terça-feira, 6 de outubro de 2009

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Dança Clássica na Vila das Artes

Inscrições até 5 de novembro

A Escola Pública de Dança da Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza, oferece através de seu programa Aulas Abertas o curso Dança Clássica de nível avançado, destinado para estudantes e profissionais de dança.

O curso, ministrado por Daniel Lessa, acontecerá de 9 a 30 de novembro, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h às 13h30. As aulas seguirão a estrutura tradicional de uma aula de balé clássico, compreendendo barra e centro, lançando atenção especial para elementos como: noção de eixo, transferências de peso, precisão dos movimentos, noção de épaulement, orientação espacial, pequenas e grandes piruetas, trabalho de bateria, entre outros.

As aulas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas através do email escoladedancadefortaleza@gmail.com ou na secretaria da Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro), até dia 5 de novembro.


Daniel Lessa iniciou sua formação em São Paulo, com Halina Biernacka e Toshie Kobayashi, passando depois a estudar com Tatiana Leskova e Emílio Martins, no Rio de Janeiro. Ingressou em seguida no corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de trabalhar com importantes nomes da dança do Brasil e do exterior. Atualmente finaliza sua graduação no curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará – UECE, atua como professor do corpo de baile da EDISCA e dirige seu próprio estúdio de dança em Fortaleza. Informações pelo telefone (85) 3105-1402.

Serviço:
Inscrições para curso de Dança Clássica. Até dia 5 de novembro pelo email escoladedancadefortaleza@gmail.com ou na secretaria da Vila, Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações pelo telefone (85) 3252-1444.



Augusto Bonequeiro é o convidado do Narrativas em Volta do Fogo

Com o tema Por Trás do Pano, Augusto Bonequeiro e seus fantoches narram histórias de vida, em volta do fogo

Nas memórias da feira do município pernambucano de Escada, com seus tipos populares, cordéis, repentistas, Augusto encontra as primeiras lembranças da brincadeira que lhe encheu os olhos de criança: o Teatro de Bonecos. Quando virou gente grande as historinhas dos mamulengos acabaram se tornando histórias de vida: a do moço que foi estudar artes cênicas e se tornou bonequeiro, a da artista que se fantasiava de freira (e que era freira mesmo!), o casal que foi viver de boneco na terra da gaiatice, o menino que virou mestre titiriteiro. Estas e outras histórias Augusto e seus fantoches e marionetes contam em 28 de outubro, às 19h30, na Praça Verde, em volta do fogo.

Narrativas em Volta do Fogo

Realizado em parceria entre Centro Dragão do Mar e ONG Mediação de Saberes, o evento busca fugir dos formatos comuns de debate e oferece ao ouvinte a possibilidade de acompanhar histórias olhando o fogo ou o céu noturno, sentado ou deitado na grama. Os participantes escutam um convidado por edição do evento e são movidos a continuar a conversa. A proposta não é estudar um tema ou limitar a discussão, mas sim criar metodologias que abram espaços para a liberdade de expressão e de vivências. O evento incentiva diálogos e formata programas de debate reflexivo, lento e sereno, essenciais aos dias de hoje.

Serviço: Narrativas em Volta do Fogo apresenta Por Trás do Pano, com Augusto Bonequeiro, dia 28 de outubro de 2009, às 19h30, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Acesso livre. Outras informações: 85.3488.8600



Mídia, Gênero e Sexualidade é curso gratuito que recebe inscrições até 30 de outubro


A Vila das Artes recebe até dia 30 de outubro inscrições para o curso “Mídia, Gênero e Sexualidade”, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Diversidade Sexual da Secretaria de Direitos Humanos. O curso será ministrado pelo jornalista e pesquisador Júnior Ratts. A iniciativa visa refletir sobre como são construídas as imagens de identidade de gênero e de sexualidade na mídia atual, em especial a mídia publicitária. As aulas acontecem entre os dias 3 e 13 de novembro, das 14h às 17h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, centro). Serão disponibilizadas 30 vagas e as inscrições, destinadas para maiores de 18 anos, podem ser feitas na secretaria da Vila, das 9h às 20h. Mais informações pelos telefones 3252-1444 (Vila das Artes), 3452.2349 (Coordenadoria da Diversidade) ou 8747-4650 (Júnior Ratts).



Seminário “Cinema de Ponto a Ponto" amplia a discussão sobre o cineclubismo


A Vila das Artes sedia o Seminário “Cinema de Ponto a Ponto” nos dias 29 e 30 de outubro, das 14h às 18h. A iniciativa é da Associação de Ciências e Artes – ACARTES, em parceria com o Festival NÓIA e tem como objetivo principal ampliar a discussão sobre os processos envolvidos na produção cinematográfica cearense e sobre a criação de uma rede capaz de fortalecer os cineclubes do Estado. Participarão do encontro representantes de cineclubes cearenses, de pontos de cultura que lidam com audiovisual, coletivos do Pontos de Corte (curso de formação da Vila das Artes) além de vários agentes culturais que lidam com exibição no Ceará. A entrada é gratuita. No dia 29 o tema em discussão Construindo uma ação audiovisual para TEIA 2010, recebe Gerardo Damasceno – Coordenador do Pontão de Cultura ARCARTES e Representante do Ministério da Cultura no setor de audiovisual dos Pontos de Cultura brasileiros; Lenildo Gomes - Representante da Vila das Artes; Micheline Helena - Coordenadora do Núcleo de Produção Digital Vila das Artes e Platini Fernandes - Representante do Fórum do Audiovisual do Ceará. No dia 30, o debate prossegue com Anseios do Cineclubismo Cearense e a presença de Bianca Felippsen Coordenadora de Comunicação da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará; Carolinne Vieira - Diretora-adjunta do Conselho Nacional de Cineclubes - NE3 (CE, MA, PI e RN); Duarte Dias - Representante do Audiovisual no Conselho Estadual de Cultura e Presidente da ACCV-ABD/CE - Associação Cearense de Audiovisual e Representantes do movimento "Artivismo em Rede". Toda a programação do Nóia, festival do Audiovisual Universitário no site http://www.festivalnoia.com/




III CONFERÊNCIA DE CULTURA


A III Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza, começa nesta terça-feira, dia 27 e vai até dia 29 de outubro no Teatro São José (rua Rufino de Alencar, 362 – Centro – Praça do Cristo Redentor) e no Seminário da Prainha (cruzamento das avenidas Dom Manoel e Monsenhor Tabosa). Com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento” a Conferência abre espaço para a consulta pública sobre as diretrizes que vão orientar a elaboração das políticas culturais para o município nos próximos anos. Para tanto, é importante a participação da sociedade civil, dos poderes legislativos e dos governos municipal, estadual e federal. Os grupos de trabalhos estarão divididos em eixos temáticos (cultura, comunicação e política, produção simbólica e diversidade cultural, cultura, cidade e cidadania, cultura e desenvolvimento sustentável, cultura e economia criativa, gestão e institucionalidade da cultura) para o debate e formulação das diretrizes gerais da Conferência. Confira a programação, escolha o seu grupo e participe:


DIA 27 - Teatro São José
18h30min - Credenciamento
19h - Instalação da Plenária da Conferência/ leitura e aprovação do Regimento Geral
19h30min - Debate de abertura - SECULTFOR / SECULT / MINC


DIA 28 - Seminário da Prainha
8h30min às 12h - Grupos de Trabalho por eixos temáticos para o debate e formulação das diretrizes gerais da Conferência
12h às 14h - Almoço
14h às 17h - Grupos de Trabalho por eixos temáticos para o debate e formulação das diretrizes gerais da Conferência


DIA 29 - Teatro São José
8h30min às 13h - Plenária Final - apresentação das diretrizes elaboradas nos GT´s para o debate e votação do documento final e eleição dos/as delegados/as municipais para a Conferência Estadual.
20h - Show de encerramento da III Conferência Municipal de Cultura com José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema).




Chamada pública para trabalhos acadêmicos

Instituto de Referência da Imagem e do Som – IRIS seleciona pesquisas acadêmicas sobre História da Mídia no Nordeste

O Núcleo de História da Mídia do Nordeste do Instituto de Referência da Imagem e do Som (Iris) torna público o lançamento da chamada pública de seleção de trabalhos acadêmicos na forma de teses, dissertações e/ou artigos, que reúnam reflexões sobre a história social da mídia no Nordeste. Os trabalhos serão publicados através do Selo Editorial MídiaNordeste, que tem o objetivo de publicizar trabalhos de pesquisadores do campo da história da mídia, contribuindo para uma reflexão crítica sobre a experiência social da mídia na região. As inscrições vão de 20 de outubro a 20 de novembro de 2009.

O Selo Mídia Nordeste é um dos programas inseridos no Projeto Mídia Nordeste, que ainda prevê a realização da “Cartografia Mídia Nordeste”, uma pesquisa sobre o estado da arte da produção acadêmica sobre a história dos meios de comunicação da região, além do “Site Mídia Nordeste” e do “Simpósio Mídia Nordeste”, duas esferas de debates que atualizam a reflexão sobre a história da mídia. O projeto, apesar de enfatizar as questões relacionadas com a mídia do Nordeste, não se orienta, entretanto, por uma perspectiva “regionalista”, mas pela compreensão de que a experiência midiática no mundo contemporâneo estende-se para além dos limites da região, o que exige um diálogo permanente com as experiências nacionais e internacionais.

O Mídia Nordeste coloca-se ainda na perspectiva de contribuir com a reflexão sobre a realidade regional, acreditando que a esfera cultural pode oferecer elementos inspiradores para qualificar as políticas públicas de desenvolvimento da região, repercutindo na melhoria de vida das pessoas.

O Mídia Nordeste tem o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, através do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste – ETENE, reunindo um grupo de parceiros que viabilizam a sua execução, a saber: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Funcap, Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Faculdade Católica do Ceará, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Prefeitura de Fortaleza.

Serviço:
Selo Editorial Mídia Nordeste
Inscrições de 20 de outubro a 20 de novembro
Ligue (85) 3458-1992
Para receber o edital, mande e-mail para midianordeste@gmail.com

Nenhum comentário: