quarta-feira, 8 de abril de 2009

CIÊNCIA - COMPORTAMENTO - ESOTERISMO


Signos Egípcios

Confira na tabela abaixo qual deus egípcio corresponde ao dia de seu aniversário. Veja quais as influências positivas e negativas dos deuses sobre sua personalidade.



Deusa Bastet............. ...16 de janeiro a 15 de fevereiro
Deusa Tauret ............ ...16 de fevereiro a 15 de março
Deusa Sekhmet............. ...16 de março a 15 de abril
Deus Ptah............ ...16 de abril a 15 de maio
Deus Thoth............ ....16 de maio a 15 de junho
Deusa Ísis............ ...16 de junho a 15 de julho
Deus Rá............ ...16 de julho a 15 de agosto
Deusa Neit............ ...16 de agosto a 15 de setembro
Deusa Maat............. ...16 de setembro a 15 de outubro
Deus Osíris............ ...16 de outubro a 15 de novembro
Deusa Hátor............. ...16 de novembro a 15 de dezembro
Deus Anúbis............ ...16 de dezembro a 15 de janeiro


Deusa Bastet
(de 16 de janeiro a 15 de fevereiro)
Representa o poder benéfico dos raios do sol; é uma das esposas de Rá, divindade dos gatos selvagens, com muita agilidade e vigor. As pessoas que nasceram sob sua proteção são bondosas, humanitárias, leais e muito cordiais e gostam de trabalhar em favor dos mais fracos. São independentes como os gatos, gostam de carinho, mas se mantêm muito distantes; são geralmente alegres e divertidos, gostam de brincar e têm aptidão para a carreira artística. Devem controlar a rebeldia.

Deusa Tauret
(de 16 de fevereiro a 15 de março)
A deusa da felicidade, protetora das mulheres grávidas, do nascimento, do renascimento no reino dos mortos, o Duad. As pessoas que nasceram sob sua proteção têm grande sensibilidade e intuição, tendência para assuntos místicos, esotéricos, astrológicos ou mágicos. Elas têm enorme bondade e capacidade de entendimento; possuem um olhar profundo e doce. As pessoas devem desenvolver essa capacidade inata em prol do bem ao próximo, mas devem evitar desperdício de energia.

Deusa Sekhmet
(de 16 de março a 15 de abril)
A poderosa deusa da força e da guerra, encarregada de destruir os inimigos de Rá e do faraó, é considerada o olho do sol. As pessoas nascidas sob sua proteção têm consciência da própria força, da grande vitalidade e potência física; são igualmente portadoras de grande magnetismo, com senso de organização e muita energia, aventureiras ou inovadoras. É necessário ter cuidado com os excessos, com os impulsos descontrolados, para não destruírem o que está a sua volta . Só encontram o equilíbrio com o casamento. A energia e a força devem ser usadas para construir o bem próprio e dos outros.

Deus Ptah
( de 16 de abril a 15 de maio)
O grande deus da fertilidade masculina, criador de tudo que existe. Ele representa as forças criadoras espirituais, sendo considerado o Grande Construtor ou Divino Artesão, protetor das belas-artes e dos artistas. As pessoas que nasceram sob sua proteção têm firmeza de temperamento, paciência, perseverança, um grande talento para as artes e tudo que se relaciona à construção de objetos. Para alcançar a felicidade devem canalizar todas as virtudes para a realização de coisas que tenham valor espiritual e despertem sentimentos de beleza e harmonia; caso contrário, correm o risco de se transformarem em pessoas que vivem em constante insatisfação e não se realizam. No amor, encontrarão a felicidade quando conseguirem satisfazer sua exigente capacidade sexual.

Deus Toth
(de 16 de maio a 15 de junho)
É uma divindade auto-concebida, que apareceu no mundo sobre uma flor de lótus, no amanhecer dos tempos. É um dos deuses primordiais. É o senhor das palavras, criador da fala e da escrita, deus do tempo e das medidas, criador de todas as ciências, portador das forças civilizadoras. É representado como um homem com cabeça de Íbis, a ave sagrada. Por ter recuperado o olho de Rá, que tinha fugido para Núbia na forma de Tefnut, como prêmio o deus Rá deu a Toth a Lua, e o transformou no deus do disco branco, governador das estrelas; também foi advogado do deus assassinado, Osíris, e de seu filho Hórus. As pessoas nascidas sob sua proteção têm grande capacidade de comunicação e uma inteligência rápida e penetrante. Seus protegidos têm uma natureza dupla, nervosa e inconstante, são muito ativos, sempre inventando coisas para fazer ou dizer. Embora sensíveis como a flor de lótus, no amor eles são frios como a lua e inconstantes como as aves, voando de galho em galho.

Deusa Ísis
(de 16 de junho a 15 de julho)
Irmã e mulher de Osíris, tinha grandes poderes mágicos. Entre outras coisas, era a protetora das crianças, o que a tornava mais popular. As pessoas nascidas sob sua proteção têm grande sensibilidade e poderosa imaginação, forte instinto materno ou paterno; estão sempre prontas para socorrer os necessitados, são fiéis no amor e compreensivas em relações aos outros. Gostam da vida doméstica, são muito sentimentais, fracas para entender os aborrecimentos, gentis, têm um latente mau humor quando as coisas não são como o esperado, tornando-se fechadas e antipáticas. De natureza tímida e introvertida, sua candura natural e sua ingenuidade lhe renderam, tanto da vida quanto dos outros, alguns bons tombos e decepções, o que o fez com que se tornasse desconfiado e um tanto arredio, como que para se proteger. Às vezes, é uma presa fácil de um complexo de inferioridade. Mas se sobressai quando se trata de julgar, colocar as coisas em seus devidos lugares, separar o joio do trigo. Sua melhor qualidade, sem dúvida, é o discernimento. É naturalmente dotado para todas as profissões que exijam precisão e habilidade manual, sabe se filiar à disciplina, trabalhando bem em administrações. Profissão médica ou paramédica são indicadas.

Deus Rá
(de 16 de julho a 15 de agosto)
Deus Rá, o sol, é a principal divindade dos egípcios. As características deste deus são poder, força e criatividade.
As pessoas que nasceram sob sua proteção são extrovertidas, cheias de energia e ótimos líderes. Gostam de enfrentar situações difíceis e de superá-las. Seu ponto fraco é não saber perder. Elas se consideram como o sol, o centro do universo, que tudo gira à sua volta. Se contrariadas, ficam deprimidas.

Deusa Neit
(de 16 de agosto a 15 de setembro)
É a antiga deusa da caça, seu animal sagrado era o cão. Neit era chamada "a que abre os caminhos". As características desta deusa são sua grande capacidade de análise, paciência e senso de organização. As pessoas nascidas sob a sua proteção são muito práticas, cuidadosas e reparam nos mínimos detalhes, porque estão sempre atentas a tudo o que acontece. Sabendo usar as suas qualidades positivamente, alcançam o que consideram a sua maior felicidade, segurança e serenidade, mas sempre correm o risco de perder o equilíbrio por não saberem dar o justo valor a cada coisa.

Deusa Maat
(de 16 de setembro a 15 de outubro)
Filha de Rá, é a deusa da justiça, da verdade e do senso da realidade. No mundo dos deuses, ela ocupa um lugar muito importante. Sem Maat, a criação divina (a Terra e seus habitantes) não poderia existir, pois tudo se afundaria no caos inicial. As características desta deusa são capacidade de observação, senso de justiça e sabedoria para criar harmonia à sua volta. As pessoas nascidas sob sua proteção têm um temperamento simpático e afável, além de um grande senso estético. Usando as suas qualidades positivamente, tornam-se famosas e muito queridas. Em geral, essas pessoas têm problemas em fazer escolhas e precisam sempre da opinião dos outros. Para terem sucesso, no entanto, é necessário aprenderem a fazer suas próprias escolhas.

Deus Osíris
(de 16 de outubro a 15 de novembro)
É o deus mais importante. De acordo com a lenda, ele era o Rei dos deuses. O faraó que, junto com sua irmã e esposa Ísis, governava com justiça, mas era invejado por seu irmão Set que o assassinou por ciúme. As pessoas nascidas sob sua proteção também têm a proteção de Ísis; se caracterizam por terem emoções e sentimentos muito intensos além de terem uma persistência incomum. Possuem uma enorme energia e resistem a todas as adversidades, dispostos sempre a lutar por aquilo em que acreditam. São também vítimas da influência de Set; por isso são extremamente ciumentos e, quando não se encontram, vivem desconfiados de todos. Para ajudá-los, Osíris deu-lhes o dom da intuição que, bem empregado, os livrará das situações perigosas.

Deusa Hátor
(de 16 de novembro a 15 de dezembro)
É a deusa dos céus, a grande sacerdotisa do panteão egípcio, deusa da música e da dança, protetora dos prazeres e do amor, da vaidade feminina e da alegria. As pessoas que nasceram sob sua proteção possuem muita sensualidade e uma grande capacidade de amar; a permanente jovialidade, a alegria, o riso são constantes. Estas pessoas são quase sempre felizes, mas basta um pequeno problema para que se sintam desgraçados.

Deus Anúbis
(de 16 de dezembro a 15 de janeiro)
O deus com cabeça de chacal, o guia dos mortos, o mediador entre o céu e a Terra, temido pela sua frieza e severidade do seu juízo. As pessoas que nasceram sob sua proteção têm grande força de vontade, paciência e inteligência aguda. Essas pessoas sabem conduzir o seu destino, tornando-se pessoas de sucesso em qualquer setor, porém este demora a chegar, porque Anúbis é o senhor do tempo e retarda as conquistas. Embora sejam fiéis, têm excesso de ambição e exagerado orgulho que, às vezes, os torna egocêntricos e pouco modestos.




Dia das mães: para não errar no presente

Numerologia dá dicas para o presente ideal

Jóias, livros, roupas, eletrodomésticos, a dúvida é sempre a mesma: qual presente agrada mais a mamãe ou combina melhor com sua personalidade? Pensando nisso, o escritor e espiritualista André Mantovanni levantou algumas dicas que podem ajudar os filhos na hora da escolha.



Segundo Mantovanni, todos os números emanam vibrações que influenciam diretamente nossas vidas, ajudando a compreender quem somos e o que devemos aprender sobre o destino. “Um nome nunca é escolhido ao acaso, ele traz em si energias que regem a vida desde o momento em que nascemos até o dia que desencarnarmos” explica André.



A data de nascimento indica o Caminho de Vida, ou seja, nos revela muito sobre a personalidade e lições importantes. É a partir dela que iniciaremos a busca pelo presente mais indicado à personalidade de cada mãe.



Para descobrir qual o número corresponde ao nome da mãe, basta fazer a soma simples da seguinte maneira:



Exemplo:

Data de nascimento: 12/01/1949

12 + 01 + 23 (soma dos quatro algarismos do ano de nascimento).

13+ 23 = 36

3 + 6 = 9



É importante somar a data em que realmente ela tenha nascido, caso haja divergências no registro de nascimento.

Somando todos os números e reduzindo-os aos números que estejam entre 1 e 9, chega-se ao resultado.

Depois, a tabela abaixo traz o significado de cada número:



Mãe com Caminho de Vida 1

São mães protetoras e possessivas.

Não gostam de dividir o amor dos filhos com ninguém, mas pode ter certeza que estes sempre poderão contar com ela em qualquer momento de suas vidas.

Essas mães fazem tudo para que os filhos sejam independentes, fortes e corajosos.

Por vezes, chegam a ser egoístas, autoritárias e teimosas e, principalmente não suportam desobediência.

Dê presentes que lhe tragam a sensação de serem únicas e algo que só elas possam usufruir ou terem para si.

Elas precisam se sentir unicamente exclusivas. Uma jóia ou bijuteria fina com design moderno ou roupas e sapatos daqueles que pouquíssimas pessoas possuem e ela ficará muito feliz.



Mãe com Caminho de Vida 2

Estas mães são maravilhosas, pois adoram cuidar dos filhos e estar sempre com eles por perto.

São flexíveis e alegres quando se relacionam, mantendo por toda a vida uma boa relação de companheirismo com seus filhos.

No domingo reúne a família, os filhos, os netos e sua casa será sempre um ponto de encontro. É receptiva e atenciosa, mas às vezes emocionalmente fragilizadas, impacientes, inibidas e indecisas.

Vão adorar ganhar um álbum de fotografias, um perfume levemente adocicado ou um bom almoço com seus filhos.



Mãe com Caminho de Vida 3

São mães dinâmicas que falam muito e adoram novidades.

São criativas, comunicativas, valorizam a beleza, a estética e ambientes requintados. Adoram elogios. São divertidas e otimistas, mas muito tagarelas, exageradas e ciumentas.

Elas têm uma mente aberta e adoram as inovações, acompanhando de perto o desenvolvimento dos filhos.

Com tudo isso, com certeza, ela irá gostar de ganhar um pacote de tratamento estético, uma cirurgia plástica, um dia de beleza nos melhores salões, uma caixa de maquiagem, uma jóia ou um bom perfume.



Mãe com Caminho de Vida 4

São mães trabalhadoras, sinceras, mas impacientes e um tanto inflexíveis.

Querem tudo na mais perfeita ordem e exigem isso dos filhos, pois acima de tudo procuram transmitir-lhes valores sólidos para prepará-los para serem adultos honestos e fortes.

Estão sempre presentes nos deveres escolares e serão comandantes de seus lares, impondo regras e limites sempre.

Vão adorar ganhar um relógio, uma roupa clássica ou uma bolsa elegante.



Mãe com Caminho de Vida 5

Estas mães adoram se comunicar, falam muito e o tempo todo.

São livres, independentes, versáteis e nada tradicionais. São desprendidas, curiosas e aventureiras o que as deixa ansiosas, inquietas, agitadas e impulsivas.

Mudanças não as abalam, por isso, não se preocupe em anunciar programas ou planos de última hora. Só tenha cuidado para não deixá-las nervosas, pois em “cinco” minutos elas podem ter reações inesperadas. Sempre vão motivar os filhos a viajarem, a serem livres e a criarem para si novas experiências.

Elas vão querer ganhar um celular de última geração, algo que lhes traga independência, uma roupa exuberante ou até mesmo uma viagem.



Mãe com Caminho de Vida 6

Estas mães buscam e defendem a harmonia no lar e sempre procuram colocar “panos quentes” nas desavenças familiares, procurando sempre a conciliação.

A principal preocupação delas é a família. Se tudo estiver bem nesse sentido, elas estarão sempre de ótimo humor.

Porém, sacrificam-se demais, pois ficam num excesso de preocupação e muita ansiedade.

São amadas pela família, pelos filhos, pelos amigos dos filhos e procuram estar sempre atentas na educação, no amor e no conforto deles, passando-lhes valores de responsabilidade e harmonia.

Se ganharem um porta-retrato com uma foto da família vão se sentir muito feliz. Também gostarão de receber flores, perfumes ou jóias delicadas, mas seu maior presente é poder ver sua família reunida num clima de amor e paz.



Mãe com Caminho de Vida 7

Estas são as mães delicadas e sensíveis, perfeccionistas e exigentes. São muito observadoras, incentivam os filhos à cultura, à intelectualidade e talvez a questões espirituais e valores de alma.

São educadoras natas, sinceras e espiritualistas, mas também críticas e muitas vezes confusa.

São mães muito meticulosas e cuidadosas com a higiene e a alimentação dos seus filhos e por isso, em alguns momentos, o perfeccionismo delas irritam os filhos.

Vão gostar de ganhar um livro ou CD de auto-ajuda, jóias ou bijuterias discretas ou passeios junto à natureza que lhes propiciem paz interior, pois adoram o silêncio e a calma.



Mãe com Caminho de Vida 8

Aqui não encontramos mulheres maternais e sim mulheres práticas, organizadas e objetivas.

Essas mães saberão conversar e aconselhar nos momentos difíceis, mas não espere grandes manifestações de amor: beijos e abraços não são o seu forte.

São empreendedoras, dinâmicas e farão tudo para que o filho seja um vencedor, investindo na educação, passando-lhes valores importantes quanto à vida.

São eficientes, confiáveis, mas muitas vezes intolerantes e frias.

Dificies de se agradar vão gostar de ganhar um jantar num restaurante chique, um bom vinho ou qualquer objeto de grife que lhes façam sentir-se poderosas e donas do mundo.



Mãe com Caminho de Vida 9

Muito gentis, amorosas, às vezes se mostrarão indecisas pois necessitam da atenção dos filhos para tomarem decisões importantes.

São generosas, compreensivas e muito intuitivas.

Estão sempre abertas para conversar e têm sabedoria nata para dar um bom conselho, um incentivo, um abraço como também para um belo puxão de orelhas.

Seu lema é fazer o bem e não ver a quem, porque o amor incondicional e a compaixão são seus pontos fortes, porém magoam-se com facilidade.

São muito compreensivas com os seus filhos e vivem os seus pequenos problemas com uma grande intensidade e preocupação, muitas vezes sendo dramáticas.

Elas gostarão muito de ganhar um presente que demonstre seu amor e gratidão por tudo que fazem pelos filhos, flores, livros sobre espiritualidade, uma roupa confortável ou um objeto decorativo que possa imprimir boas recordações de seus filhos.




ENTENDA MELHOR O QUE É A CLAUSTROFOBIA E SAIBA COMO IDENTIFICÁ-LA CORRETAMENTE


Medo de lugares fechados, abertos, multidão, escuro, altura, entre outras fobias, são reações normais que servem para qualquer ser racional distinguir o que é perigoso ou não. O exagero, porém, pode ser um distúbio psiquico, mas a cura é possível.

Quem ainda não sentiu medo? Fobias, como outras doenças da mente, sempre existiram desde as épocas mais primitivas. Sem dúvida, o medo nos tempos pré-históricos era totalmente diferente. Já na atual sociedade moderna, tem gente que tem pavor de dentista, avião, montanha russa, altura, entre outros, que são reações psicossomáticas inerentes do organismo diante do perigo iminente, causando sudorese, pânico, o aumento da adrenalina, dos batimentos cardíacos etc.
Há muitas pessoas, contudo, que têm um medo muito exagerado diante de algumas situações do dia-a-dia, principalmente de locais fechados, como elevadores, trens ou aviões, por exemplo. A fobia também pode estar presente quando a pessoa se encontra cercada por uma multidão. A claustrofobia, todavia, não é uma doença, mas um sintoma, geralmente acompanhado de um distúrbio conhecido como agorafobia – o medo de estar em um lugar público lotado de pessoas, de onde o indivíduo não pode sair facilmente, caso se sinta mal.

“As fobias podem ser classificadas em dois grupos. No primeiro, encontram-se as fobias comuns, ou seja, aquelas cujos sinais são o medo excessivo de coisas que todos, numa certa medida, temem, como por exemplo, alguns tipos de animais, a escuridão, a morte, as doenças etc. No segundo, o medo está ligado, não a um objeto específico, mas sim a um certo ambiente, como é o caso das agorafobias. São fobias contingentes, de natureza contextual, ou seja, manifestam-se dentro de um contexto”.
Freud

Agorafobia X Claustrofobia
É muito comum haver confusões na comparação entre Agorafobia e Claustrofobia. Pensa-se que a primeira seria o medo de espaços abertos e, portanto, o contrário da segunda, o medo de espaços fechados. Agorafobia não é medo de espaços abertos como normalmente dizem, mas medo de lugares cuja fuga é embaraçosa ou difícil que, muitas vezes, pode ser um espaço amplo, como uma estação do metrô ou um estádio de futebol. “A confusão deve existir pelo fato de que espaços públicos são lugares amplos e geralmente abertos, mas não é o caso do metrô que é confinado. A afirmação de “que um é contrário do outro” não é verdadeira porque uma pessoa com fobia de elevador pode ter tanto uma Agorafobia como uma Claustrofobia”, explica a psicoterapeuta e diretora do Instituto de Psicoterapia Avançada, Maura de Albanesi.
Outra confusão pertinente é porque as crises acontecem, geralmente, em lugares fechados e também pelo fato de que os conceitos são muito semelhantes (Agorafobia – medo de lugares de difícil escape e Claustrofobia – medo de lugares fechados). Se a pessoa tem medo de elevador somente por ser um espaço confinado é uma Claustrofobia. Se, entretanto, o indivíduo tem medo de passar mal (o que não significa necessariamente estar preso na cabine) e não ser socorrido, caracteriza-se um medo antecipatório, típico da Agorafobia.
Normalmente, Claustrofobia precede situações que podem envolver o desencadeamento de uma crise de pânico. As sensações partem do nível psíquico e chegam ao físico. O ambiente parece se comprimir, o teto se aproximar, as paredes se contraírem, pernas e mãos tremem, o suor começa a escorrer e o coração mais parece uma bomba prestes a explodir. A boca fica seca, e todos os sintomas de um Transtorno de Pânico podem estar presentes. Esta angústia sem precedentes é muito comum e não faz distinção entre raça, sexo, idade ou classe social. Um medo sem razão invade a mente destas pessoas, que normalmente sofrem de uma ansiedade exacerbada.
Mesmo alguns segundos diante de um contexto claustrofóbico é suficiente para desencadear um complexo de sintomas nas vítimas deste transtorno. Elas passam a evitar estas situações, consideradas como de risco. É difícil avaliar quais as causas deste problema, pois elas podem ser múltiplas. Aqueles que sofrem de qualquer tipo de ansiedade têm uma tendência maior a apresentar este distúrbio, pois qualquer vivência de um trauma em um lugar fechado pode ser o estímulo inicial para desenvolver nestas pessoas este gênero de fobia. “Geralmente, estas pessoas se isolam e evitam locais que possam gerar contextos claustrofóbicos, pois se deixam dominar pelo medo, recolhendo-se a lugares nos quais se sentem mais seguros”, explica a psicoterapeuta.

Tratamento
É fundamental, assim, tratar este transtorno, para que ele não se agrave e evolua para outras doenças psíquicas. Neste sentido, é importante aliar a psicoterapia com antidepressivos. A psicoterapia tem como objetivo de reestruturar a mente, identificar os medos e trabalhar os aspectos irracionais de cada um deles. “A cura completa é, sim, algo bem real e possível. Tanto o claustrofóbico quanto seus familiares devem aprender a aceitar esta realidade. Só assim será possível eliminar de vez estes incômodos efeitos do cotidiano muitas vezes massacrante da nossa civilização. O autoconhecimento e a compreensão de si mesmo podem ajudar o paciente a se libertar desta e de outras fobias”, completa Maura.

Maura de Albanesi – é psicoterapeuta, pós-graduada em Psicoterapia Corporal, Terapia Artística, Psicoterapia Transpessoal e Formação Biográfica Antroposófica; Master Pratictioner em Neurolinguística; e mestranda em Psicologia e Religião pela PUC. Diretora do Instituto de Psicologia Avançada.
Site: http://www.mauradealbanesi.com.br

Nenhum comentário: