terça-feira, 3 de novembro de 2009

TEATRO

"Hamelin", com Vladimir Britcha, em cartaz neste fim de semana

"Hamelin" explora o tema da pedofilia, e fica em cartaz nesse fim de semana, de sexta a domingo, no Teatro Celina Queiroz (Unifor)

O escritor espanhol Juan Mayorga conquistou o prêmio Max de Melhor Autor Teatral pelo texto "Hamelin", de 2005. No Brasil, a obra ganha adaptação para o teatro, que chega a Fortaleza nesse fim de semana, de sexta a domingo, no Teatro Celina Queiroz (Unifor). "Hamelin" explora o tema da pedofilia. A peça possui direção de André Paes Leme e Vladimir Brichta, Alexandre Mello, Oscar Saraiva, Cláudia Ventura, Patrícia Simões e Alexandre Dantas no elenco.

A trama se desenvolve a partir de uma acusação de abuso infantil. O juiz do caso está determinado a provar que um importante membro da sociedade é culpado pelo ato contra uma criança. Entretanto, ao passar da investigação, ele se depara com a dificuldade de distinguir o bem do mal.

A montagem revela a impotência da sociedade em proteger a inocência das suas crianças e a impossibilidade de se chegar a uma única conclusão quando as palavras são tudo o que se tem para apurar a verdade.

O elenco se reveza em mais de um papel, como Oscar Saraiva, que atua como a criança abusada e o pai da mesma. Assim, em momento algum o encontro entre o pai e o filho se realiza. Em 90 minutos, a trama se espalha para outros temas. É um dedo em riste em questões da sociedade e da família, que envolve o julgamento alheio, a manipulação e precipitação da imprensa e o vazio entre a relação de pai e filho.








Exploração sexual em foco

Espetáculo de teatro "Revoar"aborda o tema


Revoar, primeiro espetáculo do Grupo de Pesquisas e Experimentações Teatrais (GPET), estréia em dezembro de 2009 no Teatro Sesc Senac Iracema – apenas nos dias 5 e 6. Revoar aborda o universo da exploração sexual de menores de forma poética. Livremente inspirada na peça “Esta propriedade está condenada”, de Tennessee Williams, o espetáculo é um conjunto de cenas que retratam essa temática e vão sendo costuradas pelo texto de Williams. Direção de Andrei Bessa, com Danilo Castro e Raissa Starepravo no elenco.

“Tornar a voar, voar novamente ou voltar ao ponto de partida” são alguns dos significados que o dicionário dá para a palavra “revoar”. O público é tratado como pássaros que estão livres para ir e vir, diferentes dos personagens centrais – pássaros enfeites para apreciação dos demais.

A peça começa com a inocente conversa de uma garota, Wille, com o menino Tom. Wille mora sozinha em um casarão abandonado, perto de um trem, e para sobreviver precisa dormir com os homens da ferroviária. Já Tom, que parecia ser apenas um garoto à procura de um bom lugar para brincar com sua pipa, não é exatamente quem nós esperávamos.

O espetáculo segue a linha pós-dramática, na qual os atores possuem uma maior liberdade de montar suas cenas. A temática da exploração sexual, um dos temas propostos nas entrelinhas do texto de Tennessee Williams, é tratada na peça de forma corajosa. Afinal, nossa cidade ocupa um lugar de destaque no triste ranking da exploração sexual, mas o tema é, muitas vezes, deixado de lado das discussões.

As cenas criadas pelo grupo e as adaptadas do texto de Williams fazem do espetáculo uma grande mistura, exigindo uma maior atenção por parte da platéia. Por isso mesmo, a peça é apresentada em um palco em forma de arena, mais próximo ao público, deixando a comunicação com os espectadores mais direta e com maior tensão.

GPET, Grupo de Pesquisas e Experimentações Teatrais, é composto por Andrei Bessa, Danilo Castro e Raissa Starepravo. Apesar de o grupo estar estreando nos palcos, os membros do GPET possuem diversas experiências na arte teatral e são formados pelo curso superior em Artes Cênicas pelo IFCE (antigo CEFET-CE).


O quê: peça teatral Revoar

Quando: 05 e 06 de dezembro de 2009, as 20h

Quanto: R$ 10,00 / R$ 5,00

Onde: Teatro Sesc Iracema (Rua Boris, 90 C – Praia de Iracema – ao lado do Centro Cultural Dragão do Mar)







Teatrólogo Eugenio Barba no Ceará

O Theatro José de Alencar, equipamento mantido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, tem o prazer de receber em novembro, mês da cultura, o teatrólogo italiano Eugenio Barba. Depois de dez anos sem vir ao Ceará, o grupo Odin Theatre passará uma semana na cidade de Fortaleza, de 25 a 29 de novembro, em atividades de demonstrações tecnicas, conferências e espetáculos. Todas as atividade são gratuitas e fazem parte do centenário do Theatro, comemorado em 2010.

Eugenio Barba (Brindisi, 29 de outubro de 1936) é um diretor de teatro italiano e figura central no teatro mundial, fundador e diretor do Odin Teatret em 1964, uma companhia fundada em Oslo, na Noruega que se muda para Holstebro, em 1966, Dinamarca, uma cidade que tinha à época 18 mil habitantes. Amigo e companheiro de trabalho de Jerzy Grotowski, trabalhando com ele diretamente durante cerca de três anos, é responsável pela divulgação de seu trabalho no ocidente. Em 1979 Eugenio Barba funda a International School of Theatre Anthropology - (ISTA), parte das atividades do Odin, o que o torna figura principal na antropologia teatral.

O Odin viaja a América Latina pela primeira vez em 1976, apresentando-se no Festival Internacional de Teatro da Venezuela. Barba visita o Brasil pela primeira vez em 1986, graças ao diretor Luis Octavio Burnier, que o introduz no conhecimento das manifestações culturais brasileiras. Eugênio Barba e Júlia Varley estiveram no TJA no começo dos anos 90, período da reabertura do Theatro José de Alencar pós-restauro realizado entre 1989-1991.


quarta, dia 25 de novembro de 2009
9h na sala de teatro: Demonstração técnica com Eugenio Barba e Julia Varley
20h no palco principal: O eco do silencio (demonstração/espetáculo com Julia Varley

quinta, 26
9h na sala de teatro: Demonstração técnica com Eugenio Barba e Julia Varley

sexta, 27
9h na sala de teatro: Demonstração técnica com Eugenio Barba e Julia Varley
20h no palco principal: As borboletas de Dona Música espetáculo com Júlia Varley

sábado, 28
16h no foyer: conferencia A dramaturgia do ator Eugênio Barba
20h no palco principal: O Castelo de Holstebro espetáculo com Julia Varley

domingo, 29
19h no palco principal: O Castelo de Holstebro espetáculo com Julia Varley






Nenhum comentário: