sexta-feira, 3 de maio de 2013

LITERATURA

Ano da Alemanha no Brasil terá programação em parceria com a Universidade Federal do Ceará 

O escritor João Ubaldo Ribeiro, membro da Academia Brasileira de Letras, será um dos palestrantes
 

Com o evento “Um brasileiro em Berlim”, encontro com o escritor João Ubaldo Ribeiro, membro da Academia Brasileira de Letras, a Casa de Cultura Alemã e o Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, junto com o SESC Fortaleza, inauguram no próximo dia 17 a programação do Ano da Alemanha no Brasil, que acontecerá no Ceará. João Ubaldo fará palestra às 19h, na Escola Educar SESC Fortaleza (Av. José Jatahy, 813, Farias Brito).
Antes da palestra, o Prof. Paulo Albuquerque, Procurador Geral da UFC, faz a abertura do Ano da Alemanha no Brasil no Ceará, e a Profª Ute Hermanns, Leitora do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico na UFC, apresenta o projeto Amizades Teuto-Brasileiras. Nesta edição, o Ano da Alemanha no Brasil, no Ceará, “pretende homenagear as frutíferas relações entre as duas culturas que resultam de uma forte parceria que se dá, especialmente no âmbito acadêmico, cultural e econômico”, esclarece a Profª Ute.
Ela informa que João Ubaldo morou em Berlim de 1990 a 1991, registrando suas aventuras e encontros com o povo alemão em crônicas semanais publicadas pelo jornal Frankfurter Rundschau, em língua alemã, traduzidas para o alemão por Ray-Güde Mertin. As crônicas foram reunidas depois no livro Ein Brasilianer in Berlin, também publicado no Brasil com o título Um brasileiro em Berlim.
No dia 18 de maio, a programação continua com a abertura da exposição Berlim – Imagens de uma Metrópole, do fotógrafo alemão Bernd Bühmann (1946), às 18h, no SESC-Iracema (Rua Boris, 90, Praia de Iracema). O Prof. Osmar Gonçalves dos Reis Filho, da UFC, apresentará a mostra, composta por videoinstalação e fotoinstalação. Bühmann ganhou reconhecimento por seus estudos sobre a cidade de Berlim. No texto de apresentação enviado pela Profª Ute, diz que “suas imagens incluem momentos cômicos e resultam de um olhar bem particular que é minucioso e atento ao detalhe. A pergunta que ele se coloca é ‘você está vendo?’ E acrescenta: ‘Tento captar momentos que não são visíveis, momentos que se escondem’”. Para a Profª Ute, “talvez essa atitude seja um ponto em comum entre os dois, o escritor brasileiro e o fotógrafo alemão que mesmo com todas as diferenças consegue observar a essência das coisas que não se veem normalmente”.
No dia 2 de junho, das 9h às 11h, no SESC-Iracema, acontecerá a finissagem, com leitura de textos de autores alemães e brasileiros – João Ubaldo Ribeiro, Ignácio de Loyola Brandão, Walter Benjamin, Uwe Timm, Wladimir Kaminer, Erich Kästner e outros. As leituras serão feitas por estudantes, professores e atores do Ceará e apresentam percepções dos escritores sobre Berlim.
 






Eduardo Moreira lança “O encantador da montanha” em turnê pela região Nordeste

Autor do best seller “Encantadores de vidas” esteve autografando seu livro em Fortaleza, na Livraria Saraiva

Autor do best seller Encantadores de vidas - presença constante nas listas de mais vendidos do Brasil -, Eduardo Moreira, carioca radicado em São Paulo, escolheu três capitais do Nordeste para iniciar a  turnê nacional de lançamento de seu novo livro – O encantador da montanha. A primeira cidade a receber o autor será Fortaleza, em sessão de autógrafos realizadana Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi. Em seguida Eduardo irá para Recife (8/5), Salvador (9/5).  Eduardo Moreira, autor de Encantadores de vidas, que emocionou milhares de leitores com os ensinamentos de Monty Roberts e Nuno Cobra, trilha o caminho da ficção em seu novo livro.
Em capítulos curtos, O Encantador da montanha narra o encontro do jovem com o sábio Laervas, mestre de quem se tornará amigo e aprendiz, e com quem encontrará os caminhos de se compreender e de se recolocar no mundo. Nessa metáfora do processo de amadurecimento pessoal, Eduardo investe numa prosa que é um poderoso convite à meditação.
Dia após dia, Pólio e Laervas dedicam-se a longas caminhadas pela floresta, explorando os arredores da montanha onde o sábio vive, isolado e em perfeita comunhão com o meio ambiente. Nos detalhes mínimos do cotidiano, Pólio aprende a observar o movimento orgânico da natureza, engrenagem da qual extrai lições que o acompanharão para sempre. O jovem, à procura de respostas para sua própria vida, depara-se com experiências que em muito ampliarão a expectativa inicial e que lhe oferecerão meios para uma existência fundamentada no presente e na humildade, e desapegada de preconceitos e ansiedades. A vida na floresta o ensinará a não julgar os outros pela primeira impressão e a reconhecer que, às vezes, é preciso recomeçar do zero.
O livro seduz pelas lições maduras – pelas palavras de liberdade, pela mensagem de paz e de esperança no homem, nos homens – que oferece ao leitor. As ilustrações delicadas e inovadoras enriquecem as sábias palavras do autor, que mais uma vez nos mostra que, com vontade e foco, é possível superar os obstáculos mais improváveis, sobretudo aqueles que nós mesmos nos impomos e que freiam o verdadeiro potencial de uma vida.
Eduardo Moreira nasceu em 1976, no Rio de Janeiro. É formado em engenharia civil e de produção pela PUC-RJ e em economia pela Universidade da Califórnia. Exerceu a engenharia trabalhando em comunidades carentes do Rio de Janeiro até 1997, quando ingressou no mercado financeiro. É cofundador de uma das maiores empresas do setor no Brasil. Em 2012, lançou, também pela Editora Record, o best-seller Encantadores de vidas.



Nenhum comentário: