quarta-feira, 4 de novembro de 2009

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN

Instituto da Fotografia - IFOTO abre inscrições para o deVERcidade 2010

A quarta edição da mostra de fotografia e artes visuais está aberta a ensaios e instalações de fotógrafos e coletivos de todo o Brasil

Neste momento milhões de imagens são criadas, produzidas coletivamente e compartilhadas em redes de escala mundial. Que imagens são essas? Quem são seus autores? O que dessa produção permanecerá como memória e corpo do nosso tempo? Estas são algumas questões levantadas pelo Instituto da Fotografia – IFOTO com a quarta edição do deVERcidade, mostra de fotografia e artes visuais que acontecerá de 24 a 28 de fevereiro no entorno do Mercado dos Pinhões, em Fortaleza, Ceará. As inscrições para o deVERcidade 2010 estão abertas a partir desta terça-feira, 24 de novembro, e podem ser feitas até o dia 31 de dezembro de 2009. A realização é do IFOTO, com patrocinio da Oi Futuro, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza.


deVERcidade – Dentro e Fora do Olhar


A quarta edição do deVERcidade apresenta uma investigação dentro e fora do olhar, propondo uma reflexão sobre os rumos que a fotografia contemporânea vem seguindo, abrindo a possibilidade para que os mais diversos segmentos possam colaborar na ampliação deste debate.

Em uma sociedade hiper-imagética o olhar experimenta a cegueira do excesso e a exaustão da repetição, que esvazia e dessignifica sentidos e compreensões. Ao mesmo tempo, transbordamentos e contaminações são incorporados ao processo de construção de imagens. Fotografia, Artes Visuais e Audiovisual trocam entre si signos e possibilidades de criação, instituindo novas formas de vivenciar o olhar. O Autor se multiplica em coletivos e situações e, no limite, se esvai. O Observador também compartilha da autoria. O processo de criação é Obra. O espaço expositivo pode ser o Corpo, o Ar ou uma Sensação.


Olhares de todo o Brasil na quarta edição
Quem produz, pensa ou vive imagens pode participar do deVERcidade, que é um espaço para compartilhamento de idéias, olhares e inquietações. A quarta edição vem com uma novidade: é nacional. Fotógrafos e coletivos atuantes no Brasil podem inscrever até duas propostas por inscrição, mas somente uma poderá vir a ser selecionada. Os coletivos selecionados correspondem a uma única inscrição. A inscrição deve ser feita por meio do link presente do site do IFOTO (www.ifoto.org.br) anexando um ensaio fotográfico com até 10 imagens ou, quando for o caso, a proposta de instalação fotográfica. O regulamento também está disponível no site do Instituto da Fotografia. As propostas selecionadas serão anunciadas no dia 12 de janeiro de 2010.

SERVIÇO
deVERcidade 2010 – Inscrições abertas até 31 de dezembro de 2009 para a quarta edição do evento de fotografia, que acontecerá de 24 a 28 de fevereiro de 2010 no entorno do Mercado dos Pinhões, em Fortaleza - Ceará. Aberta a qualquer pessoa residente no Brasil ou coletivos atuantes no país. As inscrições serão feitas unicamente através do link apropriado no site www.ifoto.org.br. Só serão considerados inscritos aqueles que receberem a confirmação que será enviada por email para o endereço fornecido no ato de inscrição. Informações na sede do ifoto: Rua Gonçalves Lêdo, 307 – Praia de Iracema, Fortaleza – Ceará. Tel: 85-3254.6385 - ifoto@gmail.com – www.ifoto.org.br.

Nenhum comentário: