quarta-feira, 8 de abril de 2009

EXPOSIÇÕES



Mestre do expressionismo

Obras de Iberê Camargo estarão no
Espaço Cultural Unifor sob novo olhar

Fortaleza volta a receber uma exposição do pintor Iberê Camargo (1914-1994). A mostra Iberê Camargo: uma Experiência da Pintura foi concebida especialmente para o Espaço Cultural Unifor, da Universidade de Fortaleza, por meio de uma parceria entre a Fundação Edson Queiroz e a Fundação Iberê Camargo. São 67 obras do pintor nascido no Rio Grande do Sul, entre pinturas, desenhos, guaches e gravuras. Com abertura marcada para hoje, 30 de abril, às 20h, a exibição permanece em cartaz até 2 de agosto. Esta não é a primeira vez que a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, expõe trabalhos do mestre do expressionismo. Em 1994, a instituição apresentou uma mostra de desenhos e gravuras do artista.
A curadora Virginia Aita – pesquisadora em estética, doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com cursos de Arte e Teoria pelo Barnard College da Universidade de Columbia, em Nova York – imprime um olhar inédito sobre o conjunto da obra de Iberê. Ao tomar da fenomenologia o conceito de “experiência”, Virginia quer na verdade destacar a maneira visceral como Iberê experienciou a arte. No ateliê, o pintor inquieto reeditava na tela sua tumultuada busca existencial. Atirava-se a um fazer e refazer obsessivo. O público é convidado a testemunhar, em cada quadro, essa luta que ele empreendia à procura de uma verdade da pintura. Para isso, estão reunidas obras de importância ímpar na trajetória do pintor.
O visitante passeará por dois blocos principais, onde estão distribuídas 18 pinturas em tela, três pinturas sobre papel, 13 gravuras e 24 desenhos e guaches, do acervo da Fundação Iberê Camargo, além de nove obras do acervo da Fundação Edson Queiroz e do acervo particular. A primeira parte abrange das naturezas mortas às séries de carretéis, que, com o tempo, tornaram-se progressivamente abstratos.
A segunda parte foca na última fase de Iberê, marcada pela melancolia e por uma reflexão sobre o vazio existencial e a finitude. Informações: (85)3477-3319







Segue em cartaz a mostra Retratos de um mundo às avessas, do artista Carlito, no Sobrado Dr. José Lourenço


A mostra apresenta a última série de trabalhos de Carlito - uma coleção de auto-retratos e retratos pintados sob o sentimento da solidão e do desamparo. Apropriando-se de velhos materiais “inúteis”, como porta de geladeira, pára-brisa de automóveis, tampa de fogão e pedaços de aglomerado de madeira sucateados – o artista recicla os suportes de sua arte “indomável” . Em cartaz até 24 de maio.

Serviço:
Exposição Retratos de um mundo às avessa no Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 – Centro). Informações: 85-3101.8826/ 8827. Visitação aberta ao público de terça-feira a sexta-feira das 9h às 19h; Sábados das 10h às 19h e domingos das 10 às 14h. Entrada gratuita.





Xilogravura múltipla

Duas exposições reúnem 39 dos mais expressivos xilogravuristas do Brasil e da Argentina
Arte e técnica de fazer gravuras em relevo sobre madeira, a Xilogravura, é tema de duas exposições coletivas simultâneas que foram abertas dia 31 de março, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108). Juntas, as duas mostras exibirão obras de 37 xilogravuristas de sete estados brasileiros (Ceará, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul), um grupo de artistas paulistas (Espaço Coringa) e um argentino (Nicolás Robbio). Gratuitas ao público, as duas exposições ficarão em cartaz no CCBNB-Fortaleza até o próximo dia 3 de maio (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; domingo, de 10h às 18h).
Intitulada “Entre a Xilo e o Múltiplo: Clube de Colecionadores de Gravura do MAM”, a primeira exposição resulta de parceria entre o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e o Centro Cultural Banco do Nordeste. Com curadoria de Cauê Alves, a exposição reunirá uma mostra representativa de gravuras realizadas por 29 dos mais importantes gravuristas do Brasil e da Argentina para o Clube de Colecionadores de Gravura do MAM. O objetivo da mostra é apresentar, de modo didático, com matrizes originais e textos explicativos, as técnicas tradicionais da gravura (xilogravura, litografia, gravura em metal e relevo), bem como trabalhos contemporâneos que ampliam a noção tradicional dessa técnica.
Por sua vez, a segunda exposição se denomina “Minha Vida na Xilogravura: Gravadores de Juazeiro”, e reunirá dez xilogravuristas cearenses, naturais de Juazeiro do Norte (região do Cariri, sul do Estado). Essa mostra apresentará gravuras que expressam as trajetórias desses dez artistas, porém mostrando temas diferentes das tradicionais imagens daquela região.
Da exposição “Entre a Xilo e o Múltiplo: Clube de Colecionadores de Gravura do MAM”, participam os seguintes 29 gravuristas: Antonio Dias (PB), Athos Bulcão (RJ/1918 – DF/2008), Cildo Meireles (RJ), Daniel Senise (RJ), Espaço Coringa (SP), Fábio Miguez (SP), Efrain Almeida (CE), Hélio Vinci (SP), Hércules Barsotti (SP), José Damasceno (SP), José Marcionilo Pereira Filho – Nilo (CE), Judith Lauand (SP), Karin Lambrecht (RS), Laura Vinci (SP), Mabe Bethônico (MG), Marepe (BA), Nelson Leirner (SP), Nicolás Robbio (Argentina), Nuno Ramos (SP), Paulo Bruscky (PE), Paulo Climachauska (SP), Regina Johas (SP), Rivane Neuenschwander (MG), Roberto Bethônico (MG), Rubem Grilo (MG), Sérgio Sister (SP), Valeska Soares (MG), Vânia Mignone (SP) e Waltércio Caldas (RJ).
Participam da exposição “Minha Vida na Xilogravura: Gravadores de Juazeiro” dez artistas caririenses, a saber: Abrahão Batista, Ailton Laurino, Cícero Lourenço, Cosmo Braz, Francorli, José Lourenço, Manoel, Naldo, Nilo e Stênio Diniz. Todos esses dez xilogravuristas estarão presentes à abertura da mostra no CCBNB-Fortaleza.



Exposição in corporeo - Gratuita

De 01 a 17 de abril – das 9h as 18h - Exposição “in corporeo”, no Museu de Arte Universitária, da Universidade Federal do Ceará (Mauc-UFC)

Paralela e integrada ao I Encontro Internacional de Imagem Contemporânea, que acontece de 12 a 17 de abril no Theatro José de Alencar, a exposição in corporeo reúne trabalhos de Alexandre Veras, Marina de Botas, Eduardo Escarpinelle, João Vilnei, Isabel Nogueira, Karim Aïnouz, Marcelo Gomes, Solon Ribeiro, Beatriz Furtado, Edmilson Jr., Jussara Correia, Waléria Américo, Wilson Neto e Yuri Firmeza, com mostra paralela dos fotógrafos Silas de Paula, Francesca Nocivelli e Tiago Santana. A curadoria é de Mariana Smith e Wellington Jr.

* MAUC (Av. da Universidade, 2854, Benfica)


* Visitas até 17/04, das 9h às 18h, no MAUC. Gratuito

Nenhum comentário: