terça-feira, 3 de novembro de 2009

CINEMA CEARÁ

Adiadas para o próximo dia 10 inscrições para o Festival do Minuto com o tema “Padre Cícero”

Inscrições de vídeos para o Festival do Minuto, com o tema “Padre Cícero”, estão sendo prorrogadas de hoje (segunda-feira, 30 de novembro) para o próximo dia 10 de dezembro. As inscrições estão abertas para participantes de todo o Brasil.

Os vídeos sobre o Padre Cícero devem ser enviados para o site do Festival (www.festivaldominuto.com.br), que apresentará os ganhadores ao final do concurso. São três prêmios de R$ 1.000,00 cada. O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) é o patrocinador do tema “Padre Cícero” no Festival do Minuto.

Cearense do Século

O Padre Cícero é até hoje considerado o Cearense do Século. Durante uma missa celebrada por ele em 1889, em Juazeiro do Norte, ocorreu o primeiro de uma série de milagres que o tornaram lendário: uma hóstia ministrada pelo sacerdote a uma beata transformou-se em sangue na boca da religiosa. Tal fenômeno se repetiu diversas vezes durante cerca de dois anos. Rapidamente espalhou-se a notícia de que acontecera um milagre.

A partir daí, o mito do Padre Cícero passou a ter fortíssima influência social e religiosa em todo o Estado do Ceará, e Juazeiro do Norte tornou-se uma cidade-santuário e um dos maiores centros de romarias e religiosidade popular do Brasil. É lá que está sepultado o famoso Padim Ciço, maior benfeitor da cidade e santo popular.

Sobre o Festival do Minuto

O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991. É, hoje, o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado festivais semelhantes em mais de 40 países. Desde 2007, o Festival do Minuto brasileiro tornou-se permanente e online: passou a receber e exibir vídeos diretamente pela Internet, no www.festivaldominuto.com.br

Quem faz o Festival do Minuto

Marcelo Masagão: Criador e curador do Festival. É cineasta, tendo realizado, entre outros, os filmes Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos (1999), 1,99 – Um Supermercado que Vende Palavras (2004) e Otávio e as Letras (2007).

Gustavo Steinberg: Diretor e produtor executivo do Festival. Mestre em Ciências Políticas (PUC-SP) e em Comunicação (London School of Economics), é autor de dois livros e produziu cinco filmes longa-metragem. Sua estreia na direção de longas aconteceu em 2008, com Fim da Linha.






Estreia hoje no São Luiz o filme cearense “O Auto da Camisinha”

Baseado em cordel e peça de teatro, filme será exibido hoje, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS


No dia 1 de dezembro – Dia Mundial de combate a Aids, foi lançado no Brasil, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Timor Leste o filme “O Auto da Camisinha”, com Chico Anysio, Gero Camilo, Carri Costa, Nadia Aguiar e Brasilino Freitas. A direção é de Clébio Viriato Ribeiro, livremente adaptado do roteiro de José Mapurunga.
Informação e entretenimento a um só tempo. Primeiro nasceu o projeto Teatro de Rua contra a Aids, de autoria da Secretaria da Saúde do Estado, capitaneado pelo Instituto de Saúde e Desenvolvimento Social - ISDS. Era setembro de 1996 quando o ISDS convidou 13 grupos teatrais cearenses para montar, cada um à sua maneira, o texto em cordel escrito por José Mapurunga, intitulado “O Auto da Camisinha”. Antes, atores e diretores passaram por oficinas de sensibilização relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis, saúde reprodutiva e cidadania. Daí em diante, o resumo da ópera dá conta de um inconteste efeito multiplicador: vista por mais de 300 mil pessoas só no Ceará, a peça, com suas diversas e criativas roupagens, alcançou diversos estados e outros países, Argentina, Paraguai, Moçambique, ocupando espaços múltiplos como palcos de teatro, praças, feiras, centros culturais, terminais de ônibus, presídios.

>>>“O auto da camisinha”: Primeiro filme feito com Chico Anysio no Ceará.

No filme, Clébio Viriato preservou a ludicidade, o conteúdo humano e os signos do cotidiano que garantiram a popularidade e boa aceitação da peça junto a públicos diversos. Sem didatismos ou matizes fatalistas, o cinema também quer se inserir nesse processo, "falando" sobre DST e Aids com leveza, fazendo frente à falta de informação, aos estereótipos e preconceitos que só empobrecem e desvirtuam o debate. Arte comprometida com o social, a serviço da vida e de bem com ela. “O Auto da Camisinha” foi todo rodado no período de 01 a 10 de março de 2009 na cidade de Quixadá/CE no distrito de Juatama.
O elenco do filme conta ainda com Sidney Souto, Ana Marlene, Marcos Amaral, Vanessia Gomes, André Lucas e Sérvulo Esmeraldo. “O Auto da Camisinha” é o primeiro filme feito com Chico Anysio no Ceará.
O lançamento nacional aconteceu dia 01 de dezembro (Dia Mundial de Luta Contra a Aids) às 20h30, no Cine SESC São Luis Centro. No mesmo dia será exibido internacionalmente nas TVs Públicas de Angola, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau. No dia 6 de dezembro terá sua primeira exibição internacional em sala de cinema na cidade de Praia, capital de Cabo Verde.









Cine Coelce 2009 leva a magia do cinema para comunidades carentes a partir de segunda (23)

Para celebrar a união entre educação e cultura terá início a partir segunda-feira (23) a edição 2009 do projeto Cine Coelce. A ação promove oficinas de animação para crianças de comunidades carentes que dificilmente tem acesso ao cinema e à produção da sétima arte. O Projeto visitará 10 comunidades de nove bairros de Fortaleza, que receberão além das mostras, oficinas de capacitação para 20 crianças de cada bairro, chegando a um total de 200 crianças. O participante que mais se destacar em cada uma das comunidades ganhará um curso de animação durante um mês com todas as despesas pagas (bolsa, alimentação e transporte) na Casa Amarela Eusélio Oliveira. Ao final do curso, os alunos produzirão um vídeo de até quatro minutos a ser exibido na abertura do 20º Cine Ceará, que será realizado em 2010.

As aulas da oficina serão ministradas pelo professor Telmo Carvalho, que destaca a importância e capacidade do audiovisual, assim como qualquer forma de arte, de estimular a criatividade e a percepção cultural. “Desenvolver um trabalho como o Cine Coelce com crianças de comunidades carentes, utilizando como instrumento educativo o cinema de animação, nos torna capazes de trabalhar a autonomia social e a cidadania. Esta oficina é um ótimo instrumento para proporcionar o trabalho em equipe e aumentar a criatividade das crianças e consequentemente, contribuindo para a formação delas enquanto cidadãos”, explica Carvalho. De 23 de novembro a 14 de Dezembro, serão ministradas oficinas de cinema de animação em 10 escolas, atingindo 200 alunos. A técnica que será desenvolvida é a Stop Motion, utilizando massa de modelar. “Juntos, os alunos criam suas histórias, seus personagens, cenários e suas animações, que neste projeto usaremos o tema do circo”, destaca o professor.

O projeto Cine Coelce faz parte da política de responsabilidade social e fomento à cultura e educação da Coelce. “O Cine Coelce já se consolidou como uma iniciativa sócio-cultural sustentável, em quatro anos são mais de 30 mil pessoas beneficiadas em todo Estado. O grande diferencial são as oficinas, que levam às crianças a oportunidade de conhecer e aprender um pouco mais sobre o cinema de animação. Já são quase mil crianças, pequenos cineastas, que por meio da arte trocam idéias e experiências, tendo como pano de fundo a educação. É bonito de ver o processo de aprendizado deles, da criação do roteiro, passando pelas técnicas, desenho, tudo é uma descoberta e, para nós da Coelce, esse é o melhor resultado: perceber a diferença que o projeto faz na vida dessas crianças”, reforça Danielle Luz, gerente de comunicação da Coelce.

O projeto é promovido pela Coelce e realizado pela Associação Cultural Cine Ceará em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet. Desde seu início, em 2006, o Cine Coelce já beneficiou, com essas exibições, mais de 30 mil expectadores e visitou cerca de 90 municípios cearenses.

Serviço:
Cine Coelce 2009

Bairro: Sabiaguaba

Data: de 23 a 25 de novembro

Local: Igreja Sol da Justiça
Horário: 08:30 ás 12:00

Gratuito



Bairro: Papicu

Data: de 23 a 25 de novembro

Local: Colégio Maria Odinilda Cruz Moreira

Horário: 13:30 ás 18:00

Gratuito


Bairro: Autran Nunes

Data: 26,27 e 30 de novembro

Local: Projeto Pet
Horário: 08:30 ás 12:00

Gratuito


Bairro: Tancredo Neves
Data: 26,27 e 30 de novembro

Local: Instituto de Assistência e Proteção Social

Horário: 13:30 ás 18:00

Gratuito



Bairro: Conjunto Palmeiras

Data: 1 a 3 de dezembro

Local: Centro da Cidadânia do Conjunto Palmeiras

Horário: 08:30 ás 12:00

Gratuito


Bairro: Conjunto Palmeiras
Data: 1 a 3 de dezembro

Local: a definir

Horário: 13:30 ás 18:00

Gratuito





Bairro: Novo Maracanaú

Data: 04, 07, 08 de dezembro

Local: a definir

Horário: 08:30 ás 12:00

Gratuito



Bairro: Coité Maranguape

Data: 04, 07, 08 de dezembro

Local: a definir

Horário: 13:30 ás 18:00

Gratuito


Bairro: Cigana

Data: 09 a 11 de dezembro

Local: a definir

Horário: 08:30 ás 12:00

Gratuito





Bairro: Jangurussú

Data: 09 a 11 de dezembro

Local: a definir

Horário: 13:30 ás 18:00

Gratuito










FILME “O AUTO DA CAMISINHA” ESTREIA 1 DE DEZEMBRO - DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS

No dia 1 de dezembro – Dia Mundial de combate a Aids, será lançado no Brasil, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Timor Leste o filme “O Auto da Camisinha”, com Chico Anysio, Gero Camilo, Carri Costa, Nadia Aguiar e Brasilino Freitas. A Direção é de Clébio Viriato Ribeiro, livremente adaptado do roteiro de José Mapurunga.

A ideia

Informação e entretenimento a um só tempo. Primeiro nasceu o projeto Teatro de Rua contra a Aids, de autoria da Secretaria da Saúde do Estado, capitaneado pelo Instituto de Saúde e Desenvolvimento Social - ISDS. Era setembro de 1996 quando o ISDS convidou 13 grupos teatrais cearenses para montar, cada um à sua maneira, o texto em cordel escrito por José Mapurunga, intitulado “O Auto da Camisinha”. Antes, atores e diretores passaram por oficinas de sensibilização relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis, saúde reprodutiva e cidadania. Daí em diante, o resumo da ópera dá conta de um inconteste efeito multiplicador: vista por mais de 300 mil pessoas só no Ceará, a peça, com suas diversas e criativas roupagens, alcançou estados como Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, e outros países, Argentina, Paraguai, Moçambique, ocupando espaços múltiplos como palcos de teatro, praças, feiras, centros culturais, terminais de ônibus, presídios.

Novo pulo do gato. Desta vez, do tablado para a sala escura. A Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá (ACVQ) propõe vestir a idéia original com uma outra linguagem: a ordem agora é produzir um Filme inspirado no “Auto da Camisinha”, de José Mapurunga - variação sobre um mesmo tema. Voltando a câmera para a diversidade das manifestações artísticas nordestinas, o diretor Clébio Viriato preservou a ludicidade, o conteúdo humano e os signos do cotidiano que garantiram a popularidade e boa aceitação da peça junto a públicos diversos. Sem didatismos ou matizes fatalistas, o cinema também quer se inserir nesse processo, "falando" sobre DST e Aids com leveza, fazendo frente à falta de informação, aos estereótipos e preconceitos que só empobrecem e desvirtuam o debate. Arte comprometida com o social, a serviço da vida e de bem com ela.


O filme

“O Auto da Camisinha” (35mm) direção de Clébio Viriato Ribeiro, livrevemente adaptado do roteiro de José Mapurunga, é uma média-metragem, ficção, gênero comedia, com 45 minutos. Vai ratificar e ampliar, através do circuito cinematográfico, sobretudo o alternativo, voltado a cineclubes, universidades, festivais, escolas da rede pública, ONGs, TVs públicas e comunitárias uma linha de arte- educação com teor preventivo, que prima por respeitar elementos culturais, sabedoria popular e linguagem cotidiana Ele propõe resgatar as diversas manifestações culturais e a força que o imaginário popular tem sobre o cotidiano das pessoas e levar – sem didatismo - a temática da prevenção das DST, uso de preservativos, sexo seguro etc. Além da linguagem lúdica, possui teor educativo, centrando foco na questão da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, aids e na necessidade do uso da camisinha nas relações sexuais.

Espera-se com este filme atingir dez milhões de pessoas entre adolescentes, jovens e adultos de todas as classes sociais no Brasil, America Latina, África de língua Portuguesa, Europa e USA.

“O Auto da Camisinha” foi todo rodado no período de 01 a 10 de março de 2009 na cidade de Quixadá/CE no distrito de Juatama.



Sinopse

Juatama, pacata cidade do interior brasileiro, está prestes a se transformar em Patrimônio Folclórico da Humanidade. A cidade ansiosa se prepara para a chegada de Quarto Besouro, responsável direto pelo veredicto final que determinará se a cidade tem condições ou não de receber o título almejado.

A população expõe, em praça pública, suas mais variadas manifestações folclóricas, para convencer Quarto Besouro que o título é merecido. As autoridades locais tramam para que tudo dê certo.

Durante a visita de Quarto Besouro, acontece um inusitado encontro com a diretora do grupo de teatro, Lionor, que irá mudar o rumo da história.



Elenco e Equipe

Encabeçando o elenco de O Auto da Camisinha Chico Anysio(Padrinho), Carri Costa(Quatro Besouro), Nadia Aguiar(Lionor), Brasilino Freitas(Benedito), Sidney Souto(Motorista), Ana Marlene(Sinhá Costureira), Marcos Amaral(Diabo), Vanessia Gomes(Nossa Senhora), contando com a participação especial de Gero Camilo(Anjo), André Lucas(Bispo) e Sérvulo Esmeraldo(Comerciante).

O Auto da Camisinha é o primeiro filme feito com Chico Anysio no Ceará.

A figuração foi composta por diversos grupos artísticos da cultura tradicional popular cearense, além de moradores de Quixadá e do Distrito de Juatama.

A equipe técnica constituída de 95% de profissionais cearenses, fato que demonstra o compromisso do filme em reconhecer e valorar a cadeia produtiva do audiovisual do Estado. Clébio Viriato Ribeiro(Direção) Roberto Yuri(Diretor de Fotografia), Lilia Moema (Assistente de Direção) Alex Meira (1 Assistente de Fotografia), Fábio Vasconcelos(Direção de Arte), Fernando Gringo(Direção de Cenografia), Coletivo(Figurino) Cristiano Pinho(Maquiagem), Glaucia Soares(Continuista), MR Jingo(Trilha Sonora) Telmo Carvalho(Coordenação Geral de Produção), Paulo Victor(Produtor Executivo).


Lançamento Nacional e Internacional

O lançamento nacional acontecerá no dia 01 de dezembro (Dia Mundial de Luta Contra a Aids) em Fortaleza as 20h30mim. no Cine SESC São Luis Centro, em São Paulo(SP), Rio de Janeiro(RJ), Brasília(DF), Belo Horizonte(MG), Goiania(GO),Rio Branco(Acre), Campo Grande(MS), Cuiba(MT) e Fortaleza(CE). No mesmo dia será exibido internacionalmente nas TVs Públicas de Angola, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau. No dia 06 de dezembro terá sua primeira exibição internacional em sala de cinema na cidade de Praia, capital de Cabo Verde. Depois de cumprir agenda no Brasil, seguirá para países da América Latina, África de língua Portuguesa, parte da Europa e USA.



Distribuição Gratuita

O AUTO DA CAMISINHA será distribuído e exibido gratuitamente nas salas de cinema, TV’s e em Festivais de cinema nacionais e internacionais. No Brasil será exibido através do Grupo Severiano Ribeiro e Espaço Unibanco, na TV Ceará, TV O Povo, TV Cultura, TVCom, TV Diário, TV União, TV Senado, STV e TV Assembléia. Nos Festivais de cinema Ceará, Gramado, Brasília, Recife, São Paulo , Rio de Janeiro, Santa Catarina, Toronto, entre outros.

Na África será vinculado pelas TVs Públicas de Cabo Verde, Angola, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau.



Estimativa de público alvo

Estima-se que este filme seja visto por 10 milhões de pessoas na faixa etária de 12 a 70 anos, entre adolescentes, jovens, adultos e idosos, estudantes, intelectuais, artístas, integrantes de ONGs, espectadores de cinema e TV de todas as classes sociais e níveis de educação, dentro e fora do Brasil

Apoio e parcerias

O projeto cinematográfico “O AUTO DA CAMISINHA” foi contemplado pelo I EDITAL MECENAS DO CEARÁ 2008 da Secretaria da Saúde do Estado- SESA, Secretaria da Cultura do Estado- SECULT. Apoio: Ministério da Cultura/Lei Rouanet, Ministério da Saúde-PN/DST/Aids, Assembléia Legislativa do Ceará, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Prefeitura Municipal de Quixadá, Companhia Energética do Ceará – COELCE, Banco do Nordeste do Brasil-BNB , SESC-CE, RadioTelevisão de Cabo Verde e Cor Filmes.













Cinema de graça para a comunidade

Projeto Cinema de Canto a Canto apresenta sessões nos bairros até dezembro


O Cinema de Canto a Canto, projeto da Prefeitura de Fortaleza, realizado pela Vila das Artes volta a levar cinema para as ruas da cidade. Realizado anualmente, tem o propósito de formar platéia para as produções audiovisuais nacionais e de filmes que convergem com linguagens para além do entretenimento. Que transmitem valores de cidadania, falam sobre meio ambiente, educação, família. O cinema nas ruas é uma das ações da política pública para o audiovisual. Além do Cinema de Canto a Canto a Prefeitura realiza através de seu equipamento cultural Vila das Artes a formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, o Pontos de Corte, que forma coletivos comprometidos em intervir na comunidade através da exibição de filmes e atividades artísticas. Democratizando, desta forma, o acesso as produções audiovisuais e fomentando um pensamento crítico. Em novembro o Cinema de Canto a Canto estará na segunda (23) na Praça do Conjunto Habitacional Dom Hélder Câmara, Avenida Francisco Sá, Jacarecanga, quinta (26) na Praça Rodolfo Teófilo, Avenida Jovita Feitosa altura do número 1079 e no dia 30 na Praça da Igreja do Canindezinho, Rua das Pitangueiras esquina com Avenida Osório de Paiva. A programação se estende durante o mês de dezembro: dia 7, Praça Doutor Amaury entre as avenidas Presidente Castelo Branco e Dr. Theberg, Pirambú. Dia 10, Praça Principal do Conjunto Santa Maria, Rua Maria Quintino, próximo a Igreja, Messejana. Dia 14, Praça Carlito Pamplona, Rua 2 s/nº, Carlito Pamplona. Dia 17, Lagoa da Maraponga, Avenida Godofredo Maciel, Maraponga e dia 18, Praça do Conjunto Santa Cecília, entre as Ruas Virgílio Nogueira, Três Corações e Bom Jesus. Informações: (85) 3252-1444.

Nenhum comentário: