terça-feira, 3 de novembro de 2009

SAÚDE

Paçoquita Diet é eleita como o produto mais inovador de 2009

Santa Helena conquista o prêmio Top Candies com o desenvolvimento da Paçoquita Diet


A Santa Helena, indústria ribeirãopretana reconhecida por ser líder nacional na fabricação de confeitos à base de amendoim, recebeu o prêmio Top Candies na categoria light/diet, pelo desenvolvimento da Paçoquita Diet. Este prêmio reconhece a Paçoquita Diet como o produto mais inovador de 2009.

Realizado há três anos pela Doce Revista, o prêmio é concedido às empresas que possuem os produtos de maior destaque nos segmentos balas duras e mastigáveis, pirulitos, chicles infantis, gomas de mascar de adulto, drops e pastilhas, chocolates (bombons, tabletes e coberturas), produtos diet/light, refrescos em pó, biscoitos doces e salgados e snacks. Para chegar aos nomes dos vencedores, a revista encomendou uma pesquisa nacional de opinião, avalizada pela empresa Simonsen Associados.

Tipicamente brasileira, a Paçoquita Diet, versão sem açúcar da famosa Paçoquita, alcançou rapidamente uma grande participação no mercado de produtos saudáveis. Com o objetivo inicial de atender à demanda do público diabético, hoje em dia o produto é altamente consumida por aqueles que buscam doces saborosos, mas sem adição de açúcar. Produzida com matéria-prima selecionada, a Paçoquita Diet utiliza o adoçante Splenda, e pode ser encontrada nos seguintes formatos: quadrada, em displays com 8 e 24 unidades, pote com 25 unidades e flow pack com 3 unidades; ou no formato rolha, em potes com 7 ou 35 unidades.



Conheça a empresa



A Santa Helena possui 67 anos de história e está sediada em Ribeirão Preto (SP). Sua liderança de mercado deve-se, em parte, ao máximo zelo com a matéria-prima utilizada em sua produção.

Ribeirão Preto é uma das regiões mais ricas do país e onde se concentra a maior produção de açúcar, álcool, suco de laranja e amendoim do Brasil. Desde 2001, a empresa conta com uma Unidade de Beneficiamento de Amendoim, no vizinho município de Dumont, em uma área construída de 18.000 m², sendo uma das mais modernas do país.

A empresa detém o selo de qualidade Pró-Amendoim, da ABICAB (Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), que atesta a boa procedência, o excelente armazenamento e a qualidade de todos os produtos fabricados pela Santa Helena. As análises dos produtos são realizadas pela SGS do Brasil, empresa suíça de renome internacional, contratada pela ABICAB para emitir a certificação do Pró-Amendoim.

A história de sucesso da Santa Helena é permeada por valores como perseverança e criatividade, e marcas como Paçoquita e Mendorato se firmaram como sinônimos de paçoca e amendoim tipo japonês no Brasil, respectivamente.






Desejo por doces pode causar hiperinsulina na TPM

Dra. Sylvana Braga*


Que mulher nunca passou pela enorme vontade de comer doces numa situação de nervosismo na época da TPM? Mesmo consciente de que pode ser prejudicial à saúde, ninguém resiste a um bom chocolate, bolos e tortas para acalmar os ânimos. Mas como administrar a culpa?

A busca por açúcar é constante e em muitos casos ocorrem alterações psicológicas consideráveis, tais como irritabilidade e hostilidade em relação às pessoas mais próximas. A principal causa na mudança de humor está associada à equilíbrio dos níveis de serotonina no organismo. O déficit deste componente gera o mau humor, além da vontade de comer doces e certos tipos de carboidratos, tais como pães e massas.

Devido a este fato, a ingestão destes alimentos calóricos em grande quantidade aparece com mais freqüência, acarretando sérios problemas, inclusive cardiovasculares.
A saúde da mulher não é só mantida através de hormônios, mas por fatores hereditários, estilo de vida, freqüência e intensidade de suas atividades físicas. Estabelecer bons hábitos alimentares logo cedo pode fazer a diferença.

Para amenizar esses sintomas, recomenda-se que sejam feitas refeições pequenas e freqüentes, à base de frutas - como maçãs, ameixas, bananas, cerejas e damasco seco. Um bom exercício sempre facilitará a redução da hiperinsulinemia no corpo, que nada mais é que o aumento da secreção de insulina pelo organismo.


*Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) é médica ortomolecular, nutrologista, reumatologista e fisiatra com clínica no Rio de Janeiro e em São Paulo. É autora do livro “Dieta Ortomolecular – O Segredo de Rejuvenescer em Total Harmonia”







Óleo de amendoim: o amigo do coração

Composto auxilia na redução do colesterol, é rico em vitaminas e preserva o sabor natural dos alimentos



Como diz o ditado “O hábito faz o monge”, são os pequenos costumes saudáveis que proporcionam a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Trocar, por exemplo, o uso de gorduras pesadas por similares mais leves durante a preparação dos alimentos é uma maneira de não apenas evitar problemas para a saúde, mas também de contribuir com uma melhor degustação dos alimentos.

Com a crescente preocupação das pessoas em se manter a saúde em dia, sobretudo nas questões nutricionais, e ao mesmo tempo não perder o prazer durante a refeição, é preciso escolher os ingredientes apropriados para que essa receita dê certo. Um tipo de gordura que pertence à escala de ingredientes que unem o útil ao agradável é o óleo de amendoim, que pode ser usado no preparo das mais diversas receitas, preservando o bem-estar do organismo e o sabor dos alimentos.



Reduz o colesterol e previne doenças cardíacas


Sabe-se que o colesterol em excesso é extremamente prejudicial ao coração. Importantes pesquisas têm demonstrado que o uso do óleo de amendoim pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Segundo um estudo realizado pela Universidade do Estado da Pensilvânia, substituindo-se 50% da gordura derivada de óleos de soja, milho ou animal, por gorduras provenientes do amendoim, é possível reduzir significativamente a produção do colesterol ruim no sistema sanguíneo.

Segundo o Dr. Penny Kris Etherton, responsável pelo departamento de nutrição da Universidade, isto ocorre porque o óleo de amendoim é combinado de altos índices de gordura monoinsaturada – que aumenta o colesterol sadio – e baixos índices de gordura saturada – encontradas na gordura animal, ricas em colesterol ruim.

De acordo com a nutricionista Gislaine Arantes Sales Anvanello, este produto não contém gorduras que entopem o miocárdio, como em outros óleos. “O consumo do óleo de amendoim é uma excelente forma de se combater o principal vilão do coração, o colesterol alto, evitando, assim, doenças cardiovasculares”, afirma.



Importante fonte de energia e vitaminas



O óleo de amendoim também se destaca pela rica base de nutrientes que possui. Composto pelos nutrientes E, K e Ômega, é um oleaginoso com alto valor energético.

A vitamina E, por exemplo, é um poderoso antioxidante capaz de defender o organismo das agressões externas e ajudar na absorção da vitamina A. Já o Ômega 6, um ácido gordo poliinsaturado, é essencial na estruturação das membranas celulares do organismo, no sistema de coagulação (prevenindo as hemorragias) e na proteção da pele.

A nutricionista Gislaine Anvanello menciona que uma das principais características do óleo de amendoim é o altíssimo teor de vitamina E. “Por causa desta vitamina, ele é responsável pela eliminação de radicais livres que podem danificar células sadias no organismo”, diz.

Segundo a especialista em alimentos e dietas naturais Silvia Amaral, o óleo de amendoim tem cerca de 28% de proteína em sua composição e por isso sua carga energética é tão intensa. “Este óleo é útil no combate e prevenção a doenças de pele, para o metabolismo e é usado também contra infecções”, afirma.



Não interfere no sabor natural dos alimentos


Diferente de outros, o uso do óleo de amendoim não interfere no sabor dos alimentos. O preparo das refeições pode ser feito sem que o óleo absorva o sabor da comida e o transfira para outros alimentos, mantendo, desta forma, o sabor natural dos ingredientes. Outro fator interessante é que o óleo possui um alto ponto de fumaça, ou smoke point. O que significa que a sua temperatura se mantém alta por mais tempo, proporcionando economia para o consumidor. O uso desse composto é ideal para cozinhar, fritar, temperar saladas e também como margarina.

Consumir óleo de amendoim pode ser uma opção mais saudável, durável e econômica comparada aos outros tipos. Mas, a especialista em alimentos e dietas naturais, Silvia Amaral, alerta que o produto não pode ser hidrogenado. “Pois perde as propriedades e começa a fazer mal”, conclui.







DIA MUNDIAL DO DIABETES – 14 DE NOVEMBRO

Segundo o Ministério da Saúde, é comprovado que o diabetes aumenta a cada dia e 75% dos brasileiros não tem a doença controlada.

Desde 1991 foi decidido que dia 14 de novembro seria o Dia Mundial do Diabetes e partir de então passou a ser divulgada essa campanha no mundo inteiro.

Caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue, o diabetes é uma das principais doenças que atinge a população e pode trazer sérias complicações à saúde como infarto, insuficiência renal, derrame cerebral, lesões de difícil cicatrização e problemas visuais.

O fato de ter que se furar para colher sangue na verificação da taxa de glicose no organismo, acaba deixando o brasileiro com certo receio, fazendo com que ele descuide da saúde.

Há 10 anos, a Analitic Tecnologia de Precisão lançou no mercado o autoteste Tiras de Glicose que, de uma maneira rápida e indolor monitora o nível de açúcar no sangue. Sem o incômodo de agulhas e jejum prolongado, o autoteste detecta na hora a quantidade de glicose. Vendido com muita facilidade e baixo custo em farmácias e grandes drogarias, o Tiras de Glicose é o caminho mais seguro para monitorar a doença.

Alguns sintomas podem indicar a elevada taxa de glicose no sangue, como vontade de urinar, fome e sede excessiva, formigamento nos pés. Porem os sintomas nem sempre aparecem e a doença pode se manifestar silenciosamente.

Conheça os tipos mais comuns de diabetes:

* Diabetes Gestacional - É a alteração das taxas de açúcar no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez. Pode persistir ou desaparecer depois do parto.
* Diabetes Tipo 1 - O diabetes Tipo 1 (DM1) é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina. Isso acontece por engano porque o organismo as identifica como corpos estranhos. A sua ação é uma resposta auto-imune
* Diabetes Tipo 2 – Possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos. Uma de suas peculiaridades é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas.

“Evidente que para estabelecer um diagnóstico final, o médico deve ser consultado. O autoteste Tiras de Glicose é uma maneira de, pelo menos, confirmar ou descartar uma suspeita” esclarece Carolina Ynterian, bioquímica e diretora da Analitic.







DTM

Uma doença que atinge cerca de sete milhões de brasileiros a cada ano

Um estudo do Instituto da Cabeça, órgão instituidor da FAP/UNIFESP, revela que cerca de sete milhões de casos de DTM (disfunções temporomandibulares) surjam no Brasil a cada ano. De acordo com o Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães, cirurgião-dentista e coordenador do Ambulatório de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial do Hospital São Paulo/UNIFESP/EPM, o mais difícil é a demora no diagnóstico. Como os sintomas são subjetivos, a pessoa acaba passando por vários especialistas até descobrir que está com DTM.

* Quais os sintomas mais comuns?

* Qual o tratamento adequado?

* Como saber se você tem DTM?

* O que mascar chiclete, roer unhas e morder gelo têm a ver com essa doença?

* E a ansiedade e depressão, o que podem acarretar no quadro de DTM?

O Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães, cirurgião-dentista, coordenador do Ambulatório de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial do Hospital São Paulo/UNIFESP/EPM e especialista na área, tem todas as respostas para essas perguntas e as novidades sobre o assunto.

Para saber mais sobre disfunção temporomandibular e fazer o auto-teste, acesse www.institutodacabeca.com.br, no link DTM e dor orofacial.




Cuidar do sorriso pode favorecer a estética para as festas de fim de ano


Cuidar da aparência é uma necessidade diária da sociedade moderna. E, com a chegada do fim do ano, as festas de confraternização da empresa, Natal e Réveillon acentuam a preocupação em apresentar-se bem, com um visual impecável. Sendo assim, o sorriso bonito, popularmente conhecido como cartão de visita, faz toda a diferença, tanto à auto-estima (bem-estar físico), como ao impacto que se provoca junto aos outros. O especialista em implantondontia Dr. Sidnei Goldmann revela que, com os avanços da odontologia e os tratamentos disponíveis, é possível esbanjar um belo sorriso nas comemorações.



“Exibir um sorriso bonito não é difícil, porém exige cuidados. Hoje, por exemplo, é muito comum pessoas com dentes amarelos ou manchados devido a descuidos na escovação e a ingestão de alimentos com muito corante como refrigerantes, café, vinho tinto e, ainda, o cigarro. Mas, existe um bom tratamento, o clareamento dental. A técnica remove pigmentos causadores das manchas externas e alguns de origem interna ao esmalte e dentina. É uma limpeza profunda que consegue, em poucos dias, deixar os dentes brancos”, enfatiza Goldmann.



Outra imperfeição estética que é muito comum e incomoda é o diastema – dentes separados. É um espaço que pode ser causado, muitas vezes, por herança genética, má oclusão dentária (má posição dos dentes) e maus hábitos, como empurrar os dentes com a língua. Entretanto, hoje, um tratamento que é esteticamente bonito e alcança um resultado rápido é a faceta de porcelana. O especialista Goldmann explica: “É uma técnica que leva, em média, uma semana para corrigir a imperfeição. Os espaços são preenchidos com capas de porcelanas no tom dos dentes. É um tratamento que redesenha o sorriso. As angulações, cor e posicionamento dos dentes também podem ser corrigidos com facetas”.



A perda dos dentes é outro problema muito notado na população brasileira, são 30 milhões de desdentados. Má escovação, cáries, traumas dentais e inflamações nos tecidos bucais (periodontite) podem levar à queda dos dentes. “A pessoa quando perde um ou mais dente tem a estética comprometida, a auto-estima afetada. Todavia, com a tecnologia odontológica, é um problema que pode ser solucionado, rapidamente, com um implante dentário. Em um dia, com a “cirurgia guiada”, o dentista consegue a reabilitação oral. Todo o procedimento de colocação da prótese fixa, a partir de uma tomografia tridimensional da arcada dentária, é montado antes no computador. Os pinos são colocados com precisão, sendo assim, um facilitador para a fixação das próteses de imediato. É uma técnica pouco invasiva e perfeita para as pessoas que buscam resultado rápido”, completa o especialista.



Curtir as festas de fim de ano com um sorriso mais “clean” é possível. “Os tratamentos odontológicos são rápidos e eficientes. A orientação é: não deixe para última hora”, conclui Goldmann.



Para saber mais acesse: www.goldmannodontologia.com.br







Trauma dental pode causar até a perda do dente

Bater a região bucal bruscamente! Fato comum na infância causado pelos tombos inesperados e, também, frequente na adolescência e na fase adulta devido aos acidentes domésticos, automobilísticos e esportivos, o ato de receber uma forte “pancada” na região bucal pode representar mais do que um simples susto, pode acometer os dentes, o osso que os sustentam e os tecidos gengivais. Resultado: um traumatismo dental.

Em um trauma os dentes envolvidos podem ser quebrados, machucados ou até sofrer avulsão (serem arrancados). “As consequências dependerão do tipo de intensidade do trauma dental. Pode ocorrer desde uma mobilidade dentária, ou seja, uma mudança na posição do dente na arcada dentária, alteração na cor do dente afetado, sensibilidade na hora da mastigação e até a perda do dente com a forte pancada, comprometendo a estética e a saúde bucal. No caso das crianças, pode acontecer a queda antecipada do dente de leite e gerar transtornos no desenvolvimento do dente permante”, revela o dentista Sidnei Goldmann, especialista em implantondontia.

Cada tipo de traumatismo requer um cuidado específico. “No caso da mobilidade dental será necessário fixar o dente, nos seus vizinhos, através de uma contenção. Para a mudança de cor do dente, um tratamento de canal se faz necessário, pois quase sempre há perda de vitalidade. No entanto, nos dentes de leite, uma mudança de cor dificilmente representa perda de vitalidade e, em muitos casos, a cor retorna ao seu normal”, explica Godmann.

No caso de avulsão do dente permanente (em que o dente foi arrancado) o dentista Sidnei Goldmann adverte que o cuidado deve ser redobrado para que não ocorra a sua perda. “Deve-se pegar o dente caído pela coroa e, dependendo do seu grau de contaminação, recolocá-lo no seu lugar, antes mesmo de procurar o dentista. Entretanto, se não for possível recolocá-lo em posição, colocar o dente, preferencialmente, em leite, em água, saliva ou soro fisiológico e procurar imediatamente o dentista. E, quando ocorrer a avulsão do dente de leite o procedimento será diferente do dente permanente: não é indicada a colocação deste de volta no lugar devido à probabilidade de sucesso ser mínima e as chances de dano ao dente permanente serem altas, pois pode atrapalhar o desenvolvimento do novo dente”, ensina o especialista.

O traumatismo dental é uma lesão que prejudica bastante a saúde bucal tanto da criança, do adolescente, quanto do adulto. “Por exemplo: a criança e o adolescente (até 18 anos) que tem o seu dente arrancado por uma pancada terá grandes possibilidades de ter a sua arcada dentária prejudicada, pois o espaço aberto será preenchido pelos dentes vizinhos. O recomendado: usar uma prótese para evitar essa movimentação da arcada. A estética também é outro fator que fica muito comprometido. E, hoje, os implantes dentais conseguem corrigir essa imperfeição gerada pelo trauma dental com sucesso. Entretanto, o mais importante é: cuidar para não ter sequelas bucais no futuro”, finaliza Goldmann.

Para saber mais acesse: www.goldmannodontologia.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

I usuallу do nоt write a ton of remarκs, but I bгowsed a few оf the respοnses
οn thіѕ page "SA�DE". Ι аctually dо haѵe a few quеѕtions for you if
it's okay. Could it be simply me or does it seem like some of the comments come across like they are written by brain dead folks? :-P And, if you are posting on other social sites, I would like to follow anything fresh you have to post. Would you make a list of all of all your shared pages like your linkedin profile, Facebook page or twitter feed?

My weblog - blog network

Anônimo disse...

Noгmally I do not read article on blogs, hоwever I would like to say
thаt this wrіte-up very forcеd mе to check out and do
so! Your wгitіng ѕtyle haѕ been
amazed me. Thank уou, verу gгеat post.


my weblоg: link building