quarta-feira, 8 de abril de 2009

TEATRO


Peça com Gloria Menezes

Atriz estará apresentando o espetáculo “Ensina-me a Viver” no Teatro José de Alencar

Para quem vai ficar em Fortaleza, a melhor opção é o teatro. A Procult traz a Fortaleza dois espetáculos de João Falcão. Maude é Glória Menezes, um ícone das artes dramáticas que já alimentava o desejo de viver a personagem que personifica o prazer, a liberdade. “Ensina-me a viver” chega ao Teatro José de Alencar nesse fim de semana, em mais uma produção local de Mario Alves. O ator Arlindo Lopes, idealizador do projeto, guiado pelo desejo de viver esta história e interpretar Harold, encontrou na tradução inédita de Millôr Fernandes a sensibilidade e humor aproximando o texto teatral de sua versão cinematográfica, referência para muitas gerações.
“Ensina-me a viver”, que já ganhou diversas adaptações, inclusive no cinema, e narra o encontro amoroso entre Harold e Maude. Harold é um senhor de quase vinte anos, obcecado pela morte. Maude é uma menina de quase oitenta anos, apaixonada pela vida Sensível, inteligente e rico, Harold não conheceu o pai. Convive com uma mãe indiferente e autoritária, numa relação desprovida de qualquer contato afetuoso. Atormentado, Harold tenta chamar a atenção materna simulando tragicômicas tentativas de suicídio.
A quase octogenária Maude, ao contrário, tem uma paixão incomparável pela vida. Aproveita cada segundo de sua existência como se fosse o último. O contato entre esses dois não poderia ser mais inusitado e improvável. “Ensina-me a Viver” é uma tocante e bem-humorada história de descobertas, que leva o espectador a acreditar que simplificar a vida é o melhor caminho e que o amor continua sendo o melhor remédio.
Treze personagens, representados por nove atores, abraçados pela encenação poética de João Falcão, um dos mais talentosos encenadores brasileiros da atualidade. À frente de grandes projetos em teatro, TV e cinema, João prima pela capacidade de modernizar os clássicos, sem perder em sensibilidade e o lirismo. Suas obras, sempre autorais e contemporâneas, fazem dele um dos mais respeitados diretores de sua geração.



Teatro: melhor opção do feriado em Fortaleza
“A Ver Estrelas”, de João Falcão. Nos dias 2 e 3 de maio

Além de Ensina-me a Viver, João Falcão traz a Fortaleza mais um espetáculo do seu repertório de sucessos. O musical infanto-juvenil A Ver Estrelas fará curtíssima temporada no Grande Theatro José de Alencar, dias 2 e 3 de maio (sábado e domingo), às 17h. Escrita em 1985, a peça ganha nova roupagem e narra a trajetória de Jonas, um garoto quieto e pacato que vive na tranquila Vila da Solidão, situada no reino A Ver Estrelas. Uma história envolvente e repleta de fantasias, que leva o espectador ao mundo da imaginação e tem encantado crianças de diversas gerações a cada versão. “Desde a estreia até hoje, adaptei a montagem cinco vezes. Tivemos 5 indicaçãoes ao Prêmio Zilka Salaberry, único direcionado ao teatro infanto-juvenil do Rio de Janeiro e vencemos na categoria Melhor Direção”, afirma João Falcão. A Ver Estrelas revela semelhanças com Ensina-me a Viver. Além da mesma direção, traz os atores Arlindo Lopes e Fernanda de Freitas, vivendo os protagonistas Jonas e Bruxa. O elenco apresenta ainda Stella Maria Rodrigues, Antônio Fragoso, Guilherme Siman, Verônica Valentim, Wallison de Souza, Victor Rosalen e Ricco Viana. Na história Jonas, sozinho em seu quarto, se perde em pensamentos observando as estrelas. Num misto de sonho e realidade, ele se vê cercado pelos seres que moram na sua imaginação. De repente, transporta-se em um lugar onde tudo pode acontecer: o País do Navegar. Nessa trajetória de aventuras estranhas, Jonas sai da monotonia do reino A Ver Estrelas e descobre uma nova forma de aproveitar a vida. A trilha sonora, com música original de João Falcão e direção musical de Ricco Viana, os figurinos de Helena Araújo e Djalma Brilhante e a cenografia minimalista de Sérgio Marimba levam o público ao universo dos contos de fadas numa leitura moderna e arrojada.


Nenhum comentário: