terça-feira, 3 de novembro de 2009

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Estátua do Dragão do Mar será inaugurada nesta quarta, 25

Obra de Murilo Sá Toledo é uma homenagem ao jangadeiro que mudou o destino da história abolicionista no Ceará. A estátua será inaugurada dia 25 de novembro, às 18h, no Mês da Consciência Negra

A estátua de Francisco José do Nascimento, Chico da Matilde, o Dragão do Mar, será inaugurada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, dia 25 de novembro, às 18h, em frente ao Teatro. A inauguração é uma homenagem do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria da Cultura e do Centro Dragão do Mar ao jangadeiro cearense que mudou a história abolicionista no Ceará.


Repetindo a frase “Ninguém embarca!”, Chico da Matilde, em ação de protesto, paralisou o porto de Fortaleza impedindo a entrada de escravos no Ceará. Em consequência, o Ceará decretou, pioneiramente no Brasil, a libertação de seus escravos em 1884, quatro anos antes do dia 13 de maio da abolição brasileira. Nascido em Canoa Quebrada em 1839, Chico da Matilde se torna o Dragão do Mar, combatente decisivo na abolição da escravatura. 125 anos depois, o herói recebe esta homenagem no Mês da Consciência Negra e na primeira década de atividades do Centro Dragão do Mar.
Estátua

A estátua foi confeccionada por Murilo Sá Toledo, escultor de obras como a estátua de Patativa do Assaré (Centro Dragão do Mar - CE), busto do Governador Mário Covas (Fundação Mário Covas - SP), escultura de Rachel de Queiroz (Praça dos Leões - CE), busto do empresário José Ermírio de Moraes (Teatro Municipal - SP), e Monumento a São João Batista (Barueri - SP), dentre várias outras. O artista é conhecido pela perfeição dos traços e por conseguir delinear os sentimentos de seus homenageados.

Cordel

Era um mulato robusto / Quase forjado no aço / Tinha uma força incomum / Pulso firme, forte braço / Que o livrou mais de uma vez /De afronta e embaraço.

O trecho é do cordel “Dragão do Mar, Um Herói da Terra da Luz”, de Klévisson Viana, que será lançado na ocasião de inauguração da estátua. Quem está ansioso para conhecer a estátua, acredita que ela tenha esses traços de combate, valentia e robustez, numa ligação íntima com o mar e a liberdade. Vale conferir.

Serviço: Inauguração da estátua do Dragão do Mar, dia 25 de setembro de 2009, às 18h, em frente ao Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Acesso livre

Nenhum comentário: