quarta-feira, 8 de abril de 2009

CINEMA CEARÁ

Vila das Artes lança dia 30 o média-metragem “Fortalezas”

Vídeo coletivo foi produzido por 12 pessoas e tem o objetivo de incentivar a produção de obras audiovisuais que revelem o cotidiano urbano. Projeto integra as comemorações de aniversário da cidade. Grátis.

12 olhares. 12 histórias urbanas. Assim as “Fortalezas” da Cidade viram histórias imagéticas no vídeo coletivo que a Vila das Artes lança no dia 30 de abril, para comemorar o aniversário de 283 anos de Fortaleza. O projeto audiovisual selecionou 11 pessoas – realizadores ou não do audiovisual - através de um edital público e convidou o professor de comunicação da Faculdade Católica do Ceará, Ricardo Salmito para fazer o décimo segundo vídeo.

O média - metragem traz histórias de personagens e lugares cujas singularidades se configuram em formas criativas de reinvenção da vida, do cotidiano e da cidade. Personagens que se destacam pelo potencial inventivo e transformador, expressando na própria vida o sentido da palavra "Fortaleza".

O projeto audiovisual é o segundo da série - em 2008 a Vila lançou Fortaleza 24h, um recorte do dia em 24 minutos – e apresenta um formato inédito e criativo de (re)apresentar, em imagens, a percepção do próprio cidadão e sua relação com a cidade. No vídeo cidades sobrespostas, histórias que se cruzam, percorrem o passado e o presente formando uma colcha de retalhos que vai construindo a memória da Cidade, sua gente e seus símbolos.

E as histórias são muitas: “Seu Vavá e sua paixão pela sétima arte”, é um curta sobre o legendário senhor Raimundo Carneiro de Araújo que dedica sua vida ao antigo Cine Nazaré, roteiro escrito por Iasminda Barbosa de Matos. Também compõem o vídeo “Dona Creuza ... São Sebastião”, de Marcelo Brasileiro, que reflete sobre a mais antiga funcionária do Mercado. “Até onze e meia”, roteiro de Raimundo Régis Negreiros de Andrade Filho, mostra fatos marcantes da vida de Dona Miriam, zeladora do cemitério São João Batista por 40 anos. “Entre Trânsitos (Retorno a um lugar)”, de Leonardo Ferreira, traz as relações e as tribos que se encontram na Praça Portugal, no bairro Aldeota. O Serviluz, um bairro localizado na esquina leste de Fortaleza, vem representado em “Ibiora”, de Pedro Paulo Fernandes Araújo.“Calçadas”, de Beatriz Jucá Pinheiro é um convite a reflexão sobre o sentido da palavra Fortaleza para diferentes classes sociais. Em “Um Lord Abandonado com cinco famílias de um minuto cada”, Tiago Pedro de Araújo Pereira aborda uma época em que o centro da cidade era palco de transformações e remete o presente ao passado, com as histórias dos atuais moradores do Edifício Philomeno Gomes. Daniele Amaral Lima traz em seu“Titãs”o dia a dia da comunidade do Titãozinho, na Praia do Futuro. “Comunidade Sabiaguaba”, proposta de Ítalo Rodrigues Sousa, também aborda a reinvenção da vida desta comunidade instalada no bairro Sabiaguaba. Em “Alcides”, José Ribamar Coelho Neto aborda a vida do poeta José Alcides Pinto. E “Um Tal Bob Tal”, de José Meneleu Neto, faz um paralelo entre o tempo e uma partida de xadrez entre os lugares, o canteiro central da Avenida Lineu Machado, no João XXIII, onde encontra-se um Tal Bob Tal. Por fim “Carros”, de Ricardo Salmito, reflete sobre o trânsito na cidade.



O projeto audiovisual foi criado para comemorar o aniversário de Fortaleza, por iniciativa do Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, mantido em parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério da Cultura. O NPD Apóia e fomenta a atividade audiovisual local, através de ações de formação, qualificação técnica, difusão e acesso público a serviços de captação e edição. A intenção do projeto audiovisual é criar oportunidades de realizadores, amantes, curiosos e interessados produzirem e mostrarem, através de sua percepção, a cidade de Fortaleza.



O lançamento será na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro) às 19h, com entrada gratuita, e contará com a presença de todos os participantes do projeto.

A Vila das Artes é um equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza. Apóiam este projeto o Banco do Nordeste, o qual exibirá o vídeo em todos os centros culturais da instituição pelo Brasil, Acartes, Cine Ceará e UFC.


Serviço - Lançamento do média – metragem “Fortalezas”, dia 30 de abril, às 19h, na Vila das Artes, rua 24 de Maio, 1221, centro. Informações pelo telefone (85) 3252-144

Nenhum comentário: