quarta-feira, 8 de abril de 2009

DESTAQUES


Feriado em Jericoacoara

Desfiles, Nando Reis e Chico César são as atrações do 2º Jeri Eco Cultural

Jericoacoara é a capital internacional do Ceará. É naquela praia escondida e famosa (como pode?), com ventos perfeitos para esportes radicais, além de paisagens e clima romântico, que acontece nesse feriadão de Dia do Trabalho o segundo Jeri Eco Cultural. A primeira edição do evento foi realizada em novembro do ano passado, com Luis Melodia e Paulinho Moska. O 2 º "Jeri Eco Cultural", um projeto que visa despertar a consciência ecológica e de conservação ambiental, utilizando um dos meios mais eficazes até agora conhecidos: a música aliada a cultura.
Hoje no Restaurante Sky acontece a festa de lançamento do evento com vídeos da primeira edição, a partir das 22h. Na sexta, Dia do Trabalho, na Praia de Jericoacoara, às 17h45 acontece a abertura oficial do evento. Às 18h tem show com Chico César, e às 19h30, show com grupo Groovytown (Fortaleza)
Sábado, dia 02/05 na praia, o evento começa às 18h com desfiles de moda com estilistas e lojas locais (com coordenação de Cláudio Silveira e Inara Almeida). Às 19h tem show do “Trio Acústico” com Nando Reis, e às 21h, show com grupo local.
Além da programação musical, haverão feiras de artesanato, oportunidade aos talentos locais e os desfiles de moda, que na primeira edição alteraram o comportamento da comunidade aumentando a auto-estima. Os espetáculos acontecerão nas primeiras horas da noite, depois do por do sol mais famoso do mundo. Durante cada apresentação os artistas estimularão os participantes a recolherem seu lixo.
O projeto será gratuito possibilitando o acesso de toda a comunidade e turistas nacionais e estrangeiros. Informações: 85 – 3261.0665 / 85 – 9985.0223.


Ex-'BBB' Josy cai na passarela em feira de moda de Fortaleza

TV DIVIRTA-CE

A ex-participante do 'BBB 9' Josy Oliveira, que estará na capa de maio da 'Playboy', levou um tombo ao desfilar coleção na passarela do Festival da Moda de Fortaleza (FMF), realizado entre os dias 22 e 26 de abril na capital do Ceará





TEATRO


Peça com Gloria Menezes

Atriz estará apresentando o espetáculo “Ensina-me a Viver” no Teatro José de Alencar

Para quem vai ficar em Fortaleza, a melhor opção é o teatro. A Procult traz a Fortaleza dois espetáculos de João Falcão. Maude é Glória Menezes, um ícone das artes dramáticas que já alimentava o desejo de viver a personagem que personifica o prazer, a liberdade. “Ensina-me a viver” chega ao Teatro José de Alencar nesse fim de semana, em mais uma produção local de Mario Alves. O ator Arlindo Lopes, idealizador do projeto, guiado pelo desejo de viver esta história e interpretar Harold, encontrou na tradução inédita de Millôr Fernandes a sensibilidade e humor aproximando o texto teatral de sua versão cinematográfica, referência para muitas gerações.
“Ensina-me a viver”, que já ganhou diversas adaptações, inclusive no cinema, e narra o encontro amoroso entre Harold e Maude. Harold é um senhor de quase vinte anos, obcecado pela morte. Maude é uma menina de quase oitenta anos, apaixonada pela vida Sensível, inteligente e rico, Harold não conheceu o pai. Convive com uma mãe indiferente e autoritária, numa relação desprovida de qualquer contato afetuoso. Atormentado, Harold tenta chamar a atenção materna simulando tragicômicas tentativas de suicídio.
A quase octogenária Maude, ao contrário, tem uma paixão incomparável pela vida. Aproveita cada segundo de sua existência como se fosse o último. O contato entre esses dois não poderia ser mais inusitado e improvável. “Ensina-me a Viver” é uma tocante e bem-humorada história de descobertas, que leva o espectador a acreditar que simplificar a vida é o melhor caminho e que o amor continua sendo o melhor remédio.
Treze personagens, representados por nove atores, abraçados pela encenação poética de João Falcão, um dos mais talentosos encenadores brasileiros da atualidade. À frente de grandes projetos em teatro, TV e cinema, João prima pela capacidade de modernizar os clássicos, sem perder em sensibilidade e o lirismo. Suas obras, sempre autorais e contemporâneas, fazem dele um dos mais respeitados diretores de sua geração.



Teatro: melhor opção do feriado em Fortaleza
“A Ver Estrelas”, de João Falcão. Nos dias 2 e 3 de maio

Além de Ensina-me a Viver, João Falcão traz a Fortaleza mais um espetáculo do seu repertório de sucessos. O musical infanto-juvenil A Ver Estrelas fará curtíssima temporada no Grande Theatro José de Alencar, dias 2 e 3 de maio (sábado e domingo), às 17h. Escrita em 1985, a peça ganha nova roupagem e narra a trajetória de Jonas, um garoto quieto e pacato que vive na tranquila Vila da Solidão, situada no reino A Ver Estrelas. Uma história envolvente e repleta de fantasias, que leva o espectador ao mundo da imaginação e tem encantado crianças de diversas gerações a cada versão. “Desde a estreia até hoje, adaptei a montagem cinco vezes. Tivemos 5 indicaçãoes ao Prêmio Zilka Salaberry, único direcionado ao teatro infanto-juvenil do Rio de Janeiro e vencemos na categoria Melhor Direção”, afirma João Falcão. A Ver Estrelas revela semelhanças com Ensina-me a Viver. Além da mesma direção, traz os atores Arlindo Lopes e Fernanda de Freitas, vivendo os protagonistas Jonas e Bruxa. O elenco apresenta ainda Stella Maria Rodrigues, Antônio Fragoso, Guilherme Siman, Verônica Valentim, Wallison de Souza, Victor Rosalen e Ricco Viana. Na história Jonas, sozinho em seu quarto, se perde em pensamentos observando as estrelas. Num misto de sonho e realidade, ele se vê cercado pelos seres que moram na sua imaginação. De repente, transporta-se em um lugar onde tudo pode acontecer: o País do Navegar. Nessa trajetória de aventuras estranhas, Jonas sai da monotonia do reino A Ver Estrelas e descobre uma nova forma de aproveitar a vida. A trilha sonora, com música original de João Falcão e direção musical de Ricco Viana, os figurinos de Helena Araújo e Djalma Brilhante e a cenografia minimalista de Sérgio Marimba levam o público ao universo dos contos de fadas numa leitura moderna e arrojada.



CINEMA



Cinema 3D no Ceará

Complexo de Cinemas do Via Sul foi aberto na quinta

Desde o dia 30 de abril, a primeira sala de tecnologia 3D do Ceará está aberta ao público no Complexo de Cinemas Via Sul Shopping. No dia 29 de abril, o espaço, que é inédito no Ceará, foi apresentado à imprensa durante coquetel de inauguração. O complexo possui, no total, seis salas em formato stadium – localizadas no 4º. Piso do Shopping, com capacidade para 1388 poltronas numeradas e bandeira da Centerplex Cinemas.
Segundo Sérgio Gomes, um dos empreendedores do shopping e presidente da North Empreendimentos, o Via Sul, foi concebido como centro integrado de compras e, principalmente, de lazer e entretenimento. “Lançar o primeiro cinema 3D do Estado marca nossa história e traz, para nossos espectadores, a possibilidade de assistir aos longas-metragens com a qualidade de projeção seis vezes maior que as convencionais. Fortaleza se consolida, de vez, no mercado cinematográfico do Brasil”, observa Sérgio Gomes. O empresário Luís Cidrão, também empreendedor do Via Sul, comenta que o Complexo de Cinemas “agrega valor ao empreendimento, na medida que funcionará como um atrativo a mais para o Shopping”. A partir do dia 30 de abril, os primeiros filmes a serem exibidos na sala 3D serão “Monstros Vs. Alienígenas” e “Dia dos Namorados Macabro”. A sala tem 306 lugares numerados.

LIVROS - NÃO-FICÇÃO

Os donos do poder

“A Tirania do Petróleo” explica a capacidade das petrolíferas de moldar o mundo ao seu favor


A escritora americana Antonia Juhasz investigou fundo para trazer à tona os esquemas de poder das companhias petrolíferas. Com base em pesquisas, reportagens e entrevistas Juhasz construiu um elucidativo e preocupante painel sobre como o dinheiro e a influência das grandes corporações manipulam as instâncias de poder – em especial o governo americano – a seu favor. Tudo muito bem descrito e explicado em A Tirania do Petróleo, que a Ediouro traz para o Brasil. Este é um livro de oportunidade rara. Primeiro por ser uma espécie de inventário do que foi o governo Bush na sua permanente e pouco discreta orientação pró companhias petrolíferas. Segundo, por abordar um setor que ajudou a promover, através da especulação desenfreada, a bolha financeira internacional, mas que agora submerge no crash global.
Em A Tirania do Petróleo , Antonia Juhasz, detalha como o petróleo se tornou um artigo tão valioso, capaz de originar tanto poder e controle. Um enredo que vai da descoberta do primeiro poço americano até o ponto auge do poder das Big Oil – as grandes empresas petrolíferas - no governo Bush. Sempre mostrando a forma de influir e de administrar destas companhias para obter o maior lucro.
No livro, Juhasz cita a Guerra do Iraque, que devolveu a exploração do petróleo da região para as Big Oil, como o provável momento máximo – e mais radical – deste jogo de poder.


MÚSICA

60 anos de Djavan

Coletânea realça a pluralidade da obra e celebra aniversário do compositor

CD duplo Djavan por Eles e por Elas reúne 28 gravações históricas de intérpretes como Maria Bethânia, Ivete Sangalo e Ney Matogrosso

A assinatura pessoal e intransferível da obra autoral de Djavan – perceptível já no primeiro álbum do compositor, A Voz, o Violão, a Música de Djavan, lançado em 1976 pela gravadora Som Livre – não impediu que, ao longo desses 30 e poucos anos, artistas dos mais diversos universos e origens tivessem se aventurado com êxito por esse cancioneiro urdido com apurado senso rítmico, melodias sinuosas e letras construídas com palavras que, unidas com maestria, formam sonoridade e significados especiais. Djavan Por Eles e por Elas reúne 28 gravações em que cantoras e cantores djavaneiam o pop jazz das Alagoas num mix de ritmos como samba, balada, toada e blues. A coletânea dupla editada pela Som Livre celebra os 60 anos do compositor, completados em 27 de janeiro de 2009.


CINEMA

De volta às origens

O 11º filme da saga "Star Trek" retoma a juventude de Kirk e Spock.

Com Anton Yelchin, Chris Pine, Simon Pegg, Karl Urban, John Cho e Zoe Saldana


A Guerra Fria terminou. A era Bush também. Mas a
"Jornada nas Estrelas" continua no espaço. O 11º filme da saga "Star Trek" chega aos cinemas brasileiros no dia 8 de maio, retomando os personagens originais da série televisiva -o célebre capitão Kirk e seu companheiro Spock- com elenco renovado por alguns novos rostinhos de Hollywood: Chris Pine e Zachary Quinto (o Sylar de "Heroes").
Como se manter fiel à saga, respeitar os fanáticos incondicionais (trekkers ou trekkies) e ainda criar algo com cheiro de novo e que agradasse especialmente à nova geração? Tentando resolver essa equação, os produtores, o diretor J.J. Abrams (um dos criadores de "Lost") e a equipe técnica revisitaram à exaustão a série: cenários, figurinos, efeitos sonoros, detalhes. A ideia central: recriar, mas sem desfigurar.
"Não é um trabalho simples. Pessoas da minha geração têm um julgamento sobre "Star Trek", seja ele bom ou ruim. Acho que os jovens estão mais abertos para algo novo", disse Abrams durante uma rodada de entrevistas em Paris.


TOP DVD - NAS LOCADORAS


Amor, música e nostalgia

“Nick e Norah” é comédia lançada diretamente nas locadoras pela Sony


Após o sucesso de Juno, em 2007, era natural que surgissem alguns filhotes pelo caminho, tanto na temática quanto no estilo. Um deles é Uma Noite de Amor e Música, lançado aqui no Brasil diretamente no mercado de vídeo, apesar das criticas animadoras que recebeu nos EUA quando lá estreou no final de 2008.

O filme abre sua história nos apresentando Nick (Michael Cera). Ele está em depressão. Acabou de ser abandonado pela namorada Tris (Alexis Dziena). Sem conseguir esquecê-la, passa as tardes deixando extensos recados na caixa postal do celular dela (e depois percebe que os apagou) e gravando CDs com coletâneas das suas das suas canções favoritas para dar de presente no dia da reconciliação. O que Nick não sabe é que Tris nunca deu muita bola para estes mimos. Para as amigas do colégio, ela não nunca fez questão de esconder que sempre achara as capas desses CDs e as músicas lá gravadas meio ridículas. Mais um acaba de chegar às suas mãos – o 12º – e ele vai imediatamente para o lixo. Nora (Kat Dennings), que detesta Tris, já recolheu as onze gravações anteriores do cesto e, às escondidas, faz o mesmo com a última versão. Ela não consegue entender como Tris pode ser tão insensível a ponto de não valorizar o presente do (ex)-namorado e de não gostar das canções gravadas. De tanto Nora falar dos CDs, Caroline (Ari Graynor), sua amiga inseparável, já percebeu que ela está meio que apaixonada por um desconhecido.


TELEVISÃO

SBT prepara show de calouros moderno

Sílvio Santos não apresentará o novo programa


O SBT planeja estrear na segunda quinzena de junho uma versão moderna do formato de show de calouros. O programa, ainda sem nome, não terá apresentador. Será conduzido pelos quatro jurados, no palco, e por uma repórter, Isabela Camargo, diretamente dos bastidores. Lembra o americano "America's Got Talent", da NBC.
A atração será semanal e entrará na chamada "linha de shows" (como "Hebe" e "A Praça É Nossa"). Encomenda de Silvio Santos, está sendo produzido a toque de caixa. A direção será de Ocimar Castro, que comandou o "Olha Você". O time de jurados deverá ser fechado nesta semana. A previsão é que na semana que vem, com cenário já pronto, sejam gravados os primeiros pilotos.
O novo show de calouros reunirá aspirantes a todo tipo de atividade artística (cantor, mágico, dançarino), mas promete rigor na seleção. Os participantes terão de ser inéditos ou apresentar números nunca antes exibidos na TV. Não serão aceitas bizarrices. A ideia é revelar novos talentos. O programa irá ao ar em temporadas de 13 ou 14 episódios. Cada episódio terá um vencedor. No último, os vencedores disputarão um prêmio, que será superior a R$ 100 mil.
O show de calouros integra pacote de programas em que o SBT pretende reagir à queda de audiência. Em terceiro lugar, a emissora quer primeiro evitar ser ultrapassada pela Band.
Sem o Sílvio Santos, as atrações grotescas, como o “Isto é Incrível” e o Desafio das Transformistas, e os jurados toscos, o programa não deverá fazer muito sucesso. Fica a dificuldade da emissora de diferenciar este formato do programa “Astros”, também do SBT.



Humor: O Poder de Inri


Para começar a semana bem humorado e ver o poder deste "profeta", Inri Cristo, e suas versões místicas de músicas de sucesso de Madonna, Britney, Amy Winehouse e outros

TV Divirta-CE























Tristeza no jornalismo cearense

Rogilton Conde: despedida

Realmente o destino nos prega peças. O jornalismo cearense perdeu uma grande força no começo do mês de abril, com a partida do nosso querido amigo Rogilton Conde. Uma pessoa ímpar, simples, competente, que nos ensinava com sua simpatia que a vida valia a pena. Atuou em diversos meios de comunicação, mas foi com a independência de sua Indústria de Assessoria que ele alçou grandes voos, conquistou grandes clientes, abriu até mesmo um escritório em São Paulo, fazendo coberturas de eventos de moda internacional. Garantiu também a criação da revista Seven, uma das melhores publicações de moda e comportamento feita no Ceará nos últimos tempos. É muito triste escrever palavras de despedida desse grande profissional e amigo, sempre tão presente e atuante. Às vezes penso: tanta gente ruim resiste há tanto tempo, que parece que Deus leva os bons sempre antes. Fica aquela imagem do homem íntegro, honesto, sincero que sempre nos cativou.

Nenhum comentário: