quarta-feira, 8 de abril de 2009

NOVELAS


De surpresa, SBT põe 'Dona Beija' no ar e atores se revoltam

Conhecido por suas decisões inesperadas, Silvio Santos surpreende mais uma vez. Depois de causar um terremoto na teledramaturgia com a reexibição polêmica de Pantanal no ano passado, o empresário e apresentador tirou mais um coelho da cartola – ou melhor, da massa falida da extinta Manchete.

Durante semanas, anúncios sobre uma suposta "arma secreta" davam a entender que a emissora reprisaria Ana Raio e Zé Trovão, trama exibida em 1990, também na finada emissora dos Bloch, e escrita por Marcos Caruso e Rita Buzzar, logo depois de Revelação. Mas foi a novela de Wilson Aguiar Filho, produzida no longínquo ano de 1986, que ganhou o espaço noturno da emissora paulista.

Assim como aconteceu em Pantanal, os próprios profissionais envolvidos na produção ficaram surpresos. Alguns nem sabiam que ela havia ido ao ar na noite anterior.

– É mesmo? – exclamou a atriz Jaqueline Laurence, que fez uma ponta na novela. – Não sabia, obrigado pela informação. Mas não faço ideia do que fazer em relação aos meus direitos. Não lembro como foram estabelecidos os contratos originais e não sei como foram negociados os direitos com a massa falida. É natural que todos tenhamos dinheiro para receber, mas não sei ainda o que vou fazer.

É este, aliás, o ponto mais controverso da surpresa de Silvio Santos. Em 2008, profissionais reclamaram da maneira como a emissora se apropriou de Pantanal, exigindo recompensas financeiras. Dessa vez, divulgou uma nota em seu site, solicitando que todos as pessoas que pudessem comprovar qualquer tipo de envolvimento com a produção procurassem a emissora para “apuração e recebimento dos valores correspondentes”, reajustados com a moeda atual. A nota também informa que os direitos da novela foram adquiridos pela JPO Produções LTDA, por contrato com a massa falida da TV Manchete, com “exclusividade para TV aberta e para todo o território brasileiro”.

O ator Gracindo Jr, um dos protagonistas da novela no papel de Antônio Sampaio, não concorda com o procedimento da emissora.

– Nem fui consultado sobre os direitos, considero um abuso – afirma. – Nunca vi isso na minha vida. Já estou inclusive consultando meu advogado.

Outros, como o ator Tarcísio Filho, mostraram-se satisfeitos. O ator fez uma ponta minúscula. Mas não tem queixas com a emissora sobre Pantanal, novela da qual também participou.

– Em relação a Pantanal nunca houve problemas – esclarece. – O Silvio foi muito justo, acertou tudo direitinho, pagando até um pouco mais. O que me preocupa na verdade são outras exibições no resto do mundo. Soube por um sobrinho que mora em San Diego que uma rede hispânica está transmitindo com o maior sucesso a novela lá. E eles não pagaram a ninguém.

Remake foi especulado

A exibição de Dona Beija é ainda mais surpreendente na medida que estava previsto que o SBT faria em breve um remake da novela (e, com isso, estaria fora dos planos). Outros motivos eram relacionados às qualidades (precárias) das fitas adquiridas pela massa falida. Não é certo que a emissora exibirá todos os 89 capítulos. Os índices do primeiro episódio foram decepcionantes: apenas 4 pontos de média, à frente da Bandeirantes, com 3, e atrás de Record (15) e Globo (31). Anteriormente, Pantanal chegou a marcar 15 pontos de audiência para emissora.

Sucesso mundial, Dona Beija conta a história da personagem Ana Jacinta de São José na cidade mineira de Araxá, no século 19, e deixou a protagonista Maitê Proença famosa em diversos países. O filósofo francês Edgar Morin, ex-ministro da Educação de seu país, chegou a dizer que assistia e que é apaixonado pela atriz.

Nenhum comentário: