavianos
 

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta desde terça-feira (21), a exposição “Nicolas Vlavianos – espaço, arte e aço”. A mostra, com a curadoria de Sergio Pizoli, apresenta um conjunto de obras pertencentes ao acervo do artista plástico grego, radicado no Brasil desde 1961, com passagem pelas escolas de arte de Paris, que utiliza aço e resíduos industriais na produção de suas esculturas. Na abertura da exposição o artista fará uma visita guiada pela exposição.
Nicolas Vlavianos trabalha com rebites, recortes, dobras, soldas, parafusos e todas as possibilidades técnicas que o aço, os metais variados e os resíduos podem proporcionar. “De um lado, uma ideia em formação; de outro, um monte de materiais inertes, mas com características próprias. Um indo ao encontro do outro”, define o artista. Esse diálogo entre ideia e matéria se dá a partir da técnica de utilização de resíduos industriais e solda, tão marcante na elaboração de suas obras.
A exposição apresenta uma seleção de obras, que começa em Paris, nos anos 1950, passa pela Bienal de São Paulo, em 1961, até chegar às suas esculturas públicas, em grande dimensão. Além disso, estudos e desenhos preparatórios ilustram e ajudam a compreender o processo de trabalho e de execução de obras tecnicamente complexas.
Nicolas Vlavianos nasceu em 1929, em Atenas(Grécia). Depois de estudar desenho e arte em seu pais, mudou-se para Paris, em 1956, e iniciou seu aprendizado na Académie de la Grande Chaumière, com o escultor Zadkine, e na Académie du Feu, com Lazslò Szabo, onde executou as primeiras esculturas em ferro soldado. Em 1961, integrou a representação da Grécia, na VI Bienal Internacional de São Paulo, cidade onde fixou residência. Em 1962, fez sua primeira exposição individual no Brasil.
De lá para cá, participou de inúmeras exposições, mostras e bienais, no Brasil e no mundo, e passou a produzir peças de grande dimensão, expostas em locais públicos. Encontra-se presente em coleções institucionais, espaços públicos e parques de escultura, como: Pinacoteca do Estado, CAIXA Cultural, Arquivo do Estado, Palácio Bandeirantes, FAAP, MAM SP etc.
 

SERVIÇO
Exposição “Vlavianos – espaço, arte e aço”
Exposição: de 22 de maio a 21 de julho de 2013 (de terça-feira a domingo)
Horário: das 10h às 20h
Local: Galeria da CAIXA Cultural Fortaleza (CE)
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Entrada Franca
Classificação etária: Livre
Informações: (85) 3453-2770
Acesso para portadores de deficiência e assentos especiais











“Jogos e Brinquedos do Mundo” na Casa José de Alencar 

A mostra é uma ação do Museu da Infância e do Brinquedo
 

Foi inaugurada ontem a exposição Jogos e Brinquedos do Mundo, na Casa de José de Alencar. A mostra é uma ação do Museu da Infância e do Brinquedo, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará coordenado pelo Prof. Marcos Teodorico. A exposição consta de jogos, brinquedos e fotografias, complementada pela exibição de filmes e pela interação lúdica com o público visitante. A mostra ficará aberta até dia 30 de agosto deste ano, inclusive aos sábados e domingos.
O Museu da Infância e do Brinquedo funciona permanentemente no bloco 320 do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) no Campus do Pici. Mediante agendamento, recebe para visitas guiadas alunos de ensino fundamental e médio, bem como de universidades. As visitas devem ser programadas com 72 horas de antecedência para grupo de no mínimo 10 e no máximo 40 estudantes.












‘CALDEIRÃO VIVO’ VAI ÀS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA

RECONTAR A HISTÓRIA DO BEATO JOSÉ LOURENÇO E INCENTIVAR A ARTE É O OBJETIVO DA MOSTRA

A exposição fotográfica ‘Caldeirão Vivo’, premiada através do concurso público - IV Edital das Artes na área de fotografia, categoria difusão da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), estará em exibição dias 17 e 18 de maio de 2013 na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Aldaci Barbosa, no bairro Sapiranga em Fortaleza. 

Na ocasião, será lançado o I Concurso Caldeirão Vivo de Artes nas Escolas, na qual os estudantes que visitarem a exposição e produzirem materiais em qualquer área das artes (pintura, colagem, escultura, poema, músicas, teatro entre outros), sobre a temática do sítio Caldeirão e o Beato José Lourenço, concorrerão a brindes e ganharão certificados de participação.

A direção, professores e alunos dos turnos manhã e tarde, conhecerão através de 29 fotografias, instalação temática e videodocumentário, o sítio Caldeirão, localizado no distrito de Santa Fé a 30 km da cidade do Crato/CE. A comunidade liderada pelo beato José Lourenço, fiel seguidor do Padre Cícero, acolhia retirantes de diferentes regiões do nordeste, atraídos pela fé, trabalho e melhores condições de vida. O desenvolvimento e o trabalho autossustentável realizado pelos moradores, incomodou as elites e o governo da época, ocasionando a expulsão dos moradores e destruição do local.

76 anos depois, os jornalistas e fotógrafos Leandro Freire e Sheyla Castelo Branco, recontam esse importante episódio da história do Ceará e do Brasil, que por muito tempo foi silenciado e ficou fora dos livros didáticos da rede oficial de ensino do Ceará.

Serviço
Exposição Fotográfica ‘Caldeirão Vivo’
Data: 17 e 18 de maio de 2013
Horários: Manhã (8 às 11h) / Tarde (13 às 17h)
Local: EMEIF Professora Aldaci Barbosa
Rua Olegário Memória - nº1257 – Sapiranga – Fortaleza/CE.

(Por trás do Shopping Via Sul)











Unifor recebe a mostra “Portugal Contemporâneo” 
Fotos do paulista Hênio Souza revelam a nova arquitetura portuguesa

Na data em que se celebra o Ano de Portugal no Brasil, a Universidade de Fortaleza realiza no Hall da Biblioteca da Unifor à exposição - Portugal Contemporâneo. Mais de 500 anos depois, o Brasil redescobre Portugal através de imagens das lentes do engenheiro e fotógrafo paulista Hênio Souza. A abertura da exposição que acontecerá no dia 22 de abril ás 19h, com uma palestra ministrada por Hênio Sousa no auditório da Biblioteca da Unifor. Na oportunidade, estará presente o curador e vice-cônsul Francisco Brandão.

A exposição ficará em cartaz ao público no Hall da Biblioteca da Unifor à partir do dia 23 de abril á 22 de maio de 2013.  A mostra revela, por intermédio da arquitetura, o que há de mais moderno, atualizado e futurista em Portugal, apresentando quatro imagens de cada umas das regiões turísticas do país. Sob a curadoria do vice-cônsul de Portugal em Fortaleza, Francisco Brandão. Portugal Contemporâneo é o resultado de uma seleção de 1.960 imagens feitas pelo fotógrafo durante uma viagem a Portugal em outubro de 2012.  A exposição realiza sua estréia em Fortaleza, seguindo depois para Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Segundo Hênio Souza, “essa mostra fará o brasileiro descobrir que Portugal não é só tradição, mas também é modernidade, uma vez que são focalizadas imagens de vanguarda e futuristas. Essas fotos representam a alma e o modo de ser e de estar dos portugueses. Portugal é um país que aprendi a admirar, pois tem um povo acolhedor que sabe conviver em harmonia entre a tradição e a modernidade”.

O engenheiro e fotógrafo Hênio Souza é natural da cidade de Cachoeira Paulista, região do Vale do Paraíba, e reside na cidade de São Paulo há sete anos. Hênio conta que já visitou Portugal diversas vezes e sempre que visita o país encontra uma temática nova para seus trabalhos fotográficos .
Em 2011, Hênio Souza foi o autor da foto Janela “Pousada do Porto”, vencedora do concurso cultural Pousadas de Portugal, promovido pelo Turismo de Portugal, TAP e Grupo Pestana/Pousadas, além de ser um dos vencedores de um concurso fotográfico sobre a cidade de São Paulo, tendo um de seus trabalhos selecionado dentre 153 mil inscritos, no mesmo ano. Amante da arquitetura e da cultura portuguesa, Hênio é autor também da exposição “Janelas Portuguesas” que acaba de fazer uma excursão pelo território brasileiro no âmbito do calendário do Ano de Portugal no Brasil.
SERVIÇO
"Portugal Contemporâneo"
Local: Hall da Biblioteca da Unifor
Av. Washington Soares, 1321
Aberta ao público: de 23 de abril à 22 de maio de 2013
de segunda à sexta, das 7h às 21h55, e sábados, 7h30 às 16h25

Nenhum comentário: