terça-feira, 3 de novembro de 2009

TELEVISÃO

"Cinquentinha" estreia em dezembro inspirada em séries americanas

Marília Pêra saiu da minissérie depois de ter gravado várias cenas

Autor de novelas como "Senhora do Destino", Aguinaldo Silva se inspirou nos seriados americanos para escrever novo trabalho na Globo. "Cinquentinha", que estreia no dia 8 de dezembro, terá, além de ritmo em cenas curtas e trilha rock and roll, personagens inspiradas nas próprias atrizes. "Sinceramente? Como a ideia original era de um seriado, fiz como fazem os americanos especializados no gênero: coloquei um pouco do que imagino ser a personalidade das atrizes em suas personagens", explica.
João Miguel Júnior/TV Globo/Divulgação
Danielle Winits e Marília Gabriela em "Cinquentinha", programa escrito por Aguinaldo Silva
Danielle Winits e Marília Gabriela em "Cinquentinha", escrita por Aguinaldo Silva

Assim, "Cinquentinha" terá Susana Vieira e Marília Gabriela, por exemplo, como mulheres de olho em homens mais jovens. "Sim, a arte imita a vida, que resulta em arte. As atrizes eventualmente se reconheceram nas personagens, e eu não teria a minissérie se elas não encarassem essa "semelhança" com ótimo humor e extrema boa vontade", afirma o autor.

Marília Gabriela, 61, ex-mulher de Reynaldo Gianecchini (20 anos mais novo que ela), gostou. "Faço uma fotógrafa, e ela, é claro, gosta da beleza. Marília Gabriela gosta da beleza também. No meu caso, é uma história mais comprida. Sempre gostei, desde o meu primeiro casamento. Costumo brincar que veio no meu DNA", diz.

No quarto papel na Globo, ela será uma das quatro protagonistas em busca da herança do ex-marido milionário à beira da morte, interpretado por José Wilker. "A série é uma comédia de costumes muito honesta. Tem muita ficção, mas é muito verdadeira. São novas famílias, uma nova organização social, que ele [Aguinaldo Silva] trata com muito humor e fina ironia", avalia a atriz.

O autor diz que, se a série não é uma comédia de costumes, ela é uma tentativa de mostrar como os hábitos vêm mudando com "extrema rapidez de uns tempos para cá". Ele exemplifica: "Tenho uma amiga de 53 que acabou de ter um filho, não do marido, porque esse não podia tê-lo, mas de um pai de proveta. Há cinco anos, isso seria impossível. Gosto de flagrar essa mudança de costumes no meu texto e mostrar o choque cultural que ela provoca".

Já na ficção, entre os "choques culturais" escritos pelo autor, está a história da própria personagem de Marília Gabriela: ela será flagrada pelo neto beijando seu melhor amigo.

CINQUENTINHA
Quando: estreia em 8/12 na Globo; de ter. a sex., após o programa que segue "Viver a Vida"
Classificação indicativa: não informada




RedeTV! compra "reality show" que Globo não exibiu

Programa em 13 episódios mostra policial herói


O reality show policial "Força Tarefa", que chegou a ter mês de estreia na Globo em 2008, foi licenciado pela produtora paulistana Medialand para a RedeTV! e vai ao ar em março. Como o título pertence à Globo, ele se chamará agora "Operação Policial".
Inspirado em seriados norte-americanos, o programa é feito do ponto de vista dos policiais, que são narradores das operações. Como a Globo, a RedeTV! comprou 13 episódios, mas eles estão sendo remontados, com outras histórias, a partir das 2.000 horas de gravação, segundo Carla Albuquerque, diretora da Medialand.
A produtora diz que o governo Estado "auxiliou na edição, para que a lógica das ações não sofresses distorções", mas nega que o produto seja mídia controlada e que tenho sofrido "ingerência editorial". "Não flagramos corrupção policial, mas há um caso em que o criminoso é morto. Noutro, o policial morre. Vamos mostrar isso, mas sem revirar o estômago."
O "Operação Policial" é um dos dez programas que a RedeTV! vai incluir na grade em 2010. O anúncio será feito na sexta, na inauguração da sede de 50 mil m2, que custou US$ 65 milhões, segundo o presidente da emissora Amilcare Dallevo. O presidente Lula estará na cerimônia.
A Globo diz que desistiu da exibição do seriado por achar que ficou muito factual, podendo levar o telespectador a acreditar que se trata de um produto jornalístico. A emissora buscava algo mais documental, que mostrasse a inteligência policial, mas avalia que o seriado se limita à operação policial, já mostrado nos telejornais.





A Grande Família

A febre do bode chega ao bairro da família Silva

Abigail (Marcia Manfredini) está na pastelaria de Beiçola (Marcos Oliveira) contando as novidades sobre a viagem maravilhosa que fez com o pasteleiro para o sítio de criação de cabras da família. Beiçola, meio abatido, não parece ter gostado tanto assim do passeio. Enquanto conversam com os dois, Agostinho (Pedro Cardoso) e Marilda (Andrea Beltrão), percebem que o comerciante não está passando muito bem. Beiçola (Marcos Oliveira) espirra muito e culpa a mãe de Abigail que o colocou para dormir no estábulo. A fofoqueira do bairro explica que ele deve ter sido contaminado pela “febre do bode”, muito comum na região, mas que já está sendo medicado com um composto de ervas que a sua avó fazia, o único capaz de curar a tal doença.



É assim que Marilda (Andrea Beltrão) decide comprar um vidrinho do composto para se prevenir, já que esteve em contato com o pasteleiro contaminado. Agostinho acha aquilo tudo uma bobagem e decide voltar para casa, ignorando os avisos de Abigail. Animada, Bebel (Guta Stresser) convida o marido para acompanhá-la no batizado da filha da sobrinha de uma das clientes do salão. Tentando se desvencilhar do programa, o taxista inventa que não está passando bem e conta que pode estar com a tal “febre do bode”. E assim os moradores vão ficando alarmados com uma possível epidemia e recorrem ao remedinho milagroso de Abigail, que faz questão de enfatizar que o surto é arrebatador.



Nenê (Marieta Severo) fica sabendo sobre o estado de saúde do genro e comenta com Lineu (Marco Nanini), que imediatamente adverte sobre os problemas da auto-medicação. É assim que o fiscal resolve investigar mais de perto a nova febre e passa o dia entregando folhetos para os moradores, convocando uma reunião de emergência na associação do bairro para fazer um alerta. Só que Lineu se sente mal no meio da assembléia, depois de ficar o dia inteiro no sol, e Abigail aproveita o fato para anunciar a calamidade que, segundo ela, está instaurada no bairro. Sem perder a chance de falar de seus vidrinhos, é claro.



O episódio ‘A Febre do Bode’, vai ao ar quinta-feira, dia 12, e tem redação de Max Mallmann, Mariana Mesquita e Bernardo Guilherme. ‘A Grande Família’ tem redação final de Bernardo Guilherme e Marcelo Gonçalves. A direção-geral é de Maurício Farias.





Todo mundo em pânico

Humorístico "Pânico na TV" esquenta a briga pela audiência nos domingos à noite com novos quadros e estratégia que concentra os intervalos e o merchandising no começo da atração

Na guerra pela audiência dos domingos à noite, o diretor do "Pânico na TV", Alan Rapp, tem uma estratégia clara: perder no começo para ganhar no fim. "A missão é fincar nossa bandeirinha no primeiro lugar, mesmo que a tirem depois", conta.
A tática vem surtindo efeito. Nas últimas sete semanas, o humorístico conquistou por alguns minutos (24, no máximo) a liderança do horário em que é exibido (aproximadamente, das 21h às 23h30 do domingo).
O "Pânico" é também responsável pelas duas maiores audiências da RedeTV! -aos domingos, com média de 11 pontos desde agosto, e nas reprises, às sextas, com oito pontos (um ponto equivale a 1% do total aproximado de domicílios com TV na Grande SP).
Essa tarefa, contudo, não é fácil. Além de competir pelo Ibope com o "Fantástico", na Globo, o "Programa do Gugu", na Record, e o "Programa Silvio Santos", no SBT, o "Pânico" tem que alavancar a audiência de sua própria emissora. O esportivo "Bola na Rede", que o antecede na grade, terminou no último domingo com três pontos no Ibope. Em menos de cinco minutos de "Pânico", a audiência já havia dobrado.
Ainda assim, o "Fantástico" segue com média acima de 20 pontos em 2009, confortável na liderança do Ibope. O "Pânico" vem disputando o segundo lugar com a Record e, aos poucos, cria vantagem sobre o SBT.

Mudanças
Sob a direção de Rapp desde maio de 2008, o programa passou por algumas alterações. Novos quadros foram adicionados, como "Amaury Dumbo" (interpretado por Carioca) e "Dicas com Marcos Chiesa" (similar ao "Jackass"). Outra mudança está na forma de conduzir o programa.
Rapp agora concentra merchandising e intervalos no horário inicial, ficando mais solto, quase sem comerciais, a partir das 22h. A metáfora que o diretor escolhe para a explicação é a do cavalo de corrida: "Nosso cavalinho sempre disputa o minuto a minuto. Para ir bem, precisa de cada vez mais matérias, é o alimento dele".
E o que come esse cavalo? "Nosso arroz com feijão são as matérias da dupla Vesgo (Rodrigo Scarpa) e Silvio (Wellington Muniz), da Sabrina Sato e do Christian Pior (Evandro Santo). A partir daí, vamos acrescentando mais coisas ao prato", revela Rapp.
Para Emílio Surita, apresentador do "Pânico", a atração hoje é quase um "Fantástico" de humor. "Nós acabamos cobrindo política, esportes, eventos", conta. Outro ponto que Surita considera favorável é o jeito espontâneo: "As pessoas olham e dizem: "Eu poderia fazer isso".".
Mônica Pimentel, superintendente artística da Rede TV!, considera que o programa -desde 1993 na rádio Jovem Pan FM, com estreia na TV em setembro de 2003- começou a se consolidar em 2004 com as "Sandálias da Humildade", em que Vesgo e Silvio perseguiam celebridades que os esnobavam, como Jô Soares e Luana Piovani.
A diretora nacional de mídia da agência de publicidade F/ Nazca, Lica Bueno, considera que a estratégia do "Pânico" para alcançar o primeiro lugar pode ser incômoda para os anunciantes. "O anunciante compra um "break" com base na audiência média do programa, mas tem sua campanha veiculada nos momentos em que o ibope é mais baixo". Bueno ressalta que anunciantes internacionais não gostam desse método.

Mestre e aprendiz
Como nos filmes de ação, o domingo à noite vive uma disputa entre um mestre e um aprendiz que tenta superá-lo. Rapp trabalhou com Homero Salles, atual diretor de Gugu na Record, no "Domingo Legal", do SBT, na década de 90.
"Aprendi muito com o Homero na análise da audiência em tempo real. Quando era assistente dele no SBT, estendíamos os números musicais conforme o ibope subia", diz Rapp.
Homero Salles, em seu Twitter, zomba das seguidas referências a cavalos feitas por Rapp: "Quando o Alan trabalhava comigo, eu o chamava de cavalo. Acho que traumatizou...", escreveu.

Desrespeito "moleque"
Para Tania Montoro, professora da UnB, o "Pânico na TV" não representa bem a imagem feminina. Montoro diz que "o humor sempre serviu à naturalização de estereótipos de classe, de sexo e de gênero, e não há nada mais antigo do que juntar -para naturalizar- sexo, política e entretenimento".
Eugênio Bucci, professor de jornalismo da USP, discorda: "O desrespeito "moleque" do "Pânico" é um traço comum aos humorísticos. Não dá para pensar em um formato como esse que seja edificante, pois zomba de tudo e de todos".
Bucci acredita que o diferencial da atual fase do "Pânico" é a esculhambação geral, a desmistificação do mundo das celebridades, sem que esse seja o objetivo do programa. "Ao fazerem uso do escracho, do jeito zombeteiro e sem cerimônias, mostram a baixaria, o ridículo que há nos outros."
O professor da USP destaca: "O "Pânico", com uma renovação estética e a antecipação de tendências, está se credenciando para virar "mainstream" -que observa o entorno para incorporá-lo depois". Contratados da Rede TV! até 2012, resta saber se o programa passará -e sobreviverá com graça- por esse processo.





TV DIVIRTA-CE








Nenhum comentário: