Vale do Acaraú recebe I Festival Internacional do Camarão de 26 a 29 de novembro
Para provar que é no Ceará onde se produz o melhor camarão do mundo, carcinicultores dos municípios de Acaraú, Itarema e Cruz, das fazendas de camarão da região da Costa Negra, no litoral Oeste do Estado, realizarão de 26 a 29 de novembro o I Festival Internacional do Camarão e o I Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura no Litoral Oeste. Com o objetivo de incentivar a produção, discutir e viabilizar o aumento de exportações do crustáceo, o Festival promoverá cursos, oficinas de capacitação, workshops, palestras, mesas redondas, festival gastronômico e shows. Já o I Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste trará como tema “A Cadeia Produtiva do Camarão Cultivado: Inovação, Meio Ambiente e Competitividade, visando a sustentabilidade do setor”. O evento será realizado na Fazenda Cacimbas, localizada na Costa Negra, a 250 km de Fortaleza, e reunirá produtores, técnicos, empresários e chefs de cozinha nacionais e internacionais que irão levar ao público o que de melhor pode ser feito na culinária mundial com o camarão.
Um dos principais objetivos do I Festival Internacional do Camarão é trazer para o Ceará o primeiro selo de indicação geográfica que denomina a origem do cultivo de crustáceo. O selo é emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e, além de agregar valor ao camarão produzido na Costa Negra, com ele os produtores ganham o reconhecimento do mercado. Para obter a certificação, algumas vantagens são apontadas pelos carcinicultores. A primeira delas é o cultivo orgânico do camarão, com o trabalho de limpeza das águas e da constante manutenção do solo da região, rico em nutrientes que servem de alimento natural para o camarão cultivado na área. Como resultado desse trabalho, o camarão da Costa Negra passou por um rigoroso processo de certificação de qualidade alemã e, no mercado, já têm a preferência dos importadores europeus.
O cultivo de camarão é o segmento da aquicultura que mais se destaca no setor pesqueiro mundial. A carcinicultura, criação de camarão marinho em cativeiro, é praticada em mais de 50 países. Para o setor primário, a carcinicultura se constitui a alternativa de maior viabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias que beneficiam toda a cadeia produtiva da aqüicultura. No Brasil, sua predominância ocorre na região Nordeste, onde as condições climáticas são mais favoráveis, possibilitando o cultivo durante todos os dias do ano. No litoral dessa região, encontram-se os maiores pólos nacionais de produção de camarões em cativeiro, onde as fazendas localizam-se nas margens dos estuários e lagoas costeiras. Entre os estados nordestinos exportadores do crustáceo, o Ceará ocupa a posição de 3º maior exportador nacional nos últimos anos.
Segundo o Centro Internacional de Negócios do Ceará, a produção de camarão atingiu quase US$ 3 milhões até o último mês de setembro e o crustáceo ocupa o 14º lugar no ranking de produtos exportados pelo Estado. Números da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) apontam que o Ceará ocupa o 2º lugar em produção de camarão em todo o país, perdendo apenas para o Rio Grande do Norte, e soma 180 fazendas de camarão distribuídas em 21 municípios cearenses.
Atualmente, os principais centros importadores de camarão são Estados Unidos, Japão, União Européia (Espanha, Dinamarca e França). A região da Costa Negra, além das mais de 30 fazendas de camarão, disponibiliza ainda um laboratório de produção de pós-larvas e quatro indústrias de beneficiamento para processamento de pescados em geral, somando mais de 2 mil hectares de área de produção. Somente em 2008, a região da Costa Negra produziu mais de 7 mil toneladas de camarões. Para este ano, a estimativa é que haja um incremento de 15%, superando as 8 mil toneladas.
O I Festival Internacional do Camarão é uma promoção da Prefeitura Municipal de Acaraú, dos Governos Municipais de Cruz e Itarema e da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra de Acaraú (ACCN), contando ainda com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Associação Cearense de Criadores de Camarão (ACCC), Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senac), Fecomércio, Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senac) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O evento tem patrocínio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Banco do Nordeste, Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Governo Federal e do Governo do Estado do Ceará. Já entre os apoiadores estão as empresas Polinutri, Pão de Açúcar, Expand, Nutrimar, FORUM, Sandálias Dupé, Penalty, Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Santa Clara Café, Esmaltec e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Sobre a Associação Carcinicultores da Costa Negra (ACCN)
Com 33 associados, sendo 32 fazendas de camarão e uma indústria de beneficiamento, a Associação Carcinicultores da Costa Negra representa uma área de 900 hectares de cultivo de Camarão em água salgada, região que se estende de Itarema até Cruz. Juntos, os 32 produtores da Costa Negra produzem até nove mil toneladas de camarão por ano, com um tempo de cultivo para o crustáceo que pode durar de três a oito meses. Para mais informações sobre a ACCN, ligar para (88) 3661.1427 ou acessar o site www.accn.org.br .
Mostra SESC - O Palco é o Cariri!
A 11ª edição da Mostra, que acontece de 13 a 26 de novembro no Cariri e em Fortaleza, tem como grande diferencial possibilitar maior interação entre artistas e espectadores
O sertão cearense vai se transformar em terra fértil para as artes. Entre 13 e 20 de novembro, 15 cidades do Vale do Cariri, no Sul do estado, servem de palco para diversas apresentações da 11ª Mostra SESC Cariri de Cultura. Depois, entre 21 e 26 de novembro, o evento continua, mas em Fortaleza. Durante 14 dias, haverá muitos espetáculos de artes cênicas, visuais, literatura, música, audiovisual e até excursões gastronômicas, além de passeios, debates e oficinas. Ao todo, mais de 600 artistas de 11 países – entre eles Cuba e Finlândia - desembarcam na região, que deve receber cerca de 300 mil pessoas.
Todo esse público acompanha os espetáculos nos espaços localizados em quatro polos; nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Nova Olinda. Durante a mostra, o Circuito Patativa do Assaré vai levar apresentações itinerantes para outros 11 municípios. E, a partir do dia 21 de novembro, o Cariri chega em Fortaleza, onde ocorrem espetáculos para todos os públicos. No dia 26, data de encerramento da mostra, o escritor pernambucano Ariano Suassuna ministra aula-espetáculo no Cine SESC São Luiz. Em seguida, a Praça do Ferreira também vira espaço para a festa.
Enquanto a mostra estiver no Cariri, as apresentações vão se concentrar em locais como o SESC Crato; o Centro Cultural Araripe; a Praça da Sé; o Teatro Municipal de Crato; o SENAC Crato; o Crato Tênis Clube; o Memorial Padre Cícero, o Largo do Memorial, a Praça Padre Cícero; a Praça Central de Barbalha; o Teatro Neroly; a Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau e o Teatro Violeta Arraes. Os artistas que participam da mostra, entretanto, também descem do palco, transformando o público em parte do espetáculo.
Esse, inclusive, é um dos maiores diferenciais da edição da mostra deste ano, que possibilita maior interação entre artistas e espectadores. Entre as atrações internacionais - por exemplo - há os argentinos Ariel e Christiane, com o espetáculo teatral Bineural-Monokultur, que usa como locações as casas dos próprios espectadores. Do Rio de Janeiro, vem o Grupo Pedras de Teatro, que vai colocar a arte na sala de jantar. Eles encenam o espetáculo Mangiare, em que o público é convidado a participar de um banquete com direito a nhoque e sobremesa enquanto os atores interpretam.
A arte vai ser saboreada em qualquer local, e também a qualquer hora. O clímax da Mostra acontece no OverDoze. No encerramento das apresentações na região do Cariri, no dia 20 de novembro, diversos artistas se revezam durante 12 horas simultâneas e ininterruptas com uma programação diversificada de múltiplas linguagens na cidade de Crato, em uma maratona cultural com um compacto do que foi apresentado nos dias anteriores.
A Mostra SESC Cariri também é um espaço de reflexão e pensamento. A gerente do programa Cultura do SESC-CE e coordenadora da Mostra Cariri, Dane de Jade, explica que além de apresentações em múltiplas linguagens artísticas, o evento conta com o seminário: Arte & Pensamento – A Reinvenção do Nordeste, com conferencistas que abordam os mais variados assuntos relativos à cultura produzida no Nordeste. Essas ações, segundo ela, enriquecem ainda mais este que é o maior acontecimento artístico e cultural do estado do Ceará.
“O projeto cresceu em todas as direções e, nessa edição, a Mostra pensa nas conexões que a cultura estabelece em suas mais variadas manifestações com o mundo contemporâneo. Ela aproxima tribos, através de ações cotidianas, criando um canal de comunicação entre participantes, numa grande cena pública. Trata-se da mais pura celebração da cultura, da diversidade e do convívio. O Cariri vai se transformar em um lugar de irmanar os homens e festejar a criação humana”, ressalta Dane.
11ª Mostra Sesc Cariri - Programação
ALDEIA CARIRI – CONEXÕES CONTEMPORÂNEAS
De 13 a 20 de novembro Cariri e 21 a 26 de novembro em Fortaleza
Polo 1 – Aldeia Cariri - Crato
TEATRO MUNICIPAL
DIA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
14 | 09h – Rainha de Nada 20h - Choros e Valsas | Epidemia de Bonecos Cia de Ballet de Niterói | Fortaleza – CE Niterói – RJ |
15 | 09h - Maria Eugênia 20h - Doralinas e Marias | Cia do Gesto Cia de Teatro Engenharia | Rio de Janeiro – RJ Salvador – BA |
16 | 09h - O Rio que Vem de Longe 20h - Madre Coraje | Teatro Vento Forte Mérida Urquia | São Paulo – SP CUBA |
17 | 09h - O Marajá Sonhador 20h - O Dragão | Os Buriti Cia Amok de Teatro | Brasília – DF Rio de Janeiro – RJ |
18 | 09h - Ta Namorando! Ta Namorando! 20h - O Cantil | Grupo Bagaceira Teatro Máquina | Fortaleza – CE Fortaleza – CE |
19 | 09h - Histórias de Teatro e Circo/ Prêmio Myriam Muniz 20h – Merci | Carroça de Mamulengos
Ana Barroso | Cariri
Rio de Janeiro – RJ |
20 | 09h - João e o Pé de Feijão | Turma do Papum | Florianópolis – SC |
PRAÇA DA SÉ - SENAC CRATO – (TENDA LITERÁRIA)
DIA | HORA | PROGRAMAÇÃO | ATIVIDADE |
14 | 16h | Lançamentos de Cordéis | Movimento dos Cordelistas Mauditos |
15 a 19 | 09h | Aquasis | Soldadinho-do-Araripe: um símbolo para a conservação da Chapada! |
14 a 19 | 10 | Feira de livros | Comercialização e troca de livros |
14 a 19 | 16h | Lançamentos de Livros | - Música Popular/ Dilmar Miranda/ Izaíra Silvino - Palco Giratório/ Sidnei Cruz - Quando Todos os Acidentes Acontecem/ Manoel Ricardo de Lima - Monodrama/ Carlito Azevedo - Yuxin/ Ana Miranda |
15 a 20 | 17 | Performance Poética – Intervenções performáticas música e poesia | Intervenções performáticas: Paulo Scott/ Carlito Azevedo/Chacal/Manoel Ricardo de Lima e Poetas do Cariri. |
17 | 14h
18h | Mindelact – Narrativas do Festival de Teatro de Cabo Verde Esse livro não me sai da cabeça | Conversa com João Branco
Intervenção na Rua |
16 a 19 | 11h | Mostra Cariri – Memória e Afeto | Construção da Memória da Mostra |
15 a 19 | 18h | Entrevistas com Ricardo Guilherme | Convidados que serão entrevistados |
TERREIRADAS – 16H
DIA | TERREIRO |
15 | Terreiro dos Anicetos – Bairro Seminário Reisado Dedé de Luna/ Banda Cabaçal Santo Antonio/ Maneiro Pau do Mestre Bigode |
16 | Terreiro de Mestra Zulene Galdino – Bairro Vila Novo Horizonte Guerreiro Santa Madalena/ Pastoril da Mestra Galileia/ Banda Cabaçal Santo Expedito |
17 | Terreiro de Mestre Aldenir – Bairro Vila Lôbo Coco da Mestra Marinês/ Banda Cabaçal São João Batista/ Reisado Congo do Assentamento Olho D’água |
18 | Terreiro do Mestre Cirilo – Bairro Bela Vista Reisado São Miguel/ Banda Cabaçal São José/ Reisado dos Franciscanos |
15 a 18
| Tranquilino Ripuxado |
Cataventoré | |
Rapadura Cultural – Programa popular com Jorge Carvalho |
MOSTRA NOS BAIRROS – 17H
DIA/LOCAL | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
15 – Populares | O Hipnotizador de Jacarés | Circo Girassol | Porto Alegre - RS |
16 – Ponta da Serra | Reprise | La Mínima | São Paulo - SP |
17 - Batateira | O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado | Cia São Jorge de Variedades | São Paulo - SP |
18 - Seminário | A Farsa do Panelada | Cia Artes Cínicas de Teatro | Tauá - CE |
RFFSA (RUA E ARMAZÈM DO SOM)
DIA | HORA/ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
13 | 19h – Abertura Mostra Cariri Itiberê Orquestra Família |
Itiberê Orquestra Família |
Rio de Janeiro – RJ |
14
| 17h - O Hipnotizador de Jacarés 18h - Curva de Vento | Circo Girassol Rivotrill | Porto Alegre - RS Recife - PE |
15
| 17h – Reprise 18h - Breculê | La Mínima Breculê | São Paulo – SP Fortaleza - CE |
16
| 17h - O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado 18h - Tributo a Marinês | Cia São Jorge João do Crato | São Paulo – SP Crato - CE |
17 | 17h - Silêncio Total 18h - Viagem Instrumental | Cia Riso da Terra Mandrágora | João Pessoa – PB Brasília - DF |
18 | 17h - Ciclopes 18h – Segunda Toada para João e Maria | Cia Mystério e Novidades Núcleo Dois | Rio de Janeiro - RJ São Paulo - SP |
19 | 17h - A Farsa do Panelada 18h - Treminhão | Cia Artes Cínicas de Teatro Treminhão | Tauá – CERecife - PE |
SESC CRATO – 22H
DIA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
14 | Filme Noir | Cia PeQuod | Rio de Janeiro - RJ |
15 | Inventário | Roda Gigante | Rio de Janeiro - RJ |
16 | Velôsidade Máxima | Fábio Vidal | Salvador - BA |
17 | Santiago do Chile, 1973 | Grupo de Dois | Rio de Janeiro - RJ |
18 | As Peúgas de Einstein | Bagaceira | Fortaleza - CE |
19 | A Noite dos Palhaços Mudos | La Mínima | São Paulo - SP |
20 | Anticlássico | Bailarina de Vermelho | Rio de Janeiro - RJ |
GALPÃO DAS ARTES – 23H
DIA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
14 | Bodas de Sangue | Teatro Vento Forte | São Paulo - SP |
15 | Avental Todo Sujo de Ovo | Ninho de Teatro | Juazeiro do Norte - CE |
16 | Império, Love To Love You Baby! | Ricky Seabra | Rio de Janeiro - RJ |
17 | Encantrago – Ver de Rosa um Ser Tão | Expressões Humanas/Vitrine | Fortaleza - CE |
18 | Ele Precisa Começar | Felipe Rocha | Rio de Janeiro - RJ |
19 | A Margem | Cia do Gesto | Rio de Janeiro - RJ |
20 | Concerto de Ispinho e Fulô | Cia do Tijolo | São Paulo - SP |
CRATO TÊNIS CLUBE – BANQUETE DIONISÍACO
DIA | HORA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
13 | 23h | Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranqüilos Uhuuu! | Otto
Cidadão Instigado | São Paulo – SP
São Paulo – SP |
14 | 22h | Mangiare | Grupo Pedras | Rio de Janeiro - RJ |
23h | Dez Anos Itiberê Orquestra Família Del Rey | Itiberê Orquestra Família Del Rey | Rio de Janeiro - RJ Recife – PE | |
15 | 22h | Mangiare | Grupo Pedras | Rio de Janeiro - RJ |
23h | Brincando de Coisa Séria Todo Dia é São João | Cascabulho Herdeiros do Rei | Recife - PE Crato – CE | |
16 | 22h | Mangiare | Grupo Pedras | Rio de Janeiro - RJ |
23h | Sem Nostalgia De La Raiz a La Electrônica | Lucas Santtana Gaby Kerpel y Balvina Ramos | Salvador – BA ARGENTINA | |
17 | 22h | Mangiare | Grupo Pedras | Rio de Janeiro - RJ |
23h | Lenynha Vas Fóssil, Cabaça: Reggae Cariri | Lenynha Vas Liberdade & Raiz | Juazeiro do Norte Crato – CE | |
18 | 22h | Mangiare | Grupo Pedras | Rio de Janeiro - RJ |
23h | Sobremesa Uma Noite em Tuktoyaktuk | Dani Turcheto Brasov | São Paulo – SP Rio de Janeiro – RJ | |
19 | 22h | Mangiare | Grupo Pedras | Rio de Janeiro - RJ |
23h | Tem Juízo Mas Não Usa Mamelo Sund System Farra no Cariri | Lula Queiroga Mamelo Sound System Convidados | Recife – PE São Paulo – SP Várias | |
|
| Poesia no Banquete | Poetas diversos do Cariri | Várias |
ARTES VISUAIS – 14H
DIA | Hora | EXPOSIÇÃO/INSTALAÇÃO | ARTISTA/ORIGEM | LOCAL |
13 a 20 | Vários | Betoven – O Retorno | Grupo Acidum (CE) | Vários |
13 a 20 | 14h | Cemitério Marinho | Francisco Sousa | RFFSA |
14 a 20 | Vários | Intervenção Urbana - La Bicyclette | Bozco (CE) | Vários |
13 a 20 | 14h | Continentes | Frederyck Sidou | SESC Crato |
AÇÕES FORMATIVAS
DIA | HORA | OFICINA | MINISTRANTE/ORIGEM | LOCAL |
14 a 19 | 14 às 17 | Teatro por Escrito | Fátima Saadi | SENAC Crato |
15 | 14h | Aula-Espetáculo | Itiberê Orquestra Família | Auditório RFFSA |
16 a 18 | 18 às 21 | FalaAApalavra | Chacal | Praça da Sé |
17 a 19 | 18 às 21 | Da Escrita ao Texto | Carlito Azevedo | Praça daSé |
14 a 18 | 14h | Movimento RPG: palestras, oficinas e Game Day – mesas de RPGA | Cassiano Oliveira/ Jeferson Antunes/ Manoel Filho | Praça da Sé |
16 a 19 | 14h | O Simples não Simplório | Bozco - CE | SESC Crato |
16 a 19 | Vários | InterVINDO na Periferia | Coletivo Camaradas | Batateira |
16 a 20 | 11h | 1, 2, 3, Gravando... | Betão Aguiar/ Zé Nigro | SESC Crato |
18 | 15h | Corpos e Danças | Eliana Carneiro | Teatro Municipal |
18 e 19 | 14h | Teatro Ritual | Herê Aquino | Teatro Municipal |
18 | 14h | Teatro de Rua e Dança nas Alturas | Lígia Veiga | SESC Crato |
19 | 10h | Conversa com Illo Grugli | Illo Grugli | SESC Crato |
19 | 14h | Teoria e prática no Teatro de Animação | Cia PeQuod – Palco Gira | Teatro Municipal |
16 e 18 | 14h | Introdução ao Palhaço | Ana Barroso | SESC Crato |
17 e 19 | 14h | Relevância, Imaginação e Evitando Clichê na Criação de Peformance, Dança e Teatro | Ricky Seabra | SESC Crato |
20 | 14h | O Trabalho do Ator e 11 pontos de Vista | Felipe Rocha | Teatro Municipal |
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
DIA | PROGRAMAÇÃO | ITINERÁRIO |
13 | ABERTURA DA MOSTRA | RFFSA |
13 a 20 | 15h - BiNeural MonoKultur – CÓRDOBA – ARGENTINA | Rua José Carvalho, 456 – Retirar Ingresso com antecedência nas Unidades do SESC |
13 a 20 | Feira de Artesanato - SEBRAE | RFFSA |
13 a 20 | Revista Eletrônica – Doc-Vídeo-Arte da Mostra Cariri | Crato Tênis Clube |
16 | 10h - Espetáculo Inventário – Palco Giratório 15h - Cortejo Teatral com artistas e comunidade e participação do Maracatu WinuErê do Carrapato | Hospital São Francisco Saída do SESC Crato |
16 a 20 | Santo Ofício – Epidemia de Bonecos | Museu do Crato |
13 e 20 | Lanka – Performance Installation com Essi Kausalainen | RFFSA |
20 | Extranjis – Bilbao - Espanha | OVERDOZE |
20 | ENCERRAMENTO MOSTRA – OVERDOZE de 18h as 6h | 12h Simultâneas e Ininterruptas de Programações diversas |
Pólo 2 – Aldeia Cariri – Juazeiro do Norte
MEMORIAL PADRE CÍCERO
DIA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
14 | 10h - Histórias de Teatro e Circo/ Prêmio Myriam Muniz 20h30m - Doralinas e Marias | Carroça de Mamulengos
Cia de Teatro Engenharia | Cariri
Salvador – BA |
15 | 10h - A Vaca Lelé 20h30m - Choros e Valsas | Bandeira das Artes Cia de Ballet de Niterói | Fortaleza – CE Niterói – RJ |
16 | 10h - Ta Namorando! Ta Namorando! 20h30m - O Cantil | Bagaceira de Teatro Teatro Máquina | Fortaleza - CE Fortaleza – CE |
17 | 10h - O Rio que Vem de Longe 20h30m - Madre Coraje | Teatro Vento Forte Mérida Urquia | São Paulo – SP CUBA |
18 | 10h - João e o Pé de Feijão 20h30m - O Dragão | Turma do Papum Cia Amok de Teatro | Florianópolis – SC Rio de Janeiro – RJ |
19 | 10h - O Marajá Sonhador 20h30m - Avental Todo Sujo de Ovo | Os Buriti Ninho de Teatro | Brasília – DF Juazeiro do Norte – CE |
20 | 10h - Maria Eugênia | Cia do Gesto | Rio de Janeiro – RJ |
LARGO DO MEMORIAL – 17H
DIAL | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
14 | A Farsa do Panelada | Cia Artes Cínicas de Teatro | Tauá – CE |
15 | Ciclopes | Cia Mystério e Novidades | Rio de Janeiro – RJ |
16 | Expedition Paddock | França | FRANÇA |
17 | Reprise | La Mínima | São Paulo – SP |
18 | O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado | Cia São Jorge | São Paulo – SP |
19 | Cidade das Donzelas | Troupp Pas D’argent | Rio de Janeiro - RJ |
MARCUS JUSSIÊR – 17H
DIA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
14 | Os Bonecos Viageros | Cia Mariposarte | Montevidéu - Uruguai |
15 | A Farsa do Panelada | Cia Artes Cínicas de Teatro | Tauá – CE |
16 | Leopoldo e os Palhaços Katchup e Mostardinha | Cia Mariposarte | Montevidéu - Uruguai |
17 | O Hipnotizador de Jacaré | Circo Girassol | Porto Alegre – RS |
18 | Reprise | La Mínima | São Paulo – SP |
19 | Imaginário – A Odisséia de um Guerreiro Brincante | Juká de Teatro
| Arneiroz - CE |
PRAÇA PADRE CÍCERO – 18H
DIAL | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
15 e 16 | Rito de Passagem | Índio.Com Cia de Dança | Manaus - AM |
TERREIRADA – 16H
DIA | TERREIRO |
14 | Terreiro de Mestra Vicenza – Bairro do MutirãoReisado da UPPV/ Reisado Mirim da União/ Reisado Nossa Senhora das Dores |
19 | Terreiro do Mestre Antonio – Bairro João Cabral Côco das Mulheres da Batateira/ Reisado da Vila Padre Cícero Serraria/ Reisado de Caretas do Sítio Sassaré |
14 e 19
| Tranquilino Ripuxado |
Cataventoré | |
Rapadura Cultural – Programa popular com Jorge Carvalho |
TEATRO MARQUISE BRANCA – 18H
DIA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
14 | O Coração Denunciador | Anderson Ratto | Rio de Janeiro – RJ |
15 | Jardim das Delícias | DAS HELMI e Artistas Brasileiros | Berlim -Alemanha |
16 | Roliude | João Ricardo Oliveira | Rio de Janeiro – RJ |
17 | Esparrela | Teatro Bigorna | João Pessoa – PB |
18 | O Velho da Horta | Cia Pequod de Teatro | Rio de Janeiro – RJ |
19 | Severino Saltimbanco | Muc’Arte | Arneiroz - CE |
CONEXÃO BRASIL CCBNB – 19H
DIA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
13 | Velôsidade Máxima | Fábio Vidal | Salvador – BA |
14 | Velôsidade Máxima | Fábio Vidal | Salvador – BA |
15 | Filme Noir | Cia PeQuod | Rio de Janeiro – RJ |
16 | As Peúgas de Einstein | Bagaceira | Fortaleza - CE |
17 | Merci | Ana Barroso | Rio de Janeiro – RJ |
18 | Inventário | Roda Gigante | Rio de Janeiro – RJ |
19 | Anticlássico | Bailarina de Vermelho | Rio de Janeiro – RJ |
TEATRO PATATIVA DO ASSARÉ – 23H
DIA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
14 | A Margem | Cia do Gesto | Rio de Janeiro – RJ |
15 | Bodas de Sangue | Teatro Vento Forte | São Paulo – SP |
16 | Santiago do Chile, 1973 | Grupo de Dois | Rio de Janeiro - RJ |
17 | Ele Precisa Começar | Felipe Rocha | Rio de Janeiro – RJ |
18 | Império, Love To Love You Baby! | Ricky Seabra | Rio de Janeiro – RJ |
19 | Concerto de Ispinho e Fulô | Cia do Tijolo | São Paulo – SP |
TERREIRO DE MESTRA MARGARIDA E ARMAZÉM DO SOM
DIA | ESPETÁCULO/GRUPO | ORIGEM |
14 | 20h30m – Breculê | Fortaleza – CE |
15 | 18h – Guerreiro de Mestra Margarida | Juazeiro - CE |
20h30m – Curva de Vento – Rivotrill | Recife – PE | |
16 | 18h – Reisado de Congo – Mestre Tico Neves | Barbalha - CE |
20h30m – Di Freitas “O Alumioso” | Juazeiro – CE | |
17 | 18h – Segunda Toada para João e Maria | São Paulo – SP |
20h30m – Uma Noite em Tuktoyaktuk – Brasov | Rio de Janeiro - RJ | |
18 | 18h – Banda Cabaçal do Mestre Pedro Elias | Barbalha - CE |
20h30m – Viagem Instrumental – Mandrágora | Brasília – DF | |
19 | 18h – Reisado Flor Noemia | Crato – CE |
20h30m – João do Crato - Tributo a Marinês | Crato - CE |
CASA DA RUA DA CULTURA
DIA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
13 a 20 | Residência Casa da Rua da Cultura | Cia. De Teatro Stultífera Navis | Aracaju - SE |
16 e 17 | Cabaré da Dama | Parque de Teatro | Aquiraz - CE |
18 e 19 | O Abajur Lilás | Grupo Imagens | Fortaleza - CE |
AÇÕES FORMATIVAS
DIA | HORA | OFICINA | MINISTRANTE/ORIGEM | LOCAL |
10 a 14 | 14h | O Intérprete Criador na Dança Contemporânea | Yara Costa | SESC Juazeiro |
16 a 19 | 10h | Cinema de Animação Experimental | Diego Akel | CCBNB Cariri |
14 a 20 | 14h | Cinema Testemonial | Felipe Caixeta | SESC Juazeiro |
15 a 20 | 10h | Cinema de Animação | Fernando dos Santos | SESC Juazeiro |
17 a 19 | 14h | Campo de Visão | Cia Elevador | Barbalha |
16 | 14h | Teatro de Rua e Dança nas Alturas | Lígia Veiga | SESC Juazeiro |
15 a 19 | 14h | Fantoches com Material Reciclado | Victor e Lola - Uruguai | Marco Jussiê |
16 a 19 | 16h | Confecção de Brinquedos Ópticos | Telmo Carvalho e Mariana Medina | CCBNB Cariri |
19 | 14h | Encontro com o Mundo da Palhaçaria | Circo Girassol | SESC Juazeiro |
15 a 19 | 14h | Oficina Finlandesa | Essi Kausalainen | SESC Juazeiro |
ARTES VISUAIS – 14H
DIA | EXPOSIÇÃO/INSTALAÇÃO | ARTISTA/ORIGEM | LOCAL |
14 a 19 | Lambe Lá Lambe Aqui | Vários - CE | SESC Juazeiro |
14 a 19 | Demarcações Gráficas | Yili Rojas e Isaumir Pinto | Rua |
AUDIOVISUAL
DIA | HORA | PROGRAMAÇÃO | ATIVIDADE | LOCAL |
14 a 20 | 13h | Animação Exposta | Mini-exposição de Cinema | CCBNB Cariri |
14 a 19 | 13h e 18h | Maratona de cinema: Mundo Animado | Mostra de filmes em Animação curadoria de Carol Vieira. | CCBNB Cariri |
14 a 20 | 18h | Mostra Vídeo Brasil | Mostra de Arte Eletrônica e Vídeo Arte | Cine Cariri Shopping |
14 a 19 | 10h e 16h | Mostra do Cinema Francês Contemporâneo | Seleção de filmes feita pela tradicional Revista Cahiers | Cine Cariri Shopping |
13 a 20 | 19h | Revista Eletrônica | Doc-Vídeo-Arte dos principais acontecimentos da Mostra Cariri | Todos os espaços |
14 a 19 | 18h40 | Mostra Vídeo Dança | Antologia de Vídeo-dança do Diretor Luiz Carlos Bizerril | Cine Cariri Shopping |
17 e 18 | 18h | Mostra Documentário Contemporâneo Cearense | Produção mais recente de documentaristas Cearenses | Cine Cariri Shopping |
19 | 18h | Sessão Festival Nóia Itinerante | Festival Brasileiro de Cinema e Vídeo Universitário (Nóia) | Cine Cariri Shopping |
17 a 19 | 19h | Mostra Jodorowsky | Mostra do cineasta chileno Alejandro Jodorowsky | CCBNB Cariri |
16 e 18 | 10h | Mostra Infantil | Especial para Criança | Shopping Cariri |
14 a 16 | 19h | Mostra Olhar da Diversidade | Exibição de filmes com a temática LGBTT | Cine Cariri Shopping |
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
DIA | PROGRAMAÇÃO | ITINERÁRIO |
15 a 19 | Laboratório de Troca de Afetos - LATA | Conversas gravadas na UFC |
16 a 19
| Seminário “Arte & Pensamento – A Reinvenção do Nordeste” | Mesas de debates com Temas variados no SESC às 14h |
17/11 | Cortejo Teatral com artistas e comunidade do Maracatu WinuErê do Carrapato | Saída do Praça Municipal |
14/11 | Lanka – Performance Installation com Essi Kausalainen | SESC Juazeiro |
SEMINÁRIO ARTE E PENSAMENTO: A REINVENÇÃO DO NORDESTE – 14H
DIA | PALESTRA | CONFERENCISTA | ORIGEM |
16 | Antropofagia & Filosofia: da potência criadora da música | Dr. Jorge Vasconcellos | Rio de Janeiro - RJ |
Haveria um nordeste atrás do cinema que se faz no nordeste? | Dr. André Queiroz | Rio de Janeiro - RJ | |
17 | Ontologia do Cariri: A cidade e seus fluxos estéticos | Dr. Luizan Pinbeiro | Bellém - PA |
Barbaramente estéreis; maravilhosamente exuberantes: os sertões em variações | Dr. Luís Manoel Lopes | Cariri | |
18 | Mulheres míticas e mulheres reais: uma fratura sertão | Dra. Márcia Tiburi | São Paulo - SP |
Paulo Bruscky: um artista nordestino? | Dra. Nina Velasco e Cruz | Recife - PE | |
19 | A paixão segundo Lampião | Dr. Daniel Lins | Fortaleza - CE |
O Nordestino de Saia Rodada e Calcinha Preta ou as novas faces do regionalismo e do machismo no Nordeste | Dr. Durval Muniz de Albuqueruqe | Natal - RN |
Pólo 3 – Aldeia Cariri – Barbalha
PRAÇA CENTRAL
DIA | HORA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
16 | 17h | Charivari | Ninho de Teatro | Juazeiro - CE |
17 | 17h | Ciclopes | Cia Mystério e Novidades | Rio de Janeiro/RJ |
18 | 18h | Silêncio Total | Cia Riso da Terra | João Pessoa - PB |
19 | 18h | O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado | Cia São Jorge de Variedades | São Paulo - SP |
TEATRO NEROLY – 19H
DIA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
14 | Jardim das Delícias | DAS HELMI e Artistas Brasileiros | Berlim -Alemanha |
15 | Merci | Ana Barroso | Rio de Janeiro – RJ |
16 | Loucura | Cia Elevador de Teatro Panorâmico | São Paulo – SP |
17 | O Velho da Horta | Cia Pequod de Teatro | Rio de Janeiro – RJ |
18 | Roliude | João Ricardo Oliveira | Rio de Janeiro - RJ |
19 | Esparrela | Teatro Bigorna | João Pessoa - PB |
ESCOLA DE ARTES REITORA VIOLETA ARRAES GERVAISEAU - URCA BARBALHA
DIA | HORA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
14 | 21h | Loucura | Cia Elevador de Teatro Panorâmico | São Paulo - SP |
15 | 21h | Loucura | Cia Elevador de Teatro Panorâmico | São Paulo - SP |
16 | 21h | O Hospício | Matulão de Artes Cênicas | Crato - CE |
17 | 21h | O Hospício | Matulão de Artes Cênicas | Crato - CE |
18 | 15h30m | Hysteria | Grupo XIX de Teatro | São Paulo - SP |
19 | 15h30m | Hysteria | Grupo XIX de Teatro | São Paulo - SP |
AÇÕES FORMATIVAS
DIA | HORA | OFICINA | MINISTRANTE/ORIGEM | LOCAL |
16 a 19 | 14 às 16 | Arte na Cabeça | Adriana Munfor | Barbalha |
17 a 19 | 14h | Campo de Visão | Cia Elevador | Barbalha |
CIRCUITO PATATIVA DO ASSARÉ
DIA
| MUNICÍPIO | HORA | ESPETÁCULO | GRUPO | LOCAL |
14 | CARIRIAÇU | 18h | Inventário | Roda Gigante | Centro Cultural Dr. Raimundo Oliveira |
15 | MISSÃO VELHA | 17h | Histórias de Teatro e Circo/Prêmio Myriam Muniz | Carroça de Mamulengos | Praça da Matriz |
16 | JATI | 17h 18h | A Farsa do Panelada O Hipnotizador de Jacarés | Cia Artes Cínicas de Teatro Circo Girassol | Praça Antoni de Orestes |
17 | POTENGI | 10h 18h | Itiberê Orquestra Família Roliude | Itiberê Orquestra João Ricardo Oliveira | Igreja Matriz Centro Municipal de Arte e Cultura |
ALTANEIRA | 19h | Imaginário – A Odisséia de um Guerreiro Brincante | Juká de Teatro
| Praça Manoel Pinheiro | |
VÁRZEA ALEGRE | 19h | A Farsa do Panelada | Cia Artes Cínicas de Teatro | Praça Ant. Raimundo Nonato | |
18 | FARIAS BRITO | 18h | Merci | Ana Barroso | Centro Cultural Ma. Marieta Pereira Gomes |
SANTANA DO CARIRI | 16h30m | Imaginário – A Odisséia de um Guerreiro Brincante | Juká de Teatro
| Praça Central | |
19 | ARARIPE | 19h | Inventário | Roda Gigante | Teatro Miguel Arraes |
ASSARÉ | 19h | Roliude | João Ricardo | Centro Cultural |
Polo 4 – Aldeia Cariri - Nova Olinda
TEATRO VIOLETA ARRAES ( MOSTRA MENINO CARIRI E CONEXÃO BRASIL)
DIA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
14 | 08h - A Vaca Lelé 19h - Merci | Bandeira das Artes Ana Barroso | Fortaleza – CE Rio de Janeiro - RJ |
15 | 08h – Rainha de Nada 19h - Roliude | Epidemia de Bonecos João Ricardo Oliveira | Fortaleza - CE Rio de Janeiro - RJ |
16 | 08h - Histórias de Teatro e Circo/Prêmio Myriam Muniz 19h - O Velho da Horta | Carroça de Mamulengos
Cia Pequod de Teatro | Cariri
Rio de Janeiro - RJ |
17 | 08h - Maria Eugênia 19h - Inventário | Cia do Gesto Roda Gigante | Rio de Janeiro – RJ Rio de Janeiro - RJ |
18 | 08h - O Rio que Vem de Longe 19h - O Hipnotizador de Jacarés | Teatro Vento Forte Circo Girassol | São Paulo – SP Porto Alegre - RS |
19 | 08h - João e o Pé de Feijão 19h - Silêncio Total | Turma do Papum Cia Riso da Terra | Florianópolis – SC João Pessoa - PB |
20 | 08h - O Marajá Sonhador | Os Buriti | Brasília – DF |
ARTES VISUAIS
DIA | HORA | PROGRAMAÇÃO | ATIVIDADE |
14 a 20 | 14h | Exposição Pina Bausch | Fotografia Dada Petrole |
ARMAZÉM DO SOM NA PRAÇA – 20H30M
DIA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
14 | Cascabulho | Cascabulho | Recife - PE |
15 | De La Raiz a La Electrônica | Gaby Kerpel y Balvina Ramos | ARGENTINA |
16 | Itiberê Orquestra Família | Itibirê Orquestra Família | Rio de Janeiro - RJ |
17 | Mamelo Sund System | Mamelo Sund System | São Paulo - SP |
18 | Treminhão | Treminhão | Recife - PE |
19 | Uma Noite em Tuktoyaktuk | Brasov | Rio de Janeiro |
AÇÕES FORMATIVAS
DIA | HORA | ATIVIDADE | MINISTRANTE/ORIGEM |
17 a 19 | 14h | Trilhas Infantis para Gibis | Fefê Gurman |
14 a 19 | 10h | Formação de Grupo | Juliana Vieira |
Pólo 5 – Aldeia Cariri – Fortaleza
EDUCAR SESC/MOSTRA INFANTIL – 10H
DIA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
22 | João e o Pé de Feijão* | Turma do Papum | Santa Catarina |
23 | Os Bonecos Viageiros | Cia Mariposarte | Uruguai |
24 | Ta namorando!Tá Namorando | Bagaceira | Ceará |
25 | A vaca Lelé | Bandeira das Artes | Ceará |
26 | Maria Eugênia | Cia do Gesto | Rio de Janeiro |
*O espetáculo “João e o Pé de Feijão acontecerá no Centro Cultural Bom Jardim- 17h
TEATRO SESC EMILIANO QUEIROZ – 19H
DIA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
22 | Merci | Ana Barroso | Rio de Janeiro |
23 | Esparrela | Grupo Bigorna | Paraíba |
24 | As Peúgas de Einstein | Grupo Bagaceira | Ceará |
25 | Anticlássico | Bailarina de Vermelho | Rio de Janeiro |
26 | Anticlássico | Bailarina de Vermelho | Rio de Janeiro |
TEATRO SESC IRACEMA – 21H
DIA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
23 | A Margem | Cia do Gesto(RJ) | Rio de janeiro |
24 | A Margem | Cia do Gesto(RJ) | Rio de janeiro |
25 | Avental todo sujo de ovo | Grupo Ninho de Teatro(CE) | Ceará |
SESC SÃO LUIZ – SALA BOTICÁRIO – 18H
DIA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
22 | Ele Precisa Começar | Felipe Rocha(RJ) | Rio de janeiro |
23 | Concerto de Ispinho e Fulô | Cia do Tijolo | São Paulo |
24 | Concerto de Ispinho e Fulô | Cia do Tijolo | São Paulo |
25 | Segunda Toada para João e Maria | Teatro Vento Forte | São Paulo |
PRAÇA DO FERREIRA – 17H
DIA | ESPETÁCULO | GRUPO | ORIGEM |
23 | A Farra do Boi Carrapicho Cidade das Donzelas | Grupo de Teatro Carrapicho Troupp Pas D'argent | Canindé Rio de Janeiro |
24 | Cidade das Donzelas | Troupp Pas D'argent | Rio de Janeiro |
25 | Pratativando | Cia Mais Caras de Teatro | Ceará |
26 | Nas Garras do Capa Bode | Trupe Caba de Chegar | Ceará |
AÇÕES FORMATIVAS – ANEXO DO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR
DIA | OFICINA | MINISTRANTE | ORIGEM |
24 e 25 | Processo Criativo | Alessandra Colassanti | Rio de janeiro |
24 | Buscando seu Clown | Ana Barroso | Rio de janeiro |
ENCERRAMENTO – Dia 26 – 20h
Aula espetáculo com ARIANO SUASSUNA | SESC São Luiz |
Festa na Praça com Dj | Praça do Ferreira |
Projeto na periferia do Crato leva arte e tecnologia para jovens
Introdução ao Audiovisual será o primeiro curso do Projeto Fazendo Arte
Na próxima quinta-feira, dia 05, a partir das 19 horas será lançado o Projeto Fazendo Arte, na comunidade do Gesso. A intenção é levar arte e tecnologia para jovens da cidade do Crato.
O projeto contemplará cursos de Introdução a Linguagem Audiovisual, iniciação ao Teatro, Fotografia, Arte Digital, Grafitte e Stencil, Introdução a Arte Contemporânea, Serigrafia, Produção de Instrumentos, Introdução a História da Música, Escultura, Pintura em tela, além de visitas aos espaços de circulação e produção de arte e palestras com artistas locais e de outros estados brasileiros.
Em uma visita a Alemanha no período entre agosto e setembro de 2009, o presidente do Projeto Nova Vida Hermano José de Sousa conseguiu aprovar solicitação de recursos financeiros para a realização do Projeto Fazendo Arte. As Instituições Aktionskreis Pater Beda e a Kinder Missionswerk e a Missionswerk Die Sternsinger são as principais responsáveis pelo financiamento da proposta. Essa instituições há mais de 10 anos viabiliza e apóia as ações de assistência social, educação e saúde promovidas pelo Projeto Nova Vida.
A proposta do projeto Fazendo Arte visa oferecer a comunidade do Gesso e a outros espaços da cidade de Crato o maior número de linguagens artísticas, visando gerar uma maior aproximação com o universo da produção e circulação da arte, proporcionando assim, formação sócio-cultural, através de ações de qualificação artística e fruição estética, visando combater os índices de violência, consumo de drogas e prostituição infanto-juvenil, fatores presentes na comunidade, e criando condições de acesso a arte e a cultura, através de oficinas, debates, visitas aos espaços de circulação das artes como museus, galerias, teatro, cinema, centros culturais, ateliês e terreiros de brincantes, utilizando esses instrumentos para promover transformações favorecendo o desenvolvimento do aprendizado e da cidadania.
Para a coordenadora do pedagógica do Fazendo Arte, a cantora e integrante do Coletivo Camaradas, todos os cursos, oficinas, palestras e visitas serão ministradas numa perspectiva educativa aliada a idéia de potencializar nesses jovens e adultos condições para que os mesmos possam atuar de forma efetiva no cotidiano do fazer e do pensar artístico universal. Ela destaca que a intenção é buscar despertar que a produção artística pode interferir diretamente na realidade as quais vivenciam e que essas ações podem fazer um grande diferencial quando estão vinculadas a atuações que tenham caráter significativo e transformador.
O Programa de Formação Artística Fazendo Arte iniciará no mês de novembro com o primeiro curso de Introdução a Linguagem do Audiovisual que será realizado na sala de Vídeo da Universidade Regional do Cariri nos dias 07 ,14,21 e 28 durante o dia todo.
O Projeto Fazendo Arte tem como realizadores as instituições alemãs Aktionskreis Pater Beda, Kinder Missionswerk e a Missionswerk Die Sternsinger e o Projeto Nova Vida e a parceria da Universidade Regional do Cariri - URCA, Secretária de Cultura,Coletivo Camaradas,SESC , Secretaria de Educação.
Para o presidente do Projeto Nova Vida, Hermano José de Sousa, esse projeto representa uma oportunidade para fazer a arte acontecer. Ele que acredita que é possível contribuir para o crescimento e o acesso da comunidade à diversas formas de manifestação da arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário