terça-feira, 3 de novembro de 2009

DANÇA

Cia Vidança estreia espetáculo “Ruas de Sonhos”

A união do amor à arte e ao futuro de várias crianças e jovens da periferia tem sido a base dos 29 anos de ensinamentos e espetáculos produzidos pela Companhia Vidança. O endereço dos mais de 200 jovens artistas agora é a Rua de Sonhos, espetáculo que estreia na próxima terça-feira (27) às 20 horas no palco principal do Theatro José de Alencar. Com três momentos distintos, os meninos e meninas encantarão o público com representações artísticas que vão desde o balé clássico ao batuque da percussão popular. A apresentação prossegue no dia 28, às 18h e 20h, e nos dias 5 e 6 de novembro, estas últimas com a participação do 1°bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Francisco Timbó.

Com idades que variam de 7 a 24 anos, todos os jovens, residentes da Barra do Ceará, participam de todas as etapas de produção do espetáculo. Além de ensaiar diariamente, produzem o próprio figurino, o próprio cenário e os próprios instrumentos, uns ajudam os outros e uma grande comunidade artística se renova a cada espetáculo. Com dois anos de Vidança, Gleiciana Cordeiro, de 12 anos, toca agogô e alfaia, dança e costura. “Estou fazendo os dois vestidos que irei usar no espetáculo. Aqui todos fazem e quando um acaba, ajuda o outro a terminar”, explica. Com vário tons de azul, o figurino feito 90% com retalhos e chita, perpassa os três momentos: Paquita; A Alma Afoita de Maria Amélia; e Tambatuque.

I Momento: Paquita

Música de Edouard Delvedez

Coreografia de J.Mazilier e Marius Petipa

Adaptação de Socorro Timbó

Paquita é um ballet de repertório clássico que estreou no Teatro Royal de Música, em 1º de abril de 1846. A história se passa na Espanha, durante o período em que o país enfrentava a invasão napoleônica e conta a história de Paquita, uma moça que foi raptada na infância por ciganos, que mataram seus pais e a criaram. Ela conhece Lucien, filho de um general francês, que logo se apaixona por ela. Lucien, porém, está comprometido com a filha de um governador espanhol. Um compromisso feito por razões políticas e que não empolga a nenhum dos dois envolvidos e enfurece Mendonza, que não deseja ver sua filha casada com um francês. No começo, Paquita não aceita as investidas de Lucien, por ser de um nível social inferior ao do rapaz. O casal também tem que lidar com Inigo, um cigano apaixonado por Paquita e que trama com governador para matar Lucien. O nobre é levado à casa de Inigo para ser assassinado, mas Paquita o alerta, frustrando os planos do cigano. O clímax surge quando os apaixonados descobrem que Paquita é nobre, prima de Lucien e os dois podem se casar.

II Momento: A Alma Afoita de Maria Amélia

No segundo momento será apresentado um ballet contemporâneo, A Alma Afoita de Maria Amélia. Espetáculo montado em 2008 pela coreógrafa Anália Timbó e Maria Paula Costa Rêgo (PE). A Alma Afoita de Maria Amélia nos chama para uma reflexão profunda sobre o desejo e dança, paixão e obstinação. Esta reflexão sobre os limites e desdobramentos da paixão e do desejo da Dança na condição humana não se dá no vazio: busca atenta e exatamente uma figura ora esquecida, ora lembrada, que parece revelar algo da construção mítica: a da bailarina Maria Amélia, que na década de 50, trouxe para Fortaleza a chamada Dança Moderna.

III Momento: Tambatuque

Apresentação do grupo de Percussão “Tambatuque do Vidança”. Grupo formado em 2001 por crianças e adolescentes da comunidade. Nasceu do desejo de falarmos com os irmãos das bailarinas e bailarinos, os que não haviam ainda chegado para dançar. Atualmente os alunos que fazem parte do grupo têm aulas de percussão e oficinas de carpintaria e confecção de instrumentos percussivos. Tantos saberes e mãos, olhos e sentimento do mundo que, depois de um pouco, além de tocar e construir maravilhas, todos dançam. E todos partilhavam, também, da profusão rítmica percussiva que se vai criando, ao tocarmos as matrizes da cultura brasileira.

O espetáculo “Ruas de Sonhos” é promovido pela Cia. Vidança, com produção da Usina 2 Produções e apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretária de Cultura do Estado (Secult), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e projeto Ponto de Cultura (onde a Cia. Vidança também faz parte), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, por meio do Sesi, , Companhia Energética do Estado do Ceará (Coelce), farmácias Pague Menos, Brazil Foundation, Pompeu Têxtil e Theatro José de Alencar.

Sobre a Companhia Vidança

A Escola de Artes e Ofícios Vidança é uma escola de pesquisa, criação e ensino da dança. Como extensão também realiza o ensino de ofícios, vinculados às Artes Cênicas, além de ser um projeto Ponto de Cultura. Assim, oferece: balé clássico, dança contemporânea, danças dramáticas e capoeira, como núcleo dos estudos, voltados para crianças, jovens e adultos de Vila Velha e bairros vizinhos. A formação em dança envolve também as artes musicais, em especial, percussão. Já os ofícios centram-se no estudo da carpintaria, que lida com a construção de brinquedos populares, movelaria criativa, a construção de cenários e dos instrumentos de percussão. As artes viso-manuais estendem suas criações da tecelagem, costura, bordados para a teatralidade dos figurinos e adereços dos espetáculos de dança. “A Companhia Vidança vem realizando, assim, há vinte e nove anos, sua arte sob a forma de ensino e criações cênicas em Dança”, reforça a diretora e fundadora, Anália Timbó, que completa “O grupo de bailarinos do Vidança vai expandindo suas criações e estudo, ao mesmo tempo em que ensina na escola o que vai construindo como saber e arte. E assim fazem suas histórias como artistas: junto ao corpo coletivo dos alunos e alunas da Escola de Artes e Ofícios Vidança. E trazem as ruas de sonhos para se dizer”, conclui.

Espetáculo “Rua de Sonhos”

Dias: 27 e 28 de outubro / 5 e 6 de novembro com a participação do 1°bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Francisco Timbó.

Horário: dia 27 e 05 às 20 horas; dias 28 e 06 às 18h e 20h.

Local: Theatro José de Alencar

Preço: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia-entrada)



CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Dança Clássica na Vila das Artes

Inscrições até 5 de novembro

A Escola Pública de Dança da Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza, oferece através de seu programa Aulas Abertas o curso Dança Clássica de nível avançado, destinado para estudantes e profissionais de dança.

O curso, ministrado por Daniel Lessa, acontecerá de 9 a 30 de novembro, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h às 13h30. As aulas seguirão a estrutura tradicional de uma aula de balé clássico, compreendendo barra e centro, lançando atenção especial para elementos como: noção de eixo, transferências de peso, precisão dos movimentos, noção de épaulement, orientação espacial, pequenas e grandes piruetas, trabalho de bateria, entre outros.

As aulas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas através do email escoladedancadefortaleza@gmail.com ou na secretaria da Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro), até dia 5 de novembro.


Daniel Lessa iniciou sua formação em São Paulo, com Halina Biernacka e Toshie Kobayashi, passando depois a estudar com Tatiana Leskova e Emílio Martins, no Rio de Janeiro. Ingressou em seguida no corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de trabalhar com importantes nomes da dança do Brasil e do exterior. Atualmente finaliza sua graduação no curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará – UECE, atua como professor do corpo de baile da EDISCA e dirige seu próprio estúdio de dança em Fortaleza. Informações pelo telefone (85) 3105-1402.

Serviço:
Inscrições para curso de Dança Clássica. Até dia 5 de novembro pelo email escoladedancadefortaleza@gmail.com ou na secretaria da Vila, Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações pelo telefone (85) 3252-1444.


Nenhum comentário: