quarta-feira, 8 de abril de 2009

CINEMA



Cinema 3D no Ceará

Complexo de Cinemas do Via Sul foi aberto na quinta

Desde o dia 30 de abril, a primeira sala de tecnologia 3D do Ceará está aberta ao público no Complexo de Cinemas Via Sul Shopping. No dia 29 de abril, o espaço, que é inédito no Ceará, foi apresentado à imprensa durante coquetel de inauguração. O complexo possui, no total, seis salas em formato stadium – localizadas no 4º. Piso do Shopping, com capacidade para 1388 poltronas numeradas e bandeira da Centerplex Cinemas.
Segundo Sérgio Gomes, um dos empreendedores do shopping e presidente da North Empreendimentos, o Via Sul, foi concebido como centro integrado de compras e, principalmente, de lazer e entretenimento. “Lançar o primeiro cinema 3D do Estado marca nossa história e traz, para nossos espectadores, a possibilidade de assistir aos longas-metragens com a qualidade de projeção seis vezes maior que as convencionais. Fortaleza se consolida, de vez, no mercado cinematográfico do Brasil”, observa Sérgio Gomes. O empresário Luís Cidrão, também empreendedor do Via Sul, comenta que o Complexo de Cinemas “agrega valor ao empreendimento, na medida que funcionará como um atrativo a mais para o Shopping”. A partir do dia 30 de abril, os primeiros filmes a serem exibidos na sala 3D serão “Monstros Vs. Alienígenas” e “Dia dos Namorados Macabro”. A sala tem 306 lugares numerados.
Durante uma projeção 3D (ou Dolby 3D Digital Cinema® tecnologia aplicada na sala especial 3D do Via Sul Shopping), as imagens do longa-metragem “saltam” da tela. Para isso acontecer durante a produção do filme, as imagens são captadas por duas câmeras, colocadas lado a lado, na perspectiva, como se fossem as retinas direita e esquerda do olho humano. Editadas e reunidas no filme, o projetor exibe as imagens de modo alternado, sincronizando numa frequência de 144 quadros por segundo – quando o normal é de 24 quadros. A alternância “supersônica” transmite a sensação de profundidade, com uma precisão difícil de alcançar em película comum. As imagens são, então, projetadas em uma tela especial.
“A tecnologia Dolby 3D elimina as limitações anteriores do cinema tradicional, garantindo uma experiência visual de qualidade desconhecida até agora”, diz Márcio Eli, diretor da Centerplex Cinemas. Ao entrar na sala, o espectador recebe um par de óculos Dobly 3D Digital Cinema ® de alto rendimento, sem conexões ou baterias. Devido à nova tecnologia, o público recebe as imagens digitais ao mesmo tempo: uma através do olho esquerdo e outra através do olho direito. Segundo Márcio Eli, “as duas imagens são projetadas de forma ligeiramente separada e é o cérebro que, graças aos óculos, as une, criando a terceira dimensão”, explica.
De acordo com o Complexo de Cinemas Via Sul, há diversos filmes em 3D previstos para estrear até o final de 2009, incluindo “Tintim”, “Avatar” e “A Era do Gelo 3”. Além dos inéditos, também ganharão versão 3D blockbusters como “O Senhor dos Anéis” e “Titanic”. Com 2.300 m2 de área total, todas as salas são equipadas com o sistema de som Dolby Digital CP 650 bi-amplificadas – considerado como o que existe de melhor no mercado mundial. Além do som, as salas contam ainda com 2 projetores Chrystie, onde a lâmpada de projeção é de 4.000 w, além de 4 projetores Vitória 8, que utilizam lâmpada de projeção de 3.000 w – “o que causa um impacto muito maior na qualidade da imagem na tela”, afirma Roberta Facó, gerente de Marketing do Via Sul Shopping.
Uma outra novidade é que todas as poltronas nas salas são numeradas. O público poderá comprar seu ingresso na bilheteria do Complexo; nos totens de atendimento, espalhados pelo shopping; e, futuramente, pela internet. Todas as opções têm a facilidade de escolha do assento.
A Centerplex foi fundada em 1981, pelo atual presidente da empresa e do Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado de São Paulo (SEECESP), Eli Jorge Lins de Lima. É uma das 15 maiores exibidoras cinematográficas do Brasil, com 30 salas – já incluindo as seis do Complexo de Cinemas Via Sul – distribuídas em 10 cidades, nos estados do Ceará, São Paulo e Minas Gerais.
A Agência Nacional de Cinema (Ancine) informa que o Brasil tem hoje 35 salas equipadas com projetores 3D. Até o lançamento mundial do filme "A Era do Gelo 3" em 3D, previsto para 1º de julho de 2009, esse número deve chegar a 100 salas.


De volta às origens

O 11º filme da saga "Star Trek" retoma a juventude de Kirk e Spock.

Com Anton Yelchin, Chris Pine, Simon Pegg, Karl Urban, John Cho e Zoe Saldana


A Guerra Fria terminou. A era Bush também. Mas a
"Jornada nas Estrelas" continua no espaço. O 11º filme da saga "Star Trek" chega aos cinemas brasileiros no dia 8 de maio, retomando os personagens originais da série televisiva -o célebre capitão Kirk e seu companheiro Spock- com elenco renovado por alguns novos rostinhos de Hollywood: Chris Pine e Zachary Quinto (o Sylar de "Heroes").
Como se manter fiel à saga, respeitar os fanáticos incondicionais (trekkers ou trekkies) e ainda criar algo com cheiro de novo e que agradasse especialmente à nova geração? Tentando resolver essa equação, os produtores, o diretor J.J. Abrams (um dos criadores de "Lost") e a equipe técnica revisitaram à exaustão a série: cenários, figurinos, efeitos sonoros, detalhes. A ideia central: recriar, mas sem desfigurar.
"Não é um trabalho simples. Pessoas da minha geração têm um julgamento sobre "Star Trek", seja ele bom ou ruim. Acho que os jovens estão mais abertos para algo novo", disse Abrams durante uma rodada de entrevistas em Paris.
"A ideia foi pegar o que Gene Roddenberry [autor da série original] criou e fazer um desenvolvimento para a atualidade. Se mantivéssemos, por exemplo, o look da nave idêntico a como era nos anos 60 ficaria ridículo."
O enredo do novo filme gira em torno das origens dos personagens clássicos: a infância e adolescência de Kirk e Spock, o modo como se conheceram e sua primeira missão espacial juntos. Enquanto o primeiro é um adolescente impulsivo à James Dean, o segundo -filho de pai Vulcano e mãe humana- é um jovem dividido entre suas duas heranças: a lógica pura e a instabilidade das emoções.
De personalidades opostas, eles são obrigados a trabalhar juntos para vencer o capitão Nero (Eric Bana), um vilão novo no universo Trek. Paralelamente, Spock desenvolve um romance com Uhura (Zoe Saldana), em meio a teletransportes e explosões espaciais.
Nem o diretor nem os atores eram originalmente fãs de "Star Trek". Zachary Quinto achava que "a série original não era suficientemente dinâmica". Zoe Saldana também. "Eu não via "Star Trek". Mas ouvia a música vindo da sala. Minha avó e minha mãe assistiam...", disse a atriz.
"Em "O Terminal" eu interpretava uma trekkie e não tinha ideia do que fosse. Perguntei "o que é um trekkie?", e todos riram da minha cara, dizendo que eu era muito jovem", disse. Se o filme for bem recebido, dois novos "Star Trek" devem ser produzidos na sequência. Os dois atores principais assinaram um contrato engajando-se numa possível continuação com J.J. Abrams. Mas o diretor espera antes de fazer planos. "É como quando acabo de almoçar e minha mãe me pergunta: "Querido, o que você vai querer jantar?'" Mas se as pessoas gostarem do filme e quiserem mais, os mesmos roteiristas vão escreve-lo, já está decidido. Mas ainda não temos o argumento nem as ideias."



'Anjos da Noite-A Rebelião' mantém suspense da franquia

Iniciada em 2003, a franquia criada pelo diretor e roteirista Len Wiseman ganha uma nova seqüência com a estréia de Anjos da Noite - A Rebelião. Neste episódio, em vez de retratar as aventuras da vigorosa vampira Selene (Kate Beckinsale, de O Aviador), o filme volta alguns séculos para contar o começo da milenar batalha entre vampiros e lobisomens.

Nesta produção, Wiseman mostra o nascimento do personagem Lucien (Michael Sheen, de Frost/Nixon), o líder dos lobisomens. Único de sua raça, com a capacidade de se transformar quando quer, ele passa a ser escravo da classe dos vampiros, comandados por Viktor (Bill Nighy, de Simplesmente Amor).

Resignado com sua própria sorte, Lucien protege o clã, mesmo que para isso tenha que matar seres de sua própria raça. Tudo isso até se apaixonar pela filha de Viktor, Sonja (Rhona Mitra, de O Atirador), o que provoca uma guerra entre as espécies.

Toda essa história já havia sido contada em flashbacks no primeiro episódio de Anjos da Noite (2003). Afinal, será devido a esse imbróglio que, séculos mais tarde, Selene enfrentará não apenas Lucien, como também seu protetor Viktor, cujo desfecho só será descoberto em Anjos a Noite - A Evolução (2006).

Como são filmes complementares, é inegável a necessidade de assistir às duas produções anteriores para compreender este Anjos da Noite - A Rebelião. Se o espectador não conhecer de antemão os personagens, o interesse no filme não se sustenta.

Inspirado em videogames e RPGs (Role Playing Games), Wiseman criou um universo de lendas, profecias e personagens tão intrincado que é preciso lembrar das referências espalhadas pela franquia. Esse é um trunfo e também a maldição da série.

Apesar de passar o bastão da direção do filme para o francês Patrick Tatopoulos, conhecido por seu trabalho em efeitos especiais em filmes como Eu Robô (2004) e Silent Hill (2006), Wiseman manteve sua participação na concepção da história. Isso conferiu à produção um direcionamento afinado com o que acontecerá séculos depois.

Embora seja o menor da trilogia, Anjos da Noite - A Rebelião manteve a competência técnica da franquia, com boas cenas de ação e efeitos especiais bem definidos. No entanto, como nos outros filmes, também peca na exacerbada ambição de criar a mitologia, sem unir essa vontade a um eficiente ritmo narrativo.



'Evocando Espíritos' aposta em uma casa assombrada


Casas mal-assombradas são algumas das principais fontes para roteiros de filmes de terror. O gênero está repleto de produções em que os personagens passam por um verdadeiro calvário ao enfrentar toda a sorte de aparições demoníacas, como em Terror em Amityville (de 1979) e Poltergeist (1982), para falar apenas dos mais famosos.

A inspiração repete-se em Evocando Espíritos, estreando em circuito nacional, que se baseia numa história supostamente verdadeira, ocorrida na cidade de Southington, em Connecticut (EUA), relatada pela família Snedeker. Tudo começa quando a família, que no filme se chama Campbell, vai morar numa casa que, anos antes, foi sede de uma funerária.

A despeito de crendices, e pelo baixo custo do aluguel (como todas as casas infestadas por fantasmas), a família decide ficar no local.

Logo ao chegar, o jovem Matt (Kyle Gallner) começa a sentir as estranhas presenças na casa. O adolescente está em meio a um tratamento experimental contra câncer, que pode colateralmente produzir alucinações.

Por isso, ele não conta a sua mãe Sara (Virginia Madsen, de Número 23) nada sobre o que vê.

Aos poucos, o espectador começa a perceber que os antigos donos da funerária faziam mais do que preparar os mortos para o enterro. As visões de Matt passam a ser os últimos dias do jovem Jonah (Erik J. Berg), que participava das mais assustadoras práticas de satanismo realizadas dentro da casa.

Com um bom elenco, Evocando Espíritos equilibra-se bem entre o drama familiar e o terror. O filme perde, porém, em seu desfecho exagerado e confuso.

Esperava-se mais do roteirista Adam Simon, diretor de The American Nightmare (2000), documentário que analisa como os filmes de terror das décadas de 1960 e 1970 se refletiram na sociedade americana.

Para quem quiser conhecer o verdadeiro relato sobre a família Snedeker, além de documentários de TV, pode procurar o livro In A Dark Place: The Story of a True Haunting (1992, sem tradução para o português), de Ray Garton. Em tempo: o próprio autor nunca acreditou na história.




ESTREIA DE "UM ATO DE LIBERDADE" É ADIADA

Longa-metragem protagonizado por Daniel Graig estreia dia 08 de maio. Confira na relação abaixo, as datas dos próximos lançamentos da Imagem Filmes nos cinemas:

Abril

17/04 - Evocando Espíritos (The Haunting in Connecticut)

17/04 - Sinédoque, Nova York (Synecdoche, New York)



Maio

01/05 - Recém-Chegada (New in Town)

08/05 - Um Ato de Liberdade (Defiance)

08/05 - Cinzas do Tempo - Redux (Ashes of Time Redux)

15/05 - Donkey Xote (Donkey Xote)

22/05 - Budapeste (Budapest)

29/05 - Efeito Borboleta 3: Revelação (Butterfly Effect: Revelation)



Junho

12/06 - My Life in Ruins*

19/06 - Tinha Que Ser Você (Last Chance Harvey)

26/06 - Jean Charles (Jean Charles)

Nenhum comentário: