quarta-feira, 8 de abril de 2009

TELEVISÃO



Susana Vieira será mãe de Lady Kate no "Zorra Total"

Lady Kate e sua mãe, Joana, interpretadas por Katiúscia Canoro e Suzana Vieira, respectivamente

Susana Vieira será a convidada deste sábado (2) do humorístico "Zorra Total", onde interpretará Joana, a mãe de Lady Kate, personagem de Katiuscia Canoro. Mãe e filha se encontrarão em uma festa em homenagem ao Dia das Mães organizada pela alta sociedade.
Lady Kate e sua mãe, Joana, interpretadas pelas atrizes Katiuscia Canoro e Susana Vieira "Fiquei muito feliz quando soube que a Suzana queria fazer o programa. E gravar com ela, então, foi ótimo', afirma Katiuscia, completando que Suzana já chegou ao estúdio falando como a Lady Kate. Além da gravação do humorístico da Globo, a atriz ainda irá participar do espetáculo "Pout-PourRir", que também conta com Katiuscia no elenco. "Zorra Total" é transmitido pela Globo aos sábados, logo após "Caminho das Índias".



SBT prepara show de calouros moderno

Sílvio Santos não apresentará o novo programa


O SBT planeja estrear na segunda quinzena de junho uma versão moderna do formato de show de calouros. O programa, ainda sem nome, não terá apresentador. Será conduzido pelos quatro jurados, no palco, e por uma repórter, Isabela Camargo, diretamente dos bastidores. Lembra o americano "America's Got Talent", da NBC.
A atração será semanal e entrará na chamada "linha de shows" (como "Hebe" e "A Praça É Nossa"). Encomenda de Silvio Santos, está sendo produzido a toque de caixa. A direção será de Ocimar Castro, que comandou o "Olha Você". O time de jurados deverá ser fechado nesta semana. A previsão é que na semana que vem, com cenário já pronto, sejam gravados os primeiros pilotos.
O novo show de calouros reunirá aspirantes a todo tipo de atividade artística (cantor, mágico, dançarino), mas promete rigor na seleção. Os participantes terão de ser inéditos ou apresentar números nunca antes exibidos na TV. Não serão aceitas bizarrices. A ideia é revelar novos talentos. O programa irá ao ar em temporadas de 13 ou 14 episódios. Cada episódio terá um vencedor. No último, os vencedores disputarão um prêmio, que será superior a R$ 100 mil.
O show de calouros integra pacote de programas em que o SBT pretende reagir à queda de audiência. Em terceiro lugar, a emissora quer primeiro evitar ser ultrapassada pela Band.
Sem o Sílvio Santos, as atrações grotescas, como o “Isto é Incrível” e o Desafio das Transformistas, e os jurados toscos, o programa não deverá fazer muito sucesso. Fica a dificuldade da emissora de diferenciar este formato do programa “Astros”, também do SBT.




GLOBO UNIVERSIDADE VAI A PORTO ALEGRE CONHECER NOVIDADES TECNOLÓGICAS E NOVAS FORMAS DE EVITAR DOENÇAS

Que tal mudar o cardápio das crianças para tratar a asma desde cedo? Ou, ainda, tomar o tradicional chimarrão gaúcho descafeinado sem alterar o sabor?

No Globo Universidade de 25 de abril, os repórteres André Curvello e Bianca Rothier vão à Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUC-RS), onde estão sendo desenvolvidos novos tratamentos para doenças comuns do nosso dia-a-dia.

O programa vai mostrar um novo processo para extrair totalmente a cafeína da erva-mate, uma excelente notícia para os gaúchos e amantes do bom e velho chimarrão que sofrem de pressão alta, gastrite ou distúrbios do sono. A matéria tem como destaque também o estresse, problema que não atinge apenas o lado psicológico, mas também pode desencadear várias doenças.

Outro destaque do Globo Universidade desta semana é uma pesquisa sobre a asma. O professor Renato Stein explica que a gravidade da doença é determinada até os cinco anos de idade e depende tanto da genética da criança quanto de fatores externos do ambiente em que se vive. Além da criação de uma substância capaz de bloquear a evolução da asma, o laboratório está investigando como a dieta pode afetar no tratamento. Segundo ele, frutas, peixes e azeites podem, sim, evitar a evolução da doença.

Ainda na estada do programa na PUC-RS, os repórteres conheceram também o MicroG, o Centro de Microgravidade da instituição, onde é possível simular a experiência de chegar à gravidade zero. O programa mostra também novidades sobre a transmissão de dados sem fio, tecnologia conhecida como wireless.

No quadro Mérito Acadêmico, o programa vai mostrar como aproveitar frutas sem valor comercial para fabricar vinhos de baixo teor alcoólico. Em Eu Amo meu Trabalho, um engenheiro de produção vai falar sobre as possibilidades de sua profissão.

O Globo Universidade é exibido aos sábados, às 7h15, na Rede Globo, com reprise na GloboNews às 13h05 e, no Futura, todas as quartas-feiras, às 16h30. A íntegra do programa também fica disponível na internet (www.globouniversidade.com.br), logo após a exibição na tevê.



Rede Globo anuncia novidades na programação e em diferentes plataformas

A Rede Globo reuniu a imprensa nesta quarta-feira, dia 08, na sede paulista da empresa, para apresentar a grade de programação de 2009. No encontro, o diretor geral da TV Globo, Octavio Florisbal, destacou a consolidação da emissora na liderança absoluta do setor e o investimento anual de 100 milhões de dólares. E, apesar de reforçar o foco principal na TV aberta, o diretor anunciou uma grande aposta em novas plataformas de comunicação. A principal delas é a TV no celular. “No Japão, 150 milhões de pessoas assistem ao conteúdo exibido em telefones. Acredito que, em breve, teremos algo parecido aqui no Brasil”, disse Florisbal, revelando planos também para o cenário internacional: “Em alguns anos, pretendemos estar entre as três maiores TVs abertas do mundo”.



Octavio Florisbal abriu o evento anunciando as primeiras novidades na grade de programação. Ao lado de Luigi Barricelli, André Marques, Ana Furtado e Fiorela Mattheis, o diretor explicou que os quatro formam o time de apresentadores do novo ‘Video Show’, com estreia marcada para a próxima segunda-feira, dia 13. No palco, os atores conduziram a apresentação como mestres-de-cerimônias e apresentaram os executivos que participaram da coletiva de imprensa: o diretor geral de entretenimento, Manoel Martins; o diretor da Central Globo de Jornalismo, Carlos Henrique Schroder; o diretor geral de comercialização, Willy Haas, o diretor da Central Globo de Engenharia, Fernando Bittencourt; o diretor da Divisão de Negócios Internacionais, Ricardo Scalamandré; e o diretor da Central Globo de Programação, Roberto Buzzoni.



Responsável pelo conteúdo de entretenimento da Rede Globo, Manoel Martins enumerou alguns quesitos indispensáveis ao funcionamento da área: o trabalho em equipe e o investimento em talentos; a avaliação da melhor forma de composição de grade, a importância no planejamento das produções e a constante busca pela inovação. “Estamos sempre atrás de novas linguagens e formatos. Pensamos em programas novos, mas também em inovações de continuidade, na longevidade de programas consagrados. É a renovação nos dois extremos: no novo e no que já está no ar”, explicou Manoel, que também elogiou as exibições de programas em temporadas: “Acredito neste formato. É de extrema motivação para novos talentos”. Ao fim, convidou todos para assistir a um vídeo com as novidades dos programas, brincando com a frase: “Roda VT!”.



Em seguida, Carlos Henrique Schroder revelou que o jornalismo da TV Globo busca uma aproximação ainda maior com o grande público em 2009, investindo em uma linguagem mais informal. O diretor explicou como funciona a estrutura da área. No Brasil, a CGJ conta com 640 equipes em 122 emissoras. “Dificilmente, o fato ocorre sem uma equipe nossa por perto”, disse Schroder. No total, são quatro mil jornalistas em território nacional, que produzem o conteúdo de aproximadamente cinco horas, diariamente no ar. No exterior, a emissora tem 12 correspondentes fixos, além dos eventuais colaboradores. Schroder também citou que Japão, Portugal e África do Sul são novos postos de correspondentes da TV e reforçou a importância da internet. “É uma extensão do nosso conteúdo”, concluiu. O vídeo do jornalismo apresentou novidades, como o novo cenário do ‘Jornal Nacional’, do ‘Jornal da Globo’ e diferentes quadros em programas da grade.



Diretor geral de comercialização, Willy Haas, estava voltando da convenção anual da área e não pôde estar presente, mas gravou um vídeo em que comemorou o resultado “fantástico do mercado publicitário em 2008”. Ele frisou o atual quadro mundial e previu um crescimento para a TV Globo na média do Brasil para o segundo semestre do ano.



Já Fernando Bittencourt iniciou sua apresentação dizendo que a Globo é obcecada por tecnologia. E apresentou vídeos com incríveis efeitos produzidos graças a equipamentos de ponta. “Já estamos produzindo conteúdo em 3D”, revelou. Os jornalistas presentes ao evento puderam conferir a novidade em uma sala da emissora, usando os óculos para assistir às imagens em terceira dimensão da transmissão do Carnaval carioca. Bittencourt lembrou que hoje 40% dos domicílios são cobertos por TV digital, pela Globo. Até 2010, na Copa do Mundo, ele acredita que chegue a 50% do país. O diretor de engenharia também apresentou um vídeo sobre a evolução das transmissões esportivas. E mostrou a grande novidade para este ano: a aquisição de uma unidade móvel digital, a maior da América Latina, com capacidade para até 30 câmeras. “A partir do final de 2009, todos os jogos serão exibidos em alta definição”, garantiu Bittencourt. No entretenimento, ele anunciou o funcionamento de novas ilhas de edição não-lineares, um investimento na qualidade do áudio e estúdios modernizados. “Hoje, temos o maior estúdio para alta definição da América Latina”, completou.



Diretor da Divisão de Negócios Internacionais, Ricardo Scalamandré, contou que produções da Globo já foram traduzidas para 43 diferentes idiomas e que a emissora é transmitida em 178 países – 93% do planeta. Entre as novidades, citou a estreia de um novo programa de serviço para os imigrantes que assistem a Globo Internacional, o ‘Cidadão Global’, e a venda de ’A Cor do Pecado’ para a Coréia – o 100° país a exibir a novela, o recorde da TV Globo. Scalamandré também anunciou que acaba de fechar uma nova coprodução, agora com a TV Azteca, do México. A anterior é com a Telemundo, com quem divide a produção de ‘O Clone’, em língua espanhola. “Em 2010, então, teremos duas produções exibidas nos Estados Unidos e no mercado hispânico”, ele ressaltou.



Quando o diretor Roberto Buzzoni entrou, os “mestres-de-cerimônia” interromperam a apresentação para fazer perguntas sobre a programação da TV Globo. Buzzoni explicou que o desenho da grade de uma televisão não tem matemática. “TV é emoção”, disse. Ele refutou a afirmação de que a programação é rígida. “A grade tem uma espinha dorsal. Mas só nesse início de 2009, já mudamos várias vezes. Tivemos o ‘Festival Nacional’, o show do Elton John, o ‘Festival da Bahia’, etc.”. Antes de apresentar o VT com as chamadas e novos filmes da grade, Buzzoni citou números impressionantes: “Produzimos 10 mil chamadas por ano. Só para a próxima novela, (‘Caras & Bocas’), já foram 30”.



O diretor geral Octavio Florisbal encerrou o encontro explicando que a interação de plataformas enriquece o conteúdo da TV aberta. E apontou a importância da TV digital, com protótipos que estão sendo desenvolvidos para a exibição de programas em táxis, ônibus e trens. Florisbal anunciou duas novas produções da Globo Filmes, a ampliação da Central de Atendimento ao Telespectador e reformas nas redações da Central Globo de Jornalismo. E fez questão de ressaltar o valor da integração e da parceria entre as afiliadas da empresa. “Acima de tudo, nós acreditamos no investimento em talentos! Isso é o principal”, concluiu.

Nenhum comentário: