terça-feira, 3 de novembro de 2009

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Cenografia e Pós-Produção na Era do Cinema Digital

Cursos são gratuitos e fazem parte da política de formação em artes da Prefeitura


A Prefeitura de Fortaleza, através do Núcleo de Produção Digital Vila das Artes (programa Olhar Brasil mantido em parceria com o Ministério da Cultura) em parceria com o Centro Audiovisual Norte Nordeste, CANNE, abrem inscrição para os cursos Pós –Produção na Era do Cinema Digital e Cenografia.

Com os avanços tecnológicos surgem novas formas e desafios para o fazer cinema. Com o estabelecimento do Cinema Digital e em 3D os formatos de captação e finalização em audiovisual requerem outras ferramentas. Desta forma o curso Pós – Produção em Cinema Digital pretende apresentar os fundamentos das tecnologias digitais de captação e registro, exibição de imagens digitais e técnicas recomendadas. As aulas acontecem de 14 a 18 de dezembro, das 14h às 20h, com o professor José Francisco da Silva Neto, o Chiquinho. As inscrições vão até dia 9 de dezembro.

Podem participar profissionais do audiovisual com experiência em captação e finalização de imagens. Chiquinho é sócio fundador da Módulos, onde responde pelo núcleo Integração de Sistemas Digitais, é também membro da SMPTE - Society of Motion Pictures and Television Engineers e da ABC - Associação Brasileira de Cinematográfica. Ministra workshops, palestras e escreve sobre pós-produção digital em revistas especializadas.

Já o curso de Cenografia que vai refletir sobre as diversas correntes cenográficas e suas relações com outros olhares recebe a cinegrafista Lia Renha que acumula trabalhos como o Auto da Compadecida, Caramuru, Os Normais e Tieta do Agreste. Formada em Arquitetura, Renha fez curso de extensão em cenografia na Escola de Artes Visuais do Parque Laje (Rio de Janeiro). Com vasta experiência em publicidade, também fez cenografia para teatro entre os espetáculos estão Odeio Hamlet, Algemas de ódio e O homem da Pizza. Para a televisão episódios de Comédia da Vida Privada e a série Brasil Especial, inspirada em autores brasileiros. As inscrições para o curso vão até dia 3 de dezembro. Podem participar profissionais do audiovisual com experiência em direção de arte, cenografia, cenotecnia e estudantes de arquitetura com experiência em cinema e TV. As aulas acontecem de 7 a 11 de dezembro das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30. Os cursos são realizados na Vila das Artes (rua 24 de maio, 1221, centro) onde devem ser feitas as inscrições. È preciso apresentar um currículo resumido e uma foto 3x4. Informações pelo telefone (85) 3252-1444.



Serviço

Inscrições para os cursos: Pós –Produção na Era do Cinema Digital até dia 9 de dezembro e Cenografia, até dia 3 de dezembro. Informações na Vila das Artes, Rua 24 de maio, 1221, centro. Telefone (85) 3252-1444. Grátis.






Museu do Ceará realiza VIII Semana Paulo Freire em alusão ao Mês da Consciência Negra


Celebrando o Mês da Consciência Negra, nos próximos dias 24 a 27 de novembro o Museu do Ceará realiza a VIII Semana Paulo Freire. O tema deste ano é “Educação e memória para a diversidade cultural do Ceará”, levantando questõesrelacionadas à cultura negra e indígena no Estado com mesas-redondas, palestras, cursos e lançamentos de livros.

Desde 2001, o Museu do Ceará vem realizando a Semana Paulo Freire e, em cada edição, professores e estudantes de diferentes áreas do saber se reúnem para discutir temáticas relacionadas ao compromisso do Museu com a ação educativa pautada nos princípios da pedagogia freireana. Esse ano, como continuação das ações do Museu do Ceará junto aos grupos étnicos do Estado e como parte da programação do mês da consciência negra, o tema escolhido remete a diversidade cultural do Ceará.

Assim, a VIII Semana Paulo Freire encerra a programação do Mês da Consciência Negra, que contou com atividades do Arquivo Público do Ceará, com o lançamento da Revista Documentos – Afrobrasileira, no Museu Sacro São José de Ribamar, realizando de 16 a 20 de novembro a I Semana da Consciência Negra de Aquiraz, entre outras instituições como Assembléia Legislativa e Prefeitura de Fortaleza.

A programação tem início na terça-feira (24) pela manhã com o curso de introdução à arqueologia, ministrado pelo professor Igor Pedroza, (mestrando em Arqueologia pela UFPE). As aulas acontecem de 9h às 12h e seguem até a sexta- feira (27). Os interessados devem inscrever-se previamente no Museu do Ceará. (Mais informações: 3101-2608/2609).

Na tarde de terça (14h), o professor Gerardo Vasconcelos (da Pós-Graduação em Educação da UFC), ministra a palestra “Educação, diferença e memória em comunidades étnicas e tradicionais”. Às 16h será lançado o livro “Besouro cordão de ouro: o capoeirista justiceiro” (Gerardo Vasconcelos).

O Maracatu Cearense é um dos destaques do dia, sendo tema de debate às 16h30, com participação de representantes de nações de maracatu em mesa redonda sobre o tema e sua relação com educação e memória. Entre os debatedores, Mário Gomes (Maracatu Az de Ouro), Francisco José Barbosa (Maracatu Rei de Paus), Descartes Gadelha (Maracatu Rei do Congo), Pingo de Fortaleza (Maracatu Solar) e Calé Alencar (Maracatu Nação Fortaleza). Às 18h será a abertura da exposição Pétalas de Maracatu (Brasil Cantídio), seguida da apresentação do Maracatu Rei do Congo.

Na quarta-feira (25), à partir das 14 horas, uma outra mesa redonda discute as relações étnico-raciais entre brinquedos e brincadeiras com participação das professoras Fátima Vasconcelos, Marcelle Arruda Cabral e Geranilde Costa e Silva (do programa de Pós-Graduação em Educação – UFC). Às 16h30 tem início a palestra Materiais e saber na arte rupestre, ministrada pela professora Marcélia Marques (do departamento de História da FECLESC/UECE; Doutoranda em Arqueologia, PUC-RS). As professoras aproveitam a ocasião para, às 18 horas, lançarem livros de sua autoria, “Materiais e saber na arte rupestre” (Marcélia Marques) e “Diversidade cultural e desigualdades: dinâmicas identitárias em jogo” (organizado por Fátima Vasconcelos e Rosa Barros).

A cultura indígena é o foco das atividades na tarde de quinta-feira, com a mesa redonda “Educação e memória indígena em espaços formais e não-formais”, às 16 horas, com os professores Max Maranhão (departamento de Ciências Sociais da UFC), João Paulo Vieira Neto (Projeto Historiando; Programa de Especialização em Patrimônio – PEP/IPHAN) e Alexandre Gomes (Projeto Historiando/Museu do Ceará). Às 18 horas, acontece o lançamento do livro “Museus e memória indígena no Ceará: uma proposta em construção”, de Alexandre Gomes e João Paulo Vieira Neto.

Na sexta-feira, há atividade até o meio dia, com o termino das aulas do curso de introdução a arqueologia. (Confira abaixo a programação completa)

Serviço:

VIII Semana Paulo Freira – Educação e memória para a diversidade cultural do Ceará

Local: Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51, centro)

Data: de 24 a 27 de novembro

Horário: de 8h às 18h

Informações: 3101-2608/2609







Curso de Teatro

A Cia. Teatral Acontece, há sete anos formando atores no Ceará, abre inscrições para o Curso de Iniciação Teatral Acontece (CITA). O curso já formou 15 turmas de atores: 12 na capital cearense e 3 nas cidades de Baturité, Pacajus e Horizonte.

O curso é estruturado em dois momentos: no primeiro semestre é dado os fundamentos teóricos da arte teatral, e no segundo semestre é voltado para montagem de um espetáculo que será apresentado em um dos teatros de Fortaleza.

Ressalta-se também que o teatro não serve apenas como uma forma de satisfação subjetiva atrelado à arte, mas, também, auxilia na superação de limites e entraves como; timidez e inibição contribuindo na desenvoltura e atitudes das pessoas.

Obs.: Imprima esta foto, apresente na matrícula e ganhe 10% de desconto (clique na foto para ampliá-la).



DIVERSIDADE

Curso sobre Mídia, Gênero e Sexualidade tem inscrições prorrogadas até dia 18.



O curso “Mídia, Gênero e Sexualidade”, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Diversidade Sexual da Secretaria de Direitos Humanos está com inscrições prorrogadas até dia 18 de novembro. Interessados devem fazer a inscrição na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, centro) das 9h às 13h e das 14h às 20h. O curso será ministrado pelo jornalista e pesquisador Júnior Ratts. A iniciativa visa refletir sobre como são construídas as imagens de identidade de gênero e de sexualidade na mídia atual, em especial a mídia publicitária. As aulas serão de 23 de novembro a 4 de dezembro, das 14h às 17h, na Vila das Artes. Serão disponibilizadas 30 vagas e as inscrições são destinadas para maiores de 18 anos. Mais informações pelos telefones 3252-1444 (Vila das Artes), 3452.2349 (Coordenadoria da Diversidade) ou 8747-4650 (Júnior Ratts).




CURSOS LIVRES DE CINEMA


Inscrições para oficinas de Documentário e Interpretação para Cinema vão até a próxima segunda (9).

O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, programa Olhar Brasil mantido em parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério da Cultura, está com inscrições abertas até o dia 9 de novembro para as oficinas de Documentário e Interpretação para Cinema. As inscrições devem ser feitas na Vila das Artes, (rua 24 de Maio, 1221, Centro) das 9h às 13h e das 14h às 20h. O interessado deve apresentar uma foto 3x4, cópia do currículo profissional e preencher uma ficha de inscrição. Os cursos acontecem na Vila e são gratuitos. A Oficina de Documentário, com Karla Holanda, acontece de 16 a 21 de novembro, das13h30 às 18h30. O público alvo são alunos que demonstrem experiência em documentário. A Oficina de Interpretação para Cinema, com o produtor de elenco Francisco Accioly será dias 18, 19 e 20 de novembro, das 19h às 21h45. Podem participar atores e diretores interessados em interpretação para cinema e vídeo.

CANCELADO: O curso Animação em Stop Motion foi cancelado devido agenda do professor Fábio Yamaji. O curso deveria acontecer entre os dias 19 e 22 de novembro. O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes informa aos inscritos que a documentação e o portfólio podem ser retirados na secretaria da Vila, das 9h às 13h e das 14h às 20h. Outras informações pelo telefone (85) 3252-1444ou 3105-1410.





AUDIOVISUAL

Produção audiovisual realizada durante curso da Vila das Artes é selecionado para a Mostra Nova Cena Cearense do Curta Cinema no Rio de Janeiro

Vista Mar, documentário produzido como trabalho de conclusão do curso Realização em Audiovisual da Vila das Artes está na Mostra Nova Cena Cearense do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, o Curta Cinema que acontece até a próxima segunda (9). A Mostra acontece nesta quinta e sexta. Vista Mar, de Victor Furtado, Pedro Diógenes, Rúbia Mércia, Claugeane Costa, Rodrigo Capistrano e Henrique Leão, também foi visto no último dia 28, na Mostra Máquinas de Luz, do Ateliê da Imagem, no Rio de Janeiro, evento que propõe discutir a cena atual da fotografia. O documentário esteve entre produções de peso como Rua de Mão Dupla, de Cao Guimarães, Ação e Dispersão, de Cezar Migliorin e Walking in an Exaggerated Maner, de Bruce Nauman. Para a Mostra Nova Cena Cearense do Curta Cinema também foram selecionados os filmes: "A Curva", de Salomão Santana, "Alto Astral", de Hugo Pierot e Gláucia Barbosa, "Miúdos", de Pedro Diógenes, "Flash Happy Society", de Guto Parente e "Às vezes é mais importante lavar a pia do que a louça ou simplesmente Sabiaguaba" e "Longa Vida ao Cinema Cearense", dos Irmãos Pretti.




CEDECA

Inscrições abertas para a I Jornada de Afirmação dos Direitos de Crianças e Adolescentes

O Cedeca-Ceará está com inscrições abertas para a I Jornada de Afirmação dos Direitos de Crianças e Adolescentes, que acontece de 11 a 13 de novembro, em Fortaleza. Durante três dias, conferências, mini-cursos, oficinas e mostra de vídeo ocupam a Vila das Artes e a Faculdade de Direito da UFC. Entre os conferencistas, está confirmada a participação do ex-vice-presidente do Comitê da ONU para a Infância e atual presidente da Defensa de Niños y Niñas Internacional – Secção Argentina, Norberto Liwski. Ele ministra a palestra “O Estado Brasileiro e os compromissos da Convenção Internacional dos Direitos da Criança”, no próximo dia 12, no Anfiteatro da Faculdade de Direito. A I Jornada celebra os “15 anos do Cedeca Ceará”, ao lado dos “20 anos da Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente”. A programação completa pode ser conferida no site www.cedecaceara.org.br. A Jornada é realizada pelo Cedeca-Ceará, com o apoio da Cordaid, Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rádio Universitária FM, Rádio FM Assembléia, e Prefeitura Municipal de Fortaleza. Informações pelo telefone (85) 3252-4202.





ENCONTRO DAS ARTES

Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Vila das Artes é espaço voltado para a formação, pesquisa, produção e difusão em arte. Situado no centro de Fortaleza, reúne em seu espaço as Escolas Públicas de Dança e Audiovisual, o Núcleo de Produção Digital, Biblioteca e Videoteca. Tem como parceiros a Universidade Federal do Ceará, a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, FCPC, e a Rede Olhar Brasil. Apoio da Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Lei nº 13.811) e patrocínio do Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultural do Ministério da Cultura e Governo Federal. Todas as atividades são gratuitas.





Debates, documentário e oficina marcam Dias Nacional da Cultura e da Consciência Negra no CCBNB

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - FORTALEZA
Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza - Ceará - CEP: 60025-130
Fone (85) 3464.3108 - Fax (85) 3464.3177

TROCA DE IDÉIAS (Discussões sobre temas diversos)

Homenagem ao Dia da Consciência Negra (20 de Novembro)


A Cultura de Matriz Africana no Ceará

Dia 03 de novembro, terça-feira, 18h30



Convidados: Professor Henrique Cunha Junior, livre-docente pela USP, doutor pela UFC e presidente do Núcleo de Africanidades do Ceará; e professor Norval Cruz, mestre em Educação e diretor da Associação África em Mim


Apresentar alguns conceitos da ancestralidade africana e suas relações com a história da cultura negra no Ceará será a temática desenvolvida pelo professor Henrique Cunha nesta edição do programa Troca de Idéias, tendo como debatedor o professor Norval Cruz. A discussão será mediada ainda pela evidência de cenas de racismo existente nas relações pessoais e profissionais e por imagens que constatam a influência da cultura negra no cotidiano do cearense. Ainda na pauta da conversa está a lei 10.639/03, que trata da obrigatoriedade da cultura de matriz africana na grade curricular das escolas. 90min.





Homenagem ao Dia Nacional da Cultura (05 de Novembro)



Cultura Brasileira: Identidades em Trânsito

Dia 05 de novembro, quinta-feira, 18h30



Apresentador: Thiago Themudo



Questionar a centralidade e a suficiência do próprio conceito de Nação para pensar o mundo, sugere a inadequação da noção usual da dinâmica de um mundo globalizado e da associação imediata e exclusiva entre lugar, cultura e identidades. Estas questões devem alimentar uma reflexão neste Troca de Idéias sobre as interconexões na formação da nossa cultura brasileira. 90min.



ARTE E HISTÓRIA EM DOCUMENTO (Documentários)



Homenagem ao Dia Nacional da Cultura (05 de Novembro)



O Povo Brasileiro

Dia 05, quinta-feira, 10h15 (bloco 1), 14h15 (bloco 2) e 16h15 (bloco3)



O antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. Esse DVD duplo traz a premiada série baseada na obra-prima de Darcy, O Povo Brasileiro, em que o autor responde à questão "quem são os brasileiros?", investigando a formação do nosso povo. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro e depoimentos, O Povo Brasileiro é indispensável para educadores, estudantes e todos os interessados em conhecer mais sobre o nosso País. O filme é divido em 10 subtítulos, cada um deles com 26 minutos de duração, que serão exibidos em três blocos distintos: bloco 1 (Matriz Tupi, Matriz Lusa, Matriz Afro e Encontros e Desencontros), bloco 2 (Brasil Crioulo, Brasil Sertanejo e Brasil Caipira) e bloco 3 (Brasil Sulino, Brasil Caboclo e Invenção do Brasil). Direção de Isa Grinspum Ferraz. Classificação: livre.





OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA (Oficinas)



Homenagem ao Dia da Consciência Negra (20 de Novembro)



Dança Africana

Dias 24, ter, 25, qua, 26, qui, e 27, sex, 14h às 17h



Instrutor: Norval Cruz



A oficina apresenta as culturas de arkhé, onde o corpo é centralidade de tudo. Tudo parte do corpo, o corpo é sempre referência. Em todos os rituais, o corpo está presente. O sensível prevalece no ritual e tudo é movimento. Com ritmos africanos ou da diáspora (samba, salsa, rumba, samba-chula, reggae, samba de roda, maracatu, jongo, samba de prato, samba de roda etc), os corpos com os movimentos da dança africana sempre são “quebrados”, os joelhos estão sempre fletidos, num sentimento de estar mais próximo da Mãe-Terra. Inscrições: a partir do dia 10, na recepção do CCBNB. Nº de Vagas: 25. Carga-horária: 12 horas-aula.

Nenhum comentário: