quarta-feira, 8 de abril de 2009

LITERATURA

DIA 30 tem festa de Reinauguração da Biblioteca Municipal Dolor Barreira

Reinauguração da Biblioteca Municipal Dolor Barreira, após reforma e ampliação, com novo acervo e programação comemorativa. De 17h às 20h, culminando com show do grupo Quinteto Agreste. Av. da Universidade, 2572 – Benfica.

Exibição do vídeo coletivo Fortalezas, resultado do edital homônimo lançado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, na Vila das Artes, às 19h. Rua 24 de maio, 1221 – Centro.




23 de abril – Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral

Criado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) em 1995, o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é comemorado em 23 de Abril.

A idéia de celebrar este dia surgiu na Catalunha para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov.

A celebração procura também valorizar as múltiplas dimensões do livro: criativa, industrial, normativa, política, nacional e internacional.

Outra explicação para a escolha da data é a de que o dia 23/04 também é dia de São Jorge, evocando uma tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro.

O direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do patrimônio e dos valores culturais.

No Brasil, os direitos autorais de escritores, professores, editores e artistas são protegidos pela Lei 9.610/1998, que disciplina a utilização das obras por terceiros e estabelece o domínio público após 70 anos da morte do autor.




CLIQUE NA FOTO E CONFIRA OS LIVROS MAIS VENDIDOS NO BRASIL



Oficinas literárias integram programação do Aniversário da Cidade

Os mini-cursos acontecerão na Biblioteca Central Dolor Barreira, que será reinaugurada no próximo dia 30

A Biblioteca Central Dolor Barreira, que será reinagurada oficialmente dia 30 de abril dentro das comemorações dos 283 anos de Fortaleza, vai abrigar diversas oficinas literárias ao longo do mês. Promovidos pelo Núcleo de Literatura da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e pela Rede de Bibliotecas Públicas Municipais, os mini-cursos são voltados para os integrantes da Rede e pessoas ligadas profissional ou afetivamente ao Livro e à Leitura na Cidade.

A primeira oficina agendada é a de Cadernos Artesanais, com a professora Luciane Goldberg. O mini-curso oferece quatro turmas, sendo duas iniciadas no dia 7 e duas, no dia 14, e vai ensinar a confecção de cadernos feitos manualmente e com materiais diversos, como papéis guardados, cola, linhas e fitas.

A facilitadora explica que ao costurar páginas com vistas à feitura de um caderno, é possível iniciar um projeto pessoal de inventariar e contar ou guardar um pouco da própria história. Mas Luciane adianta que um caderno pode ter variados fins: “um presente construído especialmente para alguém querido, ou mesmo, quem sabe, uma fonte de renda. Aprender a fazer um caderno artesanal significa encontrar a chave para um universo repleto de novas possibilidades, que dependerão da criatividade e do espírito aventureiro de cada um”.

Luciane Goldberg é arte-educadora, artista gráfica e educadora ambiental. Possui Licenciatura Plena em Artes Plásticas e Mestrado em Educação Ambiental. Atua como tutora da Especialização em Educação Ambiental e Coordenadora de Pós-Graduação no SENAC e professora do curso de Especialização em Arte-educação na FA7. Atualmente, desenvolve o projeto "Os cadernos de campo e as representações sociais de crianças de periferia", no Centro Cultural do Bom Jardim.

A Biblioteca - A Biblioteca Dolor Barreira funciona como um espaço sócio-cultural que amplia as experiências de aprendizagem, formando leitores cidadãos e tendo como propósito facilitar a acessibilidade às informações nos aspectos cultural, educacional, artístico, utilitário e tecnológico.

Ciente de sua importância enquanto instrumento de democratização do saber e centro gerador de cultura, a Prefeitura Municipal de Fortaleza investiu na reforma de seu espaço físico e ampliação do acervo, que hoje soma mais de 15 mil obras catalogadas nas mais diversas áreas do conhecimento, como artes, literatura universal, literatura brasileira e infantil, sociologia, história geral, história do Ceará, filosofia, educação, Obras Raras, em Braille.

No próximo dia 30, das 17h às 20h, a reinauguração da Biblioteca é um dos presentes oferecidos a Fortaleza na esteira das comemorações de seus 283 anos. Em pauta, a assinatura oficial de recebimento do acervo de Geraldo Nobre, formado por mais de 5.000 títulos e objetos pessoais do historiador, e da parceria com o projeto Agentes de Leitura, do Governo do Estado. Encerrando a solenidade, show com o Quinteto Agreste.

Serviço
As inscrições para a oficina de Cadernos Artesanais devem ser enviadas somente através do e-mail da Biblioteca Dolor Barreira: bibliotecadolor@yahoo.com.br. Informações: 3105.1299.
>> Turmas:
Iniciando dia 7 de abril: das 14h às 17h e das 18h às 21h.
Iniciando dia 14 de abril: das 14h às 17h e das 18h às 21h.

Nenhum comentário: